Hadith & Quran
Hadith & Quran
O Hadith de hoje é sobre A Hora.
Abu Huraira (رضي الله عنه - Raḍiya 'llāhu ʿan -hu) relatou: O Mensageiro de Allah (ﷺ ﷺ) disse: “A hora não será estabelecida (chegará) até que a riqueza seja tão abundante e trasbordante que o homem sairá com sua riqueza para dar esmolas, mas não encontrará ninguém
que aceite dele, e até que rios e prados retornem à terra da Arábia. ”
Fonte: ṣaḥīḥ Muslim 157
Allahu Akbar - SubhanAllah
Haramain Servant Inside the Haramain Haramain
Venham ao Massjid 🕌 fazer salah e deixem assunto de Lua 🌙🌘
*DE NOVO, DOIS EIDS!*
Por: Sheikh Aminuddin Muhammad
Sempre que se aproxima a data festiva dos Eids, surgem divisões no nosso seio relativamente à celebração do dia de Eid.
Isto tornou-se uma constante preocupação para todos nós, pois já foram feitas várias tentativas para a resolução deste problema que tem estado a dividir famílias muçulmanas, mesmo num único país e numa única cidade, mas infelizmente sem sucesso.
E porque nestas ocasiões há muitos comentários e críticas sem que haja conhecimentos sólidos por parte de muitos dos que se pronunciam, afigura-se pertinente escrever algo acerca deste tema nesta nossa crónica de hoje, para assim esclarecer a muitos dos nossos irmãos muçulmanos, e também aos irmãos não muçulmanos sobre a realidade desta questão, pois se é seu direito saber, é nosso dever esclarecer.
É importante compreender que para nós, as fontes do Shariah são o Al-Qur’án e o Hadith. As nossas opiniões, a opinião pública, ou da maioria, os compromissos, os costumes, as simpatias e amizades, de nenhuma forma determinam as regras de Shariah. Infelizmente a nossa divisão pouco tem a ver com a Lua, mas sim com o capricho por parte de alguns de entre nós os muçulmanos, que se querem impor sobre os outros.
Depois de bem analisada a questão, à luz do Hadith e de Fatwas (pareceres) de ãlimos da Índia/Paquistão, concluímos que a opinião do grande Imaam Abu Hanifa é mais abrangente, podendo ajudar bastante a unir todos os muçulmanos, não só os de Moçambique, mas também de todo o Mundo em geral.
Na escola hanafi (do Imaam Abu Hanifa) não há relevância no “ikhtilaaf al-mataale (diferença da visualização), pois a visualização por parte de pessoas do Oriente é obrigatória para as pessoas do Ocidente, e vice-versa.
Isso é o que também nos é exigido pelo Hadith do Profeta Muhammad (S.A.W.), que diz: “Summu leruyatehi, wa afteru leruyatehi” (tradução: jejuai quando ela (a Lua) for vista, e deixai de jejuar quando ela for vista). Os verbos imperativos “summu” e “afteru” são gerais (ám) e aplicáveis a todos. E sendo que esses verbos são imperativos, torna-se pecado ignorar a ordem que eles nos transmitem, da mesma forma que é pecado não cumprir qualquer outra ordem emanada do Shariah.
Portanto, quando a visualização for confirmada em qualquer parte, seja num país isslâmico ou no país onde nos encontramos, de acordo com as regras do Shariah, todos devem começar a jejuar, ou quebrar o jejum. (vide Fatawa Darul-Ulum Deoband – Vol. 6, Pág. 385-386, edição em urdu)
Há um livro denominado “Talimul Isslam”, que já foi traduzido para várias línguas, incluindo Português, Inglês, etc., que é ensinado nas madrassas de alguma forma ligadas à Índia/Paquistão, e cujo autor é o M***i Kifáyatullah, um eminente M***i da escola de Deoband. Consta no Volume IV, Capítulo “Visualização da Lua” deste livro: “Independentemente de quão longe vier a notícia da visualização da Lua, ela deve ser aceite. Por exemplo, se os habitantes de Burma (actual Miyanmar) não tiverem visto a Lua (e por isso não jejuaram), mas alguém que está em Mumbay (Bombaim, Índia) confirmar tê-la visualizado, então será obrigatório aos muçulmanos de Miyanmar pagarem (qadá) o primeiro dia de jejum (que não jejuaram).
Por seu lado, o Moulana Amjad Ali diz no seu livro “Bahár Sharia, Volume II, Pag. 108 (edição em urdu): “Quando a Lua for visualizada num local, ela não é válida apenas para essa região, mas também o é para todo o Mundo”.
O co-fundador do Darul-Ulum Deoband, Moulana Rashid Ahmad Gangohi, diz no seu livro “Sharh At-Tirmizi, Kaukab Ad-Durri, Pág, 336 (edição em urdu): “Se os muçulmanos de Calcutá tiverem visualizado a Lua do início do Ramadhan numa sexta-feira, quando ela foi vista em Makkah no dia anterior (quinta-feira) não tendo disso conhecimento, quando vierem a saber, será obrigatório para eles celebrar o Eid no mesmo dia em que Makkah celebrar, sendo igualmente obrigatório repor o primeiro dia de jejum (que não jejuaram).
O Moulana Ahmad Raza Khan, fundador dos Barelwis (grupo da Mesquita da Baixa disse: “ No Maz’háb autêntico e correcto dos nossos Imaams, no que diz respeito à visualização da Lua do Ramadhan e do Eid, não há relevância na questão da distância do local da sua visualização, pois a visualização do Oriente é obrigatória para o Ocidente, e vice-versa. (vide Fatáwa Rizwiyha, Volume IV, Pag. 558 (edição em urdu)
Portanto, os ãlimos contemporâneos, assim como os fundadores e bem conhecidos ãlimos da escola de Deoband e de Barelwi, claramente expressaram as suas opiniões nos seus pareceres (fatwas) no que diz respeito à Lua.
Infelizmente, os que se auto-intitulam seus seguidores ignoram ou desprezam os seus fatwas.
De salientar que as fronteiras entre os países não foram estabelecidas por Deus, mas sim foram traçadas e definidas pelos humanos, pelas potências coloniais.
Já agora a pergunta: quem ganha com estas divisões? Ninguém! O Isslam só f**a a perder. Espero que haja bom senso por parte de todos, para que saiamos desta situação vergonhosa e dolorosa.
Enfim! Chegamos ao fim de mais um Ramadhan. Quer parecer que o tempo passa muito rápido. Até parece que foi ontem que começamos o jejum do Ramadhan, mas já chegou ao fim.
Os meses passam como semanas, as semanas como dias, e os dias como horas. Cada ano que passa, cada dia, cada hora, cada minuto, aproxima-nos ainda mais do nosso fim, da nossa campa. A morte é certa e é uma realidade da qual ninguém escapará. Cada um de nós deve-se perguntar a si próprio: “Se eu morrer hoje, será que fiz tudo o que garante a satisfação de Deus e me afasta da Sua ira?
É muito fácil f**armos distraídos nos nossos afazeres diários, e temos a tendência de esquecer que não estamos aqui no Mundo para sempre. Temos que aproveitar todas as oportunidades que se nos oferecem na vida, para a prática do bem, e não f**armos adiando para mais tarde.
Caro irmão muçulmano! Dê continuidade às lições aprendidas ao longo do mês de Ramadhan, senão um dia diremos com remorsos:
“Até que quando a morte chegar a um deles, dirá: Senhor meu! Devolva-me à terra, talvez faça o bem que deixei de fazer. Não! Isso não é mais do que uma palavra que ele diz. E em frente deles haverá uma barreira até ao dia em que serão ressuscitados". Al-Qur’án, Cap. 23, Vers. 99 - 100
ALLAHUMMA INNAKA A'FUWWUN TUHIBBUL A'FWA FA'AFU ANNI
Houve um aumento de 600% na vegetação 🌱 em Meca 🕋 nos últimos 5 meses, de agosto a dezembro de 2023.
Keep repeating
ᖴᖇᗴᗴ ᑭᗩᒪᗴSTIᑎᗴ !!! 🇵🇸✌🏽
In Sha Allah
In sha Allah
AJUDA A PALESTINA
we strongly stand with innocent Palestinian
Free Palestinian they deserve freedom
???
Reflexão
Click here to claim your Sponsored Listing.
Videos (show all)
Category
Website
Address
Medina
Medina
SCHS Assistance For: Classif**ation Reclassif**ation Registration Re registration License Renew
Awali, Near Masjid Al-Kareeji
Medina, LITTLEWORLDOFLEARNING,P.O.BOX25387,MADINAHAL-MUNAWARH,KSA-41466
Creator...Fizza Chughtai Admins ...Deeba Ahmed-Halima Sadia-Tooba Zia
المدينة المنورة/بجوار العالية مول
Medina
أكاديمية لتعليم اللغة الإنجليزية ومركزاً معتمداً لا?