Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia - CCRBA
Rede de empreendimentos econômicos solidários de catadores e catadoras de materiais recicláveis da Ba
Experiência de sustentabilidade do trabalho dos catadores(as) no carnaval de Salvador é apresentado pela ONG CAMA - Centro de Arte e Meio Ambiente Desafios e avanços da sustentabilidade do trabalho dos catadores e catadoras no maior carnaval do mundo é apresentado pela ONG CAMA.
https://globoplay.globo.com/v/12728400/
Jornal da Manhã | Parque de exposições é limpo após festas de São João e São Pedro em Salvador | Globoplay Catadores de materiais recicláveis aproveitam para ganhar dinheiro extra.
https://aloalobahia.com/noticias/2024/06/25/catadores-de-salvador-devem-ganhar-r-90-mil-com-nove-toneladas-de-materiais-recolhidos-no-sao-joao/ #:~:text=Um%20pouco%20mais%20de%20nove,sexta%2Dfeira%20(21).
Catadores de Salvador devem ganhar R$ 90 mil com nove toneladas de materiais recolhidos no São João | Alô Alô Bahia Um pouco mais de nove toneladas de latinhas de alumínio, plásticos, vidro e papelão foram recolhidas nas vilas juninas de...
https://globoplay.globo.com/v/12504716/
Bahia Meio Dia – Salvador | Parceiros BMD: Rotina de mulheres catadoras de recicláveis | Globoplay Histórias de quem sustenta a família com trabalho e ainda enfrenta preconceito.
Parceria inédita em reciclagem fortalece trabalho de catadores na Bahia Uma oficina realizada em Salvador, fruto de uma colaboração entre a indústria, a ONG CAMA e associações de catadores de materiais recicláveis, busca mapear demandas e superar desafios na cadeia produtiva da reciclagem, visando o desenvolvimento da economia circular inclusiva na Bahia.
Reciclômetro: Coleta Seletiva Solidária destinou para reciclagem mais de 1 tonelada de materiais recicláveis - Centro de Arte e Meio Ambiente Durante a 14ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Ecosol foram coletados 1.129,500 Kg de resíduos sólidos
Catadoras e catadores conquistam o direito de trabalhar no São João da Bahia - Centro de Arte e Meio Ambiente Arraiá Sustentável e Solidário será realizada no Parque de Exposições e promove o trabalho decente para 578 catadoras(es) de materiais recicláveis Em mais uma ação ambiental e de geração de renda voltada para catadoras(es) de materiais recicláveis, o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA)...
Sem apoio, catadores de recicláveis não podem trabalhar no São João | A TARDE Notificada por órgãos públicos, prefeitura diz que não é a organizadora do evento
Momento MROSC: Movimentos Sociais e o MROSC: Demandas e Desafios Neste terceiro Momento MROSC, com tema "Movimentos Sócias e MROSC: Demandas e Desafios", vamos ouvir as vozes de representantes de movimentos rurais e urbano...
𝗝𝗨𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗘 𝗟𝗨𝗧𝗔𝗦
𝗔𝗴𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗟𝘂𝘁𝗮𝘀 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗼 𝗥𝗮𝗰𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗮 𝗖𝗿𝗶𝘀𝗲 𝗖𝗹𝗶𝗺𝗮𝘁𝗶𝗰𝗮
𝟬𝟯 𝗮 𝟭𝟰 𝗱𝗲 𝗷𝘂𝗻𝗵𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟮
Em decorrência do 𝗗𝗜𝗔 𝗠𝗨𝗡𝗗𝗜𝗔𝗟 𝗱𝗼 𝗠𝗘𝗜𝗢 𝗔𝗠𝗕𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘, estabelecido pela ONU no dia 05 de junho, nos unimos a ativistas de todo o mundo a fim de pautar o mês de junho como um marco importante na defesa de uma sociedade socialmente, economicamente é ambientalmente justa e equilibrada para todas que vivem nela. Estabelecendo assim a nossa AGENDA DE LUTAS CONTRA O RACISMO AMBIENTAL E A CRISE CLIMÁTICA.
Com realização da 𝗥𝗲𝗱𝗲 𝗖𝗔𝗠𝗠𝗣𝗜, 𝗢𝗯𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗥𝗮𝗰𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗖𝗔𝗠𝗔, apoios e parcerias institucionais e de grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas em função do Racismo Ambiental. Como 𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗤𝘂𝗶𝗹𝗼𝗺𝗯𝗼𝗹𝗮𝘀, 𝗖𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗥𝗲𝗰𝗶𝗰𝗹á𝘃𝗲𝗶𝘀, 𝗔𝘁𝗶𝘃𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝗼𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗡𝗲𝗴𝗿𝗮𝘀, 𝗥𝗲𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗘𝗰𝗼𝗻𝗼𝗺𝗶𝗮 𝗦𝗼𝗹𝗶𝗱á𝗿𝗶𝗮, 𝗢𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘇𝗮çõ𝗲𝘀 𝗥𝗲𝗹𝗶𝗴𝗶𝗼𝘀𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝘁𝗿𝗶𝘇 𝗔𝗳𝗿𝗶𝗰𝗮𝗻𝗮, 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮çõ𝗲𝘀 𝗜𝗻𝗱í𝗴𝗲𝗻𝗮𝘀, 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲𝘀 𝗲 𝗠𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮𝘀 Á𝗴𝘂𝗮𝘀, nos unimos em torno do debate no JUNHO DE LUTAS.
𝗖𝗼𝗻𝗵𝗲ç𝗮 𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗮𝗴𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗲 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗲 𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗮𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝘃𝗼𝗰ê 𝗽𝘂𝗱𝗲𝗿 as relações hierárquicas construídas pelo racismo e que estrutura as relações raciais no Brasil estabelecem um lugar de subalternidade para os povos originários e negros no nosso país, precisamos nos levantar e indignar contra issol
Acesse o link abaixo,
encurtador.com.br/pGIPV
Homenagem ao Catador de materiais recicláveis, Edson de Jesus. Um ano de sua partida, hoje 17 de maio de 2022.
Edson de Jesus, presente, presente sempre♻️🙏🏿
Nota pública sobre CBO e Catadores de Materiais Recicláveis
O MNCR ao longo destes 20 anos de organização, sempre buscou diálogo contínuo com diferentes poderes locais e nacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das catadoras e catadores de materiais recicláveis. Por isso saudamos a preocupação de parlamentares e autoridades em profissionalizar e fortalecer as condições de trabalho da categoria em relação a nossa aposentadoria especial, bandeira de luta apresentada desde o ano de 2009.
Ao longo destas duas décadas de luta, temos debatido de forma democrática, sempre construindo pela base as políticas públicas de reconhecimento da categoria de Catadores de Materiais Recicláveis, resultando em um dos primeiros reconhecimentos a formalização na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Durante esse período de lutas um sólido arcabouço legal foi construído reconhecendo a existência e a participação da categoria na gestão pública de resíduos sólidos.
A categoria tem necessidade de mudanças na política de seguridade social. Hoje pagamos 20% de contribuição ao INSS sobre os ganhos no trabalho, uma carga tributária muito alta para a maioria da categoria que ganha cerca de um salário mínimo. Por isso, debatemos com o poder legislativo diversas iniciativas para incluir a categoria como segurado especial da previdência, permitindo que paguem em torno de 2% sobre os ganhos ao INSS. Uma das iniciativas é a PEC 309 (Proposta de Emenda à Constituição).
Leia a nota na integra: https://www.mncr.org.br/sobre-o-mncr/notas-e-declaracoes/nota-publica-sobre-cbo-e-catadores-de-materiais-reciclaveis
Comissão Nacional MNCR
Projeto sugere a incineração do lixo como alternativa aos aterros sanitários Está em análise no Senado o projeto de lei ( 4.603/2021 ) que sugere a incineração do lixo como alternativa aos aterros sanitários para incentivar a produção de energia elétrica por fonte térmica.