ANEL PE

ANEL PE

Esta é a página da ANEL Recife - Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre. Vem ser um/a estudante LIVRE!

A ANEL é uma entidade nacional que organiza estudantes de forma independente para lutar por uma educação e um Brasil melhor!

20/11/2018

Csp Conlutas-PR

São 130 anos de abolição se reparações, e neste 20 de Novembro reafirmamos: reparações já, ditadura nunca mais!

Leia mais:

http://cspconlutas.org.br/2018/11/20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra-por-reparacoes-historicas-ditadura-nunca-mais/

31/10/2018

Preparar a resistência nos Comitês de Luta e nas ruas com uma Greve Geral!

Nós que construímos a Assembleia Nacional de Estudantes Livre (ANEL) em Pernambuco convidamos todas/os as/os estudantes a organizarem em seu local de estudo, desde já, comitês de luta em defesa das liberdades democráticas como também pela garantia e conquista de direitos neste cenário de ataques a classe trabalhadora e ao povo pobre e que tende a se intensif**ar com a eleição da figura autoritária de Bolsonaro como presidente da república.
A privatização dos serviços públicos de educação (Universidades e Escolas secundaristas e técnicas) e saúde, cortes nas áreas de pesquisa, maior precarização das relações de trabalho e a Reforma da Previdência são algumas das pautas do próximo governo que continuará a seguir a cartilha do imperialismo neoliberal, mas dessa vez com um endurecimento do regime democrático burguês com maior perseguição a movimentos sociais e ativistas.
A vida dos estudantes, da juventude pobre, dos trabalhadores desse país que em sua maioria são negros, a vida das mulheres, povos tradicionais e comunidades indígenas não poderão esperar as próximas eleições em 2022, a nossa organização e resistência deve se intensif**ar já!
Fazemos um chamado aos lutadores e lutadoras que estão em suas escolas, universidades, faculdades e institutos federais para se organizarem conosco nos comitês de luta e desenvolver mecanismos de defesa, nossa e de nossos direitos à vida, educação, cultura, ao trabalho e derrotar nas ruas a Reforma da Previdência organizando uma grande Greve Geral no país ao lado dos trabalhadores.

11/08/2018

Dia do/a Estudante: Um chamado à rebelião socialista aos estudantes e à classe trabalhadora!

25/07/2018

ANEL PE's cover photo

10/07/2018

Todo apoio ao povo haitiano!

INTERNACIONAL | Mesmo após o governo, no sábado (7), se pronunciar dizendo recuar da decisão em favor do FMI sobre o elevado valor dos combustíveis, as cidades foram cada vez mais tomadas por barricadas, diversos focos de incêndio, manifestantes em protesto pelas ruas de diversas cidades do país, além de fortes ações ocorrendo na capital Porto Príncipe. Saiba mais: https://buff.ly/2NCBhjg

16/06/2018
10/06/2018

ANEL PE

07/06/2018

Anel On Line

Nota de repúdio aos casos de racismo nos Jogos Jurídicos em Petrópolis!

2018: o ano que fazem 130 anos da farsa da abolição, temos, o assassino de Marielle, casos absurdos de racismo nos jogos jurídicos de 2018. Isso mostra que o mito que o Brasil é "um país sem racismo, onde brancos e negros convivem harmoniosamente bem" é mais uma farsa para eximir de sua responsabilidade aqueles que ganham com todo esse racismo.

Começa a repercutir os casos de racismo que ocorreram nos Jogos Jurídicos de 2018, em Teresópolis RJ. Participantes da torcida/delegação da PUC-Rio praticaram atos extremamente ra***tas contra os negros e negras que ali estavam. Além de saírem do ginásio imitando macacos no intuito de provocar o Direito UERJ, logo após um jogo de vôlei, jogaram casca de banana contra uma atleta da UCP e chamaram uma atleta da UFF de macaca na final do handball feminino.

A vida dos negros e negras no país, é extremamente precarizada. Além de contarem com o maior índice de desemprego, quando são empregados, sua maioria ocupa as piores condições de trabalho. Sofrem diariamente com acusações, piadas, comentários, agressões. A violência ra***ta tem índices altíssimos e o resultado disso é a conclusão do Atlas da Violência de 2018, o assassinato de mulheres negras é 71% maior que de mulheres não negras. Entre 2006 e 2016 o número de homicídios de mulheres negras cresceu 15,4% enquanto para mulheres não negras teve queda de 8%.

Para a juventude negra, trabalhadora a situação é de um genocídio nas favelas e periferias. Os poucos que conseguem cursar uma universidade, sabem a dificuldade para se manter. Além da pouca assistência que já era presente, o Governo Temer resolveu cortar mais de 4 mil bolsas de quilombolas e indígenas.

O racismo institucional é outro obstáculo na vida do estudante negro. Professores ra***tas, machistas, que menosprezam e diminuem suas alunas e alunos negros, que zombam de sua cultura, cabelo, infelizmente é extremamente comum. Além da falta de professores negros.

Os jogos universitários de refletem todo esse cenario, o racismo dentro dessas atividades são recorrentes, e só fortalecem o sentimento de não pertencimento dos negros e negras nesses espaços. São mais um empurrão para a não permanência dos negros nas universidades.

Mas isso não irá acontecer! Tudo que conseguimos foi através de luta, desde as revoltas negras contra a escravidão, até a luta pelas cotas, e é assim que vamos mudar essa realidade!

Chega de racismo e qualquer tipo de opressão nos jogos universitários!
Investigação e punição exemplar a todos os envolvidos!
Agora é entrar, enegrecer e permanecer! Nem que para isso precisemos de uma rebelião, já fizemos Palmares, faremos de novo!

25/05/2018

CSP - Conlutas

A GREVE CONTINUA
Apesar do "acordo" anunciado pelo governo Temer com direções do movimento de caminhoneiros na noite de ontem para suspender a greve da categoria, os trabalhadores em todo o país estão passando por cima dessas supostas direções. No quinto dia de paralisação nesta sexta-feira (25), a mobilização continua em todo o país.

Caminhões seguem parados ao longo das estradas e em vários pontos há registro de bloqueios e protestos. O apoio da população também apesar da campanha do governo e da grande mídia.

A CSP-Conlutas reafirma o apoio à essa luta e o chamado às demais centrais sindicais para que seja organizado um dia nacional de paralisação com toda a classe trabalhadora.
Contra o preço dos combustíveis e gás de cozinha, contra a privatização da Petrobras e demais reivindicações dos trabalhadores.

Confira: https://bit.ly/2xb6G8e

25/05/2018

Simpere Recife

"Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente".

"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar"

"Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica".
Paulo Freire

Parabéns professorxs do Recife !! pela luta e conquistas é pouco sabemos mas assim se constrói para um mundo mais justo e com mais equidade nas classe trabalhadoras !!! É lutando que se conquista !!!

Na base das lutas sociais legítimas o trabalho sempre presente. No interior dos sindicatos isto é mais verdadeiro. As burocracias reformistas negam em suas práticas o valor do trabalho. Quase sempre sob o pretexto de defender os trabalhadores. Defendem reformas, quando a exigência é de mudanças maiores.
Historicamente, constata-se a existência de dois tipos básicos do reformismo.
O primeiro deles é o da burocracia stalinista. Deixou como herança o retorno ao capitalismo das sociedades onde a revolução aboliu o domínio burguês. O fim desta burocracia, onde ela cumpriu o seu papel, propositalmente, é apresentado como o fim do comunismo. Malícia de direita.
A segunda forma de reformismo é aquela expressa pelos defensores da resolução dos problemas dos trabalhadores no capitalismo. Defendem a reforma, fazendo sempre, a conservação do domínio de classes contrário ao dos trabalhadores.

CATEGORIA DE PROFESSORAS/ES MUNICIPAIS DO RECIFE GARANTE NA LUTA REAJUSTE LINEAR EM TODA A CARREIRA

Os professores e professoras municipais do Recife estiveram em assembleia hoje (24.05) no pátio da Prefeitura durante a mesa de negociação com representantes do governo, Sileno Guedes e Carlos Muniz. A comissão do SIMPERE e representantes da base colocaram as propostas da categoria aprovadas na assembleia de ontem. Às 13 horas a comissão desceu e repassou em nossa assembléia o informe de que o governo se manteve intransigente a respeito do retroativo e que as propostas apresentadas foram de pagamento do reajuste parcelado de agosto até novembro ou em uma única parcela em outubro. A categoria avaliou e decidiu pelo parcelamento a partir de agosto. Esta não é uma proposta ideal e, por isso, vamos à luta jurídica pelo retroativo e continuar as denúncias em defesa da educação. Ainda foi garantido em mesa nenhuma retaliação aos professores e professoras que estiveram em luta e que o calendário de reposição será organizado pelas escolas. A nossa principal vitória foi pela manutenção das faixas do plano de cargos e carreiras uma vez que o reajuste foi linear para toda a categoria. Assim, aprovamos a suspensão do movimento paredista, mas vamos continuar em luta por condições de trabalho, construção de novas creches e escolas nas mesas de negociação setorial com a secretaria de educação colocando nossas pautas específ**as. Parabéns a todos e todas, vamos juntos na luta por escolas municipais públicas e de qualidade!

Proposta aprovada:
✓ Aplicação de 6,81% para toda a tabela parcelado em agosto, setembro, outubro e novembro (1, 66% por mês) e retroativo a janeiro apenas aos professores “abaixo do piso”;
✓ Reajuste de 2,95% do vale refeição totalizando R$ 18,50 em outubro;
✓ Reposição dos 9 dias parados com calendário elaborado de forma autônoma pelas escolas com prazo até o final do ano letivo.

Direção Colegiada do SIMPERE
Gestão Resistência e Luta - CSP Conlutas

23/05/2018

Greves: caminhoneiros, operários da construção civil e metalúrgicos estão em luta. Todo apoio!

http://cspconlutas.org.br/2018/05/todo-apoio-as-greves-de-caminhoneiros-pelo-pais-e-construcao-civil-e-mercedes-benz-em-sp/

cspconlutas.org.br Nesta segunda-feira (21), operários da construção civil de São Paulo, metalúrgicos da Mercedes Benz, em São Bernardo do Campo (SP) e caminhoneiros em várias partes do país iniciaram a semana em luta.

23/05/2018

Anel -PE apoia a Greve Municipal dxs Professores da cidade do Recife !!!!
por melhores condições de trabalhos e estrutura nas escolas

20/05/2018

Saudação da ANEL à plenária da CSP-Conlutas Pernambuco!

18/05/2018

Vera

O Brasil tem o récorde de mortes de g**s, lésbicas, bissexuais, tr****tis e transexuais!

18/05/2018

Anel - Pernambuco da todo Apoio aos camaradas das três grandes Universidades Estaduais de SP !!!
USP, UNESP E UNICAMP. QUE TIVERAM HOJE DIA 17 DE MAIO EM LUTA, PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA E UNIVERSIDADES SEM SUCATEAMENTOS!!!

EM ESPECIAL UMA FORÇA ENORME AOS CAMARADAS DA UNESP CAMPUS OURINHOS !!!. OURINHOS NÃO É PEQUENO !!! ANEL -PE

18/05/2018

No dia de hoje f**a a reflexão sobre o Brasil que é um dos países que mais se mata por Homofobia no mundo !!! ANEL PE não poderia deixar de apoiar a causa !!!!

17/05/2018

Anel em ato com pais, alunos e professores na cidade do Recife !!! Apoiando a greve, por melhorias estruturais nas escolas municipais e em defesa do piso salarial dos docentes Municipais!!!

17/05/2018

.recife

16/05/2018

Diálogo com a comunidade Recife Capital do Nordeste

ANEL APOIA A LUTA DOS PROFESSORXS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE !!!

https://www.youtube.com/watch?v=ab4T748jQ2s

Em uma conversa com a comunidade escolar o Sindicato dos Professores do Recife explica qual o verdadeiro lugar do Recife na campanha do Prefeito Geraldo Juli...

15/05/2018

Untitled Album

13/05/2018

Anel On Line

REPARAÇÕES JÁ| E no carro de som, Juliette da Anel Rio de Janeiro!
Hoje, dia 12 de maio, a Anel esteve presente no ato em Madureira no Rio de Janeiro, por reparações já! São 130 anos de abolição mas que vieram sem reparações, e o resultado disso vemos todos os dias, com a violência que massacra as mulheres negras e a juventude da periferia, e que com essa intervenção federal só vem aumentando a violência e não solucionando o problema da segurança pública.
Fora Temer, Fora Pezão, abaixo a Intervenção!

REPARAÇÕES JÁ| E no carro de som, Juliette da Anel Rio de Janeiro!
Hoje, dia 12 de maio, a Anel esteve presente no ato em Madureira no Rio de Janeiro, por reparações já! São 130 anos de abolição mas que vieram sem reparações, e o resultado disso vemos todos os dias, com a violência que massacra as mulheres negras e a juventude da periferia, e que com essa intervenção federal só vem aumentando a violência e não solucionando o problema da segurança pública.
Fora Temer, Fora Pezão, abaixo a Intervenção

12/05/2018

No próximo dia 20/05 teremos a Coordenação da CSP-Conlutas Pernambuco, e, para já ir preparando a juventude, a gente vai se reunir na próxima segunda-feira!

Entre as pautas, além da escolha do representante da entidade, teremos:
- Conjuntura e as lutas da juventude
- 130 Anos de abolição, sem reparações

Dia 14/05, a partir das 13h, no subsolo do CEGOE, na UFRPE SEDE.

27/04/2018

Juventude Do Pstu

Toda solidariedade à luta na Nicarágua! ✊🏾

Solidariedade a luta na Nicaragua |
O estudante Victor Agustín Cuadra Sandino nos conta a luta dos estudantes nicaraguense contra o governo Ortega. E mostra a dura repressão que o movimento tem enfrentado.

É preciso que todo o movimento estudantil, sindical e popular do Brasil e do mundo preencha de solidariedade a juventude e os trabalhadores em luta na Nicaragua!

"Os nossos mortos não falam, os nossos mortos não negociam"
"O Daniel e a Rosario têm de ir." - Estudantes da UPOLI na Nicarágua.

Obs: O PT que aparece no vídeo é o partido irmão do PSTU na Costa Rica, que foram os responsáveis pela produção do video.

21/04/2018

ANEL presente no II ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES EM LUTA.

11/04/2018

CHAMADO AS ESTUDANTES, MULHERES TRABALHADORAS E A TODAS AS MULHERES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

VEM AI O SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA

Nosso segundo encontro nacional vem junto a nossa comemoração de 10 anos de construção do MML! E a juventude sempre presente nesses espaços tem um papel fundamental! A mulherada estudante, negra, da periferia, as mulheres lesbicas, bissexuais, trans e tr****tis f**a esse chamado, a construir nosso encontro! Vem com a gente!

O nosso manifesto está nas ruas. As lutadoras do país tem um encontro marcado!

16/03/2018

Movimento Mulheres em Luta - São Paulo

NOTA DO MML DE REPÚDIO AS MORTES DE MARIELLE FRANCO E ANDERSON.

O MML vem a público repudiar os assassinatos da Vereadora do Município do RJ Marielle Franco e de Anderson ambos do PSOL no dia 15/03 na noite de quarta feira. Marielle e Anderson infelizmente fazem parte das estatísticas do genocídio do povo negro e de maior violência sobre as mulheres negras, fazendo com que entre 2003 e 2013, houve uma queda de 9,8% no total de homicídios de mulheres brancas, enquanto os homicídios de negras aumentaram 54,2%.
A vereadora a pouco tempo havia denunciado a maneira agressiva que a PM havia tratado os moradores de Acari no último sábado, evidenciando a luta do povo negro das comunidades.
O ataque que foi feito a vereadora também é um ataque a todas as mulheres lutadoras e demonstra como a intervenção militar no Rio não apenas não resolve o problema da violência, como só aumenta o terror sobre as comunidades, a população negra e os movimentos sociais.
Não vamos nos calar!
O MML vem solidarizar-se a família de Marielle Franco e do Anderson. Também exige que a apuração dos fatos sejam imediatas e que os criminosos sejam punidos!
Todas e todos ao ato no MASP hoje às 17h!
- Chega de violência contra as mulheres!
- Fora a intervenção militar no Rio!
- Não à repressão contra os pobres e negros nas periferias!
- Fora Temer, Pezão e Crivella!

08/03/2018

Anel On Line

A luta das trabalhadoras é internacional! Argentina, Alemanha, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, Turquia, Ucrânia, Venezuela e outros. Confira abaixo:

29/01/2018

Anel On Line

BASTA DE TRANSFOBIA, NOSSA LUTA É PELA VIDA DAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS
Ser tr****ti ou transexual no Brasil signif**a uma batalha constante contra a opressão. Desde a rejeição em casa, na escola e no mercado de trabalho até as agressões verbais e físicas cotidianamente, no país que mais comete assassinatos de pessoas trans, tudo com total conivência dos governos. O capitalismo só quer as mulheres e homens trans se for nas ruas em prostituição, tratadas como objetos na pornografia, escondidas atrás dos telefones no telemarketing, ou engrossando as estatísticas da violência.
Logo chegam as eleições e os candidatos da burguesia tentam nos convencer de que estão do lado das LGBTs e da nossa classe, mas nós sabemos que não é verdade. De Lula e Dilma a Temer, todos atacam as trans trabalhadoras. Ainda mais com as reformas como a da previdência, que recaem com mais força sobre esse setor hiperexplorado. Nenhum deles nos representa, e o único caminho para garantir a vida das trans é a luta.
Hoje, no dia da visibilidade trans, nós da ANEL queremos dizer; basta de opressão, temos que seguir na luta junto aos trabalhadores, exigir a criminalização da transfobia, exigir educação e saúde para as LGBTs, e nos somar ao chamado por uma nova greve geral contra as reformas e todos governos que nos atacam.

13/12/2017

Vamos chegar, galera! Nessa sexta, às 19h, no MTC, um filme produzido pela LIT-QI, sobre os 100 anos da Revolução Russa! Com a participação da Alicia Sagra, diferente da LIT!

12/12/2017

ANEL -PE na luta contra o desmonte da educação pública!! e Apoia a causa dos estudantes de Licenciatura! ! e entende a Importância do

12/12/2017

E no Dia 5/12 Terça foi assim!! ANEL- PE não desistiu como muitos e foi a luta!!

05/12/2017

A ANEL repudia a decisão das cúpulas das centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, NCST e CSB) de suspender a greve geral marcada para o dia 05/12. No cenário onde nos encontramos, de aprofundamento dos ataques aos direitos trabalhistas e socais é inaceitável a suspenção da greve geral com a justif**ativa do adiamento da votação da reforma da previdência. Essa é uma atitude lamentável dessas direções que não consultaram as demais centrais, como a CSP-Conlutas, e suas próprias bases, tomando uma atitude de total desmobilização, beirando a traição. É um recuo num momento onde o governo Temer e o Congresso Nacional estão intensif**ando seus ataques à classe trabalhadora que pode se tornar um verdadeiro tiro no pé na luta contra a retirada de direitos. Não devemos depositar nenhuma confiança no Congresso Nacional e nem nas eleições de 2018, por isso devemos nos manter mobilizados/as e garantir o ato dessa terça-feira aqui no Recife e exigir que uma nova data para a greve geral seja marcada para derrubar o governo Temer e todos os corruptos.

Videos (show all)

Saudação da ANEL à plenária da CSP-Conlutas Pernambuco!
ANEL presente no II ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES EM LUTA.
ANEL presente na luta junto com o Simpere Recife! Geraldo Júlio, pague o piso!
15M | RECIFEVinícius, estudante do curso de pedagogia, da UFRPE mandando o recado! #ForaTemer #ForaTodosqueatacamaeducaç...
Assembleia de docentes da UFRPE 03 de novembro de 2016.
IFPE CABO 03.11.16 | A ANEL está junto à luta das/os estudantes do IFPE do campus do Cabo de Santo Agostinho, ajudando n...

Address

Recife