retta.arq

retta.arq

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from retta.arq, Architectural Designer, .

Photos from retta.arq's post 21/03/2022

Projeto AP-303
Cozinha
Hoje finalizamos este ambiente do 303, trazendo alguns ângulos de como era o original x execução em andamento x projeto
Reparem que agora a parede ganhou uma bancada extensa para preparação dos alimentos em conjunto com armários aéreos e balcões para guardar itens diversos da cozinha
A parede que faz divisa com a sala ganhou um balcão de apoio que será usado para os preparos rápidos e comportará também o filtro d’água e a cafeteira ☕️
As prateleiras aéreas entram pra dar o toque final e serão utilizadas com utensílios do dia a dia que f**aram expostos trazendo um toque decorativo ao ambiente, detalhes pensados pela
A troca de piso e o revestimento da cozinha trouxeram um ar contemporâneo, entrando em conjunto com o mobiliário e o preto da bancada e dos eletrodomésticos
A retirada da porta da cozinha e a divisora em alvenaria da lavanderia trouxeram mais amplitude assim liberando espaços para circulação e deixando o ambiente mais leve e harmonioso.
Status do projeto: em execução
Em breve mais imagens no feed
-retta-

Photos from retta.arq's post 21/03/2022

Projeto AP-303
Cozinha
Hoje finalizamos este ambiente do 303, mostrando mais algumas imagens do apartamento original x projeto.
A cozinha agora conta com uma parede inteira composta por armários para guardas utensílios domésticos, juntamente com uma extensa bancada para preparação de alimentos
A parede que faz divisa com a sala ganhou prateleiras aéreas e um balcão de apoio, onde serão colocados os utensílios de preparo rápido como cafeteira e liquidif**ador, detalhes pensados pela e definidos anteriormente
Reparem na mudança que fizemos com a troca do piso e revestimento das paredes onde, através das texturas, trouxemos uma linguagem contemporânea e sofisticada ao ambiente, sem custos elevados
Em breve mais imagens deste projeto no feed ✨
Status do projeto: em execução
-retta-

Photos from retta.arq's post 19/03/2022

Projeto AP-303
Lavanderia/Cozinha
As intervenções na lavanderia foram pontuais onde toda a tubulação do Junker, que originalmente f**ava exposta, será passada para dentro da parede e a textura remetendo a cimento segue da cozinha e invade a lavanderia, deixando o ambiente todo com a mesma característica.
As divisórias ripadas foram propostas pela no projeto definido com a cliente
A lavanderia ainda ganhou um balcão para guardar utensílios e também o medidor do gás.
Arrasta pro lado pra ver como era a tubulação original 🤯
Projeto: em execução
-retta-

Photos from retta.arq's post 09/03/2022

Projeto AP-303
Finalizando o ambiente - sala de estar - trazemos alguns detalhes desenvolvidos ao longo do projeto
O carrinho ao lado do sofá, desenhado pelo nosso arquiteto , serve como apoio para decoração e também para colocar bebidas e pendurar as taças do bar, fazendo dupla função no ambiente compondo a decoração em conjunto com o espelho
No corredor utilizamos o espaço de transição entre os quartos em um espaço que chamamos de -galeria- onde a família poderá guardar suas lembranças e recadinhos do dia a dia na tela em frente aos dormitórios, além de ter utilidade para chaves e itens diversos.
A iluminação destaca a parede dando um banho de luz nos objetos de decoração.
Status do projeto: em execução .
-retta-

Photos from retta.arq's post 05/03/2022

Projeto AP-303
Sala de estar
Mobiliário amadeirado no painel da tv com um toque de metalon trazendo uma linguagem contemporânea ao projeto em contraste das cores claras, branco e verde, utilizadas no restante do ambiente.
Arrasta pro lado pra ver imagens do antes x execução em andamento.
Reparem que o ambiente era escuro por conta da textura cinza da parede da sala.
Em breve mais imagens no feed .
-retta-

Photos from retta.arq's post 04/03/2022

Projeto AP-303
tonalidades claras e neutras foram utilizadas como ponto de partida do projeto. O toque amadeirado no mobiliário entrou para trazer a sensação de conforto e aconchego ao ambiente.
Em breve mais imagens no feed.
-retta-

Photos from retta.arq's post 13/08/2021

Mais alguns detalhes deste projeto compacto! Trouxemos para piso e parede tons mais claros e para aquecer o ambiente o tom amadeirado dos móveis. Os metais em preto trazem um toque contemporâneo e se destacam no encontro com o branco da louça e das paredes. E aí curtiu? O simples também é bonito não é?

Photos from retta.arq's post 03/08/2021

Já viu o antes X depois desse banho? 👉🏻 arrasta e dá uma olhada na transformação que fizemos neste ambiente! Sabe qual foi o maior desafio neste projeto? Achar um vaso sanitário que não deixasse a passagem para o Box apertada 😵 pois este banho tem apenas 90 cm de largura 👀. E aí ficou curioso sobre como resolvemos o restante? Gostou? Comenta conosco 👇🏻👇🏻👇🏻

Photos from retta.arq's post 02/08/2021

Segundouuuu! E vamos de antes x depois? Arrasta pro lado pra ver como era este banheiro antes 😄. Sabe aquele projeto que dá gosto de fazer? Aos poucos vamos soltando aqui todos os detalhes e as decisões que nos levaram a este resultado! Comenta aqui 👇🏻 se curtiu e marca aquela pessoa que tá precisando de uma reforma!

23/11/2020

Na Casa Ribeiro, uma das solicitações das clientes foi uma escada para acesso à laje. Elas não sabiam como a escada poderia “acontecer” de forma discreta, foi então que resolvemos utilizá-la como elemento disparador da proposta ao assumir que ela deveria f**ar no fluxo de acesso à residência.
Desta forma, a escada foi posicionada junto a fachada e encoberta pelos tradicionais tijolos maciços espaçados que deram um charme atemporal para o projeto fazendo referência aos cobogós (blocos vazados com perfurações).
Vocês sabiam que os cobogós foram inventados no Brasil nos anos 20 e, apesar de estarem muito em alta atualmente, já são bem tradicionais na arquitetura brasileira? Eles são baratos, resistentes e de fácil assentamento. São capazes de fazer a divisão do ambiente sem perder luminosidade e circulação de ar, além de ser um elemento decorativo que deixa a fachada sofisticada sem f**ar datada e tem baixa manutenção.

Photos from retta.arq's post 16/09/2020

Ainda que essa irmã tenha pedidos bem diferentes da anterior, a gente precisa buscar uma unidade no projeto.
Se cada ambiente da casa tiver um acabamento completamente diferente do outro, f**a sem identidade, parecendo uma loja.
A Carol pediu um quarto colorido e uma bancada COM MUITO espaço pra estudar. Além disso a TV precisava f**ar bem perto do computador por que ela usa as duas telas combinadas.
Demos preferência para os móveis soltos, comprado no mercado, coloridos pois eles são mais acessíveis e se ela enjoar, pode trocar.
A meia parede pintada é o ponto de repetição entre os dois dormitórios, sendo que cada um passa uma identidade diferente.

Photos from retta.arq's post 13/09/2020

Ao contrário da outra irmã que é super colorida (vamos postar logo logo), nossa cliente gosta de uma decoração mais clean, com cores básicas e neutras. Neste caso não existe combinação melhor que branco e madeira natural. São cores clássicas que nunca enjoam ou saem de moda.
Passa pro lado pra ver o antes desse projeto.
Não ficou bem mais leve o ambiente?

Photos from retta.arq's post 05/09/2020

A principal queixa do cliente era a manutenção que a casa dá. Pra manter sempre bonita, a fachada (branca) exige pintura constante.
Na proposta de reforma da fachada indicamos o uso de revestimentos em alguns volumes, deixando apenas uma parte pequena (e protegida) com pintura.
As fachadas com revestimento são bonitas, práticas, econômicas, duráveis e de fácil manutenção. Você sabia destas vantagens?
Você deve estar se questionando como era essa fachada antes né? Passa pro lado pra ver a transformação que a proposta trás.
Comenta aqui embaixo qual a tua preferida e qual tu acha que o cliente aprovou?

Timeline photos 03/08/2020

Vocês já devem ter visto por aí muitos projetos online. É uma boa opção para o momento que estamos vivendo porém não pode substituir um levantamento feito pelo arquiteto.
Nos projetos de interiores, principalmente, um levantamento bem feito levará o projeto à excelência. Nestes casos, cada centímetro importa no momento da execução.
Nós sempre priorizamos um levantamento no local, mesmo quando o cliente fornece alguma planta anterior à contratação. Essa visita ao local ajuda o arquiteto a entender melhor a espacialidade e o uso do local.
Contrate um arquiteto.

Photos from retta.arq's post 07/07/2020

A habitação de hoje é a maior das casas do TFG do Renan. Pensada para uma família bem grande, atende de 8 a 12 pessoas e possui uma possibilidade de expansão.
Arrasta pro lado e vem entender o passo a passo construtivo dessas casas.
@ Bairro Humaitá Porto Alegre

Photos from retta.arq's post 07/07/2020

Hoje vamos conhecer a terceira habitação do TFG do Renan. Projetada para atender uma família de 4 a 12 pessoas e possui 2 possibilidades de expansão.
Você sabia que as telhas termoacústicas também podem ser utilizadas como vedações (paredes) e não só como coberturas? Elas possuem um excelente desempenho térmico e acústico, minimizando gastos com outros meios de controle de temperatura. Essas telhas são compostas de duas chapas metálicas (aço galvanizado ou galvalume) e contêm um isolante em seu interior, geralmente feito de EPS ou PUR, no esquema telha metálica + isolante + telha metálica, por isso, também é conhecida como telha sanduíche.
@ Bairro Humaitá Porto Alegre

Photos from retta.arq's post 05/07/2020

Dando sequência à apresentação das habitações do TFG do Renan, hoje vamos mostrar essa casa que foi pensada para as famílias que precisam estar próximas umas das outras sem abrir mão da sua privacidade. São 2 habitações independentes dividindo o mesmo terreno, tipologia muito comum em comunidades.
As habitações foram projetadas elevadas do solo, pois o local em que estão inseridas já foi atingido por enchentes. E também, essa elevação, garante um melhor desempenho térmico para edif**ação.
@ Bairro Humaitá Porto Alegre

Photos from retta.arq's post 04/07/2020

Hoje vamos conhecer a primeira habitação do TFG do Renan. É uma casa que atende de 1 a 6 pessoas, com uma possibilidade de expansão. Arrasta para o lado para conhecer a simulação da casa expandida e conhecer o método construtivo.
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, f**ando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.
@ Bairro Humaitá Porto Alegre

Photos from retta.arq's post 03/07/2020

Hoje começaremos a mostrar para vocês o Trabalho Final de Graduação do Renan, orientado pela Prof. Ma. Arq. Érica Dall’Asta ( ) que abordou um tema muito discutido nos meios acadêmico, social e econômico que é a Habitação de Interesse Social.
A habitação sempre foi um problema urbano desde que as pessoas começaram a formar as cidades, principalmente com a adoção do sistema capitalista onde é preciso ter para poder habitar.
Um dos motivos para escolha desse tema, foi mostrar que é possível conceber habitações de baixo custo sem que elas sejam cópias replicadas para formar um loteamento. Desta forma, o projeto aborda principalmente o uso de customização em massa (quando os atributos customizáveis são definidos já nas tomadas de decisões do projeto e possibilita aos habitantes a escolha) e a possibilidade de expansão controlada da habitação.
Já que as pessoas e famílias são diferentes, então porque suas casas tem que ser iguais? No projeto, o Arquiteto Renan propôs um bairro baseado no senso de comunidade que proporciona a apropriação do lugar pelo usuário (por permitir ao morador a tomada de decisões) e, consequentemente, o sentimento de pertencer.
@ Bairro Humaitá Porto Alegre

Photos from retta.arq's post 01/07/2020

Arrasta pro lado pra ver a foto atual do porão, onde a Nathalia propôs um bar.
Apesar do pé direito baixo, o uso do porão já estava autorizado pelo Corpo de Bombeiros de Bagé.
Este porão está no nível do pátio e foi inevitável imaginar um bar dentro dele.
Comenta aqui embaixo se você tomaria um drink aqui.
Projeto orientado pelo Prof. Me. Arq. Lucas Volpatto
@ Bagé Rainha da Fronteira

Photos from retta.arq's post 29/06/2020

A Casa Rosa, em Bagé/RS, tem três características que são marcantes e foram fundamentais na tomada de decisão: está localizada em frente à Praça da Matriz, que é super utilizada pelos habitantes da cidade; A Casa tem um pátio lateral (o que era pouco comum à época de sua construção) e o terreno, em L, tem uma fachada lateral, conectando duas ruas.
Surgiu a idéia de "devolver" este patrimônio aos bageenses. Os três níveis da casa foram divididos por usos. O primeiro pavimento é privado: com coworking e salas para aluguel. O porão alto, com entrada pelo pátio conta com um bar. O pátio, com uma cobertura leve, é de uso público, se comunicando diretamente com a praça, servindo como extensão da mesma, abrigo e passagem de pedestres. .
Curtiu? Já tinha imaginado este uso para um patrimônio tombado? Comenta aqui embaixo.
Projeto orientado pelo Prof. Me. Arq. Lucas Volpatto.
@ Bagé Rainha da Fronteira

Photos from retta.arq's post 28/06/2020

"A percepção dos antigos edifícios, que permanece na memória coletiva, conta positivamente para imagem institucional da empresa que à ela se vincula."*
Foi partindo dessa premissa que a Arq. Nathalia decidiu dividir a área da casa em pequenos espaços de trabalho, de forma que várias empresas poderiam se beneficiar do espaço por um custo menor.
O programa conta com café, bar e restaurante além de 4 salas para aluguel, sala multiuso e 12 postos de trabalho num Coworking (espaço de trabalho compartilhado).
Projeto orientado pelo Prof. Me. Arq. Lucas Volpatto.
* Trecho do artigo Heterocronia na Arquitetura: O projeto como viabilizador do patrimônio - Simone Bach Prochnow.
@ Bagé Rainha da Fronteira

Photos from retta.arq's post 27/06/2020

A partir de hoje apresentaremos o Trabalho Final de Graduação da Nathalia, orientado pelo Prof. Me. Arq. Lucas Volpatto, que abordou o reuso de um Patrimônio tombado na cidade de Bagé/RS.
A Casa Rosa, localizado em frente à Praça da Matriz, é um imóvel particular da Família Salles e partir do seu tombamento se tornou mais difícil manter ou vende-la.
O projeto busca tornar o uso da Casa economicamente sustentável. Nos próximos posts vamos explicar quais decisões foram tomadas para alcançar este objetivo e o por que.
@ Bagé

Photos from retta.arq's post 26/06/2020

Para finalizar, por ora, o TFG do Mercado de Alimentos Orgânicos do arquiteto Lucas Peres
( ), abordaremos um assunto muito relevante: O paisagismo na arquitetura.
A relação interior X exterior é um dos pontos fortes que acompanha o projeto desde o início,
quando ainda estava em etapa de estudos do terreno.
As áreas externas e o paisagismo são importantes em qualquer projeto que contemple
áreas de uso como, como o pátio do mercado por exemplo, e o desenvolvimento da parte
paisagística deve acompanhar sempre o projeto arquitetônico, como um conjunto, para se
obter um resultado completo e harmônico.
​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​
​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​
​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​
​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​

Photos from retta.arq's post 25/06/2020

No post de hoje falaremos sobre uma solução encontrada para criar mais dinâmica e trazer um melhor aproveitamento dos espaços no Mercado de Alimentos Orgânicos, projetado pelo arquiteto Lucas Peres ( ).
O mezanino foi a solução encontrada para dar mais dinâmica ao espaço. No Mercado de Alimentos Orgânicos, ele permeia toda a periferia da edif**ação, possibilitando que os usuários contemplem o espaço das feiras ao mesmo tempo em que cria um ambiente de ótima qualidade que permite a inserção de outros tipos de serviço e eventos efêmeros.
Uma edif**ação com este tipo de uso conhecida por muitos é o nosso querido Mercado Público de POA ( ), onde no pavimento térreo temos todas as bancas e no segundo pavimento podemos usufruir de diversos serviços.
E aí o que acharam da ideia? comentem conosco!

Photos from retta.arq's post 24/06/2020

Hoje iniciaremos um assunto muito importante e de influência direta na vida dos usuários e das edif**ações em geral!
BRISES! tá mas peraí .arq ... o que são brises?
Brises são elementos usados para proteção das edif**ações, uma vez que eles servem para barrar a radiação do sol, nos períodos de indesejabilidade solar, antes que esta atinja diretamente a fachada ou o interior da edif**ação, gerando calor excessivo.
Mas como determinar onde vão e como usar estes elementos? Através de estudos de máscaras de sombras do lugar, além de condicionantes tais como insolação, orientação das fachadas, luminosidade, ventilação e clima.
Como determinar qual o tipo de brise devemos usar? Isto varia de acordo com cada projeto, para o Mercado de Alimentos Orgânicos do arquiteto Lucas Peres ( ) a escolha foi baseada em utilizar um material leve, madeira, porém com fixações metálicas para uma maior durabilidade e menor manutenção. Este elemento circunda todo o pavimento superior, protegendo-o do calor excessivo, mas por se tratar de uma peça composta por ripas de madeira, obtém-se a entrada de luz natural e uma boa visibilidade interior X exterior.
Curtiu? comenta aí! acompanhem nosso feed para mais novidades.

24/06/2020

Qual a importância dos cortes em um projeto de arquitetura?

É um elemento chave para uma execução fiel do produto final, assim como as plantas e elevações, uma vez que as ideias são traduzidas em desenhos e a partir dos detalhes técnicos então obtemos a obra construída.
Podemos afirmar que nestes desenhos devem conter todas as intenções e soluções pensadas para o projeto, como por exemplo o tipo de estrutura, e a partir da concepção dos mesmos começamos a visualizar com clareza como será a utilização dos espaços e como serão as relações usuário X lugar.
Na imagem acima temos um corte chamado de "corte perspectivado" feito pelo arquiteto Lucas Peres ( ) para representar soluções X espaços no projeto do trabalho final de graduação.
Gostou? comenta aqui conosco. Novidades em breve no feed!

Photos from retta.arq's post 24/06/2020

Aço-Madeira-Vidro-Concreto: Estes foram os materiais escolhidos para dar vida ao projeto do Mercado de Alimentos Orgânicos do arquiteto Lucas Peres ( ) que traz em evidencia o uso da madeira em suas fachadas.
A justif**ativa da madeira como elemento principal é de viabilizar a construção com um material que faça jus à região onde o projeto está inserido na cidade, uma zona rodeada por muita natureza, além das premissas de sustentabilidade.
A solução adotada para vencer os grandes vãos foi o uso de pilares e vigas em MLC -Madeira Laminada Colada- obtendo assim um grande átrio com menos pilares, aproveitando ao máximo os espaços.
E ai curtiu? Comenta conosco! Acompanhem as próximas postagens para mais conteúdo.

Photos from retta.arq's post 24/06/2020

Hoje começaremos a mostrar para vocês os TFGS - Trabalho Final de Graduação - dos sócios! Queremos demonstrar as soluções que buscamos e como chegamos nos resultados dos nossos tão sonhados projetos finais da graduação em Arquitetura e Urbanismo.
O primeiro TFG a aparecer no nosso feed será o projeto do arquiteto Lucas Peres ( ) que trabalhou com um tema super atual de viabilizar um Mercado de Alimentos Orgânicos na zona sul de Porto Alegre orientado pelo Prof. Me. Arq. Jânerson Figueira Coelho.
A causa principal deste tema escolhido é ajudar a sociedade como um todo, democratizando o acesso aos alimentos orgânicos e visa também auxiliar na geração de empregos trazendo mais visibilidade aos produtores de alimentos da zona rururbana de POA.
Quer saber mais sobre o projeto e como ele chegou neste resultado das imagens acima? Em breve mais novidades por aqui!

Timeline photos 24/06/2020

Renan Rabelo, Arquiteto e Urbanista, é o equilíbrio entre os sócios. Muito sensato e carismático. É o pesquisador do grupo, sempre em busca de soluções práticas para resolver os problemas. Dedicado a deixar tudo milimetricamente perfeito. Adora filmes e séries e ama Harry Potter.

Timeline photos 24/06/2020

Nathalia França, Arquiteta e Urbanista, é muito espontânea e objetiva. Capta a real necessidade de um projeto e a resolve com agilidade. Tem experiência em paisagismo e acompanhamento de obra. Curte sustentabilidade, gastronomia e ama gatos.

Timeline photos 24/06/2020

Lucas Peres, Arquiteto e Urbanista, é exigente e bem informado. Sempre em busca de boas referências pro projeto. Tem muito conhecimento e experiência com mobiliário e interiores. Curte design e arquitetura contemporânea.

Timeline photos 24/06/2020

retta é o caminho mais curto entre dois pontos. O caminho mais curto entre você e o seu sonho. Baseado nas relações interpessoais e as tendo como nosso recurso mais valioso, buscamos construir ambientes com a personalidade de quem o habita, tornando seu uso mais fluido, dinâmico e agradável. Nosso objetivo é mostrar que a Arquitetura está ao alcance de todos.

Videos (show all)

Website