Fernanda Lacer
Te ajudo a viver saudável e feliz! Para viver a vida da melhor forma.
O Guia dos Alimentos para Diabéticos
Confira uma lista de alimentos para diabéticos que ninguém irá botar defeito:
Abacate
Uma fruta gordurosa e saudável, o abacate tem seu consumo recomendado para quem é portador do Diabetes. Apesar de ser gorduroso, porém, o abacate apresenta alta quantidade de gorduras tanto monoinsaturadas como poli-insaturadas – e essas gorduras são saudáveis. Outros alimentos gordurosos e saudáveis são as nozes e castanhas e o azeite. Esses alimentos contribuem para que o organismo ganhe fique mais resistente à insulina, além de serem prevenirem uma série de doenças cardiovasculares. Já os alimentos com gorduras saturadas devem ser evitados. As gorduras monoinsaturadas trazem diversos benefícios para as dietas dos portadores do Diabetes Tipo 1 e Tipo 2, segundo um artigo científico publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”. A mesma pesquisa constatou que o abacate ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e aumenta o colesterol bom, o HDL. Essa notícia é boa tanto para os portadores de Diabetes como também para os não-portadores, uma vez que os problemas cardiovasculares podem afetar qualquer indivíduo. As gorduras monoinsaturadas, desde que consumidas moderadamente, também não engordam. Entretanto, a recomendação para quem sofre de Diabetes é de que se consuma até quatro colheres (sopa) da fruta, pois apesar de ela ser uma fonte de boas gorduras, o abacate é bastante calórico.
Alimentos com Farinha Integral
Os alimentos integrais, como o arroz integral e os pães e massas feitos com farinha integral têm carboidratos complexos. Esse tipo de carboidrato é digerido pelo nosso organismo de uma forma mais lenta, o que resulta em menos doses de glicose no sangue de uma só vez. Além disso, os alimentos integrais são ricos em fibras, fator que melhora a ação da insulina!
Aveia
Alimento rico em fibras solúveis e importante para a alimentação de todos, a aveia é uma mão na roda para os portadores do Diabetes Tipo 2 e um dos alimentos para diabéticos recomendados, pois as fibras solúveis diminuem a velocidade com que o organismo absorve a glicose, evitando os picos desta. A aveia também é responsável por controlar a absorção do colesterol. O consumo de fibras por indivíduos portadores do Diabetes Tipo 2, segundo um artigo científico publicado no “Journal of The American Board of Family Medicin”, chegou à conclusão de que o consumo de fibras solúveis traz benefícios para a saúde. Além disso, as fibras encontradas na aveia ajudam na prevenção de doenças, sem falar que aumentam a sensação de saciedade. É importante que a aveia seja consumida in natura, sem ser esquentada, uma vez que esse processo faz com que ela perca certos nutrientes. A recomendação de consumo é de até quatro colheres (sopa) de aveia diariamente.
Carne Vermelha Magra
O consumo de carne vermelha por parte de quem tem Diabetes não deve ser evitado totalmente. A carne vermelha tem micronutrientes – como a Vitamina B12 e o Ferro – que não são encontrados em outros alimentos com proteínas, como as proteínas vegetais, as carnes de aves e os peixes. Entretanto, os diabéticos devem consumir apenas os cortes magros de carne vermelha, pois os cortes gordos têm muitas gorduras saturadas. Exemplos de cortes magros de carne vermelha: Alcatra, Patinho e Lagarto.
Peixes de Águas Geladas e Profundas
Sardinha, atum, salmão e cavalinha são alguns dos peixes de águas profundas e geladas que trazem benefícios para a saúde, por serem fontes ricas de Ômega 3. O consumo desses peixes diminui a concentração de glicose, enquanto o consumo dos cortes gordos de carne vermelha aumenta o risco de obesidade. O Ômega 3 também é responsável por prevenir o Diabetes Tipo 2. Já o ácido graxo, encontrado nesses tipos de peixes, é responsável por melhorar a sensibilidade dos portadores de Diabetes à insulina. Os peixes de águas frias e profundas também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares – algo que os portadores de Diabetes têm mais chances para desenvolver, devido à quantidade excessiva de glicose na corrente sanguínea.
Iogurte Light
Os iogurtes light devem substituir os iogurtes convencionais na dieta dos portadores de Diabetes, uma vez que, graças ao baixo teor de gorduras saturadas presente neles, as pessoas estarão consumindo um produto saudável e que não favorecerá o surgimento de doenças do coração e outros problemas cardiovasculares, fator fundamental para quem sofre de Diabetes. Além do mais, os iogurtes sem gorduras saturadas são fonte de cálcio, outro fator fundamental, uma vez que grande parte dos diabéticos tipo 2 desenvolveram a doença devido ao sobrepeso e obesidade. Por fim, o cálcio ajuda na manutenção dos ossos e dentes, e os iogurtes light apresentam bastante lactobacilos em suas composições, responsáveis pela melhora e conservação da imunidade do organismo.
Leite Desnatado
O leite desnatado deve substituir o leite integral, rico em gordura, no consumo cotidiano dos diabéticos. Apesar do leite desnatado apresentar menos gordura, ele é igual ao leite integral quando em termos de ser fonte de cálcio e proteínas.