Saudeemtelaoficial

Saudeemtelaoficial

Portal de Notícias de Saúde, com informações sobre Medicina, Ciência e Tecnologia em saúde.

12/05/2022

Pesquisadores britânicos estão testando uma vacina contra o câncer de próstata, pulmão e ovários em voluntários. O imunizante foi desenvolvido pela Oxford Vacmedix, empresa criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O produto tem como alvo a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico e evitar que o corpo as ataque. Usando versão sintética da proteína, a função da vacina é ensinar a organismo a atacar a substância e reconhecer os tumores.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

12/05/2022

Uma grande e silenciosa polêmica circula pelas maternidades públicas e privadas do país: a obrigatoriedade do teste da linguinha nos recém-nascidos. Trata-se de um exame feito nos primeiros dias de vida do bebê que tem o objetivo de avaliar de forma precoce o diagnóstico da língua presa. Mas o procedimento, validado pelo Ministério da Saúde desde 2014, tem ganhado uma rejeição cada vez maior dos pediatras. A Sociedade Brasileira de Pediatria, oficialmente contra a obrigatoriedade do exame, alega que ele leva a muitas cirurgias desnecessárias. Além disso, em diversas vezes o defeito detectado poderia ser corrigido com um ajuste na amamentação.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

11/05/2022

Um par de óculos que são capazes de transmitir imagens para o cérebro e, assim, possibilitar que pessoas cegas ou com deficiência visual consigam enxergar está sendo desenvolvido na Holanda. A neuroprótese é fruto do Projeto Nestor, um consórcio formado por cientistas de vários institutos de pesquisa, como o Instituto Holandês de Neurociência, a Universidade de Twente, a Universidade Radboud, a Universidade de Maastricht e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

Os óculos possuem uma câmera acoplada na sua parte frontal, que tira fotos. As imagens captadas pela câmera são processadas em um minicomputador, localizado na parte de trás do pescoço. Os dados são, posteriormente, transmitidos sem fio para um chip cerebral, usando uma combinação de ondas de rádio semelhantes às utilizadas na tecnologia Wi-Fi e Bluetooth.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

11/05/2022

A doença cardíaca é a principal causa de morte entre homens e mulheres nos Estados Unidos, matando cerca de 700 mil pessoas por ano. Mas os estudos mostram há muito tempo que as mulheres são mais propensas do que os homens a ignorar os sinais de alerta de um ataque cardíaco, às vezes esperando horas ou mais para ligar para a emergência ou ir a um hospital.

Agora os pesquisadores estão tentando descobrir o porquê. Eles descobriram que as mulheres muitas vezes hesitam em procurar ajuda porque tendem a ter sintomas de ataque cardíaco mais sutis do que os homens – mas mesmo quando vão ao hospital, os profissionais de saúde são mais propensos a minimizar os sintomas ou atrasar o tratamento. As autoridades de saúde dizem que as doenças cardíacas nas mulheres continuam amplamente subdiagnosticadas, e que isso contribui para piores resultados e aumento das taxas de morte pela doença.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

11/05/2022

A Fiocruz anunciou que uma nova cepa da dengue foi identificada pela primeira vez no Brasil, na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. A linhagem chamada de cosmopolita do sorotipo 2 é a prevalente no mundo, presente na Ásia, no Pacífico, no Oriente Médio e na África. O caso foi identificado em fevereiro mas referente a uma amostra colhida em novembro do ano passado de um homem de 57 anos, que se recuperou da doença. O registro foi relatado às autoridades de saúde.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

09/05/2022

Alguns anos atrás, minha melhor amiga me mandou uma mensagem para confessar que estava preocupada com suas mensagens de texto. Suas mãos e dedos doíam ao longo do dia, e a dor piorava quando ela usava o smartphone. Nossas mensagens de texto incessantes sobre paternidade e política poderiam ser a causa? Ainda não há muita pesquisa sobre os efeitos que o uso de celulares pode ter no corpo.

— Não sabemos muito — disse Jessica B. Schwartz, fisioterapeuta de Nova York e porta-voz da Associação Americana de Fisioterapia. Mas ela e os médicos com quem conversei disseram que estavam atendendo mais pacientes do que nunca com dor, além de doenças nas articulações e tecidos moles, como tendinite nos dedos, polegares, pulsos, cotovelos, pescoço, ombros e parte superior das costas – e que os telefones celulares provavelmente estavam desempenhando um papel.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

09/05/2022

À medida que a pandemia entra em seu terceiro ano, casos de pessoas que apresentam sintomas da Covid longa têm crescido e se tornado uma preocupação cada vez mais proeminente. Neste cenário, muitas pessoas se perguntam se a vacinação contra a Covid-19 também ajuda a reduzir as chances de desenvolver sintomas a longo prazo.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

05/05/2022

Duas vacinas em estágio inicial de desenvolvimento para combater o vírus Epstein-Barr (EBV), patógeno causador da mononucleose que eleva risco de câncer, entram em te**es clínicos neste ano. Um dos produtos em desenvolvimento, criado pela empresa de biotecnologia Moderna, dos EUA, está recrutando voluntários. Outra delas, da multinacional francesa Sanofi, anunciou hoje bons resultados em te**es com animais.

O EBV é pouco conhecido pelo público apesar de infectar mais de 95% da população adulta aos 40 anos de idade. Ele eleva o risco de diversos tipos de tumores, sobretudo linfomas (câncer do sistema linfático) e de nariz e garganta. Mais recentemente, o vírus foi associado também a casos de esclerose múltipla, doença em que o sistema imune ataca o próprio organismo.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

05/05/2022

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica MSD assinaram, nesta quarta-feira, um acordo de transferência de tecnologia do medicamento Monulpiravir, contra a COVID-19. O fármaco foi aprovado também nesta quarta para uso no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A transferência de tecnologia nada mais é do que a passagem do “segredo de fabricação” do antiviral ao instituto brasileiro. O acordo de cooperação também prevê a realização de estudos com este medicamento, em conjunto, entre as duas organizações. Entre as doenças a serem estudadas com o uso do antiviral está a dengue e a chikungunya. As entidades também estudam o uso do medicamento com função “profilática” ou seja, para a prevenção da infecção causador pelo coronavírus.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

03/05/2022

Estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que cerca de 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam, então, que 1.577.016 indivíduos são cegos, o equivalente a 0,75% da população nacional.

Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no ano de 2019 revelou que as principais causas de deficiência visual são:

Os erros de doenças não corrigidas como, por exemplo, miopia, astigmatismo e hipermetropia, catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

03/05/2022

Estudo publicado na revista cientifica Nutrients² analisou os benefícios do uso de suplementação de fibra em 77 crianças constipadas entre 4 e 8 anos. Os resultados apresentaram uma diminuição muito significativa dos sintomas da constipação, observando aumento de 67%² das evacuações tipo 4, considerado o tipo de fezes ideal, segundo a escala Bristol³.

A constipação infantil ou prisão de ventre em crianças não é apenas caracterizada pela frequência com que os pequenos vão ao banheiro, que nesses casos tende a ser duas ou menos vezes por semana, mas também por fezes endurecidas e secas, e pelo menos um episódio de incontinência f***l semanal, postura retentiva, e a sensação de evacuação incompleta.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

02/05/2022

A gestação é um período de extrema importância para a mãe e para o bebê. Uma pesquisa descobriu que altas taxas de ansiedade, depressão e estresse das mulheres durante a gravidez podem alterar as principais características do cérebro fetal, o que posteriormente diminui o desenvolvimento cognitivo da criança aos 18 meses.

As mudanças também aumentaram os comportamentos de interiorização e desequilíbrio emocional das crianças.

O estudo foi feito pelo Hospital Nacional da Criança e foi publicado na revista científica JAMA Network Open. Os pesquisadores estudaram 97 mulheres grávidas e seus bebês, e os resultados sugerem ainda que o sofrimento psicológico persistente após o nascimento do bebê pode influenciar a interação pai-filho e a auto-regulamentação infantil.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

02/05/2022

"Porque os bebês choram tanto?” Se você é pai, mãe - ou já viajou de avião com crianças - certamente já se fez essa pergunta. O choro de um bebê pode ser desesperador. Principalmente quando não se sabe a causa ou como ajudar a criança. O resultado é uma família inteira estressada e frustrada.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

02/05/2022

Se você tem dificuldade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, ignorar as distrações do dia a dia e priorizar sua lista de afazeres, pasme — os videogames podem ser um grande aliado.

Pesquisas recentes sugerem que certos jogos podem tornar sua mente mais afiada, reforçar sua memória de trabalho, melhorar seu foco, suas habilidades espaciais e até mesmo sua visão.

Ou seja, talvez a prática não seja tão "perda de tempo" como alguns pais imaginam.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

29/04/2022

Um grupo de cientistas da Universidade de São Paulo (USP) está usando informações do DNA de pessoas insensíveis à dor para desenvolver uma nova classe de medicamento analgésico. Estudando mutações genéticas encontradas em indivíduos com essa característica, o grupo conseguiu criar uma molécula sintética que foi capaz de controlar a dor nos primeiros te**es com roedores.

O medicamento candidato ainda precisa ser mais estudado antes de ser testado em humanos, mas o sucesso obtido pelo trabalho de pesquisa básica ganhou a capa da revista Science Signaling, referência na área. O trabalho foi destacado como caminho promissor para novas dr**as contra dor crônica, em sua maioria refratária a tratamentos disponíveis, como os opioides.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

29/04/2022

O cantor Gusttavo Lima precisou adiar o show que faria nesta quinta-feira, no Rio Grande do Sul, devido a uma cirurgia para sinusite realizada no início desta semana, informou sua equipe. Chamada de sinusectomia, o procedimento é indicado apenas em casos em que a doença é crônica -- quando os sintomas duram mais de meses --, que promove quadros graves de infecção -- que não respondem aos tratamentos medicamentosos -- ou que as causas são ligadas a problemas na anatomia do septo nasal.

Isso porque a sinusite é uma inflamação dos seios nasais, pequenas cavidades ao redor do nariz e dos olhos. O quadro pode ser desencadeado por infecções respiratórias, como a gripe, o resfriado e até mesmo a Covid-19, ou também pelo acúmulo de secreções na região, como bactérias, o que causa uma infecção.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

29/04/2022

A partir do sequenciamento genômico do DNA de uma menina de 7 anos, pesquisadores conseguiram identificar que mutações em um gene específico, ligado à resposta imunológica do organismo, podem provocar o diagnóstico de lúpus. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira na revista científica Nature por uma equipe de cientistas do Centro de Imunologia Personalizada na Austrália. Agora, os cientistas trabalham com farmacêuticas para identificar possíveis tratamentos direcionados ao gene que sejam eficazes para combater a doença.

O lúpus é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem outras células do corpo, o que pode provocar inflamação em órgãos e articulações e causar lesões na pele, além de dores e inchaços. Não há cura para o distúrbio, e o tratamento tem como objetivo controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

O novo estudo é resultado do sequenciamento completo inédito do DNA de uma criança espanhola chamada Gabriela, diagnosticada com lúpus grave aos 7 anos de idade. Segundo os pesquisadores, um caso tão severo e com início tão precoce dos sintomas é extremamente raro, e geralmente indica uma única causa genética.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

27/04/2022

Considerado ‘grau mais leve’, o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter estereotipias, ou seja, comportamentos ou verbais repetitivos.

Luciana começou a identificar os primeiros sinais de transtorno do espectro autista (TEA) no filho aos dois anos de idade.

“Especialmente a dificuldade em lidar com barulhos altos e cheiros que só ele sentia. Além de uma dificuldade em lidar com mudanças na rotina e em outras situações”, lembra.

Hoje, Erick está com 10 anos. “Ele tem altas habilidades também, então, apresentava hiperfoco em Ciências e a escola me chamava para dizer que ele incomodava os colegas com suas contribuições e vontade de saber informações que não eram compatíveis com a turma”, diz.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

27/04/2022

Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o Paxlovid, antiviral desenvolvido pela Pfizer, para pessoas consideradas de risco com casos leves ou moderados de Covid-19. É um dos primeiros remédios desenvolvidos especificamente para combater a infecção do Sars-CoV-2, vírus causador da doença, e reduziu em cerca de 89% as hospitalizações nos estudos clínicos. Autorizado em uma série de países, como no Brasil, o antiviral teve um parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e agora passa por uma consulta pública, que termina hoje, para receber evidências e contribuições da sociedade sobre sua inclusão na rede pública.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

27/04/2022

Cientistas brasileiros do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com a Fundação de Medicina Tropical (FMT), vão desenvolver uma vacina para a malária. O projeto da pesquisa que está em fase pré-clínica teve seu fomento aprovado pelo Fundo Global de Tecnologia Inovadora em Saúde (GHIT), do Japão.

O trabalho visa desenvolver um imunizante capaz de atacar o Plasmodium vivax na fase sanguínea da infecção e também impedir sua transmissão para o vetor. O parasita é transmitido através da picada do mosquito Anopheles.

A pesquisa é coordenada pelo pesquisador Shigeto Yoshida, da Universidade de Kanazawa, e conta como parceiros, além da Fiocruz Amazônia, as universidades de Hokkaido, Kyoto, Toyama e Jichi Medical University, do Japão, e a Universidade de Cambridge, do Reino Unido.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

26/04/2022

regado por muitos como uma solução rápida para a perda de peso, o jejum intermitente não é mais eficaz que a restrição do consumo de calorias para emagrecer. A conclusão é de um estudo publicado nesta quinta-feira na revista científica New England Journal of Medicine por pesquisadores do departamento de endocrinologia e metabolismo da Universidade Médica do Sul, na China.

Os responsáveis pelo trabalho acompanharam 139 pessoas obesas durante o período de um ano. Os participantes foram divididos em dois grupos, em que ambos adotaram uma dieta com restrição calórica. Porém, metade podia comer apenas no período das 8h às 16h – permanecendo 16 horas sem se alimentar – enquanto os demais não passaram por limitações de horário.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

26/04/2022

Um novo implante cardíaco foi desenvolvido e já pode ser usado por pacientes brasileiros. O aparelho estimula o coração que não bate no ritmo que deveria, os marca-passos estão há cinco décadas salvando vidas.

O marca-passo mais comum é um sistema eletrônico com microprocessador implantado na clavícula, abaixo da pele. É alimentado por uma bateria de lítio e tem forma de uma moeda grande. Por meio de seus fios, chamados eletrodos, se conecta ao coração através de uma veia (vaso sanguíneo) que os leva ao coração, onde uma descarga elétrica é enviada trabalhando tanto como estimulador quanto sensor.

“O novo marcapasso, sem eletrodos, foi desenvolvido com o objetivo de evitar algumas complicações dos marcapassos convencionais, que são as infecções e as fraturas de eletrodos. Essa peça do marcapasso pode gerar uma complicação gravíssima ao ponto de o paciente ter de se submeter a cirurgias de grande risco. Foi pensando em evitar isso que esse novo tipo de marcapasso foi desenvolvido”, explica Dr. Caio Henrique, cardiologista e arritmologista pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

22/04/2022

Por dois anos, rostos cobertos em aeroportos e aviões eram um lembrete persistente do controle que a Covid-19 tinha nas viagens aéreas. O fim do mandato da máscara em aviões e outras formas de transporte marcou o mais recente avanço no esforço do setor aéreo para voltar ao normal.

Passageiros e tripulantes saudaram a decisão de um juiz federal contra o mandato na segunda-feira com uma mistura de alegria, alívio e alarme. Para alguns, a mudança introduziu um novo estresse porque a Covid-19 ainda está circulando e matando pessoas. Mas, para muitos outros, removeu uma importante fonte de tensão e desconforto.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

20/04/2022

Diante da revogação do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), anunciada pelo governo no domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preparou um documento que deve embasar resolução que ampliará a vigência das autorizações de uso emergencial de vacinas e de medicamentos contra a Covid-19. Integrante da agência afirmou ao GLOBO, em caráter reservado, que a ideia é “trabalhar pela manutenção desses produtos que ajudam a salvar vidas” diante da circulação do coronavírus e do risco de variantes de preocupação (VoC) — classificação dada à Delta e à Ômicron, por exemplo.

Na minuta técnica, obtida pelo GLOBO, a agência avalia que o Brasil vive um cenário de transição da pandemia a partir do avanço da vacinação e da queda dos números de casos e de mortes por Covid-19 e da transmissão do coronavírus.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

20/04/2022

Uma pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) traz uma perspectiva promissora em direção à cura da Doença de Parkinson. A doença é caracterizada pela morte precoce ou degeneração das células na região da substância negra do cérebro, responsável pela produção de dopamina (neurotransmissor). A ausência ou diminuição da dopamina afeta o sistema motor, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Há também sintomas não-motores, como alterações gastrointestinais, respiratórias e psiquiátricas, por exemplo. Não há cura, apenas controle dos sintomas.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

19/04/2022

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, órgão equivalente à Anvisa no Brasil, aprovou as alegações de que o uso de magnésio pode contribuir para a redução da pressão alta (hipertensão). Isso significa que fabricantes de suplementos de magnésio ou de produtos ricos e no mineral poderão descrever a relação nas embalagens.

A autorização foi uma resposta à petição apresentada pelo The Center for Magnesium Education and Research. A alegação de saúde dada pela FDA, em que fornece informações aos consumidores sobre as vantagens nutricionais e os benefícios à saúde de determinados alimentos ou nutrientes, afirma que há evidências que apoiam a relação do consumo do magnésio com a redução do risco de hipertensão, mas não há unanimidade entre as pesquisas.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

18/04/2022

Na semana passada, a Ferrero, fabricante do Kinder Ovo, anunciou o recall do chocolate em diversos países, após serem registrados mais de cem casos de intoxicação por Salmonella Typhimurium, associados ao consumo do produto. Os infectados são, em sua maioria, criança menores de 10 anos. O Brasil não está envolvido no recall voluntário desses produtos, já que os produtos comercializados aqui não são fabricados no mesmo local.

A salmonella é uma bactéria que pode causar uma infecção chamada salmonelose, popularmente conhecida como intoxicação alimentar. A doença ocorre devido a ingestão de alimentos contaminados, como ovos, carnes mal-cozidas, leite não pasteurizado e até mesmo a água.

Também pode haver transmissão de pessoa para pessoa. Por isso, a recomendação é que pessoas afetadas sigam boas práticas de higiene, como lavar bem as mãos após usar o banheiro e evitar manusear alimentos sempre que possível.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

18/04/2022

O fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), anunciado neste domingo (17), tem implicações em diversas áreas, desde a saúde à economia. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde identificou, somente na pasta, pelo menos 168 normativas cujos efeitos estão vinculados à vigência desse estado excepcional.

Para driblar as pressões do presidente Jair Bolsonaro e ao mesmo tempo atender à necessidade de um período maior de transição, o Ministério da Saúde chegou a cogitar a publicação de uma portaria suspendendo a Espin, mas cujo efeito só seria aplicado dentro de 90 dias.

Ao longo da pandemia, decretos e leis atrelaram desde medidas trabalhistas até critérios específicos sobre a compra e venda de insumos à vigência da Emergência em saúde. Mecanismos relacionados à Espin possibilitaram, por exemplo, ampliação do uso de teleconsultas, ou seja, consultas médicas feitas à distância; restrições de exportações de insumos ligados ao enfrentamento da pandemia; facilitações para importação de medicamentos, entre outras.

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

14/04/2022

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages vai testar a eficácia uma vacina inédita contra a toxoplasmose felina, doença para qual ainda não há imunizante. O estudo será realizado em parceria com a empresa francesa Vaxinano, desenvolvedora do produto e vinculada à Universidade de Lille, na França.

O imunizante que será testado foi desenvolvido em forma de spray intranasal, mais uma inovação da pesquisa. O objetivo da vacina é estimular a memória imune celular das mucosas dos felinos para reduzir ou impedir a eliminação de oocistos nas fezes, quebrando a primeira etapa da cadeia de transmissão do Toxoplasma gondii.. A expectativa é que o teste de eficácia dure cerca de dois anos.

Os protocolos para o teste de eficácia da vacina foram delineados pelo professor Andreas Lazaros Chryssafidis, do Departamento de Medicina Veterinária, que está conduzindo o estudo junto com sua equipe do Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias (Lapar).

Acesse a matéria completa no site Saudeemtela.com
Link na bio

14/04/2022

A medicina está sempre em busca de novas abordagens para tratar o alcoolismo, uma doença que mata cerca de 3 milhões de pessoas ao ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas as tentativas de extinguir a dependência muitas vezes esbarram nas limitações dos tratamentos e na tendência a recaídas dos pacientes. As esperanças no horizonte são duas velhas conhecidas dos pesquisadores: a cetamina e a psilocibina.
O poderoso anestésico e a substância alucinógena presente nos cogumelos mágicos foram investigados em estudos recentes com foco na fonte da dependência dentro do cérebro. Hoje, o alcoolismo costuma ser tratado com uma combinação de psicoterapia, uso de medicamentos e grupos de apoio. Entretanto, recaídas são comuns em pessoas que lutam contra o abuso de substâncias químicas.

Confira a matéria completa no site. Link na bio

Telephone