Elevavet - Cursos veterinários
Aprender nunca foi tão inovador!
🎓Conteúdo exclusivo para médicos veterinários e graduandos em medicina veterinária
Que a resistência bacteriana é um assunto de suma importância no mundo, todo mundo sabe, e que nós, veterinários somos um papel importante na luta contra isso, também não é novidade para ninguém. 🚨🚨🚨
Esse estudo, quentinho, recém publicado no JVAM, nos mostra o padrão de prescrições para infecção do trato urinário em cães, em clinicas particulares nos Estados Unidos, de 2010 a 2019, avaliando ainda quais foram as mudanças após a publicação dos guidelines da ISCAID (International Society for Companion Animal Infectious Diseases).
Foram avaliadas 461244 visitas ao veterinário por conta de infecção do trato urinário, sendo que em 389949 (85%), os animais saíram com a prescrição de pelo menos um antibiótico. 😨 Durante o período de 10 anos observado, visitas que não tiveram prescrição de antibiótico passou de 15% para 19,7%.
Os antibióticos mais prescritos eram da família das aminopenicilinas, em especial a amoxicilina com clavulanato, sendo considerada de primeira escolha nesses casos. A prescrição desse antibiótico passou de 2,5% para 10% durante o período. Já a de ampicilina reduziu com a publicção do primeiro guideline da ISCAID em 2011, de 22% para 7%, caindo para praticamente 0 com a publicação dos guidelines de 2019.
Cefalosporinas e fluoquinolonas foram listados para serem usados somente em casos bem específicos, ainda assim, o uso de cefalosporinas de terceira geração passou de 4 para 8%.
E ai? Qual sua rotina de prescrição de antibióticos?
Além da leitura desse artigo, sugerimos também a leitura das recomendações de prescrição do ISCAID DE 2019.
🤓📖📚
Sabe o que e síndrome cutâneo atópica felina? Volte um post e veja aqui a resposta do caso clínico.
Esse gatinho apresentava todos os padrões de lesão desta síndrome, e a lesão apresentada na foto é que se chama de dermatite miliar.
Vem com a gente que o Dr. Maurício Piovesan vai explicar um pouco sobre essa doença.
MV. Maurício Piovesan
- Medico Veterinário pela FMVZ-USP
- Residência em clínica médica de pequenos animais pela FMVZ-USP
- Residência em dermatologia de cães e gatos pela FMVZ-USP
- Primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV)
Curtiu o conteúdo? É só compartilhar!
Dia de botar conhecimento em prática!
Responde aqui nos comentários o que você acha que esse paciente apresenta ⬇️
Resposta e comentários amanhã!
Você sabe o que é a metodologia baseada em problema?
Problem based learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), é um método inovador de transmitir o conhecimento utilizando situações que o aluno encontrará no seu dia a dia, ou seja, os problemas diários que o profissional deve resolver.
Toda disrupção em qualquer que seja o cenário, gera inicialmente vários questionamentos e aqui não é diferente, mas cada vez mais essa metodologia tem sido inserida na nossa rotina e é assim que nossa empresa pretende ensinar.
Mesclar conhecimentos teóricos e práticos numa mesma aula foi nossa escolha para a democratização do conhecimento e para mantermos nossos alunos engajados e motivados, tornando o processo muito mais dinâmico para todos.
Você conhece esse método? Já experimentou algum aprendizado baseado nessa metodologia? Conta aqui pra gente!
Aprender nunca foi tão inovador!
De onde surgimos? Por que?
Vimos diante do cenário atual que o mercado veterinário precisa ser abastecido com plataformas de cursos dispostas a inovar a forma como esse conteúdo chega a você, aluno, para que sua experiência seja incrível. Nosso foco é que o conhecimento seja transmitido de forma ativa ao aluno, então buscamos novos métodos de ensino para que o aluno fixe o conteúdo solucionando problemas. Sabemos que se atualizar hoje em dia pode ser caro, e somos da opinião que conhecimento se paga passando pra frente, então trazemos a proposta que valores acessíveis a todos, para que você, graduando ou veterinário formado se capacite e se torne um profissional referência nesse mercado de trabalho tão competitivo.
Aprender nunca foi tão inovador!
Está preparado? Toda segunda a ElevaVET trará artigos de importância clínica para discussão.
Na nossa primeira “Segunda com EVIDÊNCIA” teremos um artigo recém saído do forno que mudou vários conceitos em relação a colangite nos felinos.
Em estudo retrospectivo, conduzido pela Sharon Center, foram avaliados 168 casos de colangite supurativa que foram atendidos no Hospital da Universidade de Cornell entre 1980 e 2019.
Os principais achados clínicos e laboratoriais foram: hiporexia (82%), hiperbilirrubinemia (80%), letargia (80%), vômito (80%), icterícia (67%), perda de peso (54%) e hipoalbuminemia (50%).
O artigo denotou a presença de colélitos em 42% dos quadros de colangite supurativa. A análise dos cálculos em vesícula biliar revelou que 61% desses era composto de carbonato de cálcio.
O prognóstico se mostrou estatisticamente pior para animais que apresentarem leucocitose, aumento de 2x da atividade de FA e hiperbilirrubinemia.
Gatos que realizaram a colecistectomia apresentaram diferença estatística na sobrevida em relação aos que só fizeram o tratamento clínico.
O artigo é aberto para download, mas caso queira o receber na integra envie o seu e-mail na DM.
Toda empresa séria deve ter bem definido sua missão, visão e valores. Aqui não poderia ser diferente, então compartilhamos aqui com vocês nossa estratégia organizacional. ❤️
MISSÃO
Oferecer educação continuada de máxima qualidade a veterinários graduandos e graduados, de modo a elevar o nível da Medicina Veterinária brasileira.
VISÃO
Ser referência na divulgação de conhecimento nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária, oferecendo conteúdos atualizados e aprofundados, pautados em evidências científicas, de forma acessível.
VALORES
Disciplina
Excelência
Credibilidade
Inovação
Respeito
Em breve uma mudança no cenário educacional virá para o benefício de todos! Aguardem
Mais que só mais uma empresa de cursos, uma empresa com o compromisso de elevar o grau de excelência dos médicos veterinários com ética, seriedade, preços acessíveis e consolidando o aprendizado de modo que os profissionais sejam altamente qualificados para a demanda atual do mercado veterinário.
Em breve!
Aprender nunca foi tão inovador!