Maria clara barbosa do carmo

Maria clara barbosa do carmo

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Maria clara barbosa do carmo, Psychologist, .

26/01/2023

O que não me mata, me torna mais forte”. Nietzsche, filósofo


Quem diz que nunca pensou em desistir ou se sentiu cansado, exausto está mentindo.


Afinal, quando se tem um objetivo desafiador para alcançar, como passar em um concurso ou residência, sabemos que a jornada não é fácil e os obstáculos são grandes.


Algumas pessoas privilegiadas conseguem ter a oportunidade de apenas se dedicar aos estudos e, mesmo assim, já é difícil lidar com a pressão, comentários e piadinhas: “Ah, você só estuda?”; “Quando vai arranjar um emprego?” e mais…


A maioria, no entanto, tem que dividir a rotina de estudos entre trabalho, filhas, família e mais! É realmente um trabalho para os super-heróis e heroínas do dia a dia. Afinal, nem todo herói usa capa, não é mesmo?!
Por isso, o cansaço é inevitável. Você vai se sentir casado. Em algum momento da história da humanidade alguém decidiu contar a grande mentira de que nós devemos nos sentir bem o tempo todo, sempre com um grande sorriso no rosto.


Mas a verdade é que, sim, nós cansamos, nos sentimos mal de vez em quando. E talvez não se culpar por isso já faz te sentir melhor.
Na verdade, buscar uma vida totalmente livre de estresse pode gerar mais estresse e nós acabamos nuca superando nossos principais desafios, de acordo com Alia Crum – professora de Psicologia de Stanford e escritora da Harvard Business Review.

Ela propôs que nós refletíssemos sobre algum momento em que tivemos um grande aprendizado ou que crescemos bastante, certamente houve algum nível de estresse envolvido ali.



Muitas vezes na loucura de alcançar uma meta ou um grande sonho, acabamos nos esquecendo de nós mesmos, pensamos em desistir, é verdade…


Esse post foi criado pra te lembrar de que quando você se sentir assim, tudo bem! Se você cansar, aprenda a descansar e não a desistir e, assim, você será INABALÁVEL! IMPARAVEL!

Gostou do conteúdo? compartilha com aquela amiga que precisa desse conselho.

12/09/2022

Você sabe o que um psicólogo faz? Embora a psicologia seja uma área que vem se desenvolvendo e crescendo a cada dia, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em torno de qual é, de fato, o trabalho de um psicólogo e como esse profissional pode realmente ajudar quem o procura.

Antes de mais nada, é muito importante que você entenda que o psicólogo enxerga cada paciente como um ser único: com seus contextos, complexidades, questões e históricos de vida, e que cada tipo de terapia desenvolvida exige do profissional um tipo de caminho a seguir.

Isso acontece principalmente porque cada pessoa tem o seu tempo, a sua maneira de enxergar e interpretar as situações vividas - seja pessoalmente ou profissionalmente - e as suas próprias maneiras de enxergar as barreiras emocionais e comportamentais que precisam ser quebradas com as suas próprias ferramentas – e o papel dos psicólogos é ajudar esse indivíduo a saber, exatamente, quais são essas ferramentas.

Em um primeiro momento o psicólogo busca entender o que trouxe o paciente ao consultório.

Quais são as suas aflições, as suas angústias e dúvidas e porque foi tomada a decisão de buscar o auxílio de um psicólogo.

Algumas perguntas, muitas vezes delicadas, precisam ser feitas nesse primeiro momento, para que o psicólogo possa entender todos os pontos da vida do paciente e assim dar início a um processo concreto e ef**az.
O papel principal do psicólogo é desatar os nós e as dúvidas que estão envolvendo a vida do paciente nesse momento.

Todos esses pontos somente poderão ser trabalhados através de muitas reflexões, questionamentos e, às vezes, até mesmo algumas atividades comportamentais que podem ser solicitadas pelo profissional ao longo do dia-a-dia do paciente.

É muito importante lembrar-se que o psicólogo é um profissional sério e capacitado para desenvolver esse trabalho e somente através de muito estudo somado às suas experiências é que um psicólogo pode realmente contribuir com o desenvolvimento de seu paciente.

Tem interesse em saber mais? Clique no link da Bio e agende sua consulta📲

22/08/2022

Tenha coragem e ousadia para perseguir seus sonhos. ❤

16/08/2022

O fardo que uma criança boazinha e exemplar carrega para a vida
Eu tenho trazido pra vocês vários conteúdos sobre criança interior, e como o nós vivemos na infância reflete na nossa vida adulta

Todos pensam que, se Joãozinho não dá trabalho, ele é bonzinho demais, não é preciso se preocupar com ele. Ledo engano!
A “doença” da criança boa é que elas não têm a experiência comum que quase todas as outras crianças tiveram de serem capazes de não só tolerar, mas lidar e canalizar os seus próprios sentimentos não tão bons/exemplares.

Ou seja, perdem um privilégio vital concedido à criança saudável: O de serem capazes de exibir lados comuns à humanidade, como bagunceiros, gananciosos, invejosos, egoístas e – ainda assim – serem tolerados, amados e educados a fazerem diferente pelos seus pais.

As crianças boazinhas só agem certo e têm medo de não serem mais amadas! No fim das contas, ser bom demais nem sempre é maravilhoso. É um fardo para a criança ser assim tão boa e perfeita como querem seus pais ou esperam a sociedade.

Estar dentro de uma “caixa”, de uma expectativa social, pode afastar o indivíduo da busca por quem ele é, bem como de uma experiência plena de infância.

E isso reflete quando a criança vira "adulto" pois, ela acaba carregando a bagagem de ser aquela criança perfeita e boazinha, isso trás inúmeros prejuízos emocional, em exemplos: nunca pedir ajuda, ser sempre auto suficiente perfeccionismo, viver uma vida pautada em agradar aos pais e a sociedade

Por isso lembre se sempre que as decisões e expectativas que você coloca hoje em uma criança pode machucar e prejudicar, fique atento.
, Me conta aqui você gostou do conteúdo de hoje?❤

12/08/2022

O medo de correr alguns riscos e se comprometer com as responsabilidades da vida podem contribuir com a procrastinação de objetivos, impedindo que você realize os seus tão almejados sonhos. A auto sabotagem consiste num ataque dirigido à própria pessoa.
Quando se percebe com a devida atenção, com certa frequência a sua mente cria mecanismos de ataque com pensamentos agressivos, julgamentos, culpa e vitimização, enchendo a sua cabeça e colocando você em estado de bloqueio e inércia. O resultado final: auto sabotagem.

O que é auto sabotagem?
A auto sabotagem é o comportamento consciente ou inconsciente de colocar obstáculos nas tarefas importantes que você precisa realizar ou na maneira como você se vê e se coloca diante do mundo.
Ela pode ser descrita pela combinação de sentimentos e pensamentos negativos acompanhados de comportamentos autodestrutivo.
Crenças disfuncionais a respeito da autoimagem, com pensamentos negativos que te fazem acreditar que você não é merecedor ou merecedora das suas conquistas.
A autocrítica faz parte da natureza humana, mas ela possui um limite saudável, pois isso tudo se reflete em nossas atitudes e decisões.

4 aspectos comuns das pessoas auto sabotadoras;
Não conseguem relaxar;
Procrastinam tarefas importantes;
Não se organizam;
Criticam-se o tempo todo.

Como enfrentar e prevenir auto sabotagem?
Identif**ar as suas potencialidades e se apropriando delas pode evitar que alguns gatilhos da auto sabotagem sejam acionados.

O processo psicoterapêutico é signif**ativamente válido nessa etapa de descobertas e, por isso, buscar a ajuda de um psicólogo é muito importante.
Um dos pontos mais importantes da terapia é trabalhar o autoconhecimento e a maneira como você se coloca no mundo.
Somente através do autoconhecimento você será capaz de identif**ar o que te motiva, o que te incomoda, o que te causa medo e o que te deixa inseguro, mas, principalmente, identif**ar quando pensamentos destrutivos são irreais e uma deturpação da verdade.Peça ajuda, agende já a sua consulta link na Bio
📲❤️

04/08/2022

O autoconhecimento evolui para o amor-próprio.E você pratica autoconhecimento?

30/07/2022

Muito se fala sobre a autoestima e o cultivo do amor próprio. Mas será que estamos no dia a dia adotando esse comportamento de forma efetiva e saudável?

A diretora do Instituto de Neolinguística Aplicada (INAp), Maíra Laranjeira, explica que é importante identif**armos dois tipos de condutas diferenciadas quando falamos sobre a autoestima que seria o amor condicional e o sentimento incondicional que independe das exigências e colocações estabelecidas pela sociedade.

O amor condicional é aquele que tem relação com o ego, ou seja, preciso me comportar de uma determinada forma para receber a aceitação que desejo.

Já o amor incondicional é associado à alma em que existe a expressão do eu real independente do quanto é o seu salário, do tamanho da roupa que veste e principalmente sobre o que os outros irão pensar sobre você.

“Cada um possui as próprias qualidades, por outro lado, a autoestima condicional diz que é preciso ter tantos amigos na rede social, um salário alto e o indivíduo depende do que faz e mostra para se sentir valorizado”

O ego é movido de acordo com o que as outras pessoas irão nos enxergar, pelos anseios do que desejaríamos ser. Já o amor próprio traz calmaria e aceitação sobre o que realmente somos, sem julgamentos próprios e sem aceitar julgamentos alheios.

Afinal, somos seres naturalmente limitados, repletos de defeitos e enquanto há vida estamos à frente de um turbilhão de mudanças e desenvolvimento pessoal. Será que nos preocupamos mais com o ego ou em propagar o amor incondicional?
´já salva esse post e envia pra aquela amiga sua❤

26/07/2022

Procrastinar é mais comum do que imaginamos.
Quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra.
Mas, ainda que seja um comportamento, muitas vezes, natural, ele precisa ser combatido.
Isso porque pode virar um grande problema.

Saiba, então, que procrastinar é a ação de adiar algo ou prolongar uma situação, Postergar, retardar, atrasar e prorrogar são alguns sinônimos.

Dizem por aí que procrastinação é “coisa de gente preguiçosa”.
Não é bem assim, a verdade é que a conduta pode ter causas psicológicas e fisiológicas.

A procrastinação pode estar ligada a distúrbios mentais, como ansiedade e problemas de autoestima.
Há quem deixe de realizar uma tarefa por medo de reprovação, assim, ela acaba f**ando sempre para depois.

Outra causa da procrastinação está relacionada ao cérebro, mais precisamente ao córtex pré-frontal.

Se há algo incomum com essa área, como uma lesão, por exemplo, o indivíduo pode sofrer mais com as distrações externas.

Isso ocorre porque o córtex pré-frontal é responsável, entre outras coisas, pelo controle dos impulsos e determinação do foco.

A procrastinação está intimamente ligada à saúde mental.

O procrastinador costuma postergar as tarefas com o intuito de obter bem-estar, mas, na verdade, a sensação é apenas imediata.
Conforme as demandas vão se acumulando, o gesto, que à primeira vista parecia simples, foge do controle.
E, com isso, várias emoções negativas vem à tona, como frustração, incapacidade e insegurança.

O ato de procrastinar pode fazer mal à sua saúde?
A procrastinação tem influência direta na saúde e qualidade de vida.
Isso ocorre porque, ao atrasar as atividades e não conseguir atender todas as demandas e compromissos, o indivíduo começa a se sentir mal, angustiado, sem energia e sobrecarregado.
Esses sentimentos, por sua vez, podem provocar estresse e ansiedade, ocasionando quadros de depressão e outras doenças.
O impacto na saúde também acontece porque o procrastinador sempre deixa aquela consulta ou exame médico para depois.
Ou, então, f**a prometendo iniciar a dieta e a rotina de exercícios físicos, mas nunca faz.
Me conta aqui, você já conhecia o signif**ado de procrastinar?

25/07/2022

Deixe morrer a escrava dos outros, e então viva, viva livre, sem medo de ser quem você é. Agende já a sua consulta, link na bio 📲

21/07/2022

vamos conversar sobre solidão e solitude?

Existe uma grande diferença entre solidão e solitude.

Solidão é quando a pessoa se sente sozinha e, por causa disso, sente a necessidade de estar sempre na companhia de alguém. Então vai ao cinema sempre acompanhada, faz compras acompanhada, etc.

Solitude é quando a pessoa está tão bem consigo mesma que não existe esse vazio dentro dela. Então não há nenhum problema em pegar um cinema sozinha ou algo do gênero porque a companhia dela basta. E se sente bem consigo mesma.

Então o que eu tenho para te dizer hoje é que você estar sozinha não é viver na solidão.

Busque autoconhecimento. Busque se conhecer, descobrir mais sobre você, tratar suas dores, melhorar seus pontos fortes e cuidar dos seus pontos fracos.
Terapia também é cuidado com você mesmo. SEJA SOLITUDE
Me conte aqui hoje. Você pratica solitude?

14/07/2022

A psicologia cognitiva. Esse campo estuda como o ser humano constrói e estrutura as percepções, os comportamentos, as ações e as visões de mundo a partir da realidade e das influências do meio em que está inserido.

Essa área se baseia em um ponto de vista evolucionista, pois trabalha com a teoria de que todos os processos mentais foram desenvolvidos para interagir melhor com o ambiente ao redor e ter maior chance de sobrevivência. São os sentidos que fazem a mediação entre o indivíduo e o ambiente que o cerca, por isso, o estudo dos processos de percepções e sensações é tão importante para entender como a mente funciona.

A psicologia cognitiva se instruiu de diversos processos mentais, tais como: a percepção, a criatividade, a tomada de decisão, a resolução de problemas, a representação, o raciocínio, a atenção e a atribuição de signif**ado. Um processo de coaching, por exemplo, assemelha-se à esse estudo, pois traz ao cliente o confronto de dados referentes à sua realidade. Ele também busca reforçar os aspectos positivos, ressignif**ar eventos ruins e sempre focar nos pontos favoráveis ao desenvolvimento do paciente. Me conta aqui nos comentários. Você sabia o que é psicologia cognitiva?

07/07/2022

Em que a terapia pode me ajudar?”. Quando alguém recebe a indicação de procurar um psicólogo, normalmente é a primeira dúvida que lhe surge à mente. Existem alguns desdobramentos desta interrogação do tipo: “O que ele vai me dizer que eu já não saiba?”, “Ele vai f**ar lá parado só me ouvindo?" Ou então: “Minha irmã foi em um psicólogo e detestou. Ele não entendeu nada do que ela disse e falou coisas que ela não concordou”.

É importante esclarecer estas dúvidas frequentes. O primeiro ponto fundamental de todas elas é que as pessoas tendem a generalizar a experiência vivenciada com um profissional para todos os demais. Ninguém diz assim: “Fui a um médico porque estava passando mal e ele nem me olhou nos olhos, não entendeu o meu problema e ainda deu o diagnóstico errado. Nunca mais vou em médico algum!”. Por mais estranho que possa parecer esta afirmativa, ela costuma ser aplicada à psicoterapia. Uma frustração experimentada com um terapeuta em particular é generalizada para todos os demais. Feita esta ressalva, podemos dizer que os benefícios de uma psicoterapia de qualidade são:

(1) Permitir à pessoa expor suas dificuldades num contexto de confiança, acolhimento e sigilo, o que, de início, já traz algum alívio.

(2) É um ambiente seguro onde a pessoa pode falar o que realmente a aflige sem correr o risco de ser julgada ou exposta pelo profissional. O sigilo é absoluto.

(3) Promover o autoconhecimento, tanto os aspectos positivos e saudáveis, (características de personalidade que desejamos manter), quanto dos aspectos negativos, ou seja, nossos comportamentos, desejos, pensamentos, formas de se relacionar que nos são prejudiciais e gostaríamos de superar.

A terapia não funciona como um oráculo da Grécia Antiga para onde as pessoas iam em busca de respostas prontas dadas pelas pitonisas, orientadas pelo Deus Apolo. Não. A proposta é respeitar a autonomia e a capacidade que cada ser humano tem de superar a si mesmo, pensar, refletir e construir o próprio caminho, como autor insubstituível da própria história. E vocês? Já tiveram algum desses pensamentos sobre a terapia?

24/06/2022

5 sinais da dependência emocional.
Link na bio para agendar sua consulta!

21/06/2022

Às vezes a liberdade está em simples palavras unidas em pequenas frases.

Me conta aqui, o que você sente sempre que diz essas duas frases?

16/06/2022

Me diz aqui, onde a sua mente está morando?

27/05/2022

Você conhece os seus LIMITES ?

Bom, nós temos, dentro de nós, DOIS tipos de LIMITES: aqueles que devem ser SUPERADOS e aqueles que devem ser RESPEITADOS.
Reconhecer a diferença entre eles é fundamental pra nossa saúde mental!

Os limites a serem SUPERADOS são aqueles impostos pelas nossas crenças limitantes, aqueles que nos fazem f**ar estagnados diante dos desafios e alimentam nossos medos e inseguranças.

Muitas vezes temos vontade de começar algo novo ou se aventurar naquilo que já começamos, mas nos limitamos de forma tão intensa que passamos a acreditar - criamos uma verdade - que não somos capazes ou que aquilo possui um nível de dificuldade insuperável.

E, ao mesmo tempo, temos aqueles limites que devem ser RESPEITADOS.

Esses são os que - verdadeiramente - nos preservam e nos auxiliam no processo de construção da autoestima saudável.

Respeitar esses limites é saber falar não quando necessário, saber reconhecer aquilo que é importante para nós e o que queremos manter nas nossas vidas.
É conseguir se retirar de um ambiente ou relação que não seja condizente com o que acreditamos.

Buscar a percepção desses dois tipos de limites é a BASE DO PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO.

Me conta aqui nos comentários se esse post te ajudou de alguma forma e qual sua ideia de LIMITES. 🥰

Website