Taís Ribeiro

Taís Ribeiro

Sou estudante de Nutrição e criei essa página para compartilhar um pouco do meu conhecimento.

08/04/2023

Chocolate faz bem? Depende do chocolate.
🍫A massa de cacau é o ingrediente mais importante para um chocolate de qualidade, é mais saudável por conter antioxidantes.
🍫No chocolate branco não tem massa de cacau, por isso é conhecido por não ter “qualidade”. A gordura vegetal hidrogenada ou trans, não é legal ter no chocolate por estar associada a doenças cardiovasculares.
🍫O chocolate branco é uma mistura de manteiga de cacau e outros ingredientes, contendo no mínimo 20% de cacau.
🍫O chocolate amargo é o que tem mais massa de cacau, podendo variar de 50% a 85%
📌O que o consumidor atual busca? Estão buscando produtos com maior teor de cacau. Esses, estão ganhando o mercado. Eles têm 6x mais quantidades de antioxidantes, precursor de serotonina, menor agregação plaquetária (compostos fenólicos, que ajudam o coração) e possuem cafeína.
💡Novidade: chegou ao brasil em 2019, chocolate rosa, ou rubi (cacau rubi): tem 33% de cacau, maior teor de flavonoides, por isso a coloração. O processamento não destrói os flavonóides por isso a coloração. Sensorial, é cremoso, frutado, cítrico, levemente adocicado.

Photos from Taís Ribeiro's post 03/01/2020

Como a sua alimentação impacta o meio ambiente?
Quando falamos sobre sustentabilidade, o que vem à nossa cabeça é reciclagem, economia de água ou incentivo ao uso de biocombustíveis. Muitos se esquecem, porém, de um dos hábitos mais danosos ao meio ambiente: o ato de se alimentar.
Nossa alimentação cada vez mais preocupa ambientalistas. O problema não está em comer, de fato, mas no que colocamos no prato e no que é desperdiçado antes ou depois dele.
Com o avanço da tecnologia, hoje temos muito mais comida à nossa disposição do que décadas atrás. Mas a produção de alimentos em escala “industrial” mostra hoje seu preço, como o uso demasiado dos recursos naturais. De acordo com a Global Footprint Network, organização de pesquisa que combate o aquecimento global, seriam necessários 4 planetas Terra para sustentar o mesmo ritmo de consumo da população mundial até 2050.
Mas nem sempre foi assim. De 1950 a 2010, a população mundial aumentou 3 vezes, indo a cerca de 7 bilhões de pessoas. Neste mesmo período, a quantidade de bens e serviços utilizados aumentou 3,6 vezes.
“Triplicamos os padrões de consumo, e isso tem um impacto gigantesco para o clima e meio ambiente, agravando problemas como o aquecimento global, a poluição e a desertificação”, explica Denise Conselheiro, gerente de educação do Instituto Akatu, organização que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente.

Com a fartura e preços mais competitivos, perdemos hábitos antigos que ― inconscientemente ― ajudavam o planeta, como aproveitar completamente os alimentos, evitar desperdícios, comprar o necessário e comer menos carne.
https://www.huffpostbrasil.com/entry/alimentacao-meio-ambiente_br_5c5d757de4b0650f4c0d2011

28/12/2019

A Pirâmide Alimentar é um tipo de gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes.

Importante ressaltar que a principal finalidade dessa organização, consiste em fornecer informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada.

28/12/2019

Website