Maria Eunice

Maria Eunice

Conteúdos de qualidade e descomplicados sobre saúde e bem-estar!

08/10/2023

Dica do dia!

07/10/2023

Apesar de todas as comidas te darem energia, algumas delas contêm nutrientes que podem ajudar a elevar seus níveis de energia e mantê-la alerta e com foco durante todo o dia. Aqui está uma lista de 27 alimentos que podem, comprovadamente, ajudar a melhorar seus níveis de energia.

1. Bananas

As bananas podem ser um dos melhores alimentos para te dar energia. Elas são uma excelente fonte de carboidratos complexos, potássio e vitamina B6 – todos os quais podem te ajudar a aumentar sua energia.

2. Peixes gordos

Peixes gordos como salmão e atum são boas fontes de proteína, ácidos graxos e vitaminas B, se tornando ótimas opções para serem incluídas em sua dieta.

Uma porção de salmão ou atum te proporciona a quantidade diária recomendada de omega-3 e vitamina B12.

O omega-3 já demonstrou poder reduzir inflamações, que são causas comuns da fadiga.

Inclusive, alguns estudos determinaram que a ingestão de suplementos de omega-3 podem diminuir a fadiga, especialmente em pacientes com, ou se recuperando de, um câncer.

3. Arroz integral

O arroz integral é uma comida bastante nutritiva. Comparado ao arroz branco, ele é menos processado e retém um maior valor nutricional em forma de fibras, vitaminas e minerais.

50 gramas de arroz integral contêm 2 gramas de fibra e fornece uma boa porção da sua ingestão diária recomendada (IDR) de manganês, um mineral que ajuda as enzimas a quebrarem os carboidratos e as proteínas a gerarem energia.

Adicionado a isso, graças à seu conteúdo fibroso, o arroz integral tem um teor baixo de glicemia. Sendo assim, ele pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e estimulam a manter níveis de energia regulares ao longo do dia.

4. Batata doce

Além de serem deliciosas, as batatas doce são uma fonte de energia nutritiva para quem procura de uma energia a mais.

Uma porção de 100 gramas de batata doce podem conter até 25 gramas de carboidratos complexos, 3.1 gramas de fibras, 25% da sua IDR de manganês e impressionantes 564% da sua IDR de vitamina A.

Graças às quantidades de carboidratos complexos e fibras das batatas doce, seu corpo as digere de forma lenta, o que te proporciona uma fonte de energia consistente.

5. Café

O café pode ser o primeiro alimento a vir em sua mente quando você procura algo que te dê energia.

Ele é rico em cafeína, que pode passar, rapidamente, da sua corrente sanguínea para o seu cérebro e inibir a atividade da adenosina, um neurotransmissor que acalma seu sistema nervoso central.

Como resultado, a produção de epinefrina – um hormônio que estimula seu corpo e seu cérebro – aumenta.

Apesar do café carregar apenas 2 calorias por xícara, seus efeitos estimulantes podem fazer com que você se sinta alerta e com foco.

Não é recomendado o consumo diário de mais de 400mg de cafeína ou, em torno de, 4 xícaras de café.

6. Ovos

Ovos não são somente um alimento tremendamente satisfatório, como eles também são cheios de energia e podem te ajudar a energizar seu dia.

Eles são repletos de proteína, o que te garante uma quantidade regular de energia.

Somado a isso, a leucina é o aminoácido mais abundante nos ovos, e ela é conhecida por estimular a produção de energia de diversas formas.

A leucina pode ajudar as células a absorverem mais açúcar do sangue, estimulando a produção de energia nas células e aumentando-a por meio da quebra de gordura.

No mais, os ovos também são ricos em vitamina B. Essas vitaminas ajudam as enzimas a realizarem seus papéis no processo de transformar comida em energia.

7. Maçãs

Maçãs são uma das frutas mais populares no mundo e elas são, também, uma boa fonte de carboidratos e fibras.

Uma maçã de tamanho médio (100 gramas) contém por volta de 14 gramas de carboidratos, 10 gramas de açúcar e até 2.1 gramas de fibra.

Por conta da sua composição rica em açúcares e fibras, maçãs podem fornecer uma liberação de energia lenta e contínua.

No mais, elas possuem também uma composição rica em antioxidantes. Pesquisas têm mostrado que antioxidantes podem diminuir a digestão de carboidratos, fazendo com que eles liberem energia por um período de tempo mais longo.

Por último, recomenda-se que a maçã seja consumida com casca e tudo, para que se possa aproveitar os benefícios das fibras da sua casca.

8. Água

A água é essencial para a vida. Ela é envolvida em várias funções celulares, incluindo a produção de energia.

Não beber água o suficiente pode levar à desidratação, que pode diminuir as funções do seu corpo, te deixando com a sensação de cansaço e lentidão.

Beber água pode te trazer um estímulo de energia e ajudar a lutar contra as sensações da fadiga.

Você pode evitar a desidratação ao beber água, mesmo quando não estiver com sede. Tente beber água regularmente ao longo do dia.

9. Chocolate Amargo

O chocolate amargo possui uma maior concentração de cacau em comparação ao chocolate ao leite ou chocolate branco.

Os antioxidantes presentes no cacau já demonstraram causar vários benefícios à saúde, como o aumento de circulação sanguínea pelo seu corpo.

Esse efeito ajuda na entrega de oxigênio ao cérebro e músculos, melhorando suas funções. Isso pode ser de grande ajuda, principalmente, durante a prática de exercícios físicos.

Adicionado a isso, o aumento da circulação sanguínea causada pelos antioxidantes do cacau podem ajudar na redução da fadiga mental e melhorar o humor.

O chocolate amargo também contém compostos estimuladores, como a teobromina e a cafeína, que já provaram melhorar a energia mental e o humor.

10. Erva Mate

A erva-mate é uma bebida feita com as folhas secas de uma planta nativa da América do Sul. Ela tem demonstrado trazer muitos benefícios para a saúde.

A erva-mate contém antioxidantes e cafeína. Uma xícara pode oferecer cerca de 85 mg de cafeína, que é semelhante à quantidade presente em uma xícara pequena de café.

A cafeína da erva-mate promove a produção do hormônio epinefrina, que aumenta a energia. No entanto, ao contrário de outros estimulantes, a erva-mate não parece afetar a pressão arterial ou a frequência cardíaca.

Pesquisas em animais sugeriram que a erva-mate pode melhorar o foco mental e o humor.

06/10/2023

Muitas pessoas acreditam que se um alimento é considerado saudável, pode ser consumido sem limites. No entanto, isso não é necessariamente verdade, pois alguns deles podem colocar a dieta em risco quando consumidos em excesso. Além disso, dependendo da forma como ele é preparado, também pode ficar mais calórico.

Frutas
As frutas possuem alto índice glicêmico e altas doses de frutose (um açúcar monossacarídeo natural, presente nas frutas, no mel e em alguns vegetais), sendo mais doces podem esconder altas calorias.

"Abacate, banana, caqui e coco estão entre as mais calóricas; podem então ser utilizadas para sanar a vontade de doce em uma dieta restritiva, mas não devem ser as escolhas de quem está buscando perder peso", diz.

Entre as frutas menos calóricas, temos o morango, maçã, pera ou kiwi. No entanto, se as opções forem as frutas secas, é preciso compreender que, mesmo desidratadas, elas continuam contendo a frutose.

Saladas
Ainda que sejam absolutamente saudáveis, as saladas também precisam ser bem escolhidas. Não adianta um prato todo colorido, predominantemente verde, mas que seja regado a molhos gordurosos à base de queijos, adocicados ou feitos com creme de leite, por exemplo. Nessas situações, é melhor até optar por carboidratos do que por saladas cheias de gorduras.

Barrinhas de cereal
O cereal é um ingrediente mais calórico e possui carboidrato. As barrinhas que são adoçadas com mel ou contêm alguma dose de açúcar podem trazer muitas calorias, principalmente as que são combinadas com chocolate. A melhor opção são as versões feitas com proteínas e, mesmo assim, a atenção deve ser bem importante na rotulagem.

05/10/2023

Pão integral, ovo mexido e vitamina de banana

Você pode optar pelo pão francês ou de forma, o francês é mais natural, possui menos ingredientes e conservantes. Pode colocar o ovo mexido no pão e bater o leite de sua preferência, vegetal ou de vaca, com banana para uma vitamina. A banana já é docinha, então se o gosto estiver do seu agrado, pode evitar a adição de açúcar ou adoçante.

Panqueca de banana e iogurte com granola

Na panqueca de banana vão os ovos, a fruta amassada e você pode usar aveia ao invés de farinha de trigo, a aveia tem mais fibras e proteínas.

Tapioca com queijo branco e orégano e iogurte batido com morango

Para não ficar tão aguado, o queijo branco pode ser grelhado na frigideira. Isso vai fazer até mesmo com que o sabor do queijo fique mais apurado. O iogurte não precisa ser só de colher, se bater com uma fruta aguada, como o morango, ele ficará menos cremoso.

Omelete e creme de mamão

Na omelete acrescente os ingredientes que gostar, você pode também fazer uma crepioca, adicionando a farinha de tapioca nos ovos batidos antes de levar à frigideira. Para o creme de mamão, um pouquinho de água ou leite serão o suficiente para bater a fruta no liquidificador ou processador. Você pode adicionar flocos de aveia, chia, linhaça ou granola por cima.

Pão integral com azeite e iogurte com mel

Esquente um pouco de azeite na frigideira e doure seu pãozinho, você pode salpicar temperos naturais ou sal por cima para realçar o sabor. O iogurte pode ser adoçado com mel e sementes são bem vindas para dar textura e mais fibras ao cardápio.

05/10/2023

Marque aqui alguém que precisa desse lembrete!

05/10/2023

A ingestão do suco verde funcionará como uma aliada ao tratamento. A lista de benefícios mais comuns do suco verde são:

Renovação do funcionamento fisiológico do aparelho digestivo.

Aumento da vitalidade e a energia

Melhora da circulação.

Fortalecimento do sistema imunológico.

Retarda processos de envelhecimento.

Contribui para saúde da pele, unha e cabelos.

Ajuda a desinchar.

As fibras, vitaminas, minerais presentes no suco verde ajudam a desintoxicar o organismo.

A clorofila, presente nas folhas verdes, ajuda a eliminar toxinas, melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.

Aceleração do metabolismo.

Alto poder de saciedade graças às fibras presentes no suco.

Se você nunca tomou suco verde, pode acrescentá-lo em sua rotina sem medo. Mesmo que você não possa tomar o suco diariamente, duas ou três vezes por semana já é um bom começo.

05/10/2023

Mitos enraizados sobre a alimentação atrapalham as escolhas e a forma adequada de se combinar vegetais, proteínas e carboidratos para alcançar equilíbrio e maior benefício nutricional, por isso, é importante ficar atento e saber distinguir a verdade sobre os alimentos.

05/10/2023

Você sabe o que são alimentos termogênicos? São substâncias que, quando consumidas, geram um aumento expressivo na taxa metabólica, a taxa na qual o corpo queima calorias. A ingestão de nutrientes termogênicos provoca um aumento na produção de calor pelo corpo como resultado dos custos metabólicos de digestão, absorção, metabolismo e armazenamento. Há alimentos que promovem um maior efeito termogênico do que outros, podendo ser excelentes aliados do emagrecimento. Conheça a seguir termogênicos naturais para incluir na sua dieta.

05/10/2023

Não deixe a correria da rotina atrapalhar a busca por uma alimentação saudável!

05/10/2023

Muito mais do que conferir cor e sabor a diversos pratos, os benefícios da beterraba para a nossa saúde vão desde o combate ao envelhecimento até a potencialização de tratamentos contra o câncer, passando pela proteção ao coração e a manutenção do desejo sexual.

Se você já é fã dessa hortaliça de coloração viva e sabor adocicado, saiba que suas propriedades não se resumem apenas à raiz. Na verdade, os talos e as folhas também são riquíssimos em vitaminas e minerais, muitas vezes se destacando mais do que a parte roxa que consumimos habitualmente.

05/10/2023

Para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, os cereais são indispensáveis pois proporcionam uma alimentação nutritiva e favorece a perda de peso sem comprometer a saúde.

05/10/2023

O farelo de aveia ajuda a diminuir o colesterol "ruim", combater a prisão de ventre, emagrecer e evitar a diabetes. Isso porque esse cereal é rico em fibras que facilitam a evacuação, promovem a saciedade e equilibram os níveis de glicose no sangue.

Obtido a partir da casca da aveia, o farelo de aveia também é rico em minerais, como magnésio e fósforo, que melhoram o humor e evitam o surgimento de situações como quedas e osteoporose.

O farelo de aveia pode ser misturado ao iogurte, saladas de frutas, vitaminas e sucos, e também pode ser usado em receitas como mingau, bolos, pães, biscoitos.

Website