Bendita Erva

Bendita Erva

Compartilhar conhecimentos sobre ervas e plantas medicinais; como identifica-las ; como fazer uso cor

16/07/2023
01/07/2023

O abacate é uma fruta rica em benefícios para a nossa saúde.

Boa parte das pessoas certamente sabe disso.

O que muito pouca gente sabe é que o caroço (ou a semente) de abacate é um tesouro medicinal.

E somente o desconhecimento justifica o fato de que se coma o abacate e não se aproveite o caroço.

Então você deve estar perguntando: "Mas como eu vou usar o caroço?"

Existem várias maneiras e uma delas vamos ensinar adiante.

Mas antes vamos mostrar um pouco dos poderes do caroço de abacate.

O caroço de abacate é um potente antifúngico e antibiótico natural.

Ele combate fungos, como a cândida, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.

As propriedades anti-inflamatórias do caroço de abacate ajudam os que sofrem com doenças que atingem as articulações, como artrite e tendinite.

Ele também aumenta as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico.

E alivia diarreias e inflamações no aparelho digestivo, prevenindo a formação de úlceras gástricas.

Por possuir atividade termogênica, o caroço de abacate ajuda a eliminar gordura localizada.

Os índios confiam muito no poder curativo do caroço e o utilizam para tratar desde diarreias, dores musculares, furúnculos, transtornos nos rins e fígado até males mais sérios, como catarata, epilepsia e problemas na tireoide.

A semente do abacate possui também propriedades anticâncer.

Em um estudo publicado na revista Pharmaceutical Biology, os pesquisadores da Universidade de Antioquia, em Medellín, Colômbia, mostraram que o extrato do caroço de abacate levou células de leucemia a se autodestruir.

Em outro estudo, publicado na revista científica Cancer Research, os pesquisadores descobriram que um composto encontrado no extrato de semente de abacate chamado de vocation B foi eficaz contra células de leucemia mieloide aguda.​

Acabou?

Não!

Segundo estudo publicado na revista Plant Foods for Human Nutrition, a farinha do caroço de abacate revelou-se capaz de reduzir o mau colesterol e o colesterol total em ratos.

Os pesquisadores acreditam que a semente de abacate pode oferecer proteção contra a formação de placa arterial.

E isso se deve à fibra dietética encontrada no caroço do abacate, que também pode ajudar a combater a hipertensão e o diabetes.
Mas finalmente como usar o caroço de abacate?

Como dissemos, há várias formas.
Duas delas são o extrato e a farinha do caroço de abacate.

Anote as receitas:

EXTRATO

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) do caroço de abacate ralado

Meio litro de vinho branco

MODO DE PREPARO

Coloque quatro colheres (sopa) de caroço de abacate dentro de meio litro de vinho branco.

Deixe descansar por sete dias.

Tome dois cálices diariamente, à tarde e à noite.

Mas não exceda a dose, pois pode provocar irritação gástrica.

FARINHA

INGREDIENTES

1 caroço de abacate

MODO DE PREPARO

Rale o caroço e coloque-o no sol, coberto por um tecido como para secar.

Depois, bata no liquidificador e passe numa peneira bem fina.

Conserve num pote bem fechado, na geladeira, e tome 1 colher (sopa) nas refeições.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Compartilhe com seus colegas !!!

24/06/2023

CARQUEJA: 👇
1. Ajudar a controlar a glicemia
Alguns estudos mostram que a carqueja pode ser uma importante aliada no tratamento da diabetes devido aos flavonoides na sua composição, como apigenina, luteolina e quercetina, que agem regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que permite controlar os níveis de açúcar no sangue mais facilmente.
2. Diminuir a pressão arterial
A carqueja ajuda a diminuir a pressão arterial devido à sua ação diurética, que aumenta a eliminação de líquidos do corpo. Isso faz com que o volume de líquidos nos vasos sanguíneos diminua, reduzindo também o esforço que o coração precisa fazer para bombear o sangue e, consequentemente, diminuindo a pressão arterial.
3. Combater a retenção de líquidos
Por possuir efeito diurético, devido às grandes quantidades de flavonoides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e clorogênico, a carqueja estimula a eliminação de líquidos através da urina, combatendo o inchaço e a retenção de líquidos.
4. Fortalecer o sistema imune
A carqueja é rica em antioxidantes, como quercetina e rutina, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções. or isso, a carqueja pode ajudar a fortalecer o sistema imune, sendo útil para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, por exemplo.
5. Melhorar o funcionamento do fígado
Os flavonoides presentes na carqueja possuem forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células do fígado, além de estimular a produção de células hepáticas saudáveis.
Além disso, por causa das suas propriedades antioxidantes, a carqueja tem um efeito protetor no fígado, diminuindo o acúmulo de gordura que pode causar o fígado gordo, por exemplo.
6. Diminuir o colesterol ruim
As saponinas presentes na carqueja ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, pois reduzem a absorção de colesterol no intestino. Além disso, as saponinas da carqueja também aumentam a eliminação de colesterol nas fezes.
7. Ajudar no combate a inflamações
A carqueja é rica em flavonoides como rutina, luteolina e apigenina, que funcionam como anti-inflamatórios potentes, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas e citocinas. Assim, o uso desta planta pode ser muito útil no tratamento de inflamações na garganta como amigdalite, no estômago, como gastrite ou úlcera, e no intestino, como gastroenterite, por exemplo.
8. Auxiliar no tratamento da gastrite
Os flavonoides presentes na carqueja ajudam a controlar os ácidos do estômago. Dessa forma, a planta pode ser muito útil para auxiliar no tratamento da gastrite.
Além disso, a carqueja tem uma ação protetora do estômago, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem os danos nas células do estômago que podem causar problemas gástricos como azia ou úlcera.
9. Ajudar a emagrecer
A carqueja possui flavonóides e ácidos cafeico e clorogênico com propriedades antioxidantes e diuréticas, que ajudam a eliminar líquidos que podem causar excesso de peso, especialmente quando a carqueja é utilizada na forma de tintura
Além disso, o ácido cafeico da carqueja, tem efeito termogênico, o que ajuda a aumentar o metabolismo e a queima de gordura, contribuindo para o emagrecimento.
10. Combater vermes intestinais
A carqueja possui um óleo essencial que agem causando a paralisia e a morte de alguns vermes intestinais, especialmente Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. Além disso, o óleo essencial da carqueja inibe a produção de ovos dos vermes no intestino, o que contribui para combater a esquistossomose e impedir a transmissão da doença para outras pessoas.

22/06/2023

NÃO É MISTICISMO,É CIÊNCIA ! SAL GROSSO
Algumas pessoas entendem que Sal Grosso é apenas misticismo, mas não é não, presta atenção:
De forma científica, a frequência vibracional do Sal Grosso é da ordem de 728 THz (Tera-hertz) e seu comprimento de onda é de exatos 415 nm (nanômetros).
Estas são as mesmas características da cor violeta que possui frequência entre 668 e 789 Thz com um comprimento de onda entre 380 e 450 nm.

Portanto o Sal Grosso possui os mesmos efeitos da onda de cor violeta, e é capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.
O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.
Muitos povos antigos usavam o sal para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo de energias negativas. E isso permanece até os dias atuais.

As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa, por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve.
Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente.
Em dois ou três dias, já se percebe a diferença. Quando se formam bolhas é hora de renovar a salmoura.

A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes.
Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.
A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite, no quarto, para que o sono não seja perturbado.

Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja. Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, coloca-se uma fila de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada.
A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.
Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

Outra tradição, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal.
Usa-se sal marinho seco, num pires branco, colocado atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra.
É barato, fácil de encontrar, pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético!

NÃO É MISTICISMO,É CIÊNCIA !

Autor da Própria Saúde - Manga [asma, bronquite, diabetes, câncer, reumatismo, obesidade] 08/06/2023

Manga – Mangifera indica
Você sabia que a parte da mangueira que mais usamos medicinalmente são as folhas? Esta fruta é muito consumida em todo o mundo.
Seu principal princípio ativo é a mangiferina que tem inúmeras propriedades medicinais e pode ser encontrada em todas as partes da planta, contudo suas maiores concentrações estão na casca do tronco e nas folhas novas, popularmente muito utilizadas em várias preparações medicinais.
O uso da mangiferina é seguro, não sendo encontrados efeitos colaterais relevantes nas doses recomendadas. Somente pessoas alérgicas a manga ou a algum de seus princípios ativos não devem usar a mangiferina.
O extrato da casca do tronco apresenta ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de doenças inflamatórias crônicas, como reumatismo e artrite. É um bom estimulante do sistema imunológico.
A mangiferina demonstrou excelente ação contra o câncer do intestino. Ainda contra doenças autoimunes teve excelente ação reduzindo e controlando o sistema imunológico. Com a excelente ação contra alergias crônicas.
Outra propriedade é a antitérmica, ou seja, controla as febres!
Demonstrou ação inibidora de convulsões em crises epilépticas induzidas.
Estudos constataram sua segurança e efetividade tanto em prevenir, quanto em combater a periodontite.
Foi verificada atividade gastroprotetora, prevenindo contra lesões contra o tecido estomacal. A mangiferina foi capaz de reduzir em até 60% a sensação de dor em cobaias.
Teve um efeito relaxante evitando ou atenuando as crises de asma alérgica, principalmente em associação com ômega 3. Ainda, apresentou excelente ação anti-inflamatória para o pulmão, servindo contra bronquites, pneumonia e asma, além de apresentar efeito antibiótico contra bactérias pulmonares.
Outra ação é a proteção cerebral contra danos causados pela isquemia.
Suas folhas e casca do tronco apresentam apreciável atividade antidiabética, reduzindo as taxas de açúcar, com efeito semelhante a medicamentos comerciais utilizados para controle da diabetes.
Os extratos das folhas se mostraram eficientes no controle do colesterol e ainda uma excelente ação antioxidante.
Demonstrou-se que o extrato das folhas foi muito eficiente em prevenir danos ao fígado e ao cérebro causados pela obesidade.
As sementes, sem sua casca dura, tem forte ação antidiarreica.
Extratos das cascas dos frutos demonstraram potencial antioxidante.
Você já conhecia esses poderes medicinais da Manga?
https://www.youtube.com/watch?v=4on8XX6FIDQ&t=1341s

Autor da Própria Saúde - Manga [asma, bronquite, diabetes, câncer, reumatismo, obesidade] Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos vídeos e dicas de saúde em seu email.E, ainda receba GARTUITAMENTE o E-book Farmácia na Quitanda.Um presente ...

06/06/2023

Cúrcuma: açafrão-da-terra
"Além de ter um grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e até reduzir o colesterol alto", afirma a médica nutróloga Dra. Marianna Magri, especialista em emagrecimento.

Ou seja, trata-se de uma planta cheia de nutrientes, como as vitaminas C e B6, que são importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais como o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.

Além disso, a cúrcuma tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol), cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e doses de proteína e fibras. Ou seja, é um superalimento.

A Dra. Marianna Magri destaca os principais benefícios da cúrcuma para o corpo:

Melhora a digestão;
Ajuda na perda de peso;
Combate resfriados e gripes;
Evita crises de asma;
Desintoxica e trata problemas de fígado;
Regula a flora intestinal;
Regula o colesterol;
Combate o câncer;
Alivia torções;
Favorece a saúde oral;
Estimular o sistema imune;
É termogênica;
Tem ação antidepressiva;
Alivia inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;
Melhora a resposta anti-inflamatória do organismo;
Reduz os sintomas da TPM;
Aumenta a libido.

06/06/2023

Faça boas escolhas na alimentação...👇

05/06/2023

''O Senhor Deus fez nascer então do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento''
Gênesis 2:9

05/06/2023

Bom Dia!!!
Disse Deus: "Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.
Gênesis 1:29

04/06/2023

ERVA BALEEIRA

A erva-baleeira (Cordia verbenacea) é uma planta medicinal originária do Brasil e amplamente utilizada na medicina popular como um anti-inflamatório natural. Ela é conhecida por possuir propriedades analgésicas, antirreumáticas, antiespasmódicas e expectorantes.
A erva-baleeira é utilizada principalmente para tratar problemas controlados, como asma, bronquite, tosse e sinusite. Ela é capaz de dilatar as vias respiratórias e ajudar a expelir o muco, o que facilita os atletas. Além disso, ela também é utilizada para aliviar dores musculares, artrite e dores de cabeça.
Os compostos ativos da erva-baleeira incluem quinonas, extratos fenólicos, terpenos e flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns estudos apreciados que a erva-baleeira também podem ser úteis no tratamento de problemas gastrointestinais, como úlceras e gastrite.
A erva-baleeira pode ser consumida em forma de chá, tintura ou cápsula. No entanto, é importante destacar que seu uso deve ser feito com cautela e sob orientação médica, pois o seu uso excessivo pode causar efeitos colaterais, como náuseas e vômitos gástricos.
Em resumo, a erva-baleeira é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, amplamente utilizada na medicina popular brasileira para tratar problemas controlados e musculares. Embora seja considerado seguro, seu uso deve ser orientado por um profissional de saúde.
A erva-baleeira (Cordia verbenacea) é uma planta medicinal muito utilizada na medicina popular brasileira. Entre os seus possíveis benefícios, podemos destacar:
Ação antiinflamatória
Ação analgésica
Alívio da dor muscular
Alívio da dor de cabeça
Alívio de dores reumáticas
Alívio de dores articulares
Ação antiespasmódica
Ação expectorante
Ação broncodilatadora
alivio da tosse
Ação antibacteriana
Ação antifúngica
Ação antioxidante
Ação anti-hipertensiva
Ação diurética
Ação digestiva
Ação cicatrizante
Ação imunoestimulante
Alívio de sintomas de gripes e resfriados
Ação relaxante e calmante.

Website