filipedenki
Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from filipedenki, Lawyer & Law Firm, .
Concedi entrevista a Forbes Brasil em matéria intitulada, “Crédito escasso pode causar recorde nas recuperações judiciais em 2023”, nela faço uma análise do represamento dos pedidos de recuperação judicial em 2021 e 2022 em razão da grave crise econômica causada pela pandemia e traço um panorama acerca do aumento de pedidos de RJ em 2023 e suas causas. Por fim analiso os grandes casos ajuizados este ano, Americanas, Oi e mais recentemente Cervejaria Petrópolis.
Nesse final de semana tive a oportunidade de ministrar o módulo de recuperação judicial do ME e EPP e recuperação extrajudicial para a turma da Pós Graduação em Direito Empresarial da PUC/GO. Foi um motivo de muita alegria retornar a minha “alma mater” agora na qualidade de professor de pós graduação. Infelizmente por causa da correria da advocacia não posso dedicar mais tempo a docência mas sempre que posso disponibilizo tempo para compartilhar conhecimento e experiência. Como reiteradas vezes menciono em minhas postagens nada mais gratificante na profissão do que compartilhar conhecimento e experiência. Agradeço ao coordenador da especialização e pelo convite.
Essa semana concedi entrevista para a Folha de São Paulo para comentar os números divulgados pela Serasa acerca do salto de pedidos de recuperação judicial no mês de fevereiro. Nela explico que em função da alta taxa de juros, baixo crescimento econômico e represamento dos pedidos de recuperação judicial durante a pandemia que existe uma grande possibilidade de 2023 ter um grande número de pedidos de recuperação judicial semelhante ao ano 2016 ano que mais tivemos pedidos desde que nossa lei entrou em vigor em 2005.
Ontem foi a posse da 50ª Diretoria da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás. Tomei posse na qualidade de conselheiro. O meu objetivo é colocar a disposição do setor produtivo nossa expertise na área empresarial e auxiliá-los no enfrentamento dos desafios e crises empresariais. Agradeço ao presidente e ao vice pela confiança. Contem comigo para o que der e vier.
A viagem a Nova Iorque está chegando ao fim. A opinião do post anterior se confirmou, Nova Iorque é incrível, me senti como se tivesse encontrado minha cidade no mundo, muitos esportes com jogos que são verdadeiros espetáculos, entretenimento para todos os gostos e bolsos, música POP/Rock, transporte coletivo de qualidade, acesso ao consumo a um preço justo e excelente culinária. Roma continua sendo uma das prediletas mas se pudesse escolher além de Goiânia (Brasil) para viver, Nova Iorque seria uma forte candidata. A cidade um até breve.
Nova Iorque é uma cidade incrível, com certeza está no meu TOP e olha que estamos apenas na metade da viagem. Estávamos com viagem marcada para março de 2020 e infelizmente foi cancelada por causa da pandemia. Assistir um espetáculo da Broadway (The Lion King) e um jogo da NBA (NY Knicks - Brooklin Nets) até agora foram os pontos altos. Também não poderia deixar de falar das comidas, cookies, brownies, sanduíches, croissants, refrigerantes e comidas do mundo todo. Ansioso para o que os próximos dias nos reservam.
Foi publicado na última semana (23/02) no site Consultor Jurídico e disponibilizado também no site do escritório artigo escrito em co-autoria com o sócio sobre o crédito trabalhista e o direito dos trabalhares em processos de recuperação judicial em razão dos pedidos da Americanas e em breve do novo pedido da Oi S/A. Íntegra do artigo link na bío
Hoje iniciei um novo ciclo em minha vida acadêmica/profissional, mestrado em direito comercial na PUC/SP. Racionalmente falando eu deveria estar fazendo um mestrado em Goiânia ou em uma cidade mais próxima como Brasília, porém, eu queria fazer em um das melhores instituições do país em minha área de atuação, insolvência empresarial, outro ponto é que nas mencionadas cidades não há mestrados com áreas de concentração voltadas para o direito empresarial, o que dá para fazer e aproveitar algumas linhas de pesquisa para tentar se aproximar da área, o que não me desperta tanto interesse. Minha paixão é o direito empresarial, em especial a área de insolvência. O desafio é tão grande quanto minha disposição e vontade, as aulas em regra são presenciais e semanais. Adoro desafios e são eles que me movem. Serão anos bem intensos mas que acredito que será muito gratificante. É quando saímos da zona de conforto que alcançamos os maiores resultados. As coisas que não são fáceis são as mais damos valor. Que Deus me abençoe e me proteja nessa jornada. E de antemão peço paciência e compreensão para a família, em especial minha esposa.
É com imensa alegria que anuncio o lançamento oficial da 4ª Edição do CURSO DE FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES JUDICIAIS E APERFEIÇOAMENTO EM FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL, a ser realizado pela ESMEG .oficial e pela ESA-GO , com início confirmado para 28/03/2023 e 80 horas-aulas ao vivo pelo Zoom! O curso é considerado por muitos como o melhor do país. Para mim é uma honra mais uma vez coordenar o curso, dessa vez ao lado do magistrado e também diretor da , Dr. a qual agradeço o convite para coordená-lo. O curso tem como objetivo além de capacitar os profissionais que tenham interesse em atuar como administrador judicial, o aperfeiçoamento e atualização de todos os profissionais que atuam na área da insolvência empresarial. Inscrições e maiores informações. LINK NA BIO!!!
Confira o Corpo Docente de excelência do curso:
🔸 Manoel Justino Bezerra (confirmado)
🔸 Daniel Cárnio (confirmado)
🔸 Marcelo Sacramone (confirmado)
🔸 Henrique Gonzaga (confirmado)
🔸 Luiz Trindade (confirmado)
🔸 Filipe Denki (confirmado)
🔸 João Medeiros (confirmado)
🔸 Adriana Pugliese (confirmada)
🔸 Marlon Tomazette (confirmada)
🔸 Geraldo Fonseca (confirmado)
🔸 Eronides Santos (confirmado)
🔸 Paulo Furtado (confirmado)
🔸 Beatriz Faneca (confirmada)
🔸 Lívia Gabioli (confirmada)
🔸 Frederico Rezende (confirmado)
🔸 Breno Miranda (confirmado)
🔸 Marcello Perino (confirmado)
🔸 Eliza Fasan (confirmada)
🔸 Elione Cipriano (confirmado)
🔸 Nycolle Soares (confirmada)
🔸 Ivo Waisberg (confirmado)
ESMEG e ESA-GO.
Saiu hoje (03/02) nas edições impressa e digital do Folha de São Paulo entrevista sobre a 2ª recuperação judicial da Oi S.A que será protocolada em poucos dias. O que chama atenção ao caso é o fato de que a 1º recuperação judicial foi encerrada em dezembro/2022. Segundo a lei de recuperação judicial e falência a empresa devedora pode pedir nova recuperação judicial desde que transcorrido o prazo de 5 anos da concessão anterior. No caso da Oi ocorreu em 05/02/2018. Efetivando o pedido a nova recuperação judicial da Oi figurará em 5º lugar das maiores RJ’s do país, curiosamente, a primeira RJ está em 2º lugar.
Concedi nos entrevista para os jornais Estadão e a Folha acerca da Recuperação Judicial das Americanas, no primeiro afirmo que “haverá um esforço incomum de acionistas e controladores para evitar a falência, já ao Folha de São Paulo, destaco que “é de suma importância que os credores, como um todo, cooperem para o processo de recuperação judicial sob pena de inviabilizar toda a reestruturação”.
No último domingo (15/12) a noite escrevi um artigo intitulado, “As Americanas pedirão recuperação judicial? Entenda o caso. A repercussão do artigo foi incrível, desde segunda feira diversos veículos de comunicação já entraram em contato para me entrevistar, tentar entender um pouco mais sobre recuperação judicial e tirar dúvidas sobre o caso. Estou feliz e impressionado com a repercussão do artigo, já dei entrevista para o Valor Econômico, Estadão, Folha de São Paulo, Portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios (GLOBO), Bora Investir da B3, Money Times da XP, Portal Terra, entrevista para o Jornal do Meio Dia da Tv Serra Dourada e amanhã Rádio Bandeirantes e ao vivo na TV Fonte da Vida. O estudo e conhecimento na área possibilitou fazer previsões que acabaram se confirmando nos últimos dias e horas, acertei os próximos passos que a Americanas iria tomar sem ter acesso algum a informações privilegiadas do caso. Por isso a importância do estudo, experiência e comprometimento com o que faz, e o mais importante, estar o mais preparado para as oportunidades que aparecem.
Minha primeira participação em evento do após me tornar diretor regional do instituto, III Congresso de Direito da Empresa na cidade do Rio de Janeiro. Momento de aprendizado, troca de experiências, networking e rever os amigos. O evento foi incrível!
Hora de alçar novos voos em minha vida acadêmica. Fui aprovado na seleção para mestrado em direito da PUC-SP , núcleo de pesquisa em direito comercial, uma das mais prestigiadas e renomada do país, destacadamente em direito empresarial minha área de atuação. Agradeço ao amigo pelo apoio e conselhos, para mim um dos meus mentores. Também agradeço minha esposa .adv pelo suporte e apoio de sempre, minha sogra que nos auxilia no cuidado com os meninos, sem vocês não poderia fazer tantas coisas e alcançar meus objetivos.
Hora de alçar novos voos em minha vida acadêmica. Fui aprovado na seleção para mestrado em direito da PUC-SP , núcleo de pesquisa em direito comercial, uma das mais prestigiadas e renomada do país, destacadamente em direito empresarial minha área de atuação. Agradeço ao amigo pelo apoio e conselhos, para mim um dos meus mentores. Também agradeço minha esposa .adv pelo suporte e apoio de sempre, minha sogra que nos auxilia no cuidado com os meninos, sem vocês não poderia fazer tantas coisas e alcançar meus objetivos.
Registro da minha participação no evento, Perspetivas Econômicas e Jurídicas para 2023, organizado pela e . O economista Paulo Gala fez um balanço do ano de 2022 que teve um saldo positivo e trouxe as perspetivas de 2023. Falei sobre as alternativas jurídicas para os empresários, que inclui a recuperação extrajudicial, judicial e a própria falência.
Hoje (08/12) temos um super evento para entender um pouco do que pode acontecer em 2023 no *cenário econômico e jurídico*, em parceira entre OAB, ACIEG e SEBRAE estamos com este super evento! Após a palestra do Paulo Gala teremos um debate com presenças de empresários e advogados. Simplesmente imperdível, a partir de 13h30 com entrada gratuita. Esse evento vai *mudar a forma de enxergar as oportunidades para 2023*. Falarei sobre o tema: “Superando a Crise: Alternativas Jurídicas para os Empresários”. Participem.
Primeira apresentação do Edu e do Rafa na escola, momento de muita alegria e diversão. A escola preparou um belo espetáculo com o tema, A viagem ao mundo da música, meus parabéns pela organização. Durante o evento me veio duas coisas em mente, a primeira, da importância da presença dos pais na vida de seus filhos, segundo o privilégio de estar presenciando esse momento na vida dos meus filhos e poder acompanhar seu crescimento, já que pouco mais de 02 anos quase morri por causa da COVID-19. Obrigado Deus por essa oportunidade. Família nosso bem mais precioso.
Participei na qualidade de palestrante do 4º Congresso de Direito Empresarial do Centro Oeste, o painel com o tema, “Falência e os novos mecanismos legais” também contou com a presença do amigo , do presidente da comissão especial de recuperação de empresas de Goiás e da jovem e promissora advogada moura7 . Na sequência fizemos o lançamento/divulgação do livro, Recuperação Judicial e Falência: Evidências Empíricas. Parabenizo a pela organização do evento que foi excelente na pessoa de seu presidente, o amigo na qual agradeço o convite para ladear grandes nomes do direito empresarial.
Desde pequeno acompanho as corridas de Fórmula 1, interessante que não sofri influência de ninguém, simplesmente comecei a gostar porque aos domingos pela manhã assistia enquanto tomava café, geralmente as pessoas costumam a gostar de um esporte ou time por causa dos pais, outros familiares ou amigos. Após a morte do comecei a torcer para a e no ano 2000 para a Scuderia Ferrari por causa de e depois pelo . Após a saída dos brasileiras simplesmente torço para a equipe e não para o piloto. Para quem é fã de Fórmula 1 nada melhor do que assistir um grande prêmio no autódromo. Desde muito pequeno sou fã da Ferrari, seus carros, equipe de Fórmula 1 e seus produtos licenciados. Obrigado Deus por poder fazer coisas que tanto gosto. 2023 tem mais. Forza Ferrari
Registro da minha participação no XIV Congresso TMA Brasil de Reestruturação e Recuperação de Empresas em São Paulo, oportunidade para debater importantes temas da área, reencontrar os amigos e fazer networking. Estamos sempre na busca do desenvolvimento e aprimoramento profissional, visando implementar as melhores práticas de insolvência empresarial em nosso casos.
Nos dias 17 e 18 de novembro será realizado o 4º Congresso de Direito do Centro Oeste. Após 02 anos sem ser realizado por causa da pandemia o evento retorna ao calendário e promete ser um dos maiores do país no ano de 2022. O congresso contará com uma excelente programação e com a participação palestrantes de renome nacional. Participarei do painel de encerramento do congresso na qualidade de palestrante ao lado do grande sobre a interseção entre o direito societário e o direito da insolvência. Agradeço ao presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/GO pelo convite. Muito honrado em fazer parte desse grande evento Maiores informações e inscrições no site da . Link na bío.
Amanhã (27/10) na 30ª reunião da diretoria da da qual sou diretor falarei aos associados da instituição sobre fusão e aquisições em recuperação judicial. &a
Quando encontro pessoas mais velhas ou com os filhos já “criados” sempre ouço, “que saudade da época que meus filhos eram pequenos”, “aproveite pois o tempo passa rápido” e “daria tudo para voltar ao tempo”. Como o tempo não volta procuro aproveitar ao máximo cada fase de crescimento dos meus filhos, cada momento. Nada melhor do que estar em família. No último feriado estivemos em Caldas Novas, eles estão empolgadíssimos com piscina e com picolé, rs.
Concedi entrevista a Carta Capital na matéria intitulada, Inflação e juros altos fecharam mais empresas que a pandemia e o lockdown, dizem especialistas. Nela falo sobre o fechamento de empresas no período da pandemia, aumento do pedido de falências no ano de 2022 e o cenário para pedidos de recuperação judicial.
Foi publicado na última quarta (12/10) artigo que escrevi o com o advogado Jorge Lucas acerca da controvertida exigência de quitação da dívida tributária como requisito para encerramento da falência. Exigir de um falido a quitação de seus tributos é não mínimo desarrazoado para não dizer ilógico e vai na contramão com a nova sistemática do instituto da falência pós reforma da lei.
Reunião/almoço de sócios . Um dia especial para comemorar o cumprimento de metas, celebrar o crescimento do escritório e falar de novos projetos.
A vida é marcada por vários desafios e o meu próximo será dividir a sala de aula ao lado de uma das maiores autoridades em matéria de recuperação judicial e falência (insolvência empresarial) do país, o mestre , um amigo e conselheiro que a área de insolvência me deu. Trata-se do Masterclass Imersão & Mentoria do Instituto Goiano de Direito .educacional a ser realizado nos dias 28 e 29 de outubro com o tema: Negociação na Recuperação Judicial. O Masterclass do IGD é um curso altamente prático, imersivo com muita experiência e mentoria com grandes nomes do Direito Brasileiro, uma oportunidade para fazer networking com integrantes de alto nível. Agradeço ao IGD nas pessoas do amigo e pelo convite e oportunidade. Maiores informações em https://portaligd.com.br/cursos/presenciais/negociacao-na-recuperacao-judicial , link disponibilizado na bío.