heitornut

heitornut

Olá tudo bem? Esta página é um canal de informações sobre saúde e bem estar onde a nutrição

Photos from heitornut's post 08/03/2022

Neste artigo vou descrever a vida de uma mulher.
*
Um ser humano complexo,  um ser humano de fases, um ser humano de ciclos,  um ser fantástico.
*
A mulher passa por fases na vida onde precisa saber como lidar com seu corpo e tentar entender suas necessidades,  vou listar algumas eventualidades que ocorrem na vida de uma mulher.
*
O gênero de um ser humano é determinado pelo tipo de espermatozoide,  neste contexto já existem diferenças entre o s**o masculino e feminino.  O espermatozoide que carrega os gens do gênero feminino é mais lento que o masculino,  porém sua vida útil é maior.
*
Na menarca (quando a menina vira moça) ocorrem liberações de hormônios onde seu corpo passa se preparar todo mês para reprodução e isso demanda uma grande necessidade de nutrientes,  caso não seja atendida a necessidade do corpo a TPM pode aparecer com sintomas mais fortes.
*
Na gestação seu corpo passa a produzir muitos hormônios (algumas mulheres tem intoxicação pelo próprio hormônio), para uma célula microscópica se transformar em um lindo bebê de aproximadamente 3,5 kg.
*
Em média dos 50 anos (umas com menos outras com mais) a mulher passa por mais uma fase, a menopausa.  Seu corpo reduz a produção de alguns hormônios, onde a redução deles pode acarretar carência ou excesso nutrientes.
*
Todas essas fazes acontecem com cada mulher de modo diferente e exigências diferentes, mesmo assim elas conseguem enfrentar a sua natureza com maestria. Parabéns pelo seu dia!
*
 

Photos from heitornut's post 21/02/2022

O acadêmico virou nutri!
*
Após alguns anos de estudos na faculdade e diversos cursos de aprimoramento para entender melhor como a nutrição pode ajudar a melhorar a saúde humana.
*
O Nutricionista Heitor Gomes esta atendendo e cuidando da saúde de seus pacientes,  mas os estudos continuam.
*
Foram produzidos alguns artigos científicos, participações em congressos e agora aprofundando seus conhecimentos na área de:
- Fertilidade
- Gestação
- Pediatria
- Adulto e Idoso
- Doenças (diversas)
- Alimentação Vegana
*
O Nutri não para por aí,  vem novidades como:
- Te**es genéticos
*
Me acompanhe para ver as novidades 😃
*

14/02/2022

Saúde é um assunto que devemos levar a sério, e a fisiologia na mulher ocorrem diversas variações durante tuda a vida (além de doenças que acometem somente neste público).

Então me aprofundei neste mundo rosa onde descobri como a nutrição pode melhorar a saúde da mulher sendo tratada individualmente (não tratando como um paciente masculino, pois a fisiologia de ambos são muito diferentes).

04/01/2022

Ano novo e meta nova

Como todo ano é de costume iniciar algumas metas, entre elas a de perder peso é uma. Com esse objetivo surgem a pesquisa sobre dieta na Internet,  sugestões de amigos, refazer algo que tinha sido prescrito por um profissional a tempos atrás.
*
Um levantamento de dados nas plataformas Google e Bing relataram que os brasileiros procuraram pela palavra "Dieta" 4 milhões de vezes, sendo que dessa pesquisa 327 mil foram pela procura de "Dieta Sem Glúten" (SEMrush 2019).
(
Existem recomendações específicas sobre a dieta sem glúten,  para pessoas com um nível de sensibilidade a mesma.
*
A dieta ganhou popularidade após a publicação do livro "Barriga de Trigo" pelo Cardiologista William Davis, livro  Barriga  de  Trigo.  De  acordo  com  a  versão,  os  cruzamentos  de  espécies  de  trigo  realizados pelo  agrônomo  Norman  Borlaug  causou  drásticas  —  e  prejudiciais  — alterações  na  estrutura  do  glúten.  Essas  mudanças  estariam  aumentando os  casos  de  diabetes,  pressão  alta  e  obesidade.  Porém,  não  existe  a  menor evidência  científica  sobre  isso.
*
Como toda dietoterapia esta também deve ser avaliada por um nutricionista, pois a longo prazo e de forma inadequada esta dieta pode causar:
-> Deficiência de Fibras
-> Deficiência de vitaminas e minerais.
-> Aumento exagerado de gorduras saturadas.
*

*
Referência: Gluten free diet and nutrient deficiencies: A review, VOLUME 35, ISSUE 6, P1236-1241, DECEMBER 01, 2016. Disponível em . Acesso em 04/01/2022.

30/12/2021

Hoje com o avanço da tecnologia nossa rede de amizades aumentaram e as notícias avançam com muita velocidade.
*
A preocupação é que nem tudo que vemos podemos confiar!
*
Foi feito uma pesquisa nas mídias sociais (rede sociais, blogs, sites), detectaram que 37% das recomendações viam de profissionais da saúde (Nutricionista,  Pediatra, Médico) e mas 63% eram de não profissionais da saúde o que acarretou os seguintes erros de orientações alimentares.
*
Orientação em geral inadequada, quantidade, texturas, informações incompletas, carência de nutrientes podendo contribuir para o não desenvolvimento adequado da criança.
*
Não há erros em ver as orientações na Internet,  mas verifique a fonte, veja quem esta falando, pesquise se a informação realmente é verídica (sendo de profissional ou não).
Lembrando que as orientações na internet não substitui a consulta com profissional.
*
Referência: CORREA F. F.; SETARO L.; LENHATI D.; MONTAGNA M. H. Mídias Sociais e a sua Interferência na Introdução Alimentar em Crianças Menores de 2 anos de idade. Nutrição em Pauta, abri/2018.
*

29/12/2021

Saiba o porquê há falta de ar na contaminação por Sars-Cov 2 (COVID 19)

Quando o vírus Sars-Cov 2 entra em contato com o nosso corpo, nosso sistema imunológico tenta combater o vírus produzindo inflamação no local onde se encontra (no caso do pulmão,  são nos alvéolos pulmonares).
*
A inflamação produzia por nosso sistema imunológico tem a função de conter o agente agressor,  isolando, eliminando e reparando o tecido danificado.
*
Sendo que a inflamação na contaminação contra o vírus da COVID 19 pode ser tão forte que modica as estruturas dos alvéolos pulmonares (onde ocorre as trocas gasosas de CO² por O²), impossibilitando a troca eficaz dos gases e resultando na falta de ar.
*
Referência: SHAKAIB, B et al. A comprehensive review on clinical and mechanistic pathophysiological aspects of COVID‑19 Malady: How far have we come? Virol J., v. 18, p. 120, Jun. 2021.  DOI: 10.1186/s12985-021-01578-0 Disponível em:�https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8182739/pdf/12985_2021_Article_1578.pdf

15/12/2021

É muito gratificante quando seu caso clínico vira artigo científico!
*
*
Tive o imenso prazer em acompanhar uma gestante em meu trabalho de conclusão de curso, onde todas as intervenções nutricionais foram baseadas em ciência.
*
*
O resultado foi maravilhoso e esta disponível para toda a comunidade!
*
*
Só tenho agradecer a Deus por ter colocado pessoas incríveis em meu caminho como (professora e orientadora da -SG)
*
*

01/11/2021

Dia 01 de novembro se comemora o dia mundial do veganismo.
*
*
O Veganismo é um estilo de vida onde visa o amor à vida, respeitando tanto a vida humana, animal e o próprio planeta.
*
*
Separei um material especial para as mulheres veganas que saíram da maternidade e tem dúvidas sobre a alimentação de seu filho(a).
*
*

Photos from heitornut's post 15/09/2021

Não perca uma grande oportunidade de atualização na área da Nutrição.
*
*
Acontecerá 2 incríveis lives falando sobre





*
*
TOTALMENTE GRATUITO
*
*
Para se inscrever fale comigo no Direct
*
*
.nutbarboza
*
*

Photos from heitornut's post 31/08/2021

Hoje é comemorado o dia do Nutricionista.
*
*
Esta profissão que aprendi a amar, pois cuidar das pessoas através da alimentação.
*
*

30/06/2021

Um pequeno vídeo explicando sobre Fenilcetonúria!
*
*

Photos from heitornut's post 30/06/2021

A importância do teste do Pezinho na doença Fenilcetonúria.
*
*

19/06/2021

Vamos de treinamento de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
*
*
Adorei participar desse treinamento com meu amigo .nutbarboza .
*
*

14/06/2021

Um trecho da palestra sobre Sarcopenia com , .nutbarboza e a Equipe do .
*
*

02/06/2021

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por proporcionar este momento tão especial em minha vida.
*
*
Agradecer à empresa juntamente com a Nutricionista por me aceitar como estagiário que foi um divisor de águas para mim, por me ensinar muito desse universo onde me fará um profissional melhor.
*
*
Agradecer à Nutricionista por ter a paciência de aturar minhas perguntas kķ
*
*
Agradecer à todos os funcionários que me acolheu com muito carinho e me passar na prática o que é ser um bom profissional.
*
*
Agradecer meu companheiro de estudo que a vida me deu .nutbarboza por me auxiliar na trajetória .
*
*
E não menos importante a por ser essa ponte para conseguir esse maravilhoso estágio.
*
*

10/05/2021

Você já ouviu falar sobre Gordura no Fígado, Esteatose Hepática não Alcoólica, Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica. Pois todos esses nomes se referem à  mesmo estado clínico.
*
*
A gordura no fígado é considerado uma doença silenciosa que acomete 30% da população brasileira (MS/2019), sendo a maior parte vindo por pessoas com sobrepeso e/ou obesidade.
*
*
As possibilidades causas dessa doença pode ser:
- Obesidade
- Diabetes Mellitus
- Triglicerideo Alto
- Hipertensão Arterial
- Ingestão de alguns Fármacos
- Ingestão de bebidas Alcoólica (Importante ressaltar que para considerar esteatose não alcóolica, a ingestão de álcool deve ser < 20g/dia em mulheres e < 30 g/dia em homens).
*
*
O tratamento dessa condição de saúde se basea na mudança do estilos de vida como:
- Reeducação Alimentar
- Prática de atividade física
- Uso de medicamentos (O tratamento medicamentoso deve ser indicado para pacientes que não responderam a mudanças no estilo de vida).
*
*
Importante ressaltar que uma gordura no fígado não tratada aumenta o risco de Cirrose ou até mesmo Câncer no Fígado, por isso se faz importante o cuidado imediato.
*
*
Acadêmica de Nutrição Heitor Gomes
*
*

*
*
Fonte: Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica-Diagnóstico e tratamento: uma revisão de literatura,
Pará Research Medical Journal 3 (2), 0-0, 2019. Disponível em . Acesso em 10/05/2021.

27/04/2021

Você já viu um produto alimentício com um símbolo "T" em um triângulo amarelo?
*
*
Isso significa que o alimento foi Geneticamente Modificado (AGM), onde a promessa deste produto é ser livre de Agrotóxicos,  maior durabilidade,  e podendo agregar até mais nutrientes.
*
*
Desde 1998 foram aprovados no Brasil eventos geneticamente modificados (GM).Dentre plantas, vacinas  micro-organismos, medicamentos e insetos.
*
*
A até hoje não se sabe o real impacto à saude sobre a ingesta desses alimentos, não foram comprovados riscos ou associações à doenças com o  uso exageraso dos AGM.
*
*
A opção mais segura de alimentos são os Orgânicos desde que seja feito de maneira correta no ato da manipulação do alimento.
*
*
Acadêmico de Nutrição Heitor Gomes
*
*

26/04/2021

O que faz o Nutricionista ?
*
*
Estuda a arte de nutrir as pessoas, entende os sinais que o corpo dá para suprir suas deficiências nutricionais.
*
*
Por esta razão escolhi dentro de várias áreas da nutrição:
*
*
Materno-Infantil -> Estuda as necessidades fisiológicas da mulher (por incrível que pareça do homem também) antes de engravidar, estuda a fisiologia do bebê até a adolescência.
*
*
Vegetariano -> Estuda os nutrientes de todas as fontes alimentícias não animais, para o correto manejo dos alimentos no corpo humano em todas fases da vida (gestação, infância, adolescência, adulto, idoso, atleta).
*
*

*
*
Acadêmico Heitor Gomes

21/04/2021

Fala pessoal, gostaria de fazer algumas perguntas:

1- Já foram em algum Nutri algum dia?

2- Como foi a experiência?

3 - O que mais gostou e o que odiou?
🤭🤭

13/04/2021

*
*
Desta vez a palavra inovação veio para o ramo alimentício, "A impressão de alimentos tridimensionais (3D) é uma tecnologia disruptiva que permite transformar o mercado existente, se expandido para os novos nichos, introduzindo conveniências, praticidade e personalização na fabricação de alimentos diferenciados. Conforme Wegrzynet al. (2012), a impressão de alimentos 3D também é conhecida como fabricação de alimentos em camadas (FLM, do inglês FoodLayeredManufacture) integrando a fabricação aditiva e técnicas digitais de gastronomia para produzir alimentos 3D personalizados, sem utilizar ferramentas específicas, moldagem ou intervenção humana. Esta técnica pode aumentar a eficiência da produção e reduzir os custos operacionais na fabricação de alimentos (SUN, 2015)."
*
*
A impressora é alimentada com matérias primas alimentícias como chocolate, batata, tomate, entre outros. Desta forma a impressora irá moldar conforme a demanda camada por camada. As esculturas são constituídas com os macronutrientes como Carboidrato, Lipídeos e Proteínas.
*
*
A promessa é dar ao consumidor mais uma opção de estilo de alimento sustentável como uma nova opção de carne vegetal por exemplo, "os alimentos digitais correspondem a um campo de conhecimento ainda em construção na literatura, consequentemente existe a necessidade de criar uma precisão terminológica e sistematizar alguns conceitos. Ressalta-se que os alimentos digitais não irão sanar todas as necessidades nutricionais e muito menos substituir as técnicas de culinária existentes, mas tendem a complementar a nossa ingestão diária. Além disso, os alimentos mais elaborados poderão ser feitos sob demandas personalizadas, minimizando os desperdícios nos processos industriais, sem exigir nenhuma experiência técnica ou culinária para operar o dispositivo de impressão."
*
*
Apesar de inovadora a ideia de imprimir sua própria comida poucos estudos foram feitos com um olhar nutricional.
*

*
*
Fonte: www.ntheitorgomes.com.br -> Nota Científica -> Alimento Digital

Photos from heitornut's post 12/04/2021

Um ótimo lanche, gostoso e nutritivo:
Ingredientes
*
1 banana prata bem madura
2 colheres de aveia em flocos finos
1 ovo
Canela à gosto
*
*
Modo de preparo
*
Amasse bem a banana e misture todos os ingredientes até ficar homogênea.
Unte a frigideira e coloque a massa e tampe até desgrudar do fundo, vire a massa e repita o processo.
*
*
Ótimo para lancheira escolar, aproveite!
*
*
Acadêmico Heitor Gomes
*
*

09/04/2021

O leite e seus derivados já fazem parte da dieta dos brasileiros há séculos,  mas algumas pessoas sentem um desconforto ao fazer o consumo deste alimento e quando se deparam com as palavras Alergia à Proteína do Leite ou Intolerância à Lactose se confundem e são duas coisas totalmente diferentes porém advindos do mesmo produto,  vou explicar.
*
*
A Intolerância à Lactose é quando o corpo não tem em suficiente uma enzima chamada Lactase para fazer a digestão da Lactose (é o açúcar do leite). A falta dessa enzima favorece o acúmulo da lactose no intestino, provocando diarreia, gases, cólicas e distensão abdominal. Pode ser genética ou surgir em outras situações, doenças gastrintestinais, virose e nestes casos, é transitória. O tratamento baseia-se na restrição de lactose da dieta.
*
*
A APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca) ocorre quando o seu corpo (anticorpos) entendem que a proteína do leite, a caseína por exemplo, é um corpo estranho ao seu e tenta eliminar desencadeando vários sintomas como: diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade para respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros. Ocorre principalmente nos primeiros anos de vida. Os sintomas tendem a diminuir com passar dos anos.
*
*
A grande diferença entre a Intolerância à lactose e APLV são:
*
*
Os sintomas da Intolerância à lactose ocorre a nível intestinal, já a APLV ocorre a nível intestinal e pode ocorrer de forma Sistêmica (repercussões em todo o corpo).
*
*
Acadêmico de Nutrição Heitor Gomes
*
*

07/04/2021

Muitos brasileiros são adeptos ao consumo de peixe em sua dieta, pois além de possuir um sabor característico a ciência mostra que existem inúmeros benefícios à saúde.
*
*
Como toda fonte animal o peixe possui grande fonte de proteína,  possui gordura poli-insaturada (podendo conter Ômega-3), fonte de vitamina B12, Iodo, cálcio e outros micronutrientes.
*
*
O que poucas pessoas sabem é que o peixe pode carregar consigo metais pesados, um deles o Mercúrio.
*
*
A toxicidade do Mercúrio pode trazer malefícios à saúde e principalmente em gestantes, assim podendo acarretar má formação de seu feto.
*
*
Um estudo brasileiro realizado em área de garimpo no Pará dosou a quantidade de mercúrio em sangue materno e em sangue de cordão fetal. Foram avaliadas 1.510 mães e seus respectivos filhos. A média de Mercúrio no sangue de recém-nascidos foi maior do que em suas mães, o que é consistente com o fato de que o mercúrio atravessa a placenta e se acumula no feto.
*
*
O que pode ser feito para evitar a toxicidade do Mercúrio?
*
*
Tendo em vista que o Mercúrio ingerido pelos animais marinhos são provenientes da poluição humana, o Mercúrio tem a capacidade de se acumular em tecidos de gordura e seguindo a cadeia alimentar marinha os peixes de grande porte possuem maiores quantidades de Metil-Mercúrio (a forma mais tóxica) devido a bioacumulação.
*
*
Então peixes de pequeno porte ou peixes de água limpa possuem menores ou não possuem quantidades de Metil-Mercúrio.
*
*
Acadêmica de Nutrição Heitor Gomes
*
*

Photos from heitornut's post 06/04/2021

Quando vamos falar de farinha de trigo a primeira que vem em mente é a farinha de trigo branca refinada,  a segunda é a farinha de trigo integral, mas o que poucos sabem é que existe a farinha de trigo sarraceno, vou explicar o que ela é:
*
*
Diferente da farinha de trigo refinada ou integral,  a farinha de trigo sarraceno é um Pseudocereal no ponto de vista botânico.
*
*
O trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum) é originário da Ásia Central. Estes grãos possuem uma excelente composição química, com elevado teor proteico. São ricos em aminoácidos essenciais como metionina, lisina, arginina e triptofano; possuem elevado teor de lipídeos insaturados e polinsaturados; são ricos em minerais, como cálcio, magnésio, ferro, potássio e zinco; e também são fontes de compostos bioativos, representando um importante potencial antioxidante (SCHOENLECHNER et al., 2008; ALVAREZ-JUBETE et al., 2010; COMINO et al., 2013).
*
*
Além de todos esses benefícios,  esta farinha não possui glúten o que faz com que pode ser consumido por pessias com intolerância, alergia ou hipersensibilidade.
*
*
Acadêmica de Nutrição Heitor Gomes
*
*

*
*
Fonte: ACEITABILIDADE SENSORIAL  DE BISCOITOS  ELABORADOS COM FARINHA DE TRIGO  SARRACENO, Revista  da  Universidade  Vale  do  Rio  Verde,  Três  Corações,  v.  14,  n.  2,  p.  384-394,  ago./dez.  2016. Disponível em . Acesso em 06/04/2021.

05/04/2021

• • • • • •
A Metilcobalamina (mais conhecida como Vitamina B12) tem uma grande importância em nosso organismo, atuando no sistema nervoso e até na produção de células sanguíneas.
*
*
Por essa questão sua deficiência pode gerar problemas neurológicos e carênciais como anemia.
*
*
A fonte alimentar da vitamina B12 é somente de origem animal,  porém não significa que os animais produzam a vitamina.  A produção real da vitamina B12 não é nem animal e nem vegetal, é bacteriana, porém existe possibilidade de consumir esta vitamina secundáriamente pela fonte animal.
*
*
Mas e os vegetarianos?
Já ouviu dizer que existem algas que tem vitamina B12?
*
*
Pois bem, as plantas não contêm B12 ativa pois não precisam dessa vitamina para se desenvolver. Foi demonstrado em um estudo com 326 algas, que 171 delas contêm B12 obtida por processo simbiótico com bactérias.
Porém é uma vitamina metabolicamente inativa para mamíferos em não demonstram eficiência na fabricação das células vermelhas.
*
*

Então algas não devem ser consideradas fontes seguras de vitamina B12. No caso dos Vegetarianos é sempre bom ter um acompanhamento nutricional por um profissional da saúde.
*
*

04/04/2021

.nutbarboza
• • • • • •
Bom a Síndrome Pós Páscoa como popularmente é dito, ocorre com maior frequência em crianças, porém pode afetar também adultos, essa síndrome baseia-se no consumo exacerbado de gordura e açúcar de forma exagerada que ocorre com muita frequência em datas comemorativas como a páscoa, esse consumo desenfreado de chocolate pode causar uma pancreatite, sim isso mesmo, a pancreatite aguda é caracterizada por um rompimento do tecido mesenquimal glandular, o tecido que reveste o pâncreas, esse tecido rompido faz com que enzimas digestivas ativas sejam liberadas neste órgão ocasionando um processo inflamatório.
Mas... como que isso ocorre?
Bom o chocolate por si só é um estimulante gástrico que quando em contato com estômago aumenta gradativamente a acidez desse órgão e por reflexo aumenta a secreção de um hormônio chamado secretina, esse hormônio está inteiramente ligado por feedback positivo na liberação de conteúdos pancreáticos contendo enzimas digestivas como, proteases, amilases e lipases, essas enzimas ajudam na digestão do conteúdo ingerido para uma boa absorção, e como vemos na páscoa, o consumo de gorduras e açucares são em muitos casos exagerados, sendo assim são também fatores de aumento da secreção pancreática, pois com maior ingestão de alimentos como gorduras e açucares, que ocorre nesse caso, maior será a estimulação do pâncreas. Com essa superestimulação pancreática esse órgão acaba se rompendo, ocasionando o que chamamos de Pancreatite Aguda.

COMO PREVENIR?

O chocolate é muito saboroso e aumenta muito nossa serotonina que acaba nos deixando com um melhor bem-estar, então nessa páscoa consuma de forma inteligente e adequada seus chocolates. Aumente o consumo de FIBRAS e ALIMENTOS ricos em ANTIOXIDANTES como frutas e cereais, pois esses alimentos ajudam na eliminação de gorduras e açucares cooperando para um bom funcionamento do seu corpo e impedindo a oxidação dessas gorduras.

AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS (SINTOMAS) SÃO:

Dor Epigástrica no quadrante direito, barriga estufada, enjoos e vômitos, porém pode ser confundido com outras patologia ou reações, procure um hospital mais próximo.

31/03/2021

Compartilhe essa ideia sendo Vegan ou Onívoro.
*
*
O mês de abril foi separado para refletir um pouco mais sobre a nossa alimentação.
*
*
O objetivo do trabalho é reforçar os benefícios da dieta 100% vegetal, incentivando a transição nutricional e a Sociedade Vegetariana Brasileira esta oferecendo vários materiais gratuitos e já disponíveis para ajudar as pessoas interessadas.
*
*            
As ações já começaram nas redes sociais e devem se estender ao longo do mês, com veganos enviando convites a amigos não veganos para viverem a experiência do veganismo.
*
*
E se você não é vegano ou vegetariano, de ao menos uma oportunidade de experimentar novas opções da culinária neste mês de Abril.
*
*
Acadêmica de Nutrição Heitor Gomes
*
*

Photos from heitornut's post 31/03/2021

O acadêmico esta de cara nova, porém com o mesmo tema:
*
*
Nutrição
*
Bem estar
*
Saúde
*
Nutrição Materno Infantil
*
Nutrição vegetariana
*
Nutrição Clínica
*
*

30/03/2021

• • • • • •
Vegetarianos Estritos ou Veganos não consomem leite em sua dieta, muito no lugar adequa a bebida vegetal.
*
*
A bebida vegetal que popularmente é chamada de "Leite Vegetal ", pode ser feita de várias origens como:
- Soja
-Amendoa
- Aveia
- Amendoim
- Castanha
-Arroz
*
*
Esta bebida pode ser rica em diversos minerais e até vitaminas, porém o cálcio pode deixar à desejar dependendo da preparação.
*
*
Pensando nisso as indústrias já padronizaram as bebidas vegetais fortificada com cálcio,  na mesma medida quando comparado ao leite de vaca.
*
*
"De acordo com a especialista, um copo de leite de 250 ml tem de 300 mg a 350 mg de cálcio"•
*
*
"Em média, 100ml dos leites vegetais fortificados com o Lithothamnium conseguem fornecer 120mg de cálcio de origem vegetal."
*
*
Quando comparado as bebidas na mesma quantidade,  a quantidade de cálcio são equivalentes.
*
*
No Brasil encontramos versões do cálcio de fonte mineral para essa fortificação. Dois deles são bem comuns: os sais carbonato de cálcio (com biodisponibilidade aproximadamente de 69,7%), e o fosfato tricálcico (biodisponibilidade menor, de 38%). Os dois apresentam formas de absorção similares ou melhores se comparadas ao leite, que possui biodisponibilidade de 32,1%.
*
*
Acadêmica de Nutrição Heitor Gomes
*
*

*
*
Fonte: Enriquecimento de cálcio de algas marinhas nos leites vegetais, LITHOLIFE. Disponível em Acesso em 15/12/2020
*
*
LEITE DE VACA, CABRA, AMÊNDOAS. SAIBA COMO ESCOLHER O MELHOR. Disponível em Acesso em 15/12/2020

Photos from heitornut's post 24/03/2021
11/03/2021

Na  busca  por  uma  explicação para  esses  efeitos,  Scherr  e  Ribeiro (2007)  e  Chiara  e  cols.  (2002)  relataram  que  a  ingestão  de  ácidos  graxos trans  aumenta  a  atividade  da  enzima responsável  pela transferência  de  ésteres  de  colesterol  da  HDL-colesterol para  a  LDL-colesterol,  justificando assim  a  mudança  de  perfil  lipídico. Chiara  e  cols.
*
*
Ou seja o consumo de gordura trans pode aumentar o nível de colesterol LDL que é aterogênico, que quando alto aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
*
*
Existem outros nomes para gordura trans que não vem na frente do rótulo, por isso é muito importante ler o rótulo.
*
*
As substâncias a seguir, por sua natureza, contêm gordura trans com certeza:

1. gordura hidrogenada

2. gordura

3. hidrogenada

4. gordura parcialmente hidrogenada

5. gordura vegetal hidrogenada

6. gordura vegetal parcialmente hidrogenada

7. gordura parcialmente hidrogenada e/ou interesterificadagordura de soja parcialmente hidrogenada

8. gordura hidrogenada de soja

9. óleo vegetal parcialmente hidrogenado.

10. óleo vegetal hidrogenado

11. óleo de milho hidrogenado

12. óleo vegetal de algodão, soja e palma hidrogenado

13. óleo vegetal líquido e hidrogenadomistura láctea para bebidas (3º ingrediente gordura vegetal)

As de olho nos rótulos e comentem quantos produtos não tem esses itens citados.
*
*

*
*
Fonte: As 23 identidades da gordura trans, PROTESTE. Disponível em . Acesso em 10/03/2021
*
*
O que é gorduta trans, Revista Química nova na escola 32 (2), 2010. Disponível em. Acesso em 10/03/2021