Dra. Joelle

Dra. Joelle

SORRISOS QUE TRANSFORMAM VIDAS

12/06/2023

O que é odontologia digital?

Afinal, o que é a odontologia digital? De forma simples, esse conceito significa a aplicação da tecnologia para otimizar tratamentos dentários diversos.

Desta forma, é possível oferecer mais conforto ao paciente e auxiliar o trabalho do dentista por meio de sistemas e equipamentos que podem tornar os processos mais rápidos e precisos.

Com esses sistemas odontológicos é possível:

criar próteses, facetas dentárias e restaurações sem a necessidade de moldes;

simular reparações estéticas e mudanças no sorriso para avaliação do paciente;

fazer cirurgias guiadas, em que é possível planejar digitalmente a colocação de implantes dentários;

realizar uma análise digital mais precisa e aprofundada dos tratamentos mais adequados para cada paciente;

confeccionar peças por meio de impressão 3D.

Quais são as principais vantagens da odontologia digital aos pacientes?

A tecnologia aplicada na odontologia digital se tornou uma aliada dos profissionais para que ofereçam o melhor aos seus pacientes.

Afinal, é o dever de todo profissional tratar e cuidar dos clientes com as mais novas aplicações digitais, descobertas científicas, métodos clínicos e melhores materiais do mercado.

Além disso, a modernização de diversos processos no consultório pode trazer outras vantagens, como:

planejamento mais previsível dos tratamentos — a impressão e escaneamento 3D fazem parte da odontologia digital. É com base em simulações em imagens que é possível fazer uma previsão realista do resultado final de um tratamento e oferecer tratamentos mais eficazes. Dessa forma, o cliente participa mais ativamente do processo de planejamento de seu próprio sorriso;

processos mais rápidos — a diminuição do número de consultas por conta da agilidade de planejamento, confecção de peças e processos cirúrgicos, facilita todo o procedimento para o paciente;

mais conforto — como a maioria dos tratamentos não necessita da produção de um molde físico por meios tradicionais, todo o processo pode ficar menos invasivo e melhorar a experiência do paciente.

11/06/2023

Causas da dor na gengiva e quais os tratamentos

1. Má higiene oral

A falta de higiene bucal ou a escovação excessiva podem causar inflamações, sangramentos e dores. Por esse motivo, é fundamental que você escove os dentes entre duas e três vezes ao dia.

Para isso, opte por uma escova de dentes de cerdas macias com tamanho adequado e formato oval. Além disso, escolha um creme dental com a quantidade certa de flúor e que atenda aos seus objetivos específicos (como refrescar o hálito, branquear os dentes ou diminuir a sensibilidade). Durante esse momento não deixe de realizar movimentos suaves circulares ou verticais.

2. Nascimento do dente do siso

Um dos sinais de que os dentes do siso estão nascendo é o desconforto na gengiva, isso porque o dente rompe a gengiva. Para aliviar as dores, não deixe de manter a sua escovação bucal, usar antisséptico e tomar os remédios indicados pelo seu dentista.

Além disso, quando necessário, não deixe de extrair os sisos. Para ter certeza de que o procedimento é necessário, busque por um dentista de confiança para que ele possa analisar a posição dos dentes e confirmar se a remoção é necessária.

3. Sapinho

Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase oral é uma infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca, encontrado naturalmente nas mucosas bucais. Ela pode causar dores na gengiva e o tratamento ideal é buscar um profissional de saúde que indicará o medicamento correto para reduzir os fungos em excesso e outros remédios para melhorar a imunidade.

4. Aftas

As aftas são pequenas úlceras que aparecem na cavidade oral, nas gengivas, mucosas ou embaixo da língua. Apesar de não ter uma causa definida, ela começa com pequenos machucados na camada superficial e pode ser resultante de baixa imunidade, excesso de acidez e traumas (como escovação excessiva e uma mordida).

As aftas podem desaparecer sozinhas após alguns dias, porém caso elas causem muito incômodo o ideal é consultar um profissional de saúde, esse pode indicar bochechos com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios ou em casos ainda mais graves o uso de anti-inflamatórios sistêmicos.

5. Abscesso dentário

Os abscessos são _**infecções bacterianas provocadas pelo acúmulo de pus **_em diferentes regiões da boca e podem ser classificados em três tipos:

Pericoronário – quando o dente está em fase de nascimento há o surgimento de bactérias na região, o que pode ocasionar o abscesso pericoronário.

Periodontal – quando há o surgimento de abscessos próximos às gengivas junto à raiz do dente.

Periapical – acontece na ponta da raiz dentária, provocada por uma cárie não tratada ou uma infiltração bacteriana.

Para tratar o problema o dentista costuma realizar um pequeno corte do abscesso, remover o pus e higienizar a área afetada.

6. Gengivite e periodontite

A gengivite é a primeira fase da periodontite, que é a inflamação e infecção das gengivas. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, ela está diretamente associada à má higienização bucal, mas pode também ser resultante da escovação excessiva. Após o diagnóstico, o tratamento busca eliminar a causa do problema, ou seja, o dentista remove a placa bacteriana e o tártaro por meio da raspagem.

7. Alterações hormonais

Muito comum entre mulheres, as oscilações hormonais acontecem na puberdade, durante o ciclo menstrual, na gravidez e menopausa. Como o corpo está mais sensível, as gengivas podem ficar inchadas e ocasionar a gengivite hormonal.

Para entender qual o melhor tratamento o ideal é sempre consultar um ginecologista que avaliará os níveis hormonais e se o inchaço também está em outras áreas do corpo.

8. Uso de aparelhos

O uso de aparelhos fixos pode ocasionar a dor na gengiva, isso porque eles podem dificultar a limpeza adequada e, dessa maneira, fazer com que restos de alimentos auxiliam na proliferação de bactérias. Outro motivo para o uso do aparelho causar desconforto na gengiva são as peças mal posicionadas na boca, o que pode causar não apenas a dor na gengiva, mas também nos dentes e maxilar.

10/06/2023

5 Dicas para escovar os dentes de forma correta

1- A hora da escovação NÃO é hora de assistir TV, meditar ou de ver as mensagens no watt é hora de PRESTAR ATENÇÃO ao que estamos fazendo.

2- O uso do fio dental só tem o efeito esperado quando colocado corretamente contra as faces interproximais do dente.

3- A escova correta deve ser de cabeça pequena e cerdas macias.

4- Não exagere na quantidade do creme dental, lembre-se que ele tem uma ação desengordurante e que ao colocar muito você não enxergará o que está higienizando.

5- Levante o cotovelo para você conseguir atingir a última face dos últimos molares, e se precisar, use a outra mão para ajudar.

09/06/2023

Faceta de Resina ou Cerâmica? Saiba Como Escolher

Faceta de resina ou cerâmica — o que são?

As facetas dentárias são materiais de espessura fina que podem ser comparadas à laminados e possuem compatibilidade com dentes naturais.

São muito utilizadas na odontologia estética para mudar a aparência do sorriso, levando em conta os objetivos do paciente. Elas são totalmente personalizadas e aplicadas na parte externa dos dentes.

Além disso, essas facetas podem corrigir uma grande variedade de problemas, que muda de paciente para paciente, como:

alinhar os dentes;

alterar a cor e o formato do sorriso;

esconder imperfeições.

As facetas podem ser feitas de materiais distintos, como a faceta de resina ou a de cerâmica — mais conhecida como porcelana.

Na hora de escolher qual material é mais adequado para você, é preciso conhecer as caraterísticas de cada um deles. Confira:

Características da resina

A faceta de resina é um material muito utilizado para tratamentos estéticos mais rápidos. Isso porque elas podem ser colocadas durante somente uma visita ao dentista, e, geralmente, requerem menos desgaste do dente na hora da colocação.

Elas podem ser indicadas para pequenas melhorias no formato, como:

espaçamento entre os dentes;

clareamento da cor;

dentes trincados ou com parte quebradas.

Existem diversos tipos de resina no mercado, porém, de maneira geral, a faceta feita desse material tem um tempo de duração menor do que a de cerâmica (ou porcelana).

Como funciona a faceta de cerâmica?

A faceta de cerâmica ou porcelana é utilizada frequentemente para transformações mais marcantes nos dentes, como:

mudança de formato;

clareamento mais significativo para dentes muito escurecidos e manchados;

alinhamento de diversos tamanhos;

recuperação de desgastes ocasionados pelo bruxismo;

fechar espaços.

Além disso, com a faceta de cerâmica, é possível ter um leque amplo de formatos para escolher, pois esse material pode ser totalmente personalizável e único para cada paciente.

Apesar de toda faceta dentária precisar ser substituída caso ocorra algum dano, as de cerâmica podem ser mais duráveis do que a de resina. Também apresentam, na maioria dos casos, maior resistência às manchas, mantendo a cor uniforme.

Como escolher a opção de faceta dentária ideal?

Agora que você conhece um pouco mais sobre as principais características da faceta de resina e porcelana, já pode ter mais clareza na hora de escolher o modelo que deseja aplicar.

Porém, é importante ressaltar que essa decisão não deve ser feita sozinha. Sempre leve em consideração a opinião profissional do seu dentista, que vai indicar o melhor tratamento considerando os seus desejos e necessidades.

09/06/2023

Dentes Amarelados — Maneiras de Evitar Este Mal

Antes de pensar em um clareamento para deixar seu sorriso mais radiante, primeiro trabalhe com a prevenção de um envelhecimento acelerado da dentina, a parte mais difícil de tratar. Confira as dicas!

trate o bruxismo — rangir os dentes enquanto dorme é sinal de que você tem bruxismo. Tratar esse mal é muito importante, pois aplicar uma pressão desnecessária pode ocasionar o envelhecimento prematuro e dentes amarelados;

tenha mais saúde — uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e ter uma vida mais tranquila tem um impacto positivo no retardamento do envelhecimento físico, e isso inclui também a saúde de seus dentes;

previna-se de acidentes — se proteja contra traumas! Quedas e acidentes enquanto pratica esportes são bastante comuns e levam os dentes lesionados a morrerem mais rápido, o que pode ser causar o amarelamento.

Cuide também do esmalte dos dentes!

Cuidados diários na parte externa também impactam positivamente e evitam os dentes amarelados. Confira!

higiene bucal é prioridade — essa é uma das dicas mais simples, mas que muitos deixam de lado. É crucial ter uma rotina de higiene para saúde bucal, assim você evita o acúmulo de placa bacteriana, além de cáries e diversos outros problemas que podem amarelar o seu sorriso;

evite certos alimentos — consumo em excesso sempre faz mal. Alimentos como vinho tinto, molho de tomate, chás, café, sucos, refrigerante e produtos industrializados podem gerar manchas no esmalte. Por isso, o melhor é a moderação;

pare de fumar — o fumo é uma das principais causas de amarelamento, além de ser prejudicial à saúde e abrir as portas para o desenvolvimento de outras doenças.

Além disso, aspectos genéticos ou o uso de determinados antibióticos também podem ocasionar as manchas.

09/06/2023

Como Ter Um Sorriso Bonito — 7 Cuidados Para Sua Estética

1. Visite o seu dentista regularmente

Essa é uma das dicas mais importantes, e que na correria do dia a dia acaba ficando de lado. Se você quer saber como ter um sorriso bonito, precisa começar com esse passo.

Não p**e ou deixe para depois sua rotina de limpeza e as consultas com o dentista. É desta forma que poderá melhorar a sua saúde bucal e evitar que problemas dentários se iniciem.

2. Cultive os bons hábitos

É preciso cuidar da saúde bucal todos os dias. Adote bons hábitos como:

escovar sempre após as refeições;

utilizar o fio dental;

não ranger os dentes.

Assim, você garante uma limpeza adequada e pode evitar atritos desnecessários.

3. Mude sua alimentação

O que você come pode influenciar não só em sua saúde, mas também no aspecto dos dentes. Para garantir a melhor aparência possível do seu sorriso, evite comidas e bebidas que podem, em alguns casos, ocasionar manchas e escurecer a arcada dentária.

Diminua o consumo de café, vinho, refrigerante, chá, suco e diversos outros líquidos com coloração forte. Uma dieta rica em vitaminas e minerais, principalmente o cálcio, também pode contribuir para fortalecer os dentes!

5. Considere o clareamento

O dente envelhece como qualquer parte do corpo. Por isso, é comum a perda da cor branca ao longo dos anos. Se você quer voltar a ter um sorriso mais brilhante, converse com seu dentista sobre a possibilidade de realizar um clareamento.

Esse procedimento é muito comum e atualmente há várias formas para escolher, como o clareamento a laser ou com gel.

6. Conheça mais sobre as facetas ou lentes de contato

Para corrigir dentes desalinhados, tortos, com partes quebradas ou de diferentes tamanhos, chegou a hora de conhecer as facetas e lentes de contato.

O processo basicamente consiste em colar materiais cerâmicos ou resinosos nos dentes para cobrir imperfeições. Tanto as facetas quanto as lentes estão ganhando cada vez mais popularidade, pois reproduzem muito bem a cor e o brilho de dentes naturais e saudáveis.

7. Pergunte ao seu dentista sobre implantes dentários

Para substituir dentes danificados ou até a falta deles, os implantes dentários podem ser a melhor solução atualmente. Com esse tratamento, é possível colocar próteses que utilizam implantes de titânio fixados no osso da mandíbula ou do maxilar.

Os implantes oferecem maior segurança e fixação para pacientes que não querem depender de dentaduras.

09/06/2023

Quais são os tratamentos para o bruxismo

Episódios esporádicos de apertamento em muitos casos, o tratamento não é necessário. No entanto, se o problema persistir, as opções de tratamento incluem uma abordagem odontológica e ou associação a medicamentos.

Placa de bruxismo ou placa interoclusal: A placa para bruxismo é projetada de forma a evitar que o dentes se toquem, aliviando a dor mastigatório e o desgaste dos dentes. Ela deve ser feita de acrílico rígido e se encaixam sobre os dentes superiores e inferiores.

Correção da mordida: O uso do aparelho ortodôntico pode ser necessário para a correção do posicionamento dos dentes, distribuindo de forma uniforme todo o esforço da mastigação. Em casos mais graves – quando o desgaste do dente provoca sensibilidade ou a incapacidade de mastigar corretamente – o seu dentista poderá ter de restabelecer as superfícies de mastigação dos seus dentes através de diversos tipos de restaurações.

Associação a outras terapias:

Diminuição do estresse: Aconselhamento ou estratégias que promovem relaxamento, como o exercício ou meditação podem ajudar no relaxamento.

Medicações

Relaxantes musculares

Onabotulinumtoxin (Botox). Injeções de Botox podem ser indicadas nos casos severos que não respondem aos tratamentos anteriores.

Autocuidado podem ajudar a prevenir ou tratar o bruxismo:

Reduzir o stress. Ouvir música, tomar um banho quente ou exercício pode ajudá-lo a relaxar e pode reduzir o risco de desenvolver o bruxismo.

Evite substâncias estimulantes à noite. Não beba café com cafeína ou chá com cafeína depois do jantar, e evitar o álcool e tabagismo durante a noite, pois podem piorar bruxismo.

Pratique bons hábitos de sono. Obter uma boa noite de sono, pode ajudar a reduzir o bruxismo.

Exames dentários periódicos. Exames dentários são a melhor maneira de identificar bruxismo. Seu dentista pode detectar sinais de bruxismo em sua boca e mandíbula com visitas regulares e exames.

09/06/2023

Pastas de clareamento dentário funcionam?

Todos os cremes dentais ajudam a remover manchas superficiais, porque contêm abrasivos leves. Alguns cremes dentais clareadores contêm agentes químicos ou de polimento, suaves que proporcionam melhor eficácia na remoção de manchas. Cremes dentais clareadores podem clarear a cor dos dentes em mais o menos 1 tonalidade em uma escala de 1 a 10. Diferentemente do procedimento de clareamento realizado pelo dentista que pode clarear os dentes em a 3-8 tons mais claros.

Tiras de clareamento White Strips

Tiras de clareamento são finas e praticamente invisíveis. Elas são revestidas com um gel de branqueamento à base de peróxido. As tiras são aplicadas duas vezes por dia durante 30 minutos durante 14 dias. Os resultados iniciais são vistos em poucos dias e os resultados finais podem serem mantidos por até quatro meses.

Enxaguantes bucais whitening

Entre os mais recentes produtos de clareamento disponíveis são os enxaguantes bucais whitening. Como a maioria dos antissépticos bucais, eles refrescam o hálito e podem diminuir placa dentária e doença periodontal. Mas estes produtos também incluir componentes, tais como peróxido de hidrogénio em alguns, que branqueiam os dentes. Os fabricantes dizem que pode levar 12 semanas para ver os resultados. No entanto podem não ser então eficazes como os cremes dentais e menos ainda que as tiras whitening. Porque um bochecho promove um contato com os dentes por um tempo muito curto – apenas dois minutos por dia, em comparação com 30 minutos das tiras, tendo assim um menor efeito.

Comparação dos métodos de clareamento obtidos em farmácia e métodos profissionais acompanhados pelo dentista.

Força de agente de clareamento: produtos encontrados em farmácias geralmente contêm um agente de branqueamento com dosagem e porcentagens mais baixas. O paciente até terá alguns resultados, no entanto não aqueles que ele almeja.

Moldeiras individualizadas de silicone: O clareamento caseiro, também conhecido como técnica mediata consiste no uso de uma moldeira em silicone individualizada, feita no consultório dentário a partir de um modelo dos arcos superior e inferior do paciente. A moldeira é preenchida com o gel de clareamento (peróxido de carbamida 16%-22% ou de hidrogênio 3,5% – a 7%), levada a boca e deve pode ser usada diariamente, por um período de uma a oito horas, dependo da concentração do gel prescrita. A moldeira deve ser usada por um período de três a cinco semanas, dependendo do resultado esperado.

Proteção adicional da gengiva e dos tecidos ao redor dos dentes: Nos casos das tiras de clareamento, o gel pode ferir a gengiva causando sensibilidade e dor. Os géis prescritos pelo dentista são de diversas concentração podendo adequar o paciente a sua necessidade reduzindo o risco de efeitos colaterais. O gel de clareamento mais utilizado na clínica é o peróxido de hidrogênio a 35%. Por ser uma concentração alta do peróxido, é realizada uma proteção dos tecidos moles da boa (gengiva e língua) para que o gel não entre em contanto com eles. A ativação do peróxido pode ser feita através de fontes de luz, como o LED, para acelerar sua reação, potencializando o processo de clareamento. Essas aplicações são feitas em duas ou três consultas de quarenta e cinco minutos há uma hora.

Clareamento supervisionado e não supervisionado: O clareamento dentário é seguro quando feito sob supervisão do profissional. Além disso o diagnóstico de manchas, quais tonalidades respondem melhor, maior e melhor resultados, diminuição dos efeitos colaterais, e longevidades do clareamento, podem proporcionar um melhor resultado ao paciente frente as suas expectativas. No clareamento com os produtos de farmácia, o paciente está por conta própria!

09/06/2023

Inflamação Após Extração de Dente — Cuidados Essenciais

Inflamação após extração de dente — precauções que podem ajudar!

Antes de conhecer os cuidados que podem evitar inflamação após extração de dente, é preciso ressaltar que a forma como cada paciente reage aos procedimentos é diferente.

Isso quer dizer que cada pessoa se recupera em seu próprio ritmo e que esse processo depende de diversos fatores. Entretanto, há precauções que mostram resultados positivos na maioria dos pacientes. Conheça quais são elas:

Principais pontos de atenção após a extração

Veja algumas práticas que podem ajudar a minimizar os desconfortos após a extração:

escove os dentes gentilmente — evite ir diretamente à área da extração;

use bochechos apropriados — nem todos os bochechos são apropriados para uso após a extração de um dente. Muitos contém álcool e outras substâncias que podem dificultar na reparação e até mesmo provocar desconforto ao paciente. Além disso, não faça o bochecho com muita força, isso pode provocar deslocamento do coágulo, rompimentos dos pontos provocando assim uma cicatrização irregular;

descanse — certifique-se de limitar as atividades físicas e repousar bastante após o processo;

alimentação — nos primeiros dias, evite alimentos que exigem muito esforço mastigatório. Prefira alimentos frios e mornos.

Evite alguns hábitos diários

Há algumas práticas que podem dificultar o processo de recuperação do local lesionado. Em alguns pacientes, isso pode aumentar as chances de inflamação após extração de dente.

Veja o que evitar na maioria dos casos:

não fume — o ato de fumar prejudica o processo de recuperação do local de extração;

evite líquidos quentes e bebidas alcoólicas — elas podem retardar o processo de regeneração dos tecidos e causar mais inchaço;

não use canudos — a força que você utiliza para beber com o canudo pode deslocar algum coágulo e causar sangramentos.

Saiba como controlar o sangramento da boca

Caso esteja em casa e o local da extração começar a sangrar, há algumas ações que podem te ajudar a controlar:

pegue um pedaço de gaze limpa;

pressione no local do sangramento;

morda ou aperte firmemente a região para ajudar a estancar o sangue;

repita o processo a cada 15 minutos até notar que o fluxo diminuiu e obteve uma melhora.

Saiba como minimizar a dor e o inchaço no local

Para te auxiliar com o alívio da dor, siga as instruções do seu dentista e tome os remédios indicados pelo profissional nos horários prescritos.

Caso esteja com a boca muito inchada, uma dica que pode ajudar é fazer uma compressa de gelo na bochecha. Aplique por cerca de vinte minutos e remova por duas horas . Repita o ciclo conforme a necessidade.

É importante ressaltar que as recomendações acima podem ajudar na maioria dos casos, porém, é crucial que siga primeiro as recomendações do seu dentista.

Entre em contato com o profissional caso note qualquer sinal de que o local da extração está piorando ou se a dor se tornar muito intensa.

09/06/2023

Como higienizar a prótese dentária removível?

Se você usa prótese removível, dever saber que a higienizar é tão importante quanto os cuidados com os dentes naturais, afinal, a sua saúde bucal depende desse cuidado. Inclusive, se a higienização não acontecer de forma correta, pode ocorrer o acúmulo de placas bacterianas na prótese. A limpeza deve ser diária, após todas as refeições, com uma escova de dentes de cerdas macias. Mas o processo é um pouco diferente, por isso preparamos este texto para esclarecer suas dúvidas.

Dicas para higienizar a prótese removível

Como citado acima, quem usa prótese removível deve a higienizar com uma escova de cerdas macias, porém, não é recomendado o uso creme dental, porque ele pode arranhar ou comprometer a cor do material. Nesse caso, o ideal é usar água morna ou fria e sabão neutro. Após a limpeza, enxague bem.

Lembramos que sua prótese deve ser higienizada após as refeições, para evitar o acúmulo de alimentos entre a gengiva e ela, e consequentemente a proliferação de bactérias.

Remova a prótese dentária antes de dormir

No período da noite, antes de dormir, remova sua prótese e a deixe em uma solução com água. Esse cuidado é recomendado para possibilitar a oxigenação das células e evitar que a prótese fique empenada. Mas lembre-se: nunca a deixe de molho com produtos de limpeza. É muito importante prezar pela boa condição da sua prótese, porque o resultado do tratamento depende disso.

É indicado usar produtos para fixação?

Nos primeiros dias de uso da prótese total removível, o dentista aconselha que seja usado um produto fixador. Porém, é apenas para auxiliar na adaptação; o uso contínuo não é indicado, porque tais produtos podem aumentar a pressão da dentadura sobre os tecidos da gengiva e sempre passar a sensação de que a dentadura está frouxa, e até mesmo diminuir o tempo de utilidade da prótese. Já a prótese parcial removível dispensa o uso de fixador.

Quando trocar a prótese removível por uma nova?

A boca passa por alterações naturais ao longo do tempo, por isso será necessário trocar a sua prótese. O indicado é que essa troca aconteça no máximo a cada cinco anos, mesmo que todos os cuidados de higienização tenham sido tomados. Porém, vale lembrar que durante esse tempo as idas ao dentista são indispensáveis, pois ele saberá informar os cuidados necessários com a sua prótese e se chegou o momento de fazer a troca.

09/06/2023

Restaurações de amálgama quando trocá-las?

Em primeiro lugar vamos esclarecer o que é uma restauração dentária e quando a realizamos.

Todo dente afetado por cárie, fratura de uma cúspide ou de parte da coroa precisa ser restaurado para não comprometer a polpa dentária ou como é popularmente conhecido “o nervo”, assim mediante este procedimento trazemos o dente para sua forma e função normal.

Atualmente os materiais mais utilizados em uma restauração são as resinas que ao serem de diversas cores que imitam as dos dentes, ficam muito estéticas.

Muitos pacientes pedem para trocar as antigas restaurações de amálgama que são uma mistura de mercúrio com limalhas de metal e por tanto adotam uma cor prateada por restaurações de resina, entretanto esta troca só deverá ser realizada se há indicações para tanto e não somente por estética.

Assim, se a restauração de amálgama quebrou, ou se comprovamos infiltrações que possam destruir o complexo dentina-polpa, recomendamos que seja substituído, caso contrário não.

A indicação para a troca de uma restauração de amálgama pela de resina precisa ser analisada com cuidado e de modo consciente.

09/06/2023

Dente Encavalado — Quais os Possíveis Tratamentos?

Tratamentos para o apinhamento dental

A ortodontia é a especialidade que trata o problema de desalinhamento dos dentes. O tratamento escolhido pelo dentista vai levar em conta diversos fatores específicos do paciente como idade, objetivos estéticos e grau de apinhamento dos dentes.

Por isso, o tempo de tratamento ortodôntico e até o tipo de aparelho variam devido às particularidades de cada pessoa.

As principais formas de correção de dentes encavalados são os aparelhos dentários. Além da correção de problemas na arcada dentária, e do alinhamento, o aparelho também pode fazer com que o resultado final do sorriso fique mais harmônico com as proporções da face.

Os aparelhos ortodônticos podem ser divididos em duas categorias:

Aparelhos fixos

Os aparelhos fixos são constituídos por bráquetes de metal ou cerâmicos, que podem, ou não, ser ligados por um fio metálico. A correção é feita pela força mecânica aplicada para o alinhamento do dente encavalado.

Atualmente, há modelos bem discretos que podem ser feitos com materiais diferentes, como a porcelana, o que pode oferecer mais conforto estético ao paciente.

Na modalidade fixa — que não é possível de retirar — há também a opção lingual, em que os braquetes ficam na parte interna dos dentes, e por isso, ficam ocultos para quem observa o sorriso do paciente.

Aparelhos móveis

São mais recomendados para crianças, por sua eficiência em tratar os problemas nas primeiras fases da vida. Pode ser utilizado após o tratamento com os aparelhos fixos para manter o alinhamento proporcionado.

Website