Guia de Viagem

Guia de Viagem

Um pais que o Brasil desconhece.
- Um Brasil bonito que por absurdo desperdiçamos

28/12/2023

Trilha no litoral norte de SP
esconde antigo refúgio de piratas e aquário natural;
veja como é
Na parte sul de Ubatuba,
trajeto de 10 quilômetros é atração procurada por turistas
com orla paradisíaca cercada pela Mata Atlântica

Por João Ker
22/12/2023

Um trajeto com 10 quilômetros por cenários paradisíacos às margens da Mata Atlântica. É essa a proposta da Trilha das 7 Praias, a mais famosa de Ubatuba, na parte sul da cidade que é uma pérola do litoral norte de São Paulo e um dos destinos mais buscados no verão.

O percurso inteiro pode ser autoguiado e dura de 3 a 4 horas, saindo a pé da Praia da Lagoinha (mais ao sul) ou da Praia da Fortaleza. Uma dica preciosa é sair desta última porque é dela que sai o trecho mais difícil e íngreme da trilha. Assim, você evita chegar à etapa final da aventura com mais 2,5 quilômetros de perrengue para enfrentar pela frente.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer em que os próprios guias, barqueiros, moradores e turistas não chegam a um consenso: a nomenclatura de cada praia e como o trajeto é feito. Há quem considere que a Trilha das 7 Praias não considera seus pontos de partida e chegada (ou seja, as Praias da Fortaleza e da Lagoinha não entram nessa conta).

Ao mesmo tempo, alguns trechos de areia causam confusão por ter o início e o fim delimitados apenas por uma pedra no meio da orla.

O Estadão percorreu o trecho por mar e considera a nomenclatura informada pela Rainha do Mar - Tour Náutico, empresa credenciada no município e com experiência na região. Outras agências podem alterar a ordem e nomes das praias e paradas, por isso incluímos entre parênteses outras formas pelas quais elas podem ser conhecidas (algumas têm até três ou quatro nomes!).

Sem demorar nessa matemática, vamos ao que importa: os cenários tropicais, paradisíacos e ímpares que transformam a Trilha das 7 Praias em uma das aventuras mais procuradas do verão em São Paulo.

Praia da Fortaleza
A reportagem partiu da Praia da Fortaleza, que tem esse nome por ter servido no passado como esconderijo de piratas e corsários do litoral paulista. Isso muito antes de funcionar como ponto de desembarque das mercadorias levadas de canoa entre o Porto de Santos e Ubatuba ou de ter investido mais recentemente em seu caráter turístico.

O investimento é visível por todo lado, fazendo com que essa e a Praia da Lagoinha sejam os pontos de maior infraestrutura da trilha. Por lá, é fácil encontrar estacionamento, tanto na rua quanto privado, a partir de R$ 20.

Também há restaurantes, quiosques, trailers e lanchonetes, no entorno, na orla e andando pela areia. Além disso, o local tem empresas de turismo, com passeios de barco, de banana ou de disco inflável; aluguel de pranchas e equipamento para mergulho; e muitas opções de hospedagem.
Por isso e pela tranquilidade do mar, a Praia da Fortaleza atrai muitas famílias, das crianças aos mais velhos. Outro atrativo, além das belezas naturais, é a proibição das caixas de som, as grandes vilãs do verão no litoral. Para quem passa por lá, dois pontos são imperdíveis.

Pontão da Fortaleza

Acessado por uma pequena trilha também do lado direito da Praia da Fortaleza, o pontão guarda duas formações de pedra esculpidas pela natureza nas formas de tartaruga e de baleia, esta última mais próxima do mar onde, a depender do dia e da sua sorte, é possível ver ondas quebrando por trás das rochas como se o bicho estivesse respirando pelo espiráculo (aquele buraquinho redondo na cabeça por onde a água sai).

Já pensou em nadar rodeado por peixes? Na Praia da Fortaleza, isso é possível. O aquário natural na ponta direita da orla f**a em um recife antes do acesso ao pontal e mais uma das paradas obrigatórias da trilha.

Por lá, visitantes de todas as idades f**am maravilhados com a quantidade de peixes, tartarugas, estrelas-do-mar, peixes (principalmente os sargentinhos) e outros animais marinhos que visitam o ponto. Mas para vê-los é preciso chegar cedo, porque eles “começam a sumir na Sessão da Tarde e vão dormir de vez na novela das seis”, como explicou um dos vendedores locais.

Conhecida também como Praia do Cedro Sul ou Praia do Cedro do Sul (para não ser confundida com a Praia do Cedrinho, no centro), é a primeira parada para quem parte da Praia da Fortaleza. Também é uma das poucas que conta com quiosque aberto para ajudar os viajantes.

O funcionamento, entretanto, é irregular e a barraca estava fechada no dia em que a reportagem visitou o local. Por isso, é bom não depositar muita esperança de encontrar algo para beber ou comer por ali.

A Praia do Cedro é conhecida entre os trilheiros como uma das mais exuberantes do percurso. Chegando nela, dá para entender o porquê: o local tem águas verdes e cristalinas, uma bica de água doce e pedras dispostas da maneira perfeita para você deitar e curtir a vista.

Sem falar no tanto de vegetação nativa em todo o entorno: um refúgio natural do sol forte, mas também um lembrete de que é hora de reforçar o repelente. Fora isso, é totalmente inabitado e um dos poucos trechos que não tem nenhuma casa construída perto da mata.

Para quem começa a trilha da Praia da Lagoinha, essa é a penúltima parada do trajeto, que segue por mais 2,5 quilômetros até a Praia da Fortaleza. Não à toa, ela é um famoso “ponto de desistência” para os mais cansados e tem placas com os telefones de alguns barqueiros penduradas nas árvores de entrada.

Ainda assim, a Praia do Cedro costuma ser relativamente badalada na alta temporada, principalmente pelos visitantes que chegam a bordo das próprias embarcações. Nos dias mais movimentados, dá para encontrar facilmente aluguel de caiaque, prancha de stand up paddle ou equipamento de mergulho, apesar de o resto da trilha ter pontos melhores para isso.

Praia do Deserto
Um dos principais pontos de discórdia da trilha quanto ao nome, ela também é chamada por alguns de Praia do Cedro Grande ou Praia Deserta. Por ser basicamente uma extensão da praia anterior, cujos limites são definidos por um conjunto de pedras no meio da faixa de areia, não é difícil transitar entre uma e outra nem há diferenças gritantes entre elas.
Conhecida também como Praia Grande do Bonete, em relação à sua “irmã” menor, foi no passado um ponto conhecido para acampamento selvagem pela grande quantidade de abricós que espalham sombra pelos mais de 2 quilômetros de orla. A atividade, entretanto, foi proibida por lá há anos.

Desde então, o local se tornou basicamente um reduto de cultura caiçara, com barqueiros de carga, cultivo de mariscos e uma barraca que eventualmente pode estar aberta ao público. Pela profundidade, serve também como ponto para embarque e desembarque de cargas marítimas.

Por isso e pelos moradores do local, ela costuma ter mais banhistas e consequentemente menos privacidade. Por outro lado, conta com um quiosque aberto nos dias de alta temporada.

Praia do Bonetinho
Também chamada apenas de Praia do Bonete por quem considera a anterior como a “Praia Grande do Bonete”, o fato é que está é realmente menor do que a anterior, da qual está separada por uma trilha de menos de 500 metros.

Assim como a outra, tem recebido mais turistas nos últimos anos e se tornou um dos principais pontos de parada para quem contrata os passeios tradicionais de banana boat (sainda da Lagoinha) ou escuna, como é possível ver pela foto abaixo.

Com córregos nas duas extremidades, a faixa de areia tem aproximadamente 150 metros de extensão, de onde é possível ver algumas praias no lado oposto da baía, como a Pulso, a Caçandoca e a Caçandoquinha. Apesar de pouca infraestrutura, tem dois quiosques que costumam abrir nos dias mais movimentados, mas ainda mantém o ar de local tranquilo, com menos turistas e focado no relaxamento do visitante.

Com areia monazítica (com maior concentração de metais pesado e mais escura) e cercada por casas, a Praia do Peres é o refúgio para uma comunidade tradicional de pescadores e também um ótimo ponto para fazer mergulho de snorkel.

Lá, é possível nadar com sargentinhos, peixinhos amarelos com listras pretas que aparecem em abundâncias nas duas extremidades da orla e em outros pontos de Ubatuba.

A essa altura, você já (ou ainda) tem vista para a Praia da Lagoinha. À esquerda, um píer separa o trecho principal de um menor, conhecido como Prainha do Peres. Quem chega da trilha por ali passa necessariamente pelo Pontão do Jarobá, restaurante caiçara tradicional da região e parada obrigatória dos que fazem o trajeto a pé.

Praia do Oeste
Acessada por um caminho curto de terra saindo da praia anterior e passando pelos fundos de algumas casas, a Praia do Oeste é a penúltima da trilha para quem sai da Praia da Fortaleza. A teoria mais difundida é de que ela se chama assim pela beleza do pôr-do-sol visto de lá, de onde é possível ver também as orlas da Praia da Lagoinha, Sape e Maranduba.

A orla é pequena, repleta de pedras na superfície e no fundo do mar, além de também ter areia monazítica de cor acinzentada. Por ser de fácil acesso para quem está hospedado nas imediações e ter o mar tranquilo com profundidade rasa, costuma atrair famílias com crianças e idosos.

Praia da Lagoinha
Assim como a Praia da Fortaleza, é uma das mais urbanizadas da trilha, com opções de quiosques, restaurantes, hospedagens, lojas, farmácias, passeios de barco e estacionamentos. A faixa de areia chega a mais de 3 quilômetros e atrai turistas de todas as idades nos dias de calor. Andando à direita da orla, é possível chegar sem dificuldades às praias do Pontal, do Sape e de Maranduba.

o
Bônus: Praia Deserta
Segundo a prefeitura de Ubatuba, a Praia Deserta se chama, na verdade, Prainha da Deserta, enquanto nos mapas dos principais serviços de GPS ela aparece como Prainha do Cedro do Sul. Não que você consiga chegar até lá de carro, mas o registro existe mesmo assim.

Apesar da variação de nomes, que também inclui Praia Deserta do Cedro, todos eles trazem em comum suas duas principais características: ser deserta e estar próxima à do Cedro (do Sul).

Essa é a única do trajeto cujo acesso não é possível por terra, ou seja, só chega nela quem está com alguma embarcação pequena ou tem coragem de escalar até lá pelas pedras que saem da Praia da Fortaleza. Apesar de não ser parte oficial da Trilha das 7 Praias, é bem conhecida entre os locais e integra a maior parte dos roteiros de passeios vendidos na orla.

Praia da Fortaleza
Coordenadas: Latitude -23.5293, Longitude -45.1658

Praia Deserta
Coordenadas: Latitude -23.5392, Longitude -45.1691

Praia do Cedro
Coordenadas: Latitude -23.5404, Longitude -45.1661

Praia do Deserto
Coordenadas: Latitude -23.5397, Longitude -45.1705

Praia do Bonete
Coordenadas: Latitude -23.5271, Longitude -45.1875

Praia do Bonetinho
Coordenadas: Latitude -23.5271, Longitude -45.1875

Praia do Peres
Coordenadas: Latitude -23.5271, Longitude -45.1875

Praia do Oeste
Coordenadas: Latitude -23.5258 , Longitude -45.1886

Praia da Lagoinha
Coordenadas: Latitude -23.5199, Longitude -45.1993

Acesso pelo km 73 da BR-101

Trilha no litoral norte de SP esconde antigo refúgio de piratas e aquário natural; veja como é 28/12/2023

Trilha no litoral norte de SP esconde antigo refúgio de piratas e aquário natural; veja como é Na parte sul de Ubatuba, trajeto de 10 quilômetros é atração procurada por turistas com orla paradisíaca cercada pela Mata Atlântica

19/12/2023

As melhores paisagens você encontra aqui! 💙😎

Aproveite que o final de semana vai ser quente e venha pra cá!

Day Use R$ 70,00 por pessoa (sábado e domingo) | Não precisa reservar | Até 12 anos é cortesia.

BORA SE REFRESCAR!

19/12/2023

Junte a família para curtir um divertido passeio!

Aqui você aproveita uma paisagem deslumbrante e ainda se diverte com atrações únicas no final de semana...venha para a Fazenda! 🚂

----------------

Visitantes, atenção, não vamos abrir nos dias: 24, 25, 31 e 01 de janeiro!

🔎Mais informações em:
www.fazendadochocolate.com.br
📍 Nossa localização:
Rodovia dos Romeiros, Km 90, Itu, SP - (Estrada Parque)

Guarujá fora do óbvio: praias com belezas escondidas e longe das multidões 08/12/2023

Guarujá fora do óbvio: praias com belezas escondidas e longe das multidões Praias do Góes, do Sangava e do Cheira-Limão têm acesso por trilha ou de barco, com águas claras e cercadas por florestas da Mata Atlântica

Conheça a cidade que baniu quiosques, tem 74 km de praias e guarda as maiores dunas de SP 07/12/2023

Conheça a cidade que baniu quiosques, tem 74 km de praias e guarda as maiores dunas de SP Ilha Comprida tem todo o seu território declarado como Área de Proteção Ambiental, é considerada uma Reserva da Biosfera do Planeta pela Unesco e possui riquezas naturais, históricas e culturais

Onde passar o Natal no interior de São Paulo? 7 cidades com programação especial 07/12/2023

Onde passar o Natal no interior de São Paulo? 7 cidades com programação especial Pensando em levar a família para viajar nestas festas? Conheça algumas das melhores opções para passar o Natal no interior de São Paulo.

06/12/2023
Como Singapura pode ensinar o País de Lula e Marina Silva? - Mar Sem Fim 06/12/2023

Como Singapura pode ensinar o País de Lula e Marina Silva? - Mar Sem Fim Enquanto a maioria dos países à beira-mar perde terreno para a erosão, Singapura consegue a façanha de aumentar seu litoral.

02/12/2023
Cachoeira paradisíaca e lagoa azul escondida na mata de Cubatão? Sim, existe; veja como é 01/12/2023

Cachoeira paradisíaca e lagoa azul escondida na mata de Cubatão? Sim, existe; veja como é Acesso ao local foi oficialmente liberado para o público há menos de um ano e só pode ser feito na companhia de um guia ou monitor

01/12/2023

Acesso: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP de autoria ou organização de servidores docentes e/ou servidores não-docentes da Universidade de São Paulo.

Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licenças Creative Commons 4.0.

Inaugurado em março de 2016, o Portal de Livros Abertos da USP utiliza o Open Monograph Press (OMP) da Public Knowledge Project (PKP). Trata-se de plataforma de software de código aberto para gerenciar e publicar livros acadêmicos.

Ele pode ser usado para gerenciar o fluxo de trabalho editorial necessário para ver monografias, volumes editados e edições acadêmicas por meio de revisão interna e externa, edição, catalogação, produção e publicação.

Os temas dos livros são variados, eles estão divididos em categorias como engenharia, ciências biológicas, teatro, educação, turismo, etnologia e documentação jurídica. Há ainda as séries, exemplos de títulos são Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia​.

22/11/2023

CALOR DEMAIS, NÉ? 🔥 E isso é apenas a semana começando com feriadão na Quarta-feira também 🔥

E olha só que legal: resolvemos abrir a Fazenda das Pedras TODOS OS DIAS DESTA SEMANA! 🥰 Tanto por causa do calor quanto pelo feriado, então nada de f**ar derretendo aí em casa, venha se refrescar com a gente em nossas piscinas 💙

- Hospedagens Disponíveis;
- Muitas áreas verdes para você acampar;
- E Day Use para você se divertir!

⚠ Atenção para os valores do Day Use:
▪️ Segunda (13) | Terça (14) | Quinta (16) | Sexta (17): R$ 50,00 por pessoa!
▪️ Quarta (15) | Sábado (18) | Domingo (19): R$ 70,00 por pessoa!
* Até 12 anos é cortesia | Não precisa reservas | Refeições não inclusas | Pode usar nossa estrutura, piscinas, participar das atividades gratuitas e comprar as atividades pagas.

Semaninha com temperaturas na casa dos 35 graus, então essa é a hora para você vira pra Fazenda e se desconectar do calor urbano.

Aguardamos sua visita💙

📞 Dúvidas, informações e reservas de hospedagem: 11 9 8444-4609
📌 Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 98, Pedregulho, Itu - SP

22/11/2023

Passando apenas para lembrar que a partir de Dezembro vamos abrir de Segunda à Segunda!!! 💙

Suas férias serão mais divertirdas aqui com agente!

Mas isso é apenas um aviso. Neste mês de Novembro continuamos a programação normal (Sexta, Sábado, Domingo e Segunda). Mas já anota aí que Dezembrão você vai poder vir todos os dias aqui aprovitar com a gente! 💙

Como é o passeio de barco em Barra Bonita, onde o Rio Tietê é limpo? 19/11/2023

Como é o passeio de barco em Barra Bonita, onde o Rio Tietê é limpo? Conhecido como ‘Cidade Simpatia’, município a 300 km da capital tem história interligada à do principal rio de São Paulo e eclusa como principal atração

Guarujá quer controlar acesso a uma das suas praias mais bonitas; saiba qual 19/11/2023

Guarujá quer controlar acesso a uma das suas praias mais bonitas; saiba qual Estudo vai definir quantos visitantes podem ir à Prainha Branca sem que os impactos da lotação comprometam a conservação do refúgio natural

Praia do Preá, turismo, e um perverso casamento - Mar Sem Fim 29/10/2023

Praia do Preá, turismo, e um perverso casamento - Mar Sem Fim Praia do Preá, CE, onde acontece um estranho e perverso casamento de interesses. O local sofre com a especulação imobiliária insustentável.

Photos from Parque Maeda's post 28/10/2023
28/10/2023

Pacotes para o Natal e Ano Novo DISPONÍVEIS!!! ✨

Reservas, dúvidas, informações e orçamentos: chama no WhatsApp 11 9 84444609!

Bora fazer as festas deste ano serem ainda mais especiais que as do ano passado! 💚

28/10/2023

Às vezes, tudo o que precisamos é de um refúgio para reviver a nostalgia de momentos especiais e criar novas lembranças!

Aqui na nossa fazenda você encontra o cenário perfeito para relaxar e se reconectar com o que realmente importa. Venha desfrutar da natureza e dos nossos deliciosos doces artesanais!

🔎Mais informações em:
www.fazendadochocolate.com.br
📍 Nossa localização:
Rodovia dos Romeiros, Km 90, Itu, SP - (Estrada Parque)

Photos from Fazenda Das Pedras's post 28/10/2023
28/10/2023

Aqui é o paraíso para quem busca se desligar da agitação e saborear delícias únicas do interior!

Aproveite nosso estacionamento gratuito e venha ter uma experiência única e relaxante na Fazenda. Você não vai se arrepender!

🔎Mais informações em:
www.fazendadochocolate.com.br
📍 Nossa localização:
Rodovia dos Romeiros, Km 90, Itu, SP - (Estrada Parque)

Itu além das réplicas gigantes: fábrica de chocolate e mural de artista famoso; veja vídeo 15/09/2023

Itu além das réplicas gigantes: fábrica de chocolate e mural de artista famoso; veja vídeo Fundado em 1610, o município a 100 quilômetros de São Paulo tem opções de turismo histórico, ecológico, cultural e religioso

Photos from Fazenda do Chocolate's post 28/08/2023
28/08/2023

A criançada adora brincar no playground da Fazenda! 😍

23/06/2023

A natureza é uma companhia e tanto 💚
Quer ter a alma renovada? Faça uma caminhadinha em meio à natureza que não tem erro 💚

23/06/2023

Presenteie com carinho e ternura! ❤

As bonecas que fizeram parte da infância de uma geração e que também podem encantar as próximas! O trabalho caprichoso e manual feito em tecido traz cor e alegria para as bonequinhas de panos mais simpáticas que você vai conhecer!

Traga a sua filha, sobrinha, neta ou afilhada para conhecer o mundo mágico e macio das bonecas de pano!

Campos do Jordão tem mirantes, trenó de montanha, teleférico repaginado e mais novidades; veja vídeo 23/06/2023

Campos do Jordão tem mirantes, trenó de montanha, teleférico repaginado e mais novidades; veja vídeo Reforma do Parque do Capivari é um dos destaques; atrações fazem a alegria de públicos diversos: desde os brinquedos para as crianças até o Museu da Cerveja, para os adultos

O que fazer em São Francisco Xavier? Cidade é opção de roteiros de viagem em SP; veja dicas 23/06/2023

O que fazer em São Francisco Xavier? Cidade é opção de roteiros de viagem em SP; veja dicas Distrito de São José dos Campos oferece trilhas, cachoeiras e mirantes em meio à Mata Atlântica, acessíveis para turistas de todas as idades e condicionamentos físicos

O que fazer em Águas de São Pedro? Cidade atrai turistas que buscam saúde e bem-estar no inverno 23/06/2023

O que fazer em Águas de São Pedro? Cidade atrai turistas que buscam saúde e bem-estar no inverno Menor município do Estado, estância inaugurada em 1948 é cercada pela Serra do Itaqueri e oferece banhos imersivos com água sulfurosa de propriedades medicinais

23/06/2023

Ahhhh se essa ferroviária estivesse terminada...
a ferrovia Taubaté/ Ubatuba, ainda no período imperial.
No final de 1800 tendo início no Vale do Paraíba, na cidade de Taubaté, foi iniciada uma ferrovia, que nunca se findou.
A ferrovia Taubaté/Ubatuba.
Muita coisa aconteceu para ela não se concretizar.

"Foi construída entre 1890 e 1892, e infelizmente ficou sem terminar, devido à falência do Banco Popular de Taubaté, fundado por empresários e fazendeiros especialmente para esse fim. Essa ferrovia teria 152 Km de extensão, partiria de Taubaté, passaria por Natividade da Serra em direção ao Morro do Corcovado, onde desceria a serra com uma inclinação de no máximo 3%, até a região da Praia Dura, de onde embicaria para a cidade, atravessando a região urbana e terminando no porto do Morro da Ponta Grossa. - No trecho da serra foram feitos 48 tuneis, todos escavados à mão, como todo o resto da ferrovia. - Os trilhos foram ao longo do tempo retirados e usados para fazer pontes, e postes para a distribuição de energia elétrica. - Em 1890 o lançamento da estrada foi comemorado com um marco, fincado no cruzamento das ruas Cunhambebe e Liberdade, em Ubatuba".

26/05/2023

Último final de semana com desconto especial no Day Use para as mamães!!!

Neste mês das mães, o Day Use está R$ 50,00 para mães e gestantes 💗

Lembrando que para quem não se enquadra nessas categorias, o preço segue normal: R$ 70,00 por pessoa (Até 12 anos é cortesia).

Não precisa reservar!

Bora curtir o final de semana aqui com a gente!

📞 WhatsApp (11) 99614-1669
📌 Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 98, Pedregulho, Itu - SP

Grande Hotel Termas de Araxá: o retorno de um ícone 26/05/2023

Grande Hotel Termas de Araxá: o retorno de um ícone Nascido para impactar, o imponente hotel do Triângulo Mineiro foi repaginado e valorizou ainda mais o atrativo que o consagrou: as águas termais radioativas

22/05/2023

O Parador Cambará do Sul está num dos lugares mais bonitos do Brasil e ainda pouco conhecido pelos brasileiros, os Campos de Cima da Serra, na Região do Cânions, no estado do Rio Grande do Sul.

Website