Bruxa Márcia Cristina
Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Bruxa Márcia Cristina, Health/Beauty, .
💫Vagas encerradas!
Acompanhe para saber sobre as datas para 2023.
Blessed Be!💫
Podcast maravilhoso! Repleto de informações! Assintam!
💫
No Astral | VIDAS PASSADAS com Carolina Caon Neste segundo episódio do podcast, Diego Nardi e Carolina Caon () falam sobre vidas passadas: será que é possível realmente saber que f...
✨Oração dos Ciganos da Cura✨
Clamo aos ciganos da cura…
Que conhecem todos os elementos
Que existem na natureza…
Liberem a energia das ervas que curam,
regeneram e purificam e cicatrizam.
Libere a energia dos cristais que transmutam
Renovam e energizam.
Libere a energia das flores que perfumam,
acalmam acolhem e acariciam.
E com a força do punhal cigano todo mal
toda energia enfermiça seja cortada, e cauterizada,
para não mais voltar.
Pelo amor vibrante de santa Sara kali,
Que nossa saúde seja restabelecida.
A partir deste momento.
Que assim seja e assim se faça,
Amém.
✨Optchá Cigana Magdalena✨
Márcia PaZZini 💃✨
Fonte: Portal da Cigana
✨🌑✨Olhe para o céu: Agosto/2021 terá chuva de meteoros, Júpiter e Saturno brilhantes e 'Lua azul'!
🍃✨A NATUREZA SAGRADA ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO! CURE-SE!✨🍃
✨Blessed Be!✨
🌿A SABEDORIA DAS ERVAS pode acessar nossas dores físicas e curá-las, além de alcançar também nosso campo espiritual, trazendo compreensões e conexões...
✨💃✨
🌱A MIRRA tem propriedades antimicrobianas, adstringentes, anti-inflamatórias, anti-sépticas, aromática, cicatrizante, desodorante, desinfetante, anestésica e rejuvenescedora, podendo ser indicada para ajudar no tratamento de diversas situações, como:
Dor de garganta;
Inflamação na gengiva;
Afta;
Feridas na pele;
Problemas digestivos;
Colite ulcerativa intestinal;
Contusão;
Artrite;
Tosse;
Asma;
Bronquite;
Gripe.
Como preparar o chá de mirra:
Folhas secas de mirra podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais;
Junte as folhas à água fervente e o chá não levará mais de 10 minutos.
🅰️ A mirra está contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de lactação.
✨A CÚRCUMA, também chamada de açafrão-da-índia, açafroeira, gengibre-dourado, açafrão-da-terra e, no mercado internacional, turmeric, é uma planta conhecida principalmente por seu papel como corante, apesar de atualmente ter ganhado destaque por suas propriedades medicinais. As partes geralmente utilizadas da cúrcuma são as raízes e o rizoma.
Atualmente, sabe-se que a cúrcuma apresenta uma série de propriedades farmacológicas importantes. Entre elas, destacam-se as ações:
antioxidante;
anti-inflamatória;
antibacteriana;
antidiarreica;
antiescorbútica;
antiespasmódica;
antifúngica;
antiparasitária;
antitumoral;
antiviral;
diurética;
hepatoprotetora;
neuroprotetora;
redutora dos níveis de colesterol;
sedativa.
Alguns trabalhos sugerem ainda que a cúrcuma apresenta efeitos neuroprotetores no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, além de ajudar no combate de alguns tipos de câncer.
✨🌱✨O Banho de Boldo
👉O banho de boldo é ótimo para fazer limpeza espiritual e descarrego.
Você pode tomar o banho de boldo sempre que se sentir angustiado.
👉Para preparar o banho de boldo você precisa apenas de dois ingredientes, a saber:
Três punhados de folhas de boldo; e
Dois litros de água.
Coloque a água para ferver, e somente após levantar fervura, coloque os três punhados de boldo, desligando o fogo. Deixe que a mistura descanse por alguns minutos.
Antes de tomar o banho com a mistura, coe a água.
Tome seu banho de higiene normalmente, sempre com pensamento positivo, de limpeza, de purificação, de energização. Depois do banho convencional, despeje o banho de boldo do pescoço para baixo.
Durante o banho, mentalize todas as energias negativas saindo de você junto com a água. Peça por proteção e mentalize uma luz verde envolvendo todo o seu corpo.
O mais indicado é deixar o corpo secar naturalmente. Recomenda-se secar apenas as partes íntimas.
🍃AS PLANTAS MEDICINAIS são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Em algumas comunidades, essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias. Estima-se que aproximadamente 80% da população do planeta já tenha feito uso de algum vegetal para aliviar sintomas de alguma doença.
🍃✨A NATUREZA SAGRADA ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO! CURE-SE!✨🍃
🅰️ Importante você considerar sempre que o uso indiscriminado de plantas medicinais pode trazer sérios riscos à saúde, sendo assim, evite o uso de plantas que você não conhece bem e que não sejam alvo de estudos.
✨Blessed Be!✨
🌱LIMPE O AMBIENTE DA SUA CASA COM ALECRIM!🌱
👉 Faça coroas de ALECRIM para todas as portas de sua casa e coloque uma coroa em cada porta, você terá um bom ano com muita energia positiva, saúde e abundância e sem doenças. Pois o alecrim é bom para uma infinidades de coisas como chá, temperos, e é muito energético e tbm serve como defumador de ambiente. O seu cheiro atrai boas vibrações de luz e afasta os medos, as tristezas e os pensamentos que não são bons!
Blessed Be!✨
🍃Conheça os benefícios surpreendentes ao queimar 🔥 as FOLHAS DE LOURO dentro da sua casa. O cheiro dessa erva tem propriedades calmantes que relaxam os músculos, diminuem o estresse, trazem paz espiritual e prosperidade.
👉Considerada uma planta poderosa, desde a Grécia antiga, aprenda como queimar corretamente folhas de louro dentro da sua casa:
👉Coloque as folhas num pratinho e acenda um fósforo;
Este fogo intenso vai funcionar é o que vai liberar os compostos ativos das folhas de louro;
👉Se possível, feche a porta do ambiente, para o aroma preenchê-lo;
👉Ao queimá-las, você pode se ausentar do cômodo e retornar depois da fumaça ter dispersado.
BENEFÍCIOS DA FOLHA DE LOURO
1. Redução da ansiedade
A folha de louro contém um composto chamado linalol. Estudos comprovam que este composto contribui na diminuição da ansiedade exercendo um poder relaxante em nossa mente.
2. Alívio respiratório
As excelentes propriedades anti-inflamatórias do louro contribuem na redução das inflamações respiratórias. A inalação dos vapores de louro, por exemplo, é utilizada há tempos na aromaterapia para tratar o catarro e o muco.
3. Prosperidade
Símbolo da vitória e do triunfo, desde a Grécia antiga, as folhas de louro, além de trazerem paz, atraem prosperidade e fartura! Experimente guardar uma folha na carteira. Dizem que essa simpatia ajuda para que o dinheiro nunca acabe, mas se multiplique.
🅰️ Em casos de problemas respiratórios, procure um profissional de saúde.
🍃Você sabia que a folha de LOURO tem ótima ação digestiva? Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas. Ou seja, é sempre uma boa dica incorporar a folha de louro às receitas - principalmente no caso de quem tem problemas de digestão.
É fonte de vitaminas e antioxidantes
A folha de louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes - que ajudam a manter a pele bonita. Ou seja, a folha de louro ajuda a fortalecer a imunidade (por conta da vitamina C), os músculos e até mesmo faz bem para a visão, já que é fonte de vitamina A. Uma boa dica é fazer um chazinho com essa planta para tomar diariamente.
Folha tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas
Muita gente não sabe, mas a folha de louro também pode atuar como anti-inflamatório, pois possui o composto eugenol - que, inclusive, é usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, a folha de louro é muito usada para amenizar inflamações pelo corpo. Além disso, ela tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações, cólicas menstruais e por aí vai. Que tal tomar um chazinho para usufruir de todas essas propriedades?
Louro ajuda a regular o fluxo menstrual
Para quem tem um fluxo menstrual muito irregular, a folha de louro também pode ser uma grande aliada. Isso porque essa planta possui propriedades que estimulam o útero e, assim, conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade. Quem sofre com amenorreia (falta de menstruação mesmo em idade fértil) costuma usar a folha de louro para tratar o problema e regular os ciclos. F**a a dica!
Atua como diurético natural
Outro ponto positivo da folha de louro é que ela também atua como diurético, hidratando o organismo, combatendo inchaços e a retenção de líquidos. Por conta de suas propriedades diuréticas, a folha de louro também estimula o funcionamento do sistema urinário.
Chá de louro ajuda a amenizar estresse e ansiedade
Muitas pessoas gostam de tomar um chazinho para relaxar a mente - e isso realmente funciona, principalmente quando você usa a erva certa para o preparo! A folha de louro, por exemplo, consegue surtir um efeito calmante mas sem causar sonolência. Por isso, ela é perfeita para quem está passando por um período de estresse (alguma entrega no trabalho, quem sabe) e precisa relaxar mas sem perder o foco.
Folha de louro pode ser usada como tempero em massas, carnes, caponatas e outros pratos
A maioria das pessoas já usa a folha de louro para temperar o feijão, mas sabia que ela pode ser usada em outras receitas? Ela pode ser utilizada no preparo de massas, caponatas, pastinhas, sopas e carnes, concedendo nutrientes e sabor aos pratos.
☕️Como fazer o chá de Louro:
O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo.
Ingredientes
3 folhas de louro;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Para preparar o chá, basta colocar as folhas de louro na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, beber o chá 3 a 4 vezes por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar antes de beber.
🅰️ Efeitos Colaterais e contraindicações
O consumo das folhas de louro: Não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o ab**to. Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, por exemplo, quando consumida em grandes quantidades.
Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.
✨Benefícios do CRAVO-DA-ÍNDIA
Analgésico e antisséptico: o chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.
Acelera o metabolismo: aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal.
Antioxidante: o cravo-da-índia é um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poliinsaturadas.
Antisséptico bucal: o chá é usado no tratamento de bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.
Contribui para o bom funcionamento da tireoide: mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Controle do colesterol: o cravo ajuda também no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.
☕️Chá de cravo-da-Índia
O consumo de chá de cravo tem sido utilizado para aliviar a dor abdominal. Tem qualidades analgésicas que funcionam bem para aqueles que sofrem de dores de gases ou outras chateações no estômago. Cravos estimulam o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e secreções gástricas para ajudar na digestão. Além disso, ele tem efeitos anti-eméticos (contra náuseas). Chá de cravo também tem sido usado para matar os parasitas intestinais e funciona igualmente bem matando as bactérias e infecções por fungos, como candidíase oral.
O chá de cravo pode ser usado em banhos de assento, para tratar e prevenir problemas ginecológicos como desconforto, secura, dores e infecções, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Para preparar chá de cravo-da-índia, coloque água a ferver e quando estiver borbulhando, desligue o fogão e adicione os cravos. Por cada xícara de água, use 1 a 1,5 g de cravo. Consuma no máximo 2 xícaras por dia.
🅰️ Contra-indicações do Cravo-da-Índia:
Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas.
✨ANIS ESTRELADO✨
Para você ter uma ideia, em aproximadamente 1 colher de sopa de suas sementes é possível encontrar (1):
97 mg de potássio;
43 mg de cálcio;
29 mg de fósforo;
11 mg de magnésio;
1,4 mg de vitamina C.
Além disso, vitaminas do complexo B e do tipo A e E, ácidos graxos, antioxidantes, fibras e proteínas também estão presentes na planta.
2. É rico em antioxidantes
O anis-estrelado contribui para a saúde como um todo, devido aos antioxidantes. Ingerir alimentos que tenham esse tipo de substância é fundamental para evitar a ação prejudicial dos radicais livres no organismo e o surgimento de doenças (2).
Por conta disso, alguns estudos consideram que a especiaria tem um potencial anticancerígeno. Em um deles, foi observado uma diminuição do tumor e do estresse oxidativo, somado ao aumento de enzimas que desempenham um papel importante na prevenção do câncer (3).
No entanto, os cientistas alertam que os resultados são limitados e são necessárias mais pesquisas sobre o assunto.
3. Tem potencial antibacteriano
Além de ser rico em antioxidantes, o anis-estrelado tem propriedades antibacterianas e poderia ser benéfico contra bactérias que são responsáveis por doenças (4).
De acordo com alguns estudos, o extrato feito a partir da especiaria pode ajudar a combater um tipo de bactéria relacionado com problemas como diarreia e pneumonia.
Além disso, o anis pode ser eficaz contra infecções bacterianas resistentes à ação de antibióticos (5 e 6). A explicação para isso é a presença de substâncias como o linalol, o ácido gálico, o ácido chiquímico e a quercetina. Inclusive, essas duas últimas ainda proporcionam mais um benefício, como indicado a seguir.
4. Combate naturalmente gripe e resfriado
Congestão nasal, tosse seca ou com muco e, muitas vezes, febre são alguns dos sintomas mais comuns de gripes e resfriados. Porém, o anis-estrelado tem substâncias que podem combater naturalmente o problema, amenizar o mal-estar ou acelerar a cura.
Uma delas é o ácido chiquímico, usado em muitos medicamentos para tratar a gripe. De fato, um estudo mostrou que esse componente — associado com quercetina — pode auxiliar o organismo a produzir mais células de defesa para combater o vírus (7).
5. Favorece a saúde do coração
Por fim, o anis-estrelado tem a capacidade de favorecer a saúde do coração, especialmente pelo fato de ser rico em antioxidantes e substâncias com propriedades anti-inflamatórias.
Segundo pesquisa, o extrato da especiaria é capaz de contribuir para a manutenção do peso, dos níveis de gordura no sangue e da pressão arterial saudáveis (8).
Outro benefício seria em prol da diminuição das marcas inflamatórias no organismo. Entretanto, lembre-se de que os resultados foram obtidos por meio de estudos iniciais e apenas avaliados em animais.
☕️Como fazer chá de anis-estrelado:
Coloque 1 litro de água em uma chaleira e deixe esquentar em fogo alto;
Quando começar a ferver, retire do fogo e deixe amornar por um ou dois minutos;
Depois, coloque 1 colher de sopa ou 2 unidades de anis-estrelado;
Espere a infusão agir por ao menos 5 minutos antes de servir.
Além do chá, o anis-estrelado pode ser usado de diversas maneiras. Como dito acima, alguns de seus princípios ativos — como o ácido chiquímico — são utilizados em medicamentos. Abaixo, confira outras formas de uso:
Tempero: essa também é uma das formas mais populares de utilizar a especiaria. Aliás, ela faz parte de um tradicional tempero indiano chamado garam masala;
Perfume: por conta do aroma doce e agradável, a planta serve como base para a fabricação de perfumes e essências;
Óleos e cremes: por fim, o anis-estrelado ainda pode ser encontrado na forma de óleo, extrato e até em cremes para o corpo e shampoos.
Insira já o anis-estrelado no seu dia a dia e usufrua de todas as suas propriedades e vantagens!
🅰️ Contraindicações do anis-estrelado:
Alguns especialistas recomendam que grávidas e mulheres que estão amamentando evitem a ingestão da especiaria (9). Porém, é indicado consultar um médico ou médica especialista para receber orientações de uma forma mais específica.
Além disso, certas pessoas podem ser alérgicas ao alimento e apresentar sintomas como vômito, coceira na pele e inchaço no rosto. Caso sinta alguma reação, evite o consumo e procure um médico.
✨Acredite primeiro na sua intuição, ela sempre esteve aí, não a sufoque.✨Quando você tem uma intuição e não a ouve, sempre se arrepende!✨Acredite nos seus olhos e confie nos seus instintos.✨Uma forte intuição vale mais do que mil evidências...
🌼DENTE DE LEÃO
Conheça os principais benefícios do Dente de Leão para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Funciona como diurético:
A infusão de Dente de Leão é muito útil para situações onde você precisa aumentar a eliminação de líquidos do corpo, por exemplo, o excesso de ácido úrico, pedras nos rins e gota. Além disso, a infusão de Dente de Leão é muito útil para tratar casos de infecções do trato urinário e cistite.
Melhora a saúde dos ossos:
Dente de Leão tem grandes quantidades de cálcio, substância com base para fortalecer os ossos e aumentar o seu crescimento saudável, além disso, a planta é rica em antioxidantes como vitamina C e luteína, que são benéficos para proteger os ossos dos danos relacionadas com a idade.
Beneficia o sistema digestivo:
A planta Dente de Leão, atua gerando um aumento na remoção de fluidos do corpo e têm propriedades digestivas, que melhora o trânsito intestinal.
Possui propriedades hepatoprotetora:
O chá de Dente de Leão é um depurador para o fígado, uma vez que ajuda a eliminar toxinas, facilitando a função do fígado.
É calmante:
Topicamente, em banhos ou aplicada diretamente no local é útil para aliviar a dor, varizes e hemorroidas.
Regula a pressão arterial:
A urina é uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial. Na verdade, hoje a grande maioria das dr**as para tratar a pressão arterial é baseada sobre esse fenômeno, de modo que o suco de Dente de Leão é bom, porque aumenta a micção como diurético, o qual se conclui na diminuição da pressão arterial. Além disso, reduz o colesterol e contém potássio, ambos também contribuem para o equilíbrio da pressão arterial.
Reduz o colesterol:
O Dente de Leão possui propriedades Hipercolesteromiante, sendo que as fibras presentes no Dente de Leão também são úteis para reduzir o colesterol em nosso organismo, portanto, também ajuda a reduzir a pressão arterial, uma vez que o colesterol é um dos componentes que aumenta a pressão arterial.
Cura a constipação:
Certos componentes do Dente de Leão, ou seja, altos níveis de fibras dietéticas, o torna benéfico para a adequada saúde intestinal e auxilio da digestão. As fibras dietéticas estimulam os movimentos do intestino, adicionam volume as fezes e também às vezes reduzem prisão de ventre, bem como a diarreia.
Evita transtornos da vesícula biliar:
O Dente de Leão também é muito benéfico para a vesícula biliar e fígado, pois melhora o seu funcionamento geral, protege-os de efeitos adversos de oxidantes e infecções e regula a secreção de vários órgãos.
Evita o câncer:
Altamente rico em antioxidantes, o Dente de Leão reduz os radicais livres (os principais agentes causadores de câncer) no corpo, reduzindo assim o risco de câncer. Ele também desintoxica o corpo, ou seja, protege contra o desenvolvimento de tumores e vários tipos de câncer.
Promove a perda de peso:
Nossa urina consiste em até 4% de gordura, então quanto mais urinamos, mais água e gorduras são perdidas, neste caso o dente do leão, sendo um diurético, promove a micção e, portanto, ajuda você a emagrecer, sem causar qualquer efeito secundário. Além disso, a planta possui poucas calorias e promove a sensação de saciedade por ser rica em fibras.
Trata os distúrbios urinários:
Tendo em conta que é uma erva diurética de natureza, o Dente de Leão ajuda a remover os depósitos de toxinas dos rins e do trato urinário. As propriedades desinfetantes de leão também combate o crescimento microbiano no sistema urinário.
Controla o diabetes:
Suco de Dente de Leão pode ajudar pacientes diabéticos, estimulando a produção de insulina do pâncreas, mantendo assim o nível de açúcar no sangue baixa. Além disso, a propriedade diurética da planta aumenta a micção em pacientes diabéticos, isso ajuda a eliminar o excesso de açúcar no corpo. Esse beneficio também é útil para prevenir problemas renais em pessoas diabéticas, já que esses são mais propensos a desenvolverem problemas renais por causa dos depósitos de açúcares nos rins.
Combate anemia:
Anemia é caracterizada por fraqueza geral, problemas cognitivos e fadiga crônica. O teor de ferro no chá de Dente de Leão melhora a circulação e pode ajudar a prevenir esta condição.
☕️Como fazer o Chá de Dente de leão:
Ingredientes:
Folhas e flores de Dente de Leão (um punhado);
1 litro de água.
Modo de Preparo:
Coloque as flores e folhas em uma panela juntamente com o litro de água e leve para ferver por 3 minutos.
Em seguida tampe e abafe;
É aconselhável consumir 2 a 3 xícaras diariamente.
🅰️ Efeitos Colaterais e Contraindicações de Dente-de-leão:
A planta de Dente de Leão também possui algumas delimitações de consumo, ela é contraindicada para gestantes e crianças menores de 2 anos, além desses, devido sua propriedade diurética pessoas que sofrem de problemas cardíacos também não podem fazer uso da planta, pois pode levar a queda da pressão, náuseas, vômitos e reações alérgicas. Ainda estão inclusos nessa listas as pessoas que tem cálculos na vesícula.
Esta planta pode também ser perigosa para as pessoas que são alérgicas a certas plantas, como margaridas, girassóis, etc. Antes de adicionar este chá na sua dieta, recomendamos que consulte o seu médico e investigue se você pode fazer uso da planta.
Sendo que se você estiver fazendo uso de alguma medicação, também deve investigar se a planta pode causar efeitos adversos com o medicamento que você está usando, para isso também recomendamos que procure um profissional de fitoterapia.
🌱ALECRIM 🌱O seu nome científico é Rosmarinus officinalis e pode ser comprada em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.
🌱 1. Melhorar o sistema nervoso
O alecrim melhora o sistema nervoso e trás benefícios como melhorar a memória, a concentração e o raciocínio, e ajudar a prevenir e tratar problemas como depressão e ansiedade.
Essa erva ajuda inclusive a reduzir a perda de memória que ocorre naturalmente em idosos, podendo ser usada também na forma de aromaterapia para este fim.
Embora tenha vários benefícios para o sistema nervoso, o alecrim não deve ser utilizado por quem sofre com epilepsia, já que alguns estudos indicam que pode estimular o desenvolvimento de crises epiléticas.
2. Melhorar a digestão
O alecrim melhora a digestão e tem propriedades que reduzem a produção de gases e que aliviam problemas como azia, diarreia e constipação.
Além disso, por também ter propriedades antibacterianas, o alecrim também ajuda no tratamento da gastrite causada pela bactéria H. pylori.
3. Atuar como antioxidante
O alecrim é rico em ácidos antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele.
Além disso, os antioxidantes também previnem alterações maléficas nas células, como as que desencadeiam problemas como câncer.
4. Aliviar o estresse e a ansiedade
O alecrim é usado na aromaterapia para reduzir o estresse e a ansiedade juntamente com o óleo de lavanda, pois ele ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranquilidade. Veja como fazer aromaterapia para ansiedade.
5. Aliviar dores de artrite
O alecrim possui propriedade anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a aliviar dores de problemas como artrite, dor de cabeça, gota, dor de dente e problemas na pele.
Como usar o Alecrim
As partes usadas do alecrim são suas folhas, que podem ser usadas para temperar os alimentos e as flores para fazer chá e banhos.
Chá de alecrim: colocar 5 g de folhas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 3 xícaras por dia, após as refeições;
Tintura de alecrim: colocar 10 g de folhas de alecrim secas, ou 20 g de folhas de alecrim frescas, num frasco de vidro com 30 ml de álcool de cereais e 70 ml de água. Tampar e colocar num local escuro e seco por 8 a 15 dias, mexendo diariamente o frasco. Depois desse tempo, pode-se tomar a tintura diluindo 1 colher de chá em 1 copo de água, até 3 vezes ao dia;
Banho de alecrim: colocar 50 g de Alecrim em 1 litro de água fervente, tampar, deixar repousar por 30 minutos e coar. Depois utilizar esta água durante o banho;
Óleo essencial de alecrim: o óleo pode ser usado em tratamentos de aromaterapia, massagens ou banho com alecrim.
👉 Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo excessivo do alecrim, especialmente na forma de óleo concentrado, pode trazer problemas como náuseas, vômitos, irritação nos rins, sangramento no útero, vermelhidão na pele, aumento da sensibilidade ao sol e reações alérgicas.
Além disso, o seu uso como medicamento é contraindicado para mulheres grávidas e que estejam amamentando, para pessoas com histórico de convulsões e com dificuldades para coagular o sangue ou que usem medicamentos como aspirina.
No caso de pessoas com epilepsia, o alecrim deve ser usado com precaução, pois alguns estudos indicam que o óleo essencial, que também está presente no chá, pode desencadear crises epiléticas.
🌱LOSNA (Artemisia absinthium)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Digestiva, estomáquica, vermífuga, principalmente contra ascaridíase e ancilosmíase. Hepatoprotetor. Uso externo para tratamento de piolhos.
👉Deve ser usado com moderação. Não exceder 15 a 20 dias de uso interno.
FORMAS UTILIZADAS:
- Tintura (líquido a 20%)
- Cápsulas (pó)
- Cosmecêutico
☕️Para que Serve Chá de Losna:
O chá de losna é bom para combater afecção uterina, anemia, anorexia, ativar a circulação, atonia digestiva, atonia uterina, azia, bexiga, catarros, circulação, cólicas intestinais, cólicas menstruais, convalescença, coriza, diabetes, diarreia, dismenorreia, distúrbios digestivos e hepáticos, dispepsias;
É indicado para tratar enfermidades nervosas, envenenamento, escrófulas, espasmo histérico, estimular o apetite, estômago (perturbações gástricas diversas);
Estimular a secreção dos sucos gástricos, biliares e pancreáticos; febre, fígado, gases, gripe, hidropisia, histerismo, inapetências, indigestão;
Ajuda limpar e regularizar o funcionamento do estômago, fígado, rins, bexiga e pulmões;
Combate nevralgias, mau hálito, menstruação difícil e dolorosa, nervosismo, obesidade, prisão de ventre, regularizar o fluxo menstrual, reumatismo, rins, sinusite, tísica, tuberculose, vermes, vômito e ainda serve para proteger lãs e cobertores do ataque de insetos.
☕️Como Fazer Chá de Losna:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Colocar 5 a 15 g de folhas ou flores em 1 litro de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos. Tomar 1 colher de sopa de hora em hora ou tomar 2 xícaras ao dia, antes ou após as refeições principais.
Uso Externo. Decocção para gargarejos e compressas sobre as contusões.
Compressa. Molhar uma gaze com o chá e colocar sobre a área da pele que deseja tratar, sendo muito útil em caso de picada de inseto ou arranhão.
Uso Interno. Acima 12 anos. Tintura. Misture 2 xícaras de álcool de cereais com 1 xícara de água e 1 punhado da erva picada. Deixe macerando por 7 dias, após coe e guarde em um vidro escuro ou protegido por papel alumínio.
Tomar 1 colher (café) da tintura diluída em uma xícara de água, por dia ou 20 a 40 gotas (4 ml) 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições (efeito digestivo e para transtornos biliares).
A tintura também pode ser aplicada topicamente nas articulações inflamadas.
Vermífugo para cães e gatos. Triture um punhado de flores e folhas de losna e adicione à ração do animal. A dose é de 1 colher (chá) para gatos e 2 colheres (chá) para cães de porte médio.
🅰️ Chá de Losna Efeitos Colaterais e Contraindicação:
O suco ou extrato não devem ser usados, pois são tóxicos. A infusão elimina parte da toxidez.
Não deve ser usado por pessoas que estão fazendo tratamento radioterápico, gestantes, lactantes, indivíduos de temperamento bilioso ou sanguíneo, nas irritações gástricas e intestinais e nas propensões à congestão cerebral.
O óleo essencial puro da losna não é recomendado para uso interno, pois é altamente tóxico por conter tujona na sua composição. As bebidas alcoólicas à base da planta são consideradas nocivas à saúde.
Usar somente na dose recomendada e durante o tempo de tratamento especificado. Em altas doses deve ser evitado devido aos efeitos tóxicos que pode desenvolver.
O consumo prolongado de bebidas à base de absinto, provoca habituação que se manifesta por cãibras, perdas de conhecimento e mesmo perturbações nervosas irreparáveis e destruição dos glóbulos vermelhos.
Doses excessivas podem causar alucinações, ab**to, convulsões, perturbações da consciência (absintismo: degeneração irreversível do sistema nervoso central).
A losna deixa o leite da amamentação amargo.
A losna não deve ser usada durante a gravidez porque pode provocar ab**to, nem em caso de pressão alta.
O uso do chá de losna não deve ser prolongado por mais de 4 semanas consecutivas, a não ser por indicação médica ou farmacêutico.