Body Clean

Body Clean

Atuo mais de 10 anos como Dermatologista zelando pela sua saúde.

22/02/2021

Conheça cinco alimentos que previnem o envelhecimento precoce.

• Tomate

O tomate é rico em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes. "Ele ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares e, juntamente com a vitamina C, também presente no fruto, forma uma espécie de "barreira" contra rugas e manchas causadas pela radiação solar. Além disso, a vitamina C é fundamental para a produção do colágeno".

• Frutas vermelhas

Frutas como morango, framboesa e blueberry são ricas em antocianinas, componente que ajuda a preservar o colágeno, mantendo sua estrutura e prevenindo sua degradação. Além disso, as antocianinas aumentam o efeito antioxidante da vitamina C, o que contribui ainda mais para a saúde da cútis. "O consumo recomendado é de 1 porção de frutas vermelhas por dia, o que pode ser medido como aproximadamente 10 unidades. Seu consumo pode ser in natura ou na forma desidratada".

• Castanha do Pará

"A castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Ele previne e retarda o envelhecimento, também chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele".

• Soja

A soja contém isoflavonas, que atua semelhantemente ao hormônio feminino estrógeno na pele. "Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas". Também pode auxiliar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.

• Grão de bico

Essa leguminosa possui esses dois minerais que também agem na vitalidade cutânea, o cobre e o manganês. "Eles estimulam a produção de colágeno. Também são bons cicatrizantes, combatem os radicais livres e suavizam a pele, especialmente em casos de irritação".

13/02/2021

7 tipos de alimentos que prejudicam muito a pele oleosa ou com acne.

- Pães, biscoitos e massas com farinha branca.

- Açúcar refinado.

- Sal refinado e temperos industrializados.

- Pizza, hambúrguer e batatas fritas.

- Soja e seus derivados.

- Bebidas alcoólicas.

- Carne vermelha.

02/02/2021

Alimentos ricos em colágeno e elastina deixam a pele saudável por mais tempo

Aveia - Além de ser rica em cobre, ela também tem diversas proteínas. Como bônus, o alimento também possui betaglucanas, antioxidante que também evita o envelhecimento.

Cenoura - Possui uma alta concentração de vitamina A. Além disso, ajuda a hidratar o corpo e a manter um possível bronzeado por mais tempo.

Gengibre - Com um alto teor de vitamina C, ele auxilia na produção tanto do colágeno quanto da elastina. Também é rico em minerais como magnésio, zinco e selênio, que combatem o envelhecimento.

Abacate - Essa fruta é rica em vitaminas A, C, D e E, o que significa que ela não só ajuda a produzir colágeno e elastina como também permite que essas proteínas vivam saudáveis por mais tempo.

28/01/2021

Dicas para uma pele saudável durante todo o ano!

Exercitar-se


Escolha o tratamento anti-idade que quiser, mas não abra mão de um dos mais eficientes: atividade física. Bike, caminhada, musculação, ioga – todas essas modalidades, praticadas regularmente, combatem o envelhecimento da pele, o maior órgão do nosso corpo. Exercícios melhoram a circulação, entregam nutrientes às células e ajudam a produzir colágeno (fibra de sustentação).

Beber água

Ingerir os recomendados 2 litros (ou oito copos) por dia significa, literalmente, lavar seu corpo por dentro. Esse banho interno elimina grande parte das impurezas que dificulta a chegada dos nutrientes às células, inclusive às da pele. Não duvide: se estiver mal-hidratada, vincos e linhas vão dar as caras. Acha que é água demais? Não é. Na quantidade ideal, o precioso líquido, na verdade, repõe o que você perde por meio da urina, do suor e até da respiração.



Uma ajuda interna à ação externa de produtos para a pele é a hidratação do organismo, ou seja, beber água. O corpo que não é hidratado adequadamente se reflete em uma pele flácida e sem viço. E a água ingerida também ajuda a eliminar toxinas, deixando a pele menos propensa a cravos, espinhas e marcas em geral.

23/01/2021

Curiosidades sobre o colágeno!

O que mais você precisa saber.

A produção natural de colágeno pelo nosso corpo diminui cerca de 1% ao ano a partir dos 21 anos. Especialmente nas mulheres, os efeitos apurados são uma redução de 7% na espessura da pele a cada 10 anos e uma perda de densidade mineral óssea entre 8 e 9 %. Condição que tende a se agravar após a menopausa.

Homens também sofrem com a redução da produção de colágeno, mas os efeitos podem ser menos visíveis porque tem uma pele mais espessa e a redução da proteína é mais lenta e constante.

Alimentos

Alguns alimentos podem contribuir para fornecer os aminoácidos que estimulam a produção de colágeno. De origem animal, carnes, ovos, peixe, frango. De fontes vegetais vale destacar o feijão, lentilha, quinoa, linhaça, entre outras.

Ambiente e hábitos

Elementos ambientais e comportamentais também podem acelerar a degradação de colágeno, como o excesso de exposição ao sol, poluição, estresse, tabagismo e maus hábitos alimentares.

19/01/2021

8 FATOS SOBRE O COLÁGENO QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA

1 - 30% da nossa massa corporal é formada por proteínas e, dessas proteínas, 20% são colágenos;

2 - Existem, mais ou menos, 16 tipos de colágenos em nosso corpo, mas cerca de 90% são do tipo I, II e III;

3 - Você encontra o colágeno mais facilmente na pele, ossos e juntas do corpo;

4 - A palavra "colágeno" é derivada da palavra grega "Kolla", que significa "cola";

5 - O colágeno é a proteína mais comum encontrada em mamíferos;

6 - A produção de colágeno no corpo desacelera com o passar dos anos. Sua produção também é afetada por exposição aos raios ultravioletas e outros agentes externos;

7 - O colágeno é responsável pela força e elasticidade da pele e também desempenha um papel na substituição das células mortas da pele;

8 - É possível controlar a perda de colágeno ao evitar o sol, tabaco e o consumo excessivo de açúcar.

19/01/2021

3 DICAS EFICIENTES PARA UMA PELE BONITA E SAUDÁVEL

Pele bonita e saudável: 3 dicas eficientes!

1. Use filtro solar no rosto diariamente
O sol do dia a dia envelhece o rosto, leva à formação de manchas e contribui para o surgimento do câncer. Por isso, aplique filtro solar todos os dias pela manhã. Do mesmo modo, a quantidade deve ser equivalente a cinco pinguinhos distribuídos uniformemente na testa, bochechas, queixo e nariz. No entanto, não há necessidade de reaplicação, desde que você use filtro solar com fator 30 ou superior e passe o dia em ambiente fechado.

2. Beba água regularmente
A água é necessária para todas as reações do nosso organismo e também é fundamental na regeneração dos tecidos e manutenção da saúde da nossa pele. A recomendação é de oito copos por dia.

3. Nunca durma com maquiagem
A maquiagem obstrui os poros e aumenta a chance de surgirem cravos e espinhas, além de alergias. Falando nisso, é durante a noite, também, que a pele absorve melhor os nutrientes. Portanto, é fundamental remover a maquiagem para que a derme, limpa, possa absorver os produtos recomendados pelo seu dermatologista.

18/01/2021

Colágeno funciona? Veja benefícios, como tomar e fontes.

O que é?
O colágeno é uma proteína composta por 3.000 aminoácidos dispostos em três correntes moleculares entrelaçadas, formando uma espécie de hélice tripla flexível e robusta.

Ele tem inúmeros atributos: deixa a pele resistente e elástica, reforça tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos e sustenta os órgãos internos. Ossos e dentes são feitos pela adição de minerais à matriz de colágeno, e 75% da pele é colágeno.
Fonte de colágeno
O colágeno é um produto de origem animal, e é basicamente extraído da pele, cartilagens e tendões de aves, suínos e bovinos.

Há um processo de agregação de água ao colágeno animal, chamado de hidrólise, obtendo-se assim o colágeno hidrolisado, em forma de pó branco.
Benefícios do colágeno
O colágeno atua no fortalecimento de unhas frágeis e promove maior resistência, espessura, crescimento e brilho aos cabelos.

A pele adquire mais tônus, hidratação, e pode haver uma redução da flacidez cutânea. O colágeno hidrolisado desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose, e tem sido utilizado para minimizar a ocorrência de lesões na terceira idade, pois mantém o tecido articular mais hidratado e elástico.

Ele também é utilizado para prevenir lesões em atletas. Diversos estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos atestam esses benefícios.

Website