Dra Luciana Gouveia

Dra Luciana Gouveia

O Cardiologista é aquele que cuida da saúde do coração. Assim, quem atua nessa área é respons?

03/11/2021

Pessoas felizes e entusiasmadas estão menos propensas a desenvolverem doenças do coração e infartos do que aquelas que geralmente são tristes e abatidas.

De acordo com os cientistas americanos, esse é o primeiro estudo observacional que mostra uma relação direta entre emoções positivas e doenças coronárias. Eles ressaltam, no entanto, que mais pesquisa...

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/felicidade-pode-ser-a-chave-para-um-coracao-saudavel/

01/11/2021

O estresse libera no corpo hormônios como adrenalina e noradrenalina, substâncias vasoconstritoras. Como diz o nome, elas constringem, isto é, estreitam os vasos, elevando a pressão arterial e levando a uma alta na frequência cardíaca.

“Um fator que diminui muito o estresse é a liberação de endorfina, que neutraliza a adrenalina. E a endorfina é secretada em exercícios mais intensos”

existe uma diferença entre atividade e exercício físico. “Uma caminhada até o trabalho, por exemplo, é uma atividade física. É útil, mas não caracteriza um exercício físico, que acontece quando você passa a frequentar uma praça, uma academia, uma aula com regularidade, como natação, caminhada ou bicicleta. O ideal é fazer 150 minutos de exercício semanais, divididos de três a cinco vezes por semana”, explica.

Além disso, o convívio social, a manutenção da qualidade do sono e o tratamento de doenças são outros hábitos que contribuem para a redução do estresse. “Sobretudo, deve haver uma mudança de estilo de vida, e o cardiologista deve orientar todos esses fatores”

29/10/2021

Se alimentar bem, comendo alimentos saudáveis e fazer algum tipo de atividade física também é uma boa forma de aprender a gostar mais de si mesmo e do que vê no espelho.

Prefira frutas ao invés de doces e pão ao invés de biscoitos recheados. Troque as comidas gorduras ou fritas por algo mais nutritivo, em pouco tempo você deve começar a se sentir melhor e com mais disposição.

Photos from Dra Luciana Gouveia's post 25/10/2021

O ataque cardíaco, denominação popular para infarto do miocárdio, atinge e mata pessoas diariamente em todo o mundo devido à interrupção ou diminuição do fluxo de sangue para o coração.

Várias condições podem causar um infarto do miocárdio. A principal delas é a aterosclerose – acúmulo de gordura na parede das artérias, que formam verdadeiras placas que podem obstruir o vaso e impedir o fluxo de sangue a partir daquele local. Essa obstrução geralmente ocorre quando a placa se rompe e plaquetas agregam-se a ela, formando um coágulo (trombo) que impossibilita o sangue de circular pela artéria. Isso faz com que o paciente apresente os sintomas característicos de um infarto agudo do miocárdio.

Tenha bons hábitos, e reduza as chances de um ataque cardíaco.

22/10/2021

Mudando alguns hábitos e adotando medidas simples, você pode fazer a sua parte protegendo este órgão vital.

Veja, a seguir, dicas úteis para manter o coração saudável:

1. Faça exercícios: Atividades físicas não são importantes apenas para quem quer entrar em forma, mas também ajudam a afastar doenças cardiovasculares.

2. Tenha um sono reparador: Indivíduos hipertensos tendem a sofrer de apneia obstrutiva do sono, que pode levar a uma maior variabilidade da pressão arterial.

3. Fique atento ao peso: O excesso de peso contribui para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

4. Controle a pressão arterial: É importante medir a pressão arterial com frequência e checar se ela está acima de 12 por 8. A hipertensão arterial aumenta o risco de derrame, infarto, insuficiência cardíaca.

5. Tenha uma alimentação equilibrada: Açúcar, sal e gordura em excesso são prejudiciais ao coração. Inclua frutas, verduras e carnes magras na dieta.

6. Fique de olho no colesterol: O colesterol ruim, presente na circulação sanguínea e que pode entupir vasos, é resultado de uma dieta rica em alimentos com gorduras saturada e trans. Prefira uma alimentação saudável.

7. Controle a glicose: Evite alimentos preparados com farinha branca, não fique muito tempo sem se alimentar, nem coma em excesso, e, em vez do doce depois da refeição, escolha uma fruta da estação, ela provavelmente estará fresquinha e deliciosa! (E você ainda evita o diabetes tipo 2).

8. Combata o estresse: O estresse libera hormônios que influenciam nos índices de colesterol e de hipertensão, podendo agravar problemas cardíacos.

9. Faça check-ups regulares: Não deixe de consultar seu médico e de fazer exames para monitorar sua saúde.

Website