fono_reabilita

fono_reabilita

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from fono_reabilita, Speech Pathologist, .

31/05/2020

Conforme já descrito em postagens anteriores, a disfagia trata-se de qualquer alteração que impeça o transporte do bolo alimentar da cavidade oral até o estômago de forma segura e eficaz. O termo disfagia é derivado do grego dys (com dificuldade) e phagia (comer). Falando de disfagia pediátrica, são inúmeros os motivos e as causas, alguns autores dividem por doenças que acometem as diversas regiões dos tratos respiratório e digestivo superior. É importante nos atentarmos para o fato de que essa disfagia pode ser de causa estrutural, funcional ou de ambas. .
Estruturais: Abrangem qualquer processo que envolve uma alteração anatômica da orofaringe e do esôfago, por exemplo estenoses congênitas ou adquiridas, malácia, obstrução intrínseca ou compressão extrínseca. .
Funcionais: são decorrentes da dismotilidade da orofaringe e do esôfago. Temos como exemplo as doenças neuromusculares sistêmicas, estas podem afetar a função neuromuscular da deglutição normal. Doenças do córtex cerebral, miopatias, anormalidades do Sistema Nervoso Central (SNC). No próximo Post irei trazer algumas causas e patologias de disfagia pediátrica.
Na bio tem o link de um curso com a Fga. Dra Carolina Castelli Silvério onde ela aborda os conceitos e aspectos da reabilitação da disfagia pediátrica.

31/05/2020

Atuação fonoaudiológica nas disfagias pediátricas .
A fonoaudióloga Dra. Carolina Castelli Silvério abordará no curso os principais conceitos e aspectos da reabilitação da disfagia em pediatria. Serão discutidos desde a identificação da disfagia, até o raciocínio clínico da reabilitação. As formas de avaliação e as técnicas terapêuticas serão abordadas, analisadas e discutidas com relação à sua eficácia de acordo com a experiência clínica e dados de literatura científicas. Os recursos mais atuais da reabilitação em disfagia pediátrica serão comentados com relação à sua indicação, aplicabilidade e eficácia.
Esse curso é para você fonoaudiólogo ou estudante de fonoaudiologia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ► Disfagia em Pediatria – contexto atual e principais condições fisiopatológicas
► Protocolos e escalas de avaliação clínica da disfagia pediátrica
► Avaliação clínica de deglutição na criança – o que é importante saber e o que avaliar?
► Diagnóstico de Deglutição em Disfagia Pediátrica
► Identificação do Objetivo e do Limite Terapêutico
► Aplicabilidade das técnicas terapêuticas
► Critérios da indicação de vias de alimentação alternativas
►Fonoterapia e procedimentos xerostômicos.
Curso com EMISSÃO DE CERTIFICADO- APOSTILA PARA ACOMPANHAMENTO DAS AULAS- E-BOOK PARA IMPRESSÃO - 14 VÍDEO AULAS - DISPONÍVEL POR 60 DIAS PARA ACESSO! 💰MEGA PROMOÇÃO 🔥🔥🔥De 480,00 por 237,00! E o melhor, parcela em até 12x!!!! Não perca tempo.
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://go.hotmart.com/F31603942Q

31/05/2020

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é conhecida como um distúrbio neurodegenerativo, qualificada pela degeneração exclusiva dos neurônios motores superiores e inferiores do córtex motor primário e tronco cerebral, desencadeando a paralisia muscular. Por ser uma doença que age no neuromotor, a consciência e a inteligência do paciente são preservadas. Por se tratar de uma doença progressiva e debilitante vemos a necessidade de um trabalho multiprofissional para oferecer ao paciente melhor qualidade de vida. Dentro dessa equipe multiprofissional está o fonoaudiólogo, este irá atuar nos distúrbios relacionados a comunicação e a deglutição. O objetivo é manter por um maior tempo as habilidades de comunicação e de deglutição, criar novas estratégias de comunicação alternativa quando a oral já não é eficaz. Os objetivos da reabilitação são para manter uma fala compreensível, usando exercícios de coordenação fono-respiratória, mobilidade labial e lingual. Exercícios para melhorar a deglutição, os mesmos trabalham a deglutição em diferentes fases, o enfoque é melhorar controle oral do bolo alimentar, utiliza-se técnicas de manobras posturais que favoreçam a passagem do bolo alimentar da cavidade oral até o estômago, manobras de limpeza e quando necessário mudança de consistência alimentar.
É importante salientar que essa alteração de deglutição é a disfagia, esta é qualquer alteração que possa impedir a passagem do bolo oral da cavidade oral até o estomago de forma segura e eficaz.

31/05/2020

Esclerose – Endurecimento e cicatrização

Lateral – Porção lateral da medula espinhal

Amiotrófica – Fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido musuclar, atrofia.
É mais cumum em homens e sua causa ainda é desconhecida.
A esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva do SNC, causa depleção dos neurônios motores superior e inferior, evolui causando atrofia progressiva da msuculatura respiratória e dos membros, além de sintomas de origem bulbar como disfagia, disartria e alterações fonatórias. É uma doença progressiva, sem remissão, recidivas ou fases de estabilização.
Os sintomas são: perda de força, atrofia muscular, endurecimento dos membros, perda progressiva da movimentação, dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
Frente a tais alterações, se faz necessário a atuação do fonoaudiólogo. O objetivo do tratamento é manter pelo maior tempo dentro das possibilidades, essas habilidades de mastigar, deglutir, se comunicar e criar estratégias de comunicação alternativa quando a comunicação oral não é eficaz. O mesmo trabalha com a deglutição, sempre que possível, mantem via oral, fazendo uso de estratégias que permitam a eficácia dessa alimentação. Mas esse é assunto para o próximo post, falarei sobre disfagia na ELA e abordagem terapêutica.

31/05/2020

A Esclerose Múltipla (EM) é uma afecção neurológica, inflamatória, crônica; caracterizada por uma inflamação no Sistema Nervoso Central (SNC), desmielinização e formação de gliose. Provoca déficits neurológicos (alterações cognitivas) progressivos com alteração de marcha, mobilidade, visão, articulação da fala, modificações nos sistemas motores e sensoriais com impacto funcional sobre a deglutição (disfagia). Disfagia é qualquer alteração que prejudique a correta sequência de transporte do bolo alimentar da cavidade oral até o estômago.
Uma das intervenções fonoaudiológica é voltada para oferecer ao paciente uma via oral segura. Para isso utilizamos exercícios isotônicos, isométricos e isocinéticos, afim de favorecer melhor controle oral, elevação laríngea, utilizamos algumas manobras como por exemplo Masako, adaptação de consistência alimentar caso seja necessário e outras intervenções...

Website