Èkó Egbé

Èkó Egbé

Plataforma de Formação Nacionalista Negra

Photos from Èkó Egbé's post 20/07/2023

Salve família🔥
Nos próximos dias 21 e 22 a .ujamaa irá realizar a atividade presencial "Diálogos entre Assata Shakur e Beatriz Nascimento" em Salvador, e o nosso livro Coletânea Nacionalismo Negro - vol. 1 estará disponível pra venda. Se organize pra colar! ✊🏾
Repost .ujamaa

“Diálogos entre Assata Shakur e Beatriz Nascimento”

É uma atividade formativa pública realizada pela Cooperativa Ujamaa que celebra a memória de luta e a trajetória de vida dessas duas mulheres pretas nascidas na Diáspora Africana, que revolucionaram a forma de pensar a formação das instituições do povo negro.

Assata Shakur, ex-líder do Partido dos Panteras Negras e do Exército de Libertação Negra, hoje exilada em Cuba após fugir do presídio em Nova Jersey(USA), acusada de matar um policial em 1979. Desde 2013, está no topo da lista dos terroristas mais procurados pelo FBI. Aos 74 anos, viva e livre, Assata Shakur é uma das maiores referências do Nacionalismo Negro e da luta anti-prisional no mundo.

Beatriz Nascimento é historiadora e quilombola que revolucionou a forma de pensar o quilombo através da perspectiva de continuidade histórica, provando que o Quilombo não morreu e que ele é a possibilidade real de sobrevivência do povo preto na atualidade frente ao projeto político chamado Brasil. Maria Beatriz Nascimento foi brutalmente assassinada em 1995, vítima de feminicídio ao defender uma amiga de um relacionamento abusivo.

O objetivo do Diálogos entre Assata Shakur e Beatriz Nascimento, cuja primeira edição foi realizada em 2021, é promover a difusão do pensamento de ambas, à luz das experiencias práticas das organizações comunitárias atuantes no contexto atual de genocídio negro.

Convidados para essa 2a edição
- Lígia Bitencourt ( ) militante da organização Reaja (
- Joelma Ferreira (.joelmaferreira )fundadora do Instituto Rainhas do Mar ( ).

                   

Photos from Èkó Egbé's post 05/12/2022

Segunda edição do curso Organização Política Comunitária em Contexto de Genocídio Negro no Brasil realizada com sucesso🔥
Nos dias 19 e 26/11 realizamos os dois módulos da nossa formação, seguindo à risca os princípios da segurança da informação e responsabilidade comunitária.
Municiados pelos textos do livro Coletânea Nacionalismo Negro - vol 1, discutimos aspectos fundamentais para a autodeterminação do povo negro em um contexto de dominação da supremacia branca a nível global.
Quem não conseguiu participar dessa turma, 2023 tem mais. Também iremos abrir as vendas apenas do livro nos próximos dias, fiquem na visão!
Comenta se você tem interesse de participar das nossas formações👇

📷

05/12/2022

Salve família!
No dia 26/11 tivemos o segundo encontro do curso Organização Política Comunitária em Contexto de Genocídio Negro no Brasil✊🏾

O cientista social e a urbanista .aqualtune, ambos educadores comunitários e co-fundadores da .ujamaa conduziram a aula "Análise político-militar sobre o genocídio do povo negro: pela urgência de um programa de sobrevivência e auto-determinação centrado em terra e território".

Quem participou da turma já ta ligada/o que foi só ideia agravante🔥

15/11/2022

No próximo sábado (19/11) iniciaremos a segunda edição do curso Organização Política Comunitária em contexto de genocídio negro no Brasil.

O educador comunitário e MC irá elevar o debate sobre política racial com a aula ‘‘Destruição e assimilação racial de lideranças pretas no século XXI: o papel estratégico da linha auxiliar na manutenção da estrutura de poder da supremacia brankkka’’.

Os textos base para a discussão são de autoria dos intelectuais militantes Cornel West e o próprio Fred Aganju.

Os participantes do curso já estão com o material de estudos em mãos se preparando para a aula, e a nossa metodologia segue prezando pelos princípios de organização, responsabilidade comunitária e segurança da informação.
Até sábado!!

14/10/2022

Sente o peso do que vai ser essa formação🔥

A segunda edição do curso ‘‘Organização política comunitária em contexto de genocídio negro no Brasil’’ terá como caderno de estudos o livro ‘‘Coletânea Nacionalismo Negro - volume I’’, que vai dar suporte teórico para as discussões.

Os educadores comunitários .aqualtune e irão conduzir as aulas, e quem conhece nossa metodologia já tá ligado nos princípios: organização, responsabilidade comunitária e segurança da informação!

A pré-inscrição está aberta até 15/10, não deixe pra última hora.

✅LINK NA BIO

OBS: Exclusivo para pessoas negras!

05/10/2022

O muro ainda tá baixo🔥

Últimos dias pra fazer a pré-inscrição na próxima turma do curso Organização Política Comunitária em Contexto de Genocídio Negro no Brasil, com direito à edição do livro Coletânea Nacionalismo Negro - volume I.

✅Preencha o formulário no link, e aguarde nosso contato via e-mail.

OBS: EXCLUSIVO PARA PESSOAS NEGRAS!

Photos from Èkó Egbé's post 27/09/2022

Entre os dias 14 e 18 de setembro estivemos presentes no território do Quilombo D’Oiti, participando do XXI Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, compromisso ancestral e tarefa política convocada pela .itacare a qual temos a honra de ser parte!

No dia 17/09 no contexto do djumbai (roda de conversa) de ‘‘Comunicação e Educação’’, fizemos o lançamento oficial da nossa plataforma de formação nacionalista negra, onde apresentamos nossas contribuições para o processo de formação política do nosso povo.

O trabalho comunitário organizativo segue sendo nosso fundamento, tendo como farol a liderança dos nossos mais velhos, como o mestre Jorge Rasta .rasta1.

💡A segunda edição do curso ‘‘Organização Política Comunitária em Contexto de Genocídio Negro no Brasil’’ ainda está com a pré-inscrição aberta, com o livro ‘‘Coletânea Nacionalismo Negro - volume I’’ incluso.

✅Se inscreva no link da bio

10/09/2022

Faremos o nosso lançamento oficial durante o XXI Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, no território preto autônomo do Quilombo D’Oiti, em Itacaré-BA.

Pra nós, além de ser uma honra, é a reafirmação dos laços de compromisso e responsabilidade comunitária com uma organização que é base e fundamento na nossa trajetória, com quem estamos em constante construção. Máximo respeito à .itacare ✊

Iremos transmitir a nossa fala de lançamento aqui no instagram no dia 17/09 às 19h, fiquem ligadas/os.

Se inscrevam no XXI Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, de 14 a 18/09 no Quilombo D’Oiti. Mais informações no perfil da Casa do Boneco.

05/09/2022

Tá na pista a pré-inscrição para a 2ª edição do curso ‘‘Organização Política Comunitária em Contexto de Genocídio Negro no Brasil’’, com uma novidade especial: O lançamento da nossa primeira produção editorial, o livro ‘‘Coletânea Nacionalismo Negro - volume 1’’🔥

Participando da formação, você recebe o livro na sua casa, para estudar os textos que serão base para o curso.

As aulas irão acontecer nos dias 19 e 26 de novembro, em formato online.

✅Interessadas/os devem preencher o formulário de pré-inscrição no LINK: https://forms.gle/RV8YpJuFc1z5jwMW7

OBS: exclusivo para pessoas negras!

Photos from Èkó Egbé's post 01/09/2022

No ano de 2020, em meio a um cenário caótico de crise sanitária da Covid-19 e todo seu gerenciamento bioterrorista, em um contexto de intensificação das políticas de morte, realizamos o primeiro curso online ‘‘Organização Política Comunitária em Contexto de Genocídio Negro no Brasil’’.

A partir da .ujamaa foram mobilizadas duas turmas entre julho e agosto, totalizando 100 participantes de todas as regiões do país, em sua maioria já membros de organizações comunitárias/coletivas pretas.

A formação contou com 4 módulos e uma metodologia centrada em aspectos como responsabilidade comunitária e segurança da informação.

Conceitos como o de ‘‘Guerra racial de alta intensidade’’ foram trabalhados a partir da leitura de textos-teses elaborados por intelectuais militantes radicais negros, em confluência com as experiências práticas de organização política comunitária dos educadores/expositores.

Em 2022 iremos realizar a segunda edição do curso, dessa vez com uma novidade!!
Se você participou da primeira edição, deixa seu salve, e quem quer participar da segunda, deixa também!

01/09/2022

Salve família, tá na pista a Èkó Egbé, a nossa plataforma de formação nacionalista negra!

Somos um empreendimento preto autônomo voltado para a difusão do pensamento político e práticas organizativas radicais negras - panafricanismo e nacionalismo negro - através da produção editorial independente e de cursos de formação política.

A iniciativa nasce da junção de educadores comunitários e militantes negros situados na Bahia (Salvador, Cachoeira e Itacaré), articulados em diferentes frentes de organização política preta na última década.

Chegamos em meio à efervescência de produções editoriais pretas independentes, que não seguem a lógica mercadológica das editoras supremacistas brankas, pois enfrentam o epistemicídio e o agenciamento das nossas pautas.

No idioma yorubá, Èkó quer dizer ensino, educação, e Egbé significa comunidade. Èkó Egbé é a nossa tradução para educação comunitária, que iremos potencializar ainda mais através desse trabalho.

Em breve temos nosso primeiro lançamento.
Explana pra geral!!

Website