Dr. Thales Rossatto

Dr. Thales Rossatto

Especialista em Endocrinologia,Medicina do esporte e Pediatria

09/09/2023
Photos from Dr. Thales Rossatto's post 28/07/2023

Com uma rotina corrida, é difícil identificar os sinais que o corpo transmite e que podem ser alertas vermelhos para alguma infecção, e até mesmo, um desequilíbrio hormonal que gera complicações mais sérias.

Por isso, deslize para o lado e confira alguns sinais que você deve prestar atenção. ➡️➡️

👨‍⚕️ Cuide da sua saúde hormonal
📲 Agendamento pelo link da bio

Photos from Dr. Thales Rossatto's post 26/07/2023

Endocrinologia e Metabologia é a especialidade médica que trata de doenças relacionadas aos hormônios que podem estar sendo produzidos em quantidade insuficiente ou em excesso.

Trata portanto, desde doenças bastante prevalentes como diabetes, obesidade e distúrbios de tireoide, até outras mais raras como acromegalia e Cushing.

Cuide da sua saúde hormonal: agende sua consulta hoje mesmo 🗓️🩺 (link na bio)

07/04/2022

Aproveite o Dia Mundial da Saúde, cuidando de você;
• Hidrate-se com regularidade. Você tem o hábito de beber água ao longo do dia?
Se não tem, hoje é um bom dia para começar!
• Melhore sua relação com a alimentação, observe o que você tem ingerido e como seu corpo vem reagindo aos alimentos e aos líquidos que você tem consumido.
• Mexa-se sempre, estar sempre em movimento e buscando atividades físicas, ajudam a dar aquele up na sua saúde e melhoram sua disposição
• Abandone hábitos prejudiciais para sua saúde. ...
• Visite seu médico regularmente.

07/04/2022

Texto retirado do perfil: drbrunohalpern

Começa a chegar às farmácias a semaglutida oral para o tratamento do diabetes tipo 2, que se trata, do ponto de vista tecnológico, de um grande avanço, e que muitos começam a perguntar sobre sua utilidade! 👉A semaglutida é um análogo de GLP1 de alta potência tanto em reduzir glicemia como peso, já muito usado em doses injetáveis subcutâneas semanais. No Brasil está aprovado para diabetes na dose de 1mg/semana mas nos EUA a dosagem alta de 2,4mg/semana é aprovada para obesidade. A apresentação oral, que está disponível agora, tem dosagens diferentes de até 14mg/dia, que seriam comparáveis ao 1,0mg/semana em potência glicêmica (em relação ao efeito no peso há menos certeza da equivalência). Mas é importante ressaltar q a apresentação oral não foi estudada para obesidade, nem doses maiores que 14mg! Ou seja, embora a semaglutida injetável não seja aprovada para obesidade no Brasil, ela foi estudada para esse fim; a oral não! 👉O grande avanço é q as medicações anteriores são injetáveis pois seu princípio ativo é degradado no estômago. A solução criada foi fornecer a medicação junto a uma outra substância, chamada SNAC, que impede a degradação permitindo rápida absorção no próprio estômago. Posteriormente, esse SNAC é destruído e não tem efeitos diretos no corpo. 👉Os estudos mostram uma eficácia boa da medicação e colaterais semelhantes, semalhante ao visto com os análogos de GLP1 injetáveis. O ponto negativo é q deverá ser ingerido em jejum, de preferência sem outras medicações no mesmo horário. 👉Assim, a medicação entra como uma opção oral para aqueles com diabetes q não se adaptam ou não consideram a opção injetável, mas que teriam grandes benefícios com um análogo de GLP1. 👉O custo é semelhante ao injetável, ou seja, ainda de difícil acesso para a maior parte da população. 👉Com a semaglutida oral, temos mais opções, mas lembro que o uso subcutâneo já está bem estabelecido, e uma injeção semanal não é barreira para muitos. Assim, talvez alguns ainda prefiram a injeção ao uso oral diário em jejum. Mas aumentando as opções, podemos oferecer o tratamento de acordo com necessidades clínicas e preferências pessoais

05/04/2022

De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira, 55,7%, está com sobrepeso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade uma epidemia, um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Estima-se que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso. A obesidade é uma doença crônica que pode desencadear uma série de outras doenças, como diabetes, hipertensão, AVC e, até mesmo, câncer. Dados publicados pelo Ministério da Saúde em junho de 2021 informam que mais de três milhões de crianças com menos de dez anos são impactadas pela obesidade no Brasil. Além disso, mais de seis milhões estão com sobrepeso. É importante mudar a visão de que criança com sobrepeso é sinônimo de criança saudável. As chances desta criança se tornar um adulto com obesidade são de 80%. Oferecer o tratamento adequado é traçar um futuro mais saudável. Pessoas com sobrepeso ou obesidade, muitas vezes, têm suas vidas marcadas por apelidos pejorativos, situações dolorosas, constrangedoras e uma constante pressão para emagrecer. Este grave estigma social fere a saúde mental, retarda a busca por tratamento e torna a relação com a doença cada vez mais difícil. A boa notícia é que, com a ajuda de médicos e profissionais da saúde, é possível tratar a obesidade e conquistar a melhora da saúde e da qualidade de vida.

Fonte: OMS Cnn Brasil

31/03/2022

Diabetes tipo 1 acomete principalmente os jovens
O desenvolvimento da diabetes tipo 1 está relacionado à destruição permanente da maior parte das células do pâncreas que produzem a insulina pelo próprio sistema imunológico do paciente. Quando isso acontece, o órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Em geral, o tipo 1 atinge crianças, adolescentes e jovens adultos.
“Os pais devem ficar atentos aos sinais como excesso de sede, aumento da frequência de micção e emagrecimento exacerbado e, na presença desses sintomas, agendar com um médico de sua confiança para que seja feito o diagnóstico e início do tratamento”.
Segundo os especialistas, as causas não são totalmente esclarecidas pela ciência, o que torna difícil estabelecer medidas de prevenção. Acredita-se que o diabetes tipo 1 seja provocado por uma reação autoimune do organismo, por fatores externos como infecções ou déficits nutricionais e até mesmo por predisposição genética.
Em geral, os sintomas do diabetes tipo 1 se desenvolvem rapidamente. “O início da doença é abrupto com sintomas como perda de peso, sede exagerada e produção aumentada de urina, que evoluem rapidamente para um quadro grave, chamado coma diabético”, em poucas semanas o quadro pode ser agravado se não for tratado.
Fonte: Domingos Malerbi, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Publicação CNN

30/03/2022

Como você costuma se alimentar antes de iniciar o seu treino?
Alimentar - se bem é fundamental para quem tem uma rotina de exercícios, deve ser equilibrada e atender as necessidades particulares de cada indivíduo, para manutenção do peso, da musculatura, para proporcionar energia e também alcançar bons resultados. Para obter resultados mais satisfatórios e qualidade de vida, é indicado um acompanhamento com o médico do Exercício e Esporte. Lembrando também que a refeição pré exercício ajuda a manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade durante o treino, para que não ocorra hipoglicemia, para que o indivíduo não se sinta fatigado e tenha um melhor rendimento durante atividade física.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein

29/03/2022

Pré-diabetes mais que dobra em adolescentes dos EUA, segundo recente pesquisa
Estudo que analisou dados de adolescentes entre 1999 e 2018 descobriu que a taxa de pré-diabetes aumentou de 11,6% para 28,2% em jovens de 12 a 19 anos
A pré-diabetes na juventude americana segue uma tendência preocupante: as taxas entre as crianças mais que dobraram em cerca de 20 anos, de acordo com um novo estudo.
O aumento foi observado em quase todas as subpopulações de jovens americanos, independentemente de renda, etnia e educação, disse o autor do estudo Junxiu Liu, professor assistente de ciência e política de saúde populacional na Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova York.
O estudo, publicado na revista JAMA Pediatrics, incluiu adolescentes de 12 a 19 anos e analisou dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, de 1999 a 2018.
Durante esse período, a taxa de pré-diabetes em adolescentes passou de 11,6% para 28,2%, aumentando de forma bastante constante nesse período.
O pré-diabetes é muito comum em adultos, mas 80% das pessoas afetadas não sabem que o têm, de acordo com o CDC. A condição é marcada por níveis de açúcar no sangue que são mais altos do que o normal, mas ainda não no limiar do diabetes, e aumenta o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.
O estudo é bem feito e acrescenta a um corpo de conhecimento sobre tendências preocupantes quando se trata de diabetes e da juventude da América, de acordo com o Robert Gabbay, chefe de ciências e diretor médico da Associação Americana de Diabetes.

25/03/2022

No que o médico do esporte pode auxiliar?
Saúde e exercício físico
* Pessoas de todas as idades que queiram iniciar a prática correta e segura de exercícios físicos através de uma avaliação pré-participação;
* Indivíduos ativos que queiram melhorar sua rotina de treino e manter hábitos saudáveis de vida;
* Tratamento e prevenção de doenças crônicas;
* Tratamento da obesidade tanto por intervenções medicamentosas como mudanças no estilo de vida (orientação sobre atividade física e hábitos nutricionais).
* Avaliação completa e recuperação de paciente após a covid-19

23/03/2022

Você ainda acredita que seu metabolismo cai, com o passar dos anos?
O funcionamento do Metabolismo depende da sua massa magra que é composto por músculos, órgãos, tudo que não é gordura no corpo em geral. Inicialmente, a surpresa para os pesquisadores, foi observar que o maior potencial de queima de calorias não acontece na adolescência ou na segunda década de vida, mas sim quando são bebês. Após a infância, o metabolismo do corpo desacelera cerca de 3% a cada ano até chegar aos 20 anos, quando se estabiliza em um novo normal.
O estudo apontou que entre os 20 e 60 anos é quando o metabolismo se mantém mais estável. Até mesmo na gravidez, as necessidades calóricas de uma mulher não eram mais nem menos do que o esperado, dado o volume adicional conforme o bebê cresce.
Após os 60 anos, não há uma redução significativa do metabolismo. Os autores identificaram também que a taxa cai apenas 0,7% a cada ano. Entretanto, uma pessoa com idade próxima a 90 anos precisa de 26% menos calorias por dia do que alguém de meia-idade.

Fonte: Estudo global, publicado pela revista americana Science, conduzido pelo professor Herman Pontzer, dos EUA.

21/03/2022

É muito comum que esportistas se lesionem, quando não dispõem de acompanhamento de um profissional adequado como o médico do esporte por exemplo. A medicina esportiva se baseia na prevenção, no tratamento e na reabilitação do esportista, atua utilizando diversas técnicas onde o principal objetivo é garantir a qualidade de vida para quem pratica esportes. Evitando e prevenindo lesões, realizando com precisão diagnósticos e tratamentos.

18/03/2022

Qual a importância da musculação e do acompanhamento médico na prevenção de lesões?
Com a musculação é possível prevenir esse tipo de lesão, uma vez que ela ajuda a fortalecer os músculos que dão sustentação à coluna e ajuda a manter uma boa postura. Com a chegada da terceira idade, outras lesões também começam a aparecer devido ao desgaste ósseo, a atrofia muscular é uma delas. Por esse motivo é muito importante ter um profissional de confiança para o acompanhamento adequado, o médico vai poder orientar da melhor maneira poss´vel respeitando os limites de seu corpo.

10/03/2022

Hoje vamos esclarecer uma dúvida sobre lesões em adolescentes. Pergunta enviada por aluna da
Resposta:
Para questão:Lesões em adolescentes
Adolescentes com baixos níveis de força possuem mais chances de se lesionar em atividades de vida diária e ou esportes, quando comparado às chances de lesão durante a prática de treinamento de força. Portanto mais do que nunca é fundamental a utilização do treinamento de força, objetivando além de ganhos a criação de reservas de força, aptidão muscular e principalmente o hábito de se exercitar ( ref: Treinamento de força para grupos especiais, 2020). Claro que o treinamento tem que ser adequado ao estado de maturação, individualizado e com técnica correta.

09/03/2022

Hoje esclarecendo uma dúvida muito recorrente. Respondendo a indagação da aluna da Academia Corpo e Forma! Mande sua pergunta, interaja conosco!

08/03/2022

Feliz Dia das Mulheres!
Que não somente hoje, mas todos os dias... Que você seja reconhecida, amada e respeitada!

08/03/2022

Respondendo a indagação da aluna da Academia Corpo e Forma! Mande sua pergunta, interaja conosco!

04/03/2022

A gordura Visceral deve ser encarada com seriedade, não é por questão de estética apenas. O acúmulo de gordura em várias regiões do corpo, inclusive órgãos, faz com que vários mecanismos inflamatórios e de resistência a insulina ocorram, levando a problemas mais graves como aumento da pressão arterial, diabetes, redução do bom colesterol e dos triglicérides.

03/03/2022

Médico do Esporte e Pediatra
CRM 29270-SC
RQE 20609-SC Medicina do Esporte
RQE 19372-SC Pediatria

Atendimentos:
Chapecó/SC: 49 99927 6742
Nonoai/RS: 54 99900 5509
Trindade do Sul/RS: 54 3541 1405

22/02/2022

No que o médico do esporte pode auxiliar?
Saúde e exercício físico
* Pessoas de todas as idades que queiram iniciar a prática correta e segura de exercícios físicos através de uma avaliação pré-participação;
* Indivíduos ativos que queiram melhorar sua rotina de treino e manter hábitos saudáveis de vida;
* Tratamento e prevenção de doenças crônicas;
* Tratamento da obesidade tanto por intervenções medicamentosas como mudanças no estilo de vida (orientação sobre atividade física e hábitos nutricionais).
* Avaliação completa e recuperação de paciente após a covid-19.

18/02/2022

Para você que deseja melhorar sua performance e seu treino, mande suas dúvidas e perguntas aqui em nossas redes sociais, em março realizaremos um workshop na faça sua inscrição na academia e participe!

14/02/2022

É muito comum que esportistas se lesionem, quando não dispõem de acompanhamento de um profissional adequado como o médico do esporte por exemplo. A medicina esportiva se baseia na prevenção, no tratamento e na reabilitação do esportista, atua utilizando diversas técnicas onde o principal objetivo é garantir a qualidade de vida para quem pratica esportes. Evitando e prevenindo lesões, realizando com precisão diagnósticos e tratamentos.

11/02/2022

Será que o pãozinho é o verdadeiro vilão da boa forma?
Quando se fala em cortar carboidratos, que os carboidratos são os grandes vilões da dieta, inconscientemente criamos uma dificuldade, uma confusão, e uma desestimulação, para grande parte das pessoas que iniciam uma dieta, achando que nunca mais poderão comer aquele pãozinho quentinho da padaria, aquele macarrão preferido entre tantas outras delícias. Não existe alimento vilão existem sim alimentos que devem ser evitados em sua rotina para que sua saúde seja mais equilibrada. Excluir carboidratos das dietas pode ser uma estratégia, porém só funcionará para o emagrecimento de fato se houver déficit calórico (comer menos calorias do que você gasta).
Está pensando em fazer uma dieta? O ideal é que você procure o seu médico de confiança e com ele defina o que se adéqua melhor à você e sua realidade.

09/02/2022

Um estudo publicado no Reino Unido nos traz um dado interessante: manter o mesmo médico ao longo da vida está associado a menor mortalidade. Isso mesmo, aquelas pessoas que elegem um médico de confiança tem menores complicações ao longo da vida do que aquelas que pulam de médico em médico. As principais razões são continuidade no tratamento evitando repetir estratégias que já não deram certo no passado, risco de interações medicamentosas perigosas, maior chance de rastreamento de doenças por médicos de confiança, maior adesão do paciente por confiar no médico, menos confusão com mensagens contraditórias, e outros... Esta pesquisa faz ainda mais sentido quando falamos sobre obesidade cujo o tratamento sofre com a descontinuidade. É comum trocar de médico e tratamento rapidamente quando a perda de peso diminui, procurando novos caminhos. Isto é péssimo pois é a senha para um efeito sanfona, além de aumentar a chance de tratamentos repetidos, que não deram certo uma vez e não darão de novo. Ter um médico de confiança aumenta muito a chance de um tratamento linear pois aprende-se com os erros e acertos mantendo as estratégias que funcionam e evitando as que não funcionam.
Fonte: Dr. Bruno Halpern
Ref: Grau, et Al. continuity of Care and mortaly. BMJ Open 2018.

03/02/2022

Você já ouviu alguém que esta fazendo dieta, reclamar do aumento do peso na segunda-feira? Essa é uma frase comum, que ouvimos com frequência, principalmente a dietas com restrição de carboidrato, quando abordamos uma estratégia nutricional onde se restringe carboidrato para um processo de emagrecimento, o peso que se perde não é somente gordura, muito desse peso é liquido, principalmente no início do protocolo, quando retiramos o carboidrato a gente acaba com o nosso estoque de glicogênio do músculo isso acaba expelindo água por isso que baixa muito peso em pouco tempo daí você faz certinho dieta de segunda a sexta-feira e na sexta à noite já tem pizza com vinho sábado churrasco com cerveja domingo entre outras guloseimas. Dai chega na segunda e se espanta com o peso, como você restringe muito o carboidrato e vai muita água embora durante a semana, no final de semana quando você decide sair da dieta a primeira coisa que acontece quando você come carboidrato é que seu corpo puxa essa água para dentro da musculatura que você expeliu durante a semana. Por isso geralmente da essa diferença na balança, mas em sua grande maioria é líquido e não gordura. Para avaliar cada caso o ideal é procurar acompanhamento de um Médico de sua confiança, para achar uma alternativa de dieta em que você melhor se adapte.

31/01/2022

Este post é dedicado a você que treina e não vem obtendo resultados. A melhora da performance e da composição corporal dependem de vários fatores: estímulo adequado (treino), recuperação, alimentação, sono, suplementação (alguns casos), etc. O médico do esporte é o médico especialista nesta área e poderá ajudá-lo a alcançar estes objetivos.

27/01/2022

O que é a Medicina do Esporte?
Medicina do Esporte “estuda” a influência do exercício físico no ser humano, orientando atletas, indivíduos saudáveis e doentes (cardiopatas, hipertensos, diabéticos, obesos etc.)

13/01/2022

Pacientes que procuram tratamento para obesidade, em geral ouvem de seus médicos sobre a importância do exercício físico regular e déficit calórico. Porém muito se frustram ao iniciar o exercício físico esperando uma perda de peso rápida, quando na verdade a perda de peso inicial tem mais relação com a restrição calórica do que com o exercício físico. Existem vários estudos que mostram que o exercício físico costuma ter um impacto imediato limitado, porém isso muda de figura a longo prazo, pois para manter o peso de forma duradoura os exercícios físicos ajudam muito na melhora da composição corporal, aumentando a massa muscular e assim causando um leve aumento na taxa metabólica basal, além é claro do gasto energético com a a própria atividade física. Estudos mostram que cerca de 90% das pessoas bem sucedidas e manter o peso a longo prazo são fisicamente ativas. Os 10% restantes que não são fisicamente ativos responderam que compensam a falta de exercício com controle alimentar absoluto sem abrir exceções.
Os benefícios do exercício físico vão muito além da perda de peso quando assunto é saúde, mesmo que o exercício não induza a uma perda rápida, quanto antes começar mais chance você terá de incorporar como rotina a longo prazo.

11/01/2022

Diante da alta taxa de pessoas infectadas por covid, H1N1 e H3N2, preparamos um texto de caráter informativo sobre os principais sintomas de cada uma delas. A COVID-19 e as gripes por H3N2 e H1N1 são infecções respiratórias, no entanto são causadas por agentes infecciosos distintos: a COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, enquanto que a gripe H3N2 é causada pelo vírus H3N2, que é um subtipo do vírus Influenza A, e o H1N1 pelo vírus do mesmo nome.
A COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Outros sintomas menos comuns e que podem afetar alguns pacientes são: perda de paladar ou olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de erupção cutânea, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas. Recomendamos que ao menor sinal de qualquer um dos sintomas você procure o seu médico de confiança.
Compartilhe e envie essas informações aos seus amigos e familiares.

31/12/2021

Que a gente continue cultivando bons sentimentos e perseguindo os sonhos que ainda não foram alcançados com uma dose extra de motivação e vontade de ser feliz. é o desejo da nossa para à sua família, feliz 2022!

29/12/2021

Hoje vamos de dica saudável e saborosa! Salva esse post e manda para seus amigos 🍓🤗

27/12/2021

Fala a verdade! Você faz parte do time que diz não ter tempo para se cuidar?
Uma das queixas mais comuns que ouvimos hoje em dia são pessoas afirmando que não tem tempo para se exercitar, para se alimentar bem, para dormir, para lazer ou até mesmo para um tempo de qualidade consigo mesmo. A verdade é que todos nós temos 24 horas no dia, o tempo é igual para todos, o que muda é o planejamento do tempo para cada um , o ideal é que você busque maneiras de otimizar os seus afazeres, deixar a procrastinação de lado, para que consiga realizar todas as suas tarefas não excluindo a principal que é cuidar da sua saúde você não precisa de chás milagrosos, cintas modeladoras cremes que prometem verdadeiros milagres. Acredite se você conseguir fazer o básico manter uma boa alimentação, de preferência com déficit calórico, ter uma rotina, mas ativa e disciplinada, dormir bem, beber muita água, já pode obter bons resultados, além de ser um método barato e eficaz que funciona.

24/12/2021

Neste Natal nossa família cresceu com a chegada da Thaila, que também foi o melhor presente que poderíamos ter recebido. Desejamos que o seu natal seja igualmente abençoado e que nesse dia especial, possamos dar valor ao que realmente importa, que é estar perto de quem se ama. 💗 feliz Natal à todos!

22/12/2021

Pãozinho e carboidrato nunca mais!
Quando se fala em cortar carboidratos, que os carboidratos são os grandes vilões da dieta, inconscientemente criamos uma dificuldade, uma confusão, e uma desiste mulação, para grande parte das pessoas que iniciam uma dieta, achando que nunca mais poderão comer aquele pãozinho quentinho da padaria, aquele macarrão preferido entre tantas outras delícias. Não existe alimento vilão existem sim alimentos que devem ser evitados em sua rotina para que sua saúde seja mais equilibrada. Excluir carboidratos das dietas pode ser uma estratégia, porém só funcionará para o emagrecimento de fato se houver déficit calórico (comer menos calorias do que você gasta).
Está pensando em fazer uma dieta? O ideal é que você procure o seu médico de confiança e com ele defina o que se adéqua melhor à você e sua realidade.

07/12/2021

Quais as desculpas que você tem encontrado para se sabotar?
Por quê muitas pessoas faça chuva, faça sol, não importa o horário do dia ou da noite, arrumam um tempo, para fazer uma caminhada ou para cumprir seu treino, enquanto outras arrumam desculpas, atrás de desculpas, como por exemplo, hoje está frio demais, está calor demais, com a minha rotina não consigo, tenho que cuidar da casa, tenho que cuidar dos filhos entre outras milhares de desculpas que arrumamos todos os dias para sabotar tanto nossa dieta quanto os exercícios físicos. Nem todo dia acordamos dispostos, nem todo dia vamos acordar motivados e felizes, por isso é tão importante implementar tanto a alimentação saudável, quanto exercício físico de forma disciplinar em nossa vida. Disciplina também é hábito, se você se identificou com o texto, deseja ajuda para mudar seu corpo, sua rotina, mas principalmente sua saúde, o médico do esporte também pode te ajudar.

29/11/2021

O médico do esporte pode auxiliar pacientes sedentários que desejam iniciar alguma atividade física; também pessoas que desejam melhorar sua composição corporal, seja através do emagrecimento ou ganho de massa muscular; melhora dos treinamentos e da capacidade cardiorrespiratória; melhora da performance para atletas amadores e profissionais e pessoas que almejam uma melhor qualidade de vida e longevidade saudável.

23/11/2021

Como proteger seu filho de choques elétricos? Vale o alerta aos pais e seguem algumas sugestões:
1. Proteger as tomadas através do uso de protetores de borracha ou colocar os próprios móveis na frente das tomadas.
2. Proteger todas as tomadas e interruptores com espelhos, tampas ou placas.
3. Desligar aparelhos elétricos da tomada após o uso, não expor as tomadas.
4. Proteger fios elétricos, não os deixando expostos (como carregador de celular) ou desencapados. Lembre-se que as crianças pequenas costumam levar tudo à boca.
5. Não ligar vários aparelhos em uma única tomada (benjamim).
6. Evitar brincadeiras junto à rede elétrica (como empinar pipas ou brincar na laje da casa).
7. Evitar manipular eletrodomésticos no momento do banho da criança (como secadores de cabelo). Lembrar que a água é um excelente condutor de eletricidade.
Caso a criança seja vítima de um choque elétrico, é importante saber que a eletricidade pode propagar de uma pessoa a outra. Desta maneira, é importante que a pessoa que vá socorrer esteja protegida: não esteja descalça (de preferência usando calçado com solado de borracha) e tenha suas mãos também protegidas (luvas ou material isolante disponível).
Seguem algumas orientações:
1. Interromper a corrente elétrica (seja desligando o aparelho da tomada ou desligando a chave geral).
2. Se houver necessidade de retirar o fio em contato com a criança, use um bastão de madeira (como cabo de vassoura), um tecido bem grosso ou um rolo de jornal, algo “não metálico”, que não conduza a eletricidade.
3. Aguarde alguns segundos para mover a criança, evitando a passagem de eletricidade. Tenha muito cuidado!
4. Caso a criança não respire ou não apresente pulso, iniciar manobras de reanimação e chamar a emergência: SAMU (192) ou Bombeiros (193).
Para mais esclarecimentos, confira o guia de Prevenção aos Acidentes Domésticos elaborado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 2020: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/abril/ministerio-publica-guia-de-prevencao-a-acidentes-domesticos-e-primeiros-socorros/SNDCA_PREVENCAO_ACIDENTES_A402.pdf.

Website