Instituto Energia do Homem
Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Instituto Energia do Homem, Medical and health, .
A disfunção erétil é a incapacidade de o homem conseguir obter e manter uma ereção do p***s suficiente que possibilite uma atividade sexual satisfatória. Pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou mesmo problemas psicológicos, afetando a qualidade de vida dos pacientes e de suas parceiras.
Nem sempre o fato de não conseguir ter uma ereção adequada se traduz em disfunção erétil, porém se isso ocorrer de forma frequente, o ideal é consultar um médico urologista para uma avaliação adequada.
Estima-se que 100 milhões de homens no mundo apresentem disfunção erétil, sendo esta a mais comum disfunção sexual encontrada nessa população após os 40 anos. No Brasil, a prevalência se aproxima de 50% após os 40 anos, algo em torno de 16 milhões de homens.
A sexualidade é característica da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e não pode ser diferenciada de outros aspectos da vida. A sexualidade não corresponde somente ao ato sexual e não está limitada ao orgasmo. Sexualidade é mais do que isso, está na forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor, é conquista, é contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir e de se movimentar.
Quando há um déficit na vida sexual do indivíduo, como tudo está relacionado, pode acabar interferindo em outras àreas da sua saúde.
Veja a seguir alguns benefícios de uma vida sexual ativa e saudável:
ativa a circulação sangüínea;
melhora a pele;
exercita a musculatura pélvica (músculos da bexiga, â**s, p***s e va**na), melhora a incontinência urinária;
melhora da qualidade do sono, dores de cabeça, reumáticas e menstruais;
promove bem-estar psíquico e emocional: diminui stress, melhora da auto-estima, disposição e humor, diminui risco de depressão e ansiedade;
estimula a inteligência: capacidade de concentração, memória, criatividade;
melhora a imunidade;
estabelece maior vínculo com o parceiro.
São inúmeras as vantagens de se investir na saúde sexual. Normalmente colocamos outras prioridades à frente e sem perceber, o s**o como fonte de prazer pode acabar sendo esquecido.
E como a saúde sexual interfere em diversas áreas do organismo e depende do seu bom funcionamento para acontecer, quando o desempenho sexual não ocorre adequadamente, pode ser um marcador de que algo está errado.
A disfunção erétil é um assunto cercado por muitos tabus. Apesar de atingir milhões de homens em todo o planeta, o debate sobre o problema costuma ser repleto de preconceitos e insegurança. Fatores que atrapalham a busca por soluções, que podem ser simples e satisfatórias. De acordo com números da Sociedade Brasileira de Urologia, 50% dos homens com mais de 40 anos, no Brasil, sofrem com problemas de ereção. Incômodo que acomete, aproximadamente, 16 milhões de brasileiros ao todo.
Segundo o Dr. Juan Pablo Suarez, médico urologista, a disfunção erétil é uma condição definida pela dificuldade constante em manter ou conseguir uma ereção pe***na satisfatória e suficiente para a penetração sexual. Segundo o médico, o problema é frequente e costuma alterar negativamente os relacionamentos interpessoais. Interferindo diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Os casos de impotência sexual podem ocorrer por inúmeros fatores físicos e mentais. “A ereção pe***na é um fenômeno fundamentalmente vascular que se processa no interior dos corpos cavernosos e ocorre na dependência da integridade anatômica e funcional destes, sofrendo modulação neurológica, hormonal e psíquica. A anamnese é fundamental na identificação de fatores psicogênicos na etiologia da disfunção erétil”, explica o especialista.
A disfunção erétil, também conhecida como impotência, é a incapacidade de obter e manter uma ereção do p***s firme o suficiente para o s**o.
Podemos afirmar que um homem sofre com disfunção erétil se tiver dificuldade em obter ou manter uma ereção firme o suficiente para poder ter relações se***is, ou se interferir em outras atividades se***is.
Ter problemas de ereção de tempos em tempos não é necessariamente motivo de preocupação. No entanto, se a disfunção erétil é um problema constante ela pode causar estresse, afetar a autoconfiança e contribuir para problemas de relacionamento.
Problemas para obter ou manter uma ereção também podem ser um sinal de uma condição de saúde subjacente que precisa de tratamento. Às vezes, o tratamento desses outros problemas de saúde é suficiente para reverter a disfunção erétil. Em outros casos, tratamentos psicológicos, medicamentos ou outros tratamentos diretos podem ser necessários.