Dr felipe Araújo

Dr felipe Araújo

Olá, prazer meu nome é Felipe Araújo, estou há 5 anos cuidando da sua saúde, e espero poder te

30/01/2021

Boa Noite!!
Vocês já ouviram falar sobre Entorse Do Joelho?
O que é Entorse de Joelho?
A entorse do joelho acontece quando a articulação ultrapassa o seu limite fisiológico
Na articulação do joelho existem diversos ligamentos, sendo que quatro deles são os mais conhecidos por serem as estruturas comumente lesionadas em entorses de joelho, são eles dois ligamentos cruzados (anterior e posterior) no centro e os outros dois, um em cada lado da articulação (ligamentos colaterais – medial e lateral). estes ligamentos trabalham em conjunto para proporcionar estabilidade passiva da articulação do joelho.
A entorse do joelho acontece justamente quando um movimento articular excede o seu limite fisiológico, ocasionando uma sobrecarga dos ligamentos e cápsula articular.
Muitas vezes a entorse pode ser considerada “leve”, manifestando apenas sinais de dor e inchaço (edema), sem sinais de instabilidade. Entretanto, em outros casos, a entorse pode levar a lesão ligamentar, meniscal, condral (cartilagem) e sinovite reativa (“água no joelho”).

E quais são as causas?
O estiramento em excesso do ligamento está associado a uma força aplicada sobre a articulação que acaba promovendo a torção súbita do joelho. Um mecanismo típico de entorse de joelho é a queda em decorrência de um tropeço e lesões durante a prática esportiva.
A entorse mais comum é quando ocorre em “valgo”, ou seja, quando o joelho é levado bruscamente para o lado interno e o pé permanece fixo ao solo.
A gravidade da lesão vai depender das estruturas que podem ter sido acometidas, enquadrando-se em três diferentes graus:
– 1º Grau: Neste caso, poucas fibras são danificadas e, na grande maioria dos casos o ligamento cicatriza naturalmente.
– 2º Grau: Um número mais considerável de fibras são danificadas, mas o ligamento ainda não perde a capacidade de promover estabilidade articular.
– 3º Grau: Houve ruptura completa do ligamento.

Sintomas:
Os sintomas mais comuns da entorse do joelho são dor, vermelhidão, rigidez, inchaço e hematoma
Na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, rigidez, inchaço e hematoma. Mas dependendo da gravidade da entorse, outros sintomas também podem se manifestar, como a instabilidade da articulação e dificuldade ao realizar atividades prévias à lesão (redução da amplitude de movimento).

Tratamento
Para as entorses leves as compressas de gelo funcionam muito bem no controle do edema e redução da dor.
Para as entorses leves, o uso de compressas de gelo imediatamente ao trauma ou entorse por 30 minutos, 3 a 4 vezes ao dia deve ser realizado, bem como diminuição da descarga durante as atividades cotidianas com uso de muletas axilares ou canadense.
O tratamento conservador por meio de Fisioterapia apresenta resultados muito satisfatórios, utilizando recursos para controle da dor, diminuição do edema e inflamação, seguida de correção biomecânica, melhora dos padrões anormais de movimento e treino de gesto esportivo (em caso de atletas).

Espero que tenham gostado
Boa Noite!
Um ótimo fim de semana há todos!
Um grande abraço!
Curte e Compartilha!

29/01/2021

Boa Tarde!
Vamos falar sobre EPICONDILITE
O que pode causar a epicondilite
A sobrecarga devido aos movimentos excessivos do braço e cotovelo é o que promove o desgaste destas regiões. Com isso, pode ocorrer fissuras nos tendões, iniciando um processo inflamatório.

Sintomas a serem observados
A dor no cotovelo é uma das principais formas de identificar a epicondilite, podendo também tornar-se intensa e atingir o antebraço e o pulso.

Outros sintomas relacionados são:
Irradiação da dor da parte externa do cotovelo para o antebraço e para as costas da mão;
Dificuldade de segurar objetos;
Fraqueza;
Rigidez muscular;
Sensibilidade na região afetada.
Formas de prevenção da epicondilite
Evitar a realização de atividades que exijam movimentos repetitivos do punho e dos dedos pode ajudar a prevenir. Fazer exercícios de alongamento para melhor condicionamento antes de realizar tais atividades também podem ser úteis.
Gostaram deste post?
Curta e Compartilhe
Tenham uma boa tarde!!

29/01/2021

Bom Dia!!
Como vocês estão?

Vamos falar sobre BURSITE
Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A doença pode ser aguda ou crônica.

Causas
A causa mais comum de bursite é a repetição de movimentos em determinadas articulações ou posições que possam causar danos às bursas. Isso pode acontecer nas seguintes situações:
Lançar bolas ou levantar algo sobre sua cabeça repetidamente
Apoiar-se em seus cotovelos por longos períodos de tempo
Ajoelhar-se por períodos longos de tempo
Ficar muito tempo sentado, principalmente sobre lugares pouco confortáveis e com superfícies duras
Alguns bursas, como no joelho e cotovelo ficam logo abaixo da pele. São esses os locais do corpo com maior risco de traumas que podem ocasionar à bursite.
Além do uso excessivo e crônico das articulações, bursite também pode ser causada por traumas ortopédicos, processos reumatológicos, gota ou por algum tipo de infecção. Algumas vezes, a causa da bursite não pode ser determinada.

Sintomas de Bursite
Uma pessoa com sintomas de bursite pode notar: Dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação
Rigidez e dor ao mover a articulação afetada
Inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas a infecção.

Espero que tenha gostado desse post
Curte e Compartilhe
Um grande abraço!

29/01/2021

Boa Noite!!!
Vocês conhecem a DOENÇA DA GOTA?
Essa doença é um inchaço e dores intensas nas juntas, sobretudo no dedão do pé, são os principais sinais da gota, doença inflamatória causada por uma sobrecarga de ácido úrico no sangue
condição que nós médicos chamamos de hiperuricemia. Quando o excesso de produção dessa substância não é eliminado pelos rins, ela acaba se acumulando nas articulações. Nesses pontos, o depósito dá origem a cristais de urato, despertando os surtos dolorosos da doença, um tipo de artrite. O DNA está por trás da encrenca. Algumas pessoas produzem ácido úrico aos montes ou não conseguem eliminá-lo adequadamente pelos rins – daí porque ele aparece em alta concentração no sangue, contribuindo para o surgimento da gota.

Onde a dor pega
A gota, em geral, afeta uma articulação por vez, começando preferencialmente pelo dedão do pé e se expandindo para as juntas do joelho, tornozelo e atingindo até mão, punho e cotovelo
A frequência e a duração dos episódios variam de pessoa para pessoa. Algumas podem ter uma crise súbita que desaparece para nunca mais voltar. Mas, na maioria das vezes, o problema tem início com surtos de curta duração – uma semana, em média – e que demoram a reaparecer. Se a gota não for tratada, as dores e o inchaço vão ficando cada vez mais corriqueiros, com impacto negativo na qualidade de vida.

Sinais e sintomas
– Dor nas articulações, sobretudo no dedão do pé
– Inchaço
– Vermelhidão na pele
– Rigidez nas articulações
– Elevação de temperatura.

Espero que tenham gostado desse post que preparei com muito carinho.
CURTA E COMPARTILHE!!

28/01/2021

Boa Tarde!
Vamos falar sobre TENDINITE

O que é Tendinite?
Tendinite é uma inflamação ou lesão do tendão, que é uma fibra responsável por unir o músculo ao osso, como uma corda. É caracterizada por dor e inchaço do tendão, podendo afetar qualquer parte do corpo - porém, são mais frequentes as tendinites no ombro, pulso, joelho e tornozelo.
Os tendões ajudam a controlar e transmitir a força dos músculos, o que torna capaz a movimentação dos nossos ossos. Dessa forma, a tendinite pode dificultar e até mesmo impossibilitar a movimentação do paciente.

Tipos
Os tipos de tendinite mais comuns são:
Tendinite no ombro
Tendinite no joelho (Tendinite Patelar)
Tendinite no pé (Tendinite de Aquiles)
Tendinite no pulso (Tendinite no punho)
Tendinite no braço
Tendinite de Quervain (Tendinite no polegar)
Tendinite calcárea
Tendinite na mão
Tendinite no cotovelo (epicondilite lateral ou epicondilite medial)

Sintomas de Tendinite
Os sintomas de tendinite mais comuns são:
Dor local, que pode irradiar para toda musculatura ao redor
Fadiga
Perda de força
Fisgadas e dores ao se movimentar
Inchaço
Calor
Vermelhidão
Formigamento
Perda da mobilidade

Gostou?
Curte e compartilha!!

28/01/2021

Bom Dia! Como vocês estão?
Ainda falando sobre ARTROSE

FATORES DE RISCO
Idade avançada: o risco de artrose aumenta com a idade
S**o: mulheres são mais propensas a desenvolver artrose, embora não seja claro o porquê
Deformidades ósseas: algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa, o que pode aumentar o risco de osteoartrite
Lesões nas articulações: ferimentos que acontecem na prática de esportes ou em acidentes, por exemplo, podem aumentar o risco de artrose
Obesidade: carregar mais peso corporal coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso, como joelhos
Certas profissões: se o seu trabalho inclui tarefas que envolvem esforço repetitivo em um conjunto particular, essa articulação pode, eventualmente, desenvolver artrose. Alguns exemplos são pedreiros ou atletas
Outras doenças: diabetes, hipotireoidismo, gota ou doença de Paget do osso podem aumentar o seu risco de desenvolver artrose

Sintomas de Artrose
A artrose é uma doença das articulações. Ao contrário de muitas outras formas de artrite, tais como artrite reumatoide e lúpus sistémico, a artrose não afeta outros órgãos do corpo.
O sintoma mais comum da artrose é a dor nas articulações afetadas. A dor articular geralmente piora no final do dia
Inchaço, calor, rangidos e limitação dos movimentos nas articulações afetadas também são sintomas comuns
Rigidez articular também pode ocorrer após longos períodos de inatividade, por exemplo, quando o indivíduo permanece sentado em uma cadeira.
A intensidade dos sintomas da artrose varia muito de paciente para paciente. Alguns pacientes podem ficar debilitados por seus sintomas. Por outro lado, outros podem ter poucos sintomas, apesar de degeneração das articulações observada na radiografia.
Os sintomas também podem ser intermitentes. Não é incomum para os pacientes com artrose das mãos e dos joelhos passar anos sem apresentar sintomas.
A artrose do joelho é frequentemente associada com obesidade, histórico de lesões repetidas e/ou cirurgia articular. Nos joelhos, a artrose pode levar a desvios chamados popularmente de pernas em alicate, quando o desvio é para fora, ou joelhos em “X”, quando o desvio é para dentro.
A artrose da coluna vertebral causa dor no pescoço, no dorso ou na região lombar. Os bicos de papagaio que se formam ao longo da espinha podem irritar os nervos espinhais, causando dor, dormência e formigamento nos membros superiores ou nos membros inferiores, dependendo da sua localização.
Quando afeta os dedos das mãos, a artrose provoca a formação de nódulos duros nas pequenas articulações, causando deformações. O surgimento desses nós nos dedos auxilia no diagnóstico de artrose.

Foi isso pessoal espero que tenham gostado!
Curte e Compartilha
Um grande abraço!!

27/01/2021

Boa noite! Vamos falar sobre:
ARTROSE
Primeiramente "O que é Artrose?"
A artrose (CID 10 - M19), também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.
A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidade ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.
A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

Quais são as causas
A artrose pode ser primária ou secundária.
Artrose primária
A artrose primária ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço. Com o passar dos anos, o fluído que existe entre as articulações (líquido sinovial) se degenera, bem como a cartilagem que recobre esse líquido, chamada de membrana sinovial. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço. Em casos avançados, há uma perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas nas articulações. Isso provoca o atrito direto entre os ossos, causando dor e limitação da mobilidade articular.
Danos à cartilagem também pode estimular calcificações em alguns pontos em torno das articulações, formando os osteófitos, que são também chamados de bicos de papagaio quando acometem a coluna.
A artrose primária frequentemente pode ser encontrada em vários membros da mesma família, o que sugere que ela possa ter características hereditárias.

Artrose secundária
Já a artrose secundária é uma consequência de doenças ou condições que a pessoa tenha. Problemas que podem levar a artrose secundária incluem obesidade, trauma repetido ou cirurgia das estruturas articulares, articulações anormais no nascimento (anomalias congênitas), gota, artrite reumatoide, diabetes e outros distúrbios hormonais.

27/01/2021

olá, boa tarde!!
Ainda falando sobre Artrite reumatoide

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).

O Colégio Americano de Reumatologia estabeleceu os seguintes critérios que ajudam a nortear o diagnóstico (os quatro primeiros devem estar instalados durante seis semanas pelo menos):
Rigidez matinal;
Artrite de três ou mais áreas, com sinais de inflamação;
Artrite de articulação das mãos ou punhos (pelo menos 1 área com edema);Artrite simétrica (a simetria não precisa ser perfeita);
Nódulos reumatoides ;
Fator reumatoide sérico positivo;
Alterações radiográficas (erosões ou descalcificações articulares).

TRATAMENTO
Quanto mais cedo for diagnosticada a artrite reumatoide e iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico. Embora ainda não se conheçam os recursos para a cura definitiva, é possível obter a remissão dos sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar a progressão das deformidades.
Repouso só deve ser indicado em quadros muito dolorosos e por pouco tempo. Atividade física e fisioterapia são importantes para controlar o comprometimento das articulações e a perda da mobilidade. O tratamento medicamentoso inclui analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINE), cortiscoroides e dr**as imunossupressoras, como o metrotrexato e a ciclosporina. Alguns medicamentos mais recentes, desenvolvidos através de tecnologias baseadas na biologia molecular, trazem novas possibilidades terapêuticas.
A cirurgia e a colocação de próteses articulares podem representar uma opção de tratamento, nos estágios avançados da doença.

27/01/2021

Olá!! Como vocês estão?
Hoje vamos falar sobre: Artrite reumatoide
Doença e os Sintomas

Artrite reumatoide é uma doença autoimune, com causa ainda desconhecida, que afeta duas vezes mais mulheres do que homens entre 50 e 70 anos.
Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de múltiplas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, dos indivíduos geneticamente predispostos. A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.
Não se conhecem as causas da doença, que afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos, mas pode manifestar-se em ambos os sexos e em qualquer idade. A forma juvenil tem início antes dos 16 anos, acomete número menor de articulações e provoca menos alterações no exame de sangue.
Sintomas: no início, os sintomas da artrite reumatoide podem ser insidiosos e comuns a outras enfermidades ou ocorrer abrupta e simultaneamente. Os mais comuns são rigidez matinal que regride durante o dia, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que se deformam com a evolução da doença.

Website