Vida leve e saúde
Acompanha a página e saiba tudo sobre saúde e nutrição para o seu dia a dia.
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO
Muito é falado sobre a importância de uma alimentação saudável para ajudar o organismo em diversos sentidos, como fortalecimento da imunidade, auxílio no sistema digestivo e controle de diversas doenças, como diabetes, colesterol alto etc.
Entretanto, como dissemos na introdução deste texto, os benefícios de escolher os alimentos certos vão muito além, ajudando, até mesmo, na saúde dos nossos olhos. Inclusive, algumas dessas doenças que acabamos de citar, como o alto colesterol e o diabetes, podem prejudicar seriamente a visão — portanto, os nutrientes certos têm dupla função nesse sentido.
Então, para que você não corra o risco de ter sua visão prejudicada, invista em um cardápio variado e colorido. Então, selecionamos para você uma lista com opções saborosas compostas por alimentos bons para os olhos. Confira!
Todos os nutrientes são importantes, pois cada um deles atua de forma diferente em nosso organismo. Contudo, existem alguns que se destacam quando o assunto é a saúde do globo ocular, pois atuam de forma mais direta.
Você sabia que para manter em dia a saúde dos olhos é preciso adotar uma alimentação rica em nutrientes? Afinal, os olhos também precisam de vitaminas e minerais, além de outras substâncias que previnem o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças.
ALIMENTOS BONS PARA OS OLHOS: COMO INFLUENCIAM NA VISÃO
Brócolis
O brócolis é rico em vitaminas A e C, minerais como o zinco e carotenóides como a luteína, importantes para manter a pele saudável e proteger as células dos danos oxidativos dos radicais livres que podem tornar a pele seca e enrugada.
Além disso, o brócolis tem sulforafanos na sua composição que é um poderoso agente protetor contra os danos do sol que age neutralizando os radicais livres e ativando outros sistemas de proteção no corpo para manter a pele saudável.
O brócolis pode ser consumido todos os dias cozido, preferencialmente, no v***r por no máximo 20 minutos para evitar a perda da vitamina C, mas também pode ser ingerido na forma crua em saladas ou sucos, por exemplo.
Melancia
A melancia é rica em vitaminas A, B, C e E, carotenóides, como o licopeno, com ação antioxidante que ajudam a proteger a pele dos danos foto oxidativos e assim evitar o envelhecimento precoce.
Além disso, a melancia é rica em água, o que ajuda a manter a pele hidratada, sendo indicada especialmente para pele seca pois este tipo de pele é mais suscetível a perder água e a ficar desidratada mais facilmente. Assim a melancia ajuda a melhorar a aparência da pele e pode ser inserida na alimentação do dia a dia na sua forma natural ou em sucos, por exemplo.
Outras frutas ricas em água incluem o melão, a maçã sem casca e o morango.
Beterraba crua
A beterraba crua possui uma substância chamada ácido carboxipirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas, além de ser rica em vitamina A e C, betalaínas, carotenóides, compostos fenólicos e flavonoides que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres.
O ideal é consumir a beterraba crua todos os dias, podendo ser acrescentada no suco ou na salada, por exemplo
Aveia
A aveia é um cereal rico em vitaminas B1, B3, B6 e E, zinco, ácido fólico e aventramida que ajudam a manter a pele hidratada, formando uma barreira na superfície das células que retêm água na pele, facilitam o desenvolvimento de células saudáveis da pele e ajudam a combater o envelhecimento precoce, principalmente a formação de rugas e linhas de expressão.
O ácido fólico presente na aveia também ajuda a aumentar a produção de colágeno mantendo a pele mais firme e tonificada. Confira outros benefícios da aveia para a saúde.
Além disso, os nutrientes da aveia também são eficazes para auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias da pele, como irritação ou eczema, por exemplo.
Para aumentar o consumo de aveia na alimentação, pode-se acrescentar uma colher de sopa de aveia na vitamina de fruta, na granola com iogurte ou na salada de fruta, por exemplo.
Batata doce
A batata doce é rica em vitamina C e betacarotenos, que são convertidos em vitamina A no corpo, importante para manter a pele saudável, além de agir como um antioxidante, ajudando a proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB do sol, prevenindo queimaduras de sol e mantendo a pele úmida, firme, bonita e saudável.
A batata doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada e incluída na alimentação do dia a dia. Veja opções de receitas saudáveis com batata doce.
Outros alimentos ricos em betacarotenos incluem cenoura, espinafre, mamão e manga, por exemplo.
Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é rica em gorduras boas como o ômega 3, além de selênio, magnésio, cobre, fósforo, manganês e vitaminas B1 e E, que têm ação anti-inflamatória, o que reduz a inflamação e a vermelhidão características da acne, ajuda a manter as células da pele saudáveis e estimula o rejuvenescimento celular.
Laranja
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, que é importante para a formação do colágeno, contribuindo para uma pele mais firme, saudável e sem flacidez, além de ter ação antioxidante prevenindo o dano dos radicais livres às células e, consequentemente, o envelhecimento precoce da pele.
O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 mL do suco natural para manter a pele saudável e bonita.
Abacate
O abacate é rico em gorduras boas, vitaminas C e E, essenciais para manter a pele flexível e hidratada, e a combater estrias, rugas e celulite.
Além disso, a vitamina C presente no abacate tem ação antioxidante e age combatendo os radicais livres que causam envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C estimula a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez, aumentando a firmeza e a elasticidade da pele, conferindo uma aparência mais bonita e saudável.
O abacate pode ser consumido na sua forma natural ou utilizado no preparo de saladas, sucos, vitaminas ou molhos
Salmão
O salmão é rico em ômega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura boa e que faz parte da membrana das células da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas.
Além disso, o ômega-3 presente no salmão, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a prevenir o aparecimento de vermelhidão, acne, psoríase, lúpus ou alergias na pele, e a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento e aparecimento de rugas e linhas de expressão. Veja outros benefícios do ômega-3 do salmão para a saúde.
O ideal é consumir salmão pelo menos 3 vezes na semana, mantendo a pele no cozimento, pois é onde o ômega-3 está mais concentrado. Além disso, deve-se evitar fritar ou cozinhar este peixe em altas temperaturas para não perder seus nutrientes.
Outros alimentos ricos em ômega-3 e que ajudam a manter a pele bonita e saudável são sementes de linhaça ou de chia, nozes e outros peixes como atum, sardinha e arenque.
Alimentos bons para pele