psi.llavinya

psi.llavinya

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from psi.llavinya, Psychologist, .

27/06/2022

O que é ser jovem adulto?

O que pensamos quando ouvimos a palavra adulto? O que ela nos representa? Se pararmos para realizar uma pesquisa no Google iremos ter resultados como: transição entre adolescência e velhice, fase mais ativa da vida, maturidade em seu desenvolvimento, maioridade penal. E se formos perguntar a outras pessoas, provavelmente irão nos dizer: responsabilidade, amadurecer, trabalhar, pagar as contas.

Mas e se possuírmos estes atributos e não formos vistos como adultos? Não pela sociedade em geral, mas por nossa família, por quem é mais próximo. Acordamos cedo, vamos atrás de nossos deveres, corremos em horários de almoço, penamos pra pagar as contas e não nos julgam capaz de ter as próprias decisões, somos podados, desmerecidos e desacreditados. Se mesmo após trabalhar uma semana toda decidimos acordar mais tarde no fim de semana somos vistos como irresponsáveis. Responsabilidade, esse termo que costumam pregar como o que falta em nós.

Quem decide quando somos adultos? Quem decide quando devemos responder por nós mesmos? Quando nossas opiniões serão levadas em pauta e aceitas?

O envelhecer nos exige tato e paciência. Idas e vindas entre melancolias, paixões e calmaria. Não é fácil reconhecer o fim da adolescência.

Gleyce Llavinya
Psicóloga clínica, agenda aberta para atendimentos on-line.

27/04/2022

Quando aceitar o fim?

Nessa produção da Netflix (2019) acompanhamos um dia na vida de Jenny e suas amigas, onde ao longo do dia a mesma vai buscando memórias para compreender como o longo relacionamento chegou ao fim.

Como sabermos que não nos encaixamos mais? O fim é sempre palco de músicas, livros e palestras sobre a valorização da auto estima. Mas cá entre nós, quando aprendemos o jeito de viver ao lado de alguém, dificilmente queremos o contrário, principalmente se essa convivência nos traz deliciosos momentos a dois. A sensação de pertencimento é algo sempre buscado, se não em outra pessoa, buscamos em hobbies. Se sentir amado, apreciado, faz parte de nossa existência.

Jenny compreende que há inúmeras possibilidades para ela, para ele, mas não mais para os dois juntos. Essa compreensão requer coragem, para assumir que naquele espaço a junção só irá causa feridas. E é quando atingimos esse ponto que passamos a fazer escolhas assertivas e não influenciadas pela paixão e o sentimento de posse pelo outro.

A conclusão nos mostra que um relacionamento não pode ser a parte principal de nossa existência, nele existem altos e baixos superáveis, e que somos sim protagonistas de nossa vida, afinal, quando um relacionamento acaba o sujeito permanece.

A partida dói, mas o que mais dói é não viver a sua essência.

04/08/2021

😨 Quantas vezes você deixou de fazer algo por sentir medo? Quantas vezes você adiou um sonho por sentir medo?

O medo é uma de nossas emoções básicas, e necessária para garantir a nossa sobrevivência.

Ele aparece quando definimos se um acontecimento é ou não uma ameaça. É um sinal que nos adverte que o perigo está próximo.

Quando estamos com medo temos aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, da tensão muscular, da frequência respiratória e também uma sensação de rigidez.

Na próxima vez que sentir medo experimente: Pensar em algo pequeno que você consiga enfrentar. Concentre-se em seus pontos fortes!

Gleyce Llavinya
Acadêmica 10° período Psicologia.

30/07/2021

A raiva é a emoção expressada em momentos de frustração, insegurança ou como forma de protesto. É uma resposta natural.

Pode ser expressada por: aumento do ritmo cardíaco, dores de cabeça, estômago ou garganta, comportamento hostil.

Quando se identifica o motivo da raiva é possível fazer uso de estratégias diferentes para contornar o problema, que não sendo gritar, brigar, e sentir mal-estar físico, como por exemplo, uma técnica de respiração profunda.

Reconhecer a raiva e agir de maneira assertiva depende apenas de você.

Gleyce Llavinya
Acadêmica 10° período Psicologia.

28/07/2021

Como você está se sentindo hoje?

😡 Raiva - surge a partir de um sentimento de injustiça. Sua liberação ajuda a descarregar o acúmulo de tensão. Para não sofrer com a raiva descontrolada é preciso aprender a administrá-la de forma saudável.

😃 Alegria - está associada ao prazer e à felicidade.

😨 Medo - é um mecanismo de proteção, involuntário e natural, percebido através da sensação de coração disparado, respiração ofegante.

🤢 Nojo - a repulsa ou desagrado demonstrado através de náusea ou desconfortos.

😭 Tristeza - desânimo, cansaço que pode ser desencadeada por diversos acontecimentos. É uma emoção normal e saudável desde que seja passageira.

Diga para mim nos comentários como você está se sentindo hoje 😉

Gleyce Llavinya
Acadêmica 10° período Psicologia

26/07/2021

🌟 As emoções sempre vão nos acompanhar, por isso precisamos aprender a lidar com elas.

Como você se sentiu no dia de hoje? Escrever sobre isso é uma maneira de expressar suas emoções!

Segue alguns lembretes para deixar o dia mais leve. 🌟

Gleyce Llavinya
Acadêmica 10° período Psicologia

Website