Neuro.di.verso

Neuro.di.verso

Prof. Pedro Lucas Costa SCERTS

_ Psicopedagogo; Neuropedagogo; Mestre em Educ. Especial pela UFP (U

Photos from Neuro.di.verso's post 01/03/2022

Podemos notar algumas características bastante comuns em autistas adultos:

__ Dificuldades para estabelecer uma conversa.

… Uns têm muita dificuldade para falar ou para encontrar as palavras certas para utilizar em seu diálogo. Isso, muitas vezes acaba trazendo incompreensões pela outra parte.

… Outros falam demais e podem não saber os momentos mais adequados de pausar a sua fala para que o seu interlocutor também participe da conversa.

__ Dificuldades para iniciar ou dar continuidade às interações.

… Como os autistas já têm dificuldades nas interações sociais, se tiver que partir dele é mais difícil ainda!

… Para responder, principalmente a um estranho também é bem difícil. As palavras servem para comunicar o necessário e não para serem jogadas fora em uma conversa sem sentido que não agrega valor nenhum.

__ Déficits na compreensão de metáforas e na leitura de expressões faciais.

… Mensagens que falam uma coisa e significam outra são complicadas demais para o autista entender, pois o entendimento é mais literal. O cérebro autista interpreta o mundo de uma forma mais concreta e por imagens, geralmente ele não diz uma coisa querendo dizer outra, como as "indiretas" que os neurotípicos fazem.

… Geralmente essas divergências de compreensões entre os dois tipos de cérebro, leva muitos neurotípicos a interpretarem equivocadamente que os autistas são frios, não têm sentimentos e nem empatia aos outros.

__ Crises explosivas. Algumas pessoas chamam de "rompantes".

… Como no Autismo tudo é muito intenso, as reações a algo que mexeu com o autista de alguma forma (seja sensorial ou na tentativa de combate à sua ideia rígida), também podem ser consideradas bem extremistas para os neurotípicos que convivem com o autista ou que presenciaram a crise.

Website