Dra. Bruna Figueiredo

Dra. Bruna Figueiredo

Médica Residente em Pediatria HSP - Muriaé.

Photos from Dra. Bruna Figueiredo's post 21/12/2022

Essa é uma das maiores preocupações dos papais e mamães que chegam até mim para atendimento de seus pequenos. Dra, e se meu filho engasgar, o que eu faço?

Engasgo é muito sério e o socorro rápido é primordial para salvar a vida do seu bebê! Nem sempre dá tempo de procurar o médico e sair correndo pela rua não resolve nada e só atrasa o processo!

Sempre deixe as pessoas da casa treinadas para te ajudar! No momento do desespero muitas vezes os pais têm dificuldade em realizar as manobras!

Tenha sempre o telefone do SAMU (192) e BOMBEIROS (193) em mãos e ligue IMEDIATAMENTE!

Arrasta pro lado e já salva esse post porque eu trouxe aqui informações muito importantes que vão te ajudar!

12/12/2022

Gente, não é chatice, nem frescura, mas sim recomendação do Ministério da Saúde: NÃO se deve oferecer doces para crianças menores de dois anos!

E quando eu falo doces, estou me referindo a alimentos que possuem açúcar em sua composição, como balas, chocolate, suco, biscoitos, qualquer coisa mesmo...

Eu sei que às vezes é difícil, porque estamos acostumados a consumir doces desde pequenos, mas a mudança precisa começar por nós adultos, pelo papai e pela mamãe que adaptam sua rotina e não caem naquele papo de "é só um pouquinho"!

E não pode dar doces para crianças menores de 2 anos, porque além de dificultar a criação de bons hábitos alimentares, açúcar vicia e não faz bem à saúde dos nossos pequenos.

Compartilha esse post para ajudar outras famílias!

09/12/2022

Assadura!!! Arrisco dizer que toda mãe já passou aperto com isso, né!? Estudos dizem que cerca de 60% dos bebês são afetados nos primeiros 12 meses de vida.

A pele do bebê é muito delicada e sensível e justamente por causa dessa fragilidade pode acabar machucando se a gente não cuidar.

E por mais que essas inflamações deixem as mães e os pais preocupados, são hábitos simples que ajudam a prevenir que elas ocorram!

Ok, Dra. Bruna, mas como eu faço para evitar que meu filho tenha essas assaduras?

❗ Troque de fralda com frequência e o mais rápido possível. O contato com o xixi e o cocô é uma das principais causas da assadura.

❗ Atenção à higiene! Limpe bem a região e retire todos os resíduos de urina e fezes da criança. Te sugiro algodão com água! E nas meninas, sempre de frente para trás.

❗E tome cuidado para que todas as dobrinhas estejam bem secas, ok?

❗ Outro ponto importante é a fralda! Além do tamanho, vale prestar atenção se o bebê tem sensibilidade a alguma marca específ**a.

Sempre que possível, deixe o bebê sem nada, por alguns minutos, para que a pele respire!

Você pode também fazer o uso de pomadas contra assaduras que forem indicadas pelo seu pediatra! (Já temos post sobre isso)

Este post te ajudou? Salva ele para você ter essas informações sempre por perto!

05/12/2022

Eu sei que nesses primeiros dias de vida do bebê é tudo muito novo para todo mundo!

O papai e a mamãe ainda estão tentando se adaptar à nova rotina e o recém-nascido também está tentando se acostumar à sua nova casa.

Com todas essas mudanças, muitos pais f**am apreensivos em ter que expor o seu recém-nascido a transportes públicos e ao contato com outras pessoas, para ir ao encontro do pediatra, nas primeiras consultas.

Mas é justamente através dessas primeiras visitas que o ped consegue fazer uma avaliação geral do estado clínico do bebê, conferindo sua coloração, tônus muscular, intensidade do choro, pulmões, coração, abdome, umbigo, órgãos genitais, boca, ouvidos, olhos, movimento das pernas, braços e quadris, peso, altura, além de avaliar a parte neurológica.

É nesse momento também que você pode tirar todas as suas dúvidas com o médico sobre o desenvolvimento e os primeiros dias da criança em casa.

Por isso, deixar de ir a essas consultas está fora de qualquer planejamento, ok?

O que você pode fazer é evitar os horários mais cheios do transporte público e das salas de espera do pediatra, por exemplo, evitando contato com muitas pessoas ou com qualquer tipo de doença.

Esse post te ajudou? Então envia ele para uma mamãe ou papai que também possam ser ajudados com essa informação.

Photos from Dra. Bruna Figueiredo's post 02/12/2022

Eu sei que cada mãe tem seu jeitinho único, mas se você pudesse se definir em apenas uma posição em relação à sua família, qual seria?

Me conta aqui nos comentários!

Photos from Dra. Bruna Figueiredo's post 30/11/2022

Essa é uma das coisas que mais causam preocupação nas mamães e papais que chegam até mim para atendimento de seus filhos. Às vezes, no pronto socorro vocês perguntam: Dra. o peso dele está bom? E minha resposta é: Eu não sei!

E eu sempre digo que cada caso é um caso e que precisamos analisar bem como está sendo o desenvolvimento dos nossos pequenos. Preciso saber o histórico para responder essa pergunta.

Por isso, se você estiver angustiada com isso ou na dúvida se o tamanho e o peso da sua criança estão normais para a idade dela, entre em contato com seu pediatra de confiança e deixe que ele te ajude! Estamos aqui para isso!

28/11/2022

Nós, enquanto mulheres, temos um pouco a tendência de querermos abraçar o mundo, não é mesmo?

E ainda com todas as tarefas de casa e mais um bebê para tomar conta, você pode acabar se sentindo sobrecarregada.

Junto à isso vem a autocobrança, o estresse, a insegurança de saber se está mesmo conseguindo ser uma boa mãe ou não...

Mas caaalma! Respira fundo!! Você não precisa dar conta de tudo! Inclusive, é humanamente impossível!

Todas as escolhas que você faz são pensando no bem-estar do seu pequeno e da sua família e é isso que importa!

É super normal e compreensível você se sentir cansada e precisar de um tempinho só para você, mesmo que sejam apenas alguns minutos do seu dia. Inclusive você PRECISA desse tempo sozinha para se cuidar!

Então se você estiver precisando sair um pouco dessa sua rotina pesada, respirar outros ares ou cuidar mais de você, peça ajuda à sua rede de apoio, converse com pessoas próximas, procure entrar em um acordo com seu parceiro... só não se cobre de ter que resolver tudo sozinha, ok? Precisar de um tempo para você não te faz uma mãe pior, só nos mostra que você é humana e também tem suas necessidades!

Esse post te ajudou? Compartilha ele com uma mãe que pode estar precisando ler esta mensagem também.

26/11/2022

Se a criança está enjoadinha, com o nariz escorrendo, dor no corpo e tosse, por exemplo, os papais e mamães logo f**am em alerta e pensam em dar amoxicilina para o pequeno, na tentativa de tratar logo a gripe.

Mas a verdade é que a Amoxicilina não deve ser usada no tratamento de resfriado ou gripe, porque ela é um antibiótico e antibióticos servem para curar infecções bacterianas e não doenças causadas por vírus, como é o caso da gripe e do resfriado.

Aliás, se usados de forma errada e em excesso, os antibióticos se tornam prejudiciais à saúde dos nossos pequenos. Viram um vilão na história.

Então se você está percebendo alguma coisa diferente no seu pequeno, procure seu pediatra. Estamos aqui para te ajudar e mostrar qual é o melhor caminho sempre.

Photos from Dra. Bruna Figueiredo's post 23/11/2022

Diversas vezes em algum atendimento no pronto socorro eu pergunto aos pais quem é o pediatra que acompanha seu filho e vem a seguinte resposta:
- Ah dra, ele não tem pediatra não. Quando f**a doente eu levo no hospital ou na UPA!

É muito comum que os pais levem os filhos no médico só quando f**a doente… mas isso gera um problema, resolvemos aquela emergência e f**amos sem a rotina e a prevenção, que são tão importantes para a saúde das nossas crianças.

Então vamos parar de levar só quando está doente.. quero ver seu filho saudável, correndo, brincando para observar como ele é de verdade e se está tudo indo bem!

Esse acompanhamento pediátrico constante é fundamental. Precisamos acompanhar de perto todo o desenvolvimento da criança, identif**ando e tratando eventuais doenças de forma precoce, contribuir com a educação infantil e te ajudar de um modo geral.

Escolha um pediatra de confiança e deixe que ele acompanhe no desenvolvimento e na saúde do seu pequeno. Estamos aqui para te ajudar! 🧡

Photos from Dra. Bruna Figueiredo's post 21/11/2022

A rotina de sono do bebê é uma das coisas que mais costuma trazer dor de cabeça para o papai e a mamãe.

Como é tudo muito novo para a criança, desde o ambiente da casa, até os barulhos e a claridade, precisamos tomar cuidado para ajudar nossos pequenos neste período de adaptação.

Foi pensando nisso que eu trouxe esse conteúdo para te ajudar.

Aproveita e salva ele aí para consultar sempre que tiver dúvidas sobre a rotina de sono do seu bebê.

18/11/2022

Você sabia que durante todo o mês de novembro tem acontecido a Campanha Novembro Roxo?

Falar dos prematurinhos é motivo de muita alegria pra mim… afinal, a convivência diária com eles no hospital me faz crescer muito como médica e mais ainda como pessoa!

Conviver com os pequeninos quando ainda são do tamanho da minha mão e após um tempo vê-los saindo de alta no colo dos papais, me faz ver o quantos eles são fortes!

É um momento de angústia, ansiedade, medo para os pais. Cada dia de vida é uma conquista! Cada grama de peso ganhado, cada gotinha de leite que conseguem mamar, cada movimento adquirido… tudo isso tem um valor imensurável.

Tentar lidar com todos esses detalhes da maneira mais humana possível é o nosso objetivo! Afinal, nos tornamos um pouquinho família deles não é mesmo?!

*Esta foto foi autorizada pelos papais.

16/11/2022

Campanha novembro roxo, você sabe pra que ela existe?

Antes de tudo, prematuro é aquele bebezinho que nasce antes do tempo (menos de 37 semanas), pode ser por algum problema com a mamãe ou com o próprio bebê.

O objetivo desta campanha é justamente sensibilizar o maior número de pessoas para esse tema, que impacta diretamente a saúde pública e as famílias. As consequências podem ser irreversíveis, como: atrasos no desenvolvimento, problemas cardíacos, pulmonares, neurológicos e outros.

Além disso, a prematuridade é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros.

Mas, mesmo tendo um elevado número de nascimentos prematuros e apesar dos riscos decorrentes, a maioria da população não sabe que algumas vezes é possível PREVENIR!

Isso mesmo, antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar adequado, seguido do acompanhamento pré-natal, que busca assegurar o desenvolvimento da gestação, podemos identif**ar algumas coisas e tratar precocemente, para tentar deixar o neném mais um pouquinho na barriga da mamãe!

Após o nascimento deve ser realizado um acompanhamento pediátrico frequente e o SUS disponibiliza centros com especialistas (como o CEAE- viva vida)

É super importante um trabalho conjunto entre os pais, o obstetra e os pediatras para assegurar o melhor para o bebê! Sempre estaremos aqui para te ajudar!

💜

Photos from Dra. Bruna Figueiredo's post 14/11/2022

Estimular! Essa é a palavra chave. Quanto mais cedo começamos e quanto mais tempos dedicamos ao estímulo , mais rápido nossos pequenos se desenvolvem.

Se você está brincando com o seu filho e se divertindo junto com ele, já está fazendo um bem enorme para a criança, além de ajudar a estimular sua criatividade e fortalecer o vínculo com o filhote.

Não precisamos de regras fixas ou manuais de como brincar, mas nós sabemos que as brincadeiras podem ter outros benefícios para além da diversão, não é mesmo?

Aos pouquinhos vamos ensinando noções de espaço, regras, dividir, pedir permissão e outros itens importantes para convivência em sociedade.

Me conta aqui quais brincadeiras você gosta de fazer com seu filhote!
E salva este post para consultar sempre que precisar!

09/11/2022

Dra., eu faço tudo e minha filha de 2 anos está sempre doente, vivo no pronto socorro e ela toma antibiótico todo mês! Está sempre tossindo ou com dor de barriga... Não sei mais o que fazer!"

Essa é a rotina de muitos pais né?

Eu sei disso, porque não passo 1 dia sequer sem ouvir essa pergunta: QUAL REMÉDIO PARA IMUNIDADE POSSO DAR?

E por esse motivo acho importante explicar 👇:

🔸 A imunidade das crianças é desenvolvida diariamente, desde a amamentação, até a rotina diária (as brincadeiras, uma alimentação saudável, um sono regular e por aí vai...)

E, como é algo que precisa de tempo para ser construído, é normal as crianças pegarem diversas infecções quando são pequenininhas!

A maioria dessas infeções nas crianças é viral… eles nem se recuperam de uma coisa e já pegam outra. Qualquer pessoa doente que passa perto já transmite e eles pegam!

Escolinha então?! Vish aí que pega tudo que existe!

Eu entendo a preocupação de vocês, mas podem f**ar tranquilos, porque uma criança pequena f**ar gripada 10x no ano é sim NORMAL! E está tudo bem!

🔸 Mantenha sempre a saúde do seu filhote em dia e converse com seu Pediatra! Estamos aqui para te orientar e te acalmar!

Em qualquer sinal de gravidade aí sim, procure um pronto socorro!

E mantenha a calma, NÃO precisa de xarope para imunidade!

Precisamos sim ter paciência, isso vai passar!

08/11/2022

Os bebês geralmente já saem da maternidade com o pedido para realizar o teste do pezinho… Mas por que nós insistimos tanto nesse teste? Quando deve ser realizado?

Todo recém nascido tem o DIREITO de fazer esse teste gratuitamente pelo SUS! Deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida. São gotinhas de sangue que salvam vidas!

❗️Esse teste é INDISPENSÁVEL E SUPER IMPORTANTE!
Com este exame podemos investigar diversas doenças graves capazes de afetar o desenvolvimento e toda a vida dessa criança!

🔺 Mas fiquem atentos, porque existem vários tipos de teste do pezinho, uns mais completos que os outros, que podem diagnosticar uma quantidade maior de doenças ou não.

🔺 No SUS, por exemplo, o teste que é oferecido é capaz de diagnosticar 50 doenças raras, desde que foi aprovada a lei de nº14.154 de 26 de maio de 2021. Dentre estas doenças, estão:

- Fenilcetonúria,
- Hipotireoidismo congênito,
- Síndromes falciformes,
- Fibrose cística,
- Hiperplasia Adrenal Congênita
- Deficiência de Biotinidase.
- Doenças relacionadas ao excesso de fenilalanina,
- Toxoplasmose congênita e outras hiperfenilalaninemias,
- Galactosemias,
- Aminoacidopatias,
- Distúrbios do ciclo da ureia,
- Distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos,
- Doenças lisossômicas,
- Imunodeficiências primárias;
- Atrofia muscular espinhal.

🔺 Já na rede particular, temos outras opções de teste que cobrem ainda mais doenças! Verifique com seu pediatra.

Quando esse diagnóstico não ocorre e a doença não é tratada desde cedo, pode causar sérios danos à saúde do bebê com o passar dos anos e ser muito pior e dispendioso!

Então, papais e mamães, fiquem atentos! O teste do pezinho é muito importante e não pode ser adiado!

Ele é um aliado fundamental para a saúde dos nossos pequenos!

Esse conteúdo te ajudou? Salva ele, para poder consultar essas informações sempre que precisar.

Website