JURA Municipal De Malanje

JURA Municipal De Malanje

Tudo que têm haver com a jura municipal de Malanje ACJ é a nossa marca

Photos from JURA Municipal De Malanje's post 15/06/2024

Ainda sobre o 18 de junho, dia da liga da mulher angolana...

10/09/2023

UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA UNITA SECRETARIADO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO-MALANJE SECRETARIADO PROVINCIAL PARA ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA 2023 – ANO DA DEFESA DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUATENTÁVEL

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

Foi com profunda dor e consternação que o Secretariado do Comité Provincial de Malanje tomou conhecimento do passamento físico de Sua Magestade Buba Nvula Dalamana, Soberano do Reino do Ndongo, mais conhecido por Rei Cabombo, ocorrido no Sector de Cabombo, Município de Marimba, Província de Malanje, no passado dia 08 de Setembro de 2023, às 20h38min, vítima de doença. Com a sua morte, a família real e a Instituição do poder tradicional na terra de Ngola Kiluanje Kya Samba e da Rainha Njinga Mbande ficam mais estéreis. Nessa hora de dor e luto, o Secretariado do Comité Provincial da UNITA, curva-se perante a memória do malogrado e endereça à família e à corte enlutadas, os mais sentidos pêsames. Que Deus o tenha na sua infinita misericórdia e que a sua alma descanse em paz! Malanje, aos 09 de Setembro de 2023 O SECRETARIADO EXECUTIVO DO COMITÉ PROVINCIAL

21/06/2023

🔴🟩🔴𝐍𝐎𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐍𝐒𝐀 |O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão política da UNITA tomou conhecimento das graves acusações feitas pelo Porta-Voz da Polícia Nacional, durante o noticiário principal da Televisão Pública do dia 17 de Junho do corrente ano, segundo as quais a UNITA era responsável e organizadora dos actos de desordem e arruaça que tiverem lugar em várias cidades do país, com destaque para as cidades de Luanda e Benguela, pelo que torna público o seguinte;

1. A UNITA é o Partido fundador da Democracia em Angola, por isso, tem as suas ações bem assentes nos seus princípios e valores e, nos marcos do Estado de Direito Democrático, pelo que considera descabidas, intolerantes e politicamente motivadas as declarações proferidas pelo Porta-Voz da Polícia Nacional.

2. Denunciar e condenar veementemente a postura instrumental e parcial assumida pela TPA e TV Zimbo , que em momento algum contactaram a Direcção da UNITA para observar um princípio básico do jornalismo credível e independente, ouvir o contraditório, desrespeitando assim a Constituição e a lei.

3. A Polícia Nacional, enquanto órgão republicano deve ter uma postura apartidária, imparcial e responsável e, abster-se de agir como mera instrumentalidade de interesses contrários aos desígnios nacionais.

4.O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA pondera e reserva-se no direito de mover um processo-crime contra o Porta-Voz da Polícia Nacional pelos crimes de calúnia e difamação.

5. O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, repudia a postura violenta da Polícia Nacional contra os jovens que se manifestaram, sábado passado, para exigir melhores condições de vida, e recorda a opinião pública nacional e internacional que não foi a Direcção da UNITA que adoptou medidas políticas que agravaram a crise socioeconómica que o país vive hoje.

6. O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA está ciente da estratégia de distracção do Partido-Estado em transferir o ónus do fracasso da governação à UNITA, quando este decorre, claramente, da incapacidade e insensibilidade do Partido-Estado responder e corresponder às demandas da sociedade.

7. Num Estado verdadeiramente Democrático e de Direito, os cidadãos são livres de se associar ou participar de reuniões públicas ou privadas, pelo que o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA entende ser um direito pessoal e inalienável a participação de seus membros, enquanto cidadãos angolanos, nas referidas reuniões ou manifestações, independente das funções que exercem no Partido ou na Assembleia Nacional. O Deputado é, antes e acima de tudo, um cidadão com direitos, sobretudo, deveres de defender e proteger o povo e velar pela boa execução das leis.

8. O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão da UNITA exorta os cidadãos angolanos não desistirem da luta por uma Angola democrática, próspera e de dignidade e, reafirma a sua total disponibilidade ao diálogo para a consolidação do Estado Democrático e de Direito.

Luanda aos, 20 de Junho de 2023

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política

26/06/2022

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No pretérito dia 19 de Junho de 2022, o Secretariado Províncial da UNITA no Cuando Cubango, tomou conhecimento como de sempre, da diabolização da imagem de seu Presidente, o Eng. Adalberto Costa Junior, na voz do Dr. David Mendes, comentador permanente do programa Revista Zimbo, em virtude de ter recebido o galo branco que lhe foi ofertado pelo povo do Cuando Cubango; Pelo que, serve-se da presente nota para esclarece o seguinte:

O galo branco oferecido ao Presidente da UNITA, não pode ser confundido com o galo Negro Símbolo da negritude expresso na bandeira da UNITA. Uma coisa é uma e a outra é outra!

A côr branca para os povos Bantus, representa , o bom senso, a carisma, hospitalidade, boa vontade e alegria do visitado.

Isso significa que quando alguém visita uma comunidade e lhe é ofertado uma galinha branca 🐔, cabrito ou ovelha 🐑 branca, esta pessoa é bem vinda naquela comunidade.

Com isso, queremos advertir/corrigir o Dr. David Mendes, que não basta ser Doutor, é preciso andar, conhecer, ver, viver e estudar a realidade de cada povo.

Queremos lhe convidar a estudar o mosaico cultural Angolano, para estar seguro na interpretação dos usos, costumes e tradições e com propriedade defender uma determinada tese.

Na cultura Bantu, em particular o povo vangangela a côr branca representa o { impemba,} , símbolo tradicional de sorte, benção e vitória em julgamento.
A cor vermelha, preta, salpique e outras ( inkula), significam Maldição e condenação em tribunal tradicional.

Para terminar, queremos exclarecer que a moldura humana que acolheu o presidente da UNITA aqui no Cuando Cubango, é prova inequívoca do que acabamos de referir acima.
Em suma, a oferta do galo branco, muito longe do que o Dr. David Mendes quiz deduzir, significa que ACJ, é bem-vindo e acolhido com alegria, nas terras de Mweéne Vunonge!
Ao Eng. Adalberto Costa Junior-
, Presidente da UNITA, desejamos Bom trabalho e esperamos que nos visite mais vezes na certeza de que o povo do Cuando Cubango está contigo.

Menongue aos 22 de Junho de 2022.

O Secretário Provincial da UNITA no Cuando Cubango.

Photos from JURA Municipal De Malanje's post 26/06/2022

Mas haja discursos Yea!🤭🙄🤣😂
Teve memo que viajar para ir Fazer memé no Saurimo😂🤣🙆🏽‍♂️🤦🏻‍♂️

E os vizinhos estão a responder ao chamamento.

23/04/2021

A marcha de apoio ao presidente Adalberto Costa Junior é já amanhã sábado dia 24.
Malanje, vai aquecer. Venham e participem!!!

22/02/2021

03/08/1934 - 22/02/2002

UMA VIDA POR ANGOLA E PELOS ANGOLANOS
BOM DIA!

31/01/2021

PROBLEMAS DO POVO COM OS MANOS DO SOFTWARE 📌
🇦🇴
Não Quero Influenciar Ninguém, Mas Se Ainda Acredita No MPLA Você É B***o Demais...
Eles Compram Armas Para Matar O Próprio Povo;
•Ao Tratar Da Sua Saúde F**as Na Fila Tipo De Tomates;🍅
•Ao Emitir O BI Você F**a Meses Na Fila Tipo Do BPC;
•Ao Emitir A Carta De Condução, Até A Escola Chega A Extinguir;
•Até Ao Pagar Impostos Você Plantas Na Fila;
•Mas Ao Emitir O Cartão Eleitoral Eles Conseguem Te Entregar Em Menos De 4 Minutos...
📌Obs: AVISA O TEU VISINHO QUE 2022 É NA UNITA 🗳

25/01/2021

UNITA, LIMA, JURA, fora dos Gabinetes. Vamos levar a mensagem da UNITA 🛑💚🛑 ao cidadão..

21/09/2020

MPLA NO KUANDO KUBANGO MENTE EM APRESENTAR SUPOSTOS NOVOS MILITANTES.

As camisolas vindas e aprovadas pela Comissão Politica e que temos usado no presente tempo. Tem as letras por cima da Bandeira. Sabem porque? Simples. Por questões ideológicas as letras UNITA têm de ficar sempre por cima da Bandeira e nunca em baixo da mesma.
MPLA manda timbrar camisolas da UNITA e apresenta suposto 487 militantes que ingressaram lá só que o tiro sai pela culatra na fraude das camisolas timbradas que não são camisolas da UNITA.

Att: Contra as manobras do Adversário, o povo tem de ser defendido.

Photos from JURA Municipal De Malanje's post 06/09/2020

A Jura, em Malanje, está a crescer cada dia que passa, em 2022 vão gostar mesmo...

16/08/2020

PROFESSOR DE DIREITO EXPULSA ALUNO NO PRIMEIRO DIA DE AULA!! SAIBA O PORQUÊ!!
Primeiro dia de aula🚶🏻, o professor de 'Introdução ao Direito' entrou na sala e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Qual é o seu nome?👈🏼
- Chamo-me , senhor😎.
- Saia de minha aula e não volte nunca mais🇦🇴! - gritou o desagradável professor.
ARY estava desconcertado. Quando voltou a si,🇦🇴 levantou-🇦🇴😳se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.🚶🏻
Todos estavam assustados e indignados, porém ninguém falou nada.🇦🇴😷
-🗣 Agora sim! - vamos começar .
- Para que servem as leis? Perguntou o professor.🇦🇴
Seguiam assustados ainda os alunos😟🇦🇴, porém pouco a pouco começaram a responder à sua pergunta:🖐🇦🇴
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.🇦🇴
- Não! - respondia o professor🇦🇴.
- Para cumpri-las.
- Não!🇦🇴
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.🇦🇴
- Não! Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!🇦🇴
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.🇦🇴
- Até que enfim! É isso, para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?🇦🇴
Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. Porém, seguíamos respondendo:🇦🇴
- Para salvaguardar os direitos humanos...🇦🇴
- Bem, que mais? - perguntava o professor .
- Para diferenciar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem...🇦🇴
- Ok, não está mal, porém respondam a esta pergunta: "Agi corretamente ao expulsar da sala de aula?"🇦🇴
Todos ficaram calados, ninguém respondia.🇦🇴
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não! - responderam todos a uma só voz.🇦🇴
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!🇦🇴
- E por que ninguém fez nada a respeito? 🇦🇴
Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. 🇦🇴
Todos vocês Não voltem a ficar calados, nunca mais! Vou buscar o - disse: Afinal, ele é o professor, eu sou aluno de outro período.
Aprenda: 🇦🇴
"Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia". O povo é forte, juntos somos mais do que eles, pagar a conta do que eles fazem é demais. 🇦🇴
🇦🇴Sei que quase ninguém leu, mas serve para o que estamos passando hoje na nossa política.

01/06/2020

LOPITANGA, É A FONTE DA NOSSA INSPIRAÇÃO, ONDE DESCANSA O NOSSO GUIA E MESTRE DR JONAS MALHEIRO SAVIMBI, O FUNDADOR DO NOSSO GLORIOSO PARTIDO UNITA!

01/06/2020

ALUSIVA A ASSINATURA DOS ACORDOS DE BICESSE | hoje, 31 de Maio de 2020, 29 anos os Acordos de Paz para Angola – Acordos de Bicesse, assinados, em Lisboa - Portugal, em 1991, entre o Presidente da então República Popular de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos, e o Presidente da UNITA, Doutor Jonas Malheiro Savimbi.
Foi mediador desses acordos o Governo Português, na pessoa do Dr. José Manuel Durão Barroso com observação das Nações Unidas, dos Estados Unidos da América e da URSS.
Este acordo visava pôr fim a um conflito armado sangrento e devastador que se arrastava desde a violação do Acordo do Alvor, em 1975, pelo MPLA que, apoiado pelo corpo Expedicionário cubano e a cumplicidade de certas forças políticas de Portugal, desalojou a FNLA e a UNITA de Luanda e proclamou, unilateralmente, a Independência, a 11 de Novembro de 1975.
Para a implementação dos Acordos de Bicesse, foi acordada a Comissão Conjunta Político-Militar (CCPM), integrada por representantes do Governo de Angola e da UNITA, presidida pela Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, a Baronesa Margareth Anstee, tendo como observadores Portugal, Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas e Soviéticas (URSS).
À par da paz, pelo calar das armas, os Acordos de Bicesse visavam a institucionalização do Estado Democrático de Direito e de Economia de Mercado, a criação das Forças Armadas Angolanas – FAA pela fusão de efectivos oriundos das Ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola – FAPLA e das ex-Forças Armadas de Libertação de Angola – FALA e a Polícia Nacional que passou a integrar elementos provenientes das ex-FALA.
O 31 de Maio de 1991 tem, deste modo, um significado histórico muito importante, porquanto, representa o fim da Era Monopartidária imposta pelo MPLA aos angolanos, a 11 de Novembro de 1975.
Com os acordos de Bicesse, Angola realizou das primeiras eleições legislativas e, até hoje, a única eleição presidencial, nos dias 29 e 30 de Setembro de 1992. Essas eleições foram marcadas por uma fraude generalizada com evidências irrefutáveis, a que se seguiu o massacre de milhares de angolanos, apoiantes da UNITA, incluindo seus altos dirigentes e negociadores, nomeadamente o Vice-Presidente Eng. Jeremias Kalandula Chitunda, o Secretário-Geral Adolosi Paulo Mango Alicerces, o Chefe da delegação da UNITA na CCPM, Eng. Elias Salupeto Pena e o chefe dos serviços Administrativos, Eliseu Sapitango Chimbili, cujos restos mortais continuam, ainda hoje, sob custódia do Governo de Angola.
Bicesse é igualmente o esteio do Protocolo de Lusaka de 1994 e do Memorando de Entendimento Complementar do Luena de 2002.
A UNITA cumpriu escrupulosamente com as suas responsabilidades no quadro dos compromissos assumidos para a instauração da paz.
Infelizmente, 29 anos depois de Bicesse e 18 após o Luena, o Governo de Angola, parceiro da UNITA no processo de Paz e Reconciliação Nacional não cumpriu, cabalmente, o seguinte:: a devolução do Património da UNITA, a inserção dos seus quadros nos Conselhos de Administração das Empresas Públicas e a conclusão da entrega de pensões aos militares reformados.
Os 29 anos dos Acordos de Bicesse acontecem num momento particularmente difícil, marcado pela Covid-19 que vem assolando o mundo, desde Dezembro de 2019, com registo de milhares de mortes e regressão da economia mundial.
Neste particular e, no caso concreto de Angola, a UNITA entende ser necessário que o Executivo preste atenção aos sectores da sociedade duramente afectados pelas consequências da Pandemia, especialmente as famílias e as empresas.
Por ocasião desta data, a UNITA regozija-se pelo facto histórico de ter contribuído, positivamente, para a Paz e o Estado Democrático de Direito de economia de mercado em débil construção, pois, ainda não se vislumbra um horizonte claro da, parte do Executivo, para a implementação das Autarquias Locais acordadas para o ano em curso.
A UNITA lamenta que 29 anos depois ainda ocorram actos de violação dos direitos humanos, de exclusão e intolerância política, atentando ao espírito de Reconciliação Nacional.
A UNITA serve-se da oportunidade para enaltecer a memória do seu Presidente Fundador, Dr. Jonas Malheiro Savimbi e de todos os filhos de Angola que verteram o seu suor e derramaram o seu sangue para a Paz em Angola.
Luanda, 31 de Maio de 2020
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA

Photos from JURA Municipal De Malanje's post 31/05/2020

Uma delegação liderada pelo sr secretário municipal da JURA, em Malanje, trabalhou hoje na zona da Cangambo...

05/05/2020

O pão de 50 kz
Tem mais Miolos que
Um jovem que vota no MPLA
Não quero discutir com ninguém

21/04/2020

COMUNICADO DO SECRETARIADO EXECUTIVO DO COMITÉ PERMANENTE DA COMISSÃO POLITICA DA UNITA |O estado de confinamento criado pela conjuntura que o mundo vive, tem sido, lamentavelmente, aproveitado pelo governo de Angola para desenvolver a sua estratégia de único protagonista político , para ofuscar a oposição.

A UNITA, está particularmente preocupada com este quadro que configura um grave retorno ao Estado de partido único ou a um estado em guerra, apoiados em ardilosos aparelhos de intoxicação e propaganda, que atentam contra o pluralidade das instituições políticas e contra à liberdade dos cidadãos.

Por prova assistimos, recentemente, a entrada em cena de um tal gabinete de inteligência e acção psicológica , na Presidência da República, a coincidir com uma forte campanha de tentativa de criar falsos factos atentatórios da imagem e honra do Presidente da UNITA,candidato alternativo à liderança do poder político.

Um gabinete de Acção psicológica é típico de regimes anti-democráticos ditatoriais e totalitários. Em Estados Democráticos e de Direito , a existência de uma tal estrutura é totalmente inaceitável.

A Presidência da República, deve ser o Órgão, por excelência, da unidade, da reconciliação e da representação de todos os cidadãos. Pelo contrário testemunhamos o titular deste gabinete, da Presidência da República de Angola, proferir descaradas inverdades, assentes em notícias encomendadas, criando falsos cenários, na comunicação social, procurando atentar contra o Presidente da UNITA.

Neste contexto, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política vem , por este meio , esclarecer o seguinte:

1) O Deputado Adalberto Júnior, não tem na Assembleia Nacional faltas injustificadas, conforme conferem as Actas das sessões Plenárias e ao contrário do que indicou o titular do Gabinete de Acção Psicológica do Presidente da República;

2) A problemática que envolveu o bom nome do Presidente da Assembleia Nacional não foi, nem de perto, nem de longe, uma invenção da UNITA, conforme afirmou o titular do Gabinete de Acção Psicológica do Presidente da República, mas um produto da investigação de um jornal da praça, o “EXPANSÃO”;

3)Lamentavelmente , são vários os factos e dados que indiciam jogadas da Presidência da República de manipulação das instituições, no sentido de obter vantagens partidárias, quando as mesmas instituições deviam ser respeitadoras e promotoras da lisura democrática ;

4)A UNITA reafirma o seu comprometimento de continuar a bater-se por uma reforma do Estado, tão necessária e urgente para a criação de instituições que sirvam, realmente, o cidadão, a liberdade e a democracia e cooperem para o seu desenvolvimento de modo a que o nosso país, Angola, conquiste a estabilidade económica que tarda e que todos ambicionam;

5)A UNITA reitera a sua solidariedade, agindo no sentido de continuar a dar uma contribuição positiva ao combate à prevenção da propagação da COVID-19.

Luanda, aos 21 de Abril de 2020.

O SECRETARIADO EXECUTIVO DO COMITÉ PERMANENTE
DA COMISSÃO POLITICA DA UNITA.

JURA Municipal De Malanje 13/03/2020

Parabéns pelos 54 anos de luta.

JURA Municipal De Malanje Tudo que têm haver com a jura municipal de Malanje

25/02/2020

Hoje o município do Cazenga a cordou com a UNITA pronto para uma marcha com o presidente do partido o Engenheiro Adalberto costa Junior o futuro presidente de Angola

25/02/2020

Se você continuar a defender os erros dos seus filhos, um dia, irás pagar um advogado para defender os crimes deles.

Disciplinar não é abuso de menores.

Website