AMUD Angola Associação Mulher e o Desporto
O desporto como factor de integração e de afirmação da mulher na sociedade.
As 18 províncias organizaram o natal solidário da AMUD , com brincadeiras e jogos tradicionais , os locais foram zonas rurais e comunidades.
As zonas onde se fala pouco ou não tem prática de actividades desportivas.
E AMUD vai para levar esta prática e divulgar o desporto.
Dar esperança às crianças e familiares,com exemplos práticos de grandes mulheres e homens que saíram destas zonas e hoje grandes cargos e outros foram e são grandes jogadores e dirigentes.
AMUD Namibe 2021.
Actividade no dia 10 da Academia do Cacuaco com parceria da AMUD.
Bem haja
Actividade dia 9 de Julho, homenagem as nossas pérolas.
Sede AMUD
Antiga internacional atribui favoritismo a Angola no grupo C - ANGOP Ao lado de Cabo Verde, adversária de estreia quarta-feira, e Congo Brazzaville com quem fecha a fase inicial dia 13, a ex-guarda-redes do sete nacional afirmou segunda-feira à ANGOP ser Angola teoricamente superior, sendo uma amostra disto os 13 títulos conquistados das 23 edições disputadas.
O meu foco agora é a AMUD.
Nós TRABALHAMOS por AMOR .
Nós SOMOS A FAVOR DO SORRISO DAS CRIANÇAS.
By: Job
Viva o Desporto comunitário
AMUD faz tudo por Amor.
AMUD PROPORCIONA TERÇA-FEIRA DE BOA SAFRA
Mais de 180 atletas com idades entre 6 e 18 anos de distintas modalidades participaram em um festival recreativo terça-feira última, em Luanda, num acto organizado pela Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD) em parceria com o ministério de tutela.
A acção decorreu no campo do São João (Bairro Neves Bendinha) com partidas de exibição de basquetebol, andebol, xadrez, judo, futsal, karaté-dó, boxe e capoeira no quadro das celebrações do Dia Internacional da Paz e dos Desportos (assinalado a 6 de Abril).
A actividade da AMUD, liderada pela antiga andebolista Justina Praça, juntou personalidades de vários estratos sociais entre políticos, ex-atletas, desportistas no activo, dirigentes desportivos e população em geral.
O largo São João foi pequeno para tamanha adesão, num dia em que se destacou as exibições dos jogos tradicionais como Zero e Salta a Corda.
A ex-andebolista Domingas Cordeiro e os antigos basquetebolistas Victor Muzadi e Jaqueline Francisco deram o seu testemunho e conselhos sobre o essencial para uma carreira exitosa perante futuros craques.
Outro momento de realce foi a entrega por parte da AMUD de diploma de mérito a duas xadrezistas formadas na escola Macovi, nomeadamente, Esperança Caxita e Maria Domingos, esta última representada por Ednázia Júnior.
Prestigiaram o evento, o Secretário de Estado para os Desportos, Carlos Almeida e o presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição que foram agraciados com brindes do Banco Bic, uma das parceiras da AMUD.
Estiveram igualmente presentes, entre outros, o Director Nacional dos Desportos, Nicolau Daniel, e a Presidente da Associação Africana a Mulher e o Desportos para a Zona-5, Nanai Gourgel.
Visita na escola MACOVI.
Juntos somos mais fortes.
AMUD, incetivar e motivar.
Desporto na Comunidade Escola Macovi.
Bem haja
Desporto para todos!
Juntos somos mais fortes.
AMUD, incetivar e motivar.
Desporto na Comunidade Escola Macovi.
Bem haja
No âmbito do Março mulher a Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD) homenageou na semana finda duas figuras de proa do desporto nacional e uma delas foi – Elisa Piris.
Iniciou-se na modalidade de andebol, mas foi no basquetebol onde mais se notabilizou como atleta e agora como treinadora.
Quem é afinal a homenageada?
Elisa Maria Baptista Pires, nasceu a 8 de Março de 1975, abençoadamente no dia internacional da mulher.
CONFIRA COMO ATLETA DE ANDEBOL
Vitória do Sambizanga - 1989
COMO ATLETA DE BASQUETEBOL
Grupo Desportivo do Interclube – 1999
Grupo Desportivo da Nocal – 2001
Grupo Desportivo 1.º de Agosto – 2004
EXPERIÊNCIA COMO TREINADORA DE BASQUETEBOL
Técnica de equipas em Sub- 16, Sub - 17 e Sub - 18
Técnica-adjunta da selecção feminina – 2007 a 2014
Selecção feminina nos Jogos Olímpicos de Londres – 2012
Selecção feminina no mundial da Turquia – 2014
EXPERIÊNCIA COMO TREINADORA PRINCIPAL
Equipa Feminina do Interclube em Sub-18
Selecções nacionais de Sub -16, Sub - 17, Sub -18 e Sub -20
Campeonato do Mundo de Sub – 17, na Bielorrússia -2017
Actual treinadora de formação no Interclube
Técnica principal dos Sub - 18.
Foi singelo o acto da AMUD (no fim-de-semana), mas com significado tremendo a homenagem de que foi sujeita Lurdes Lutonda, pelo seu contributo no desporto nacional ao longo de décadas.
Quem é afinal a homenageada?
Lurdes da Rocha Lutonda, que nasceu a 26 de Março de 1972, iniciou a carreira desportiva na modalidade de andebol, optando depois pelo futebol feminino.
CONFIRA COMO ATLETA DE ANDEBOL
Bolama, 1985 -1990
Ferrovia de Angola, 1990-1992 (campeã nacional)
1.º de Agosto, 1992-1994
1994 – ASA, Taça de Clubes Campeões
1995 – Sporting de Cabinda, Taça de Clubes Campeões
CONFIRA COMO ATLETA DO FUTEBOL FEMININO
Blocos Futebol Clube
Orion
Progresso Sambizanga
Terra Nova
CONFIRA COMO TREINADORA DE CLUBE
F.C Otrac, 2008 -2010
Terra Nova, 2010 -2011
Benfica de Luanda, 2011- 2012
Progresso Sambizanga, 2012 - 2016
1.º de Agosto, 2016 - 2021
CONFIRA COMO TREINADORA DE SELECÇÃO
Selecção provincial de Luanda -2015
Selecção nacional (Torneio da SADC) - 2016
Selecção nacional (Taça Cosafa) - 2019-2020
AMUD HOMENAGEIA FIGURAS DO DESPORTO NACIONAL
A Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD) homenageou no fim-de-semana duas figuras de marca do desporto nacional antes como atletas e actualmente no mundo do treinamento e do dirigismo.
Trata-se de Elisa Pires, antiga basquetebolista, coordenadora dos escalões de formação do Interclube e técnica principal das sub-18, e de Lurdes Lutonda, ex-futebolista e treinadora do 1.º de Agosto.
Realizada na Praça da Harmonia, no distrito urbano do Rangel, a actividade enquadrou-se no âmbito das festividades deste mês de Março dedicado à mulher e do aniversário da AMUD, fundada no dia 2 de Março de 2007.
Liderada pela presidente da instituição, Justina Praça, a cerimónia de homenagem foi prestigiada pela presidente para a região -5 da Associação Mulher e o Desporto em África (AWISA – sigla em inglês), a angolana Ana Adelaide Gourgel “Nanai”.
Ginástica aeróbica, sessão cultural e muita animação marcaram o acto.
Uma palestra sobre a gravidez na adolescência será a próxima acção, ainda este mês, em local a indicar.
AMUD foi convidada na actividade da ANCAA, representada pela nossa vogal Lourdes Lutonda.
Uige presente Março mulher.
Março mulher AMUD Namibe, presente.
AMUD foi convidada a fazer abertura da actividade realizada pela Federacão de Lutas de Lutas, no âmbito das actividades do Março Mulher.
Foi proferida uma palestra, com o tema; a Mulher e o Desporto, presidida pela Dra Alice Presidente da Mesa da Ferderação de Lutas, coatijuvada pela presidente da AMUD.
Amud Namibe na campanha de limpeza
ESTIVEMOS NO MINJUD
No quadro da auscultação às instituições desportivas após eleições para o quadriénio 2021-2024, a Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD) foi recebida em audiência, nesta segunda-feira, em Luanda, pelo Ministério de tutela.
Acompanhada de sua equipa, Justina Praça, presidente da AMUD, colocou à ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, a necessidade de uma sede própria, por funcionarem em local cedido provisoriamente pelo Comité Olímpico Angolano.
A expansão pelas 18 províncias do país (estão em 13), o incentivo aos jogos tradicionais como garrafinha e barra do lenço estão entre os grandes objectivos da organização.
Para Justina Praça ainda existem “tabus” na sociedade angolana quando mulheres se propõe praticar desporto, fundamentalmente em modalidades como o futebol e judo, alegadamente tidas como exclusivas para homens.
Afirmou que a AMUD vai promover encontros com encarregados de edução para explicar as vantagens da prática desportiva desde a socialização, melhor rendimento escolar, disciplina, cumprimento de regras, entre outras.
O encontro contou com a participação do Secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, e do Director Nacional para o Desporto, Nicolau Daniel.
Familia AMUD estão todos convidados para estar presentes nesta actividade.
Vamos com as tichert da AMUD, juntos mais fortes.
AMUD, parabeniza a nossa membro Faia e o Judo em Angola .
African Judo Union the new exécutive and committee for 2021 to 2024.
Vice- presidente Nair Almeida , hoje é um dia de festa para família AMUD.
Que a fé esteja ao seu lado neste dia especial e que Deus guie seus passos neste novo ano de vida. Que seja um aniversário repleto de alegria e paz.
Parabéns
Enche-se os nossos corações com compaixão! A dor do próximo seja também sua.
Juntos Somos Mais Fortes
Família quem tem Facebook, vamos partilhar e colocar essa imagem na foto dos nossos perfis.
Se cada um de nós fizer isso, vai incentiver muita gente e será mais rápido angariar os valores.
AMUD
Impedidas na altura por questões justificadas, três membros da AMUD tomaram posse apenas no sábado, em Luanda, após a homenagem à judoca Diassonema Neide, mercê da medalha de ouro que conquistou no Campeonato Africano, disputado em Dezembro último, em Antananarivo, Madagáscar.
Trata-se da vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Maria Stela Cristiano, da presidente do Conselho Jurisdicional, Anita Fernanda Manuel, e da vogal do Conselho Jurisdicional, Maria Pedro.
A Associação Angolana a Mulher e o Desportos é liderada pela antiga andebolista da selecção nacional e do Metz de França, Justina Praça.
A Mesa da Assembleia Geral é presidida por Laudemira Sousa.