Saúde dos Olhos

Saúde dos Olhos

Página voltada para materiais e publicações relacionadas a Saúde dos Olhos.

31/07/2022

E você ta esperando o que para melhorar a saúde dos seus olhos hoje mesmo?

Acesse nosso link na Bio e garanta já seu Ebook .

29/07/2022

O oftalmologista, Dr. João Luiz explica que, alguns hábitos de vida podem melhorar a saúde ocular, garantindo mais qualidade e conforto para a visão.

Para isso, o especialista recomenda sete dicas:

1. Durma no mínimo oito horas por dia

O sono e as horas dormidas influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. Dormir menos de oito horas pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços.

2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas

Apesar das bebidas alcoólicas serem metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os olhos.

3. Tenha alimentação balanceada

Os hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo, inclusive os olhos. A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéf**as para a retina.

4. Não esqueça os óculos escuros

Óculos com proteção ultravioleta (UV) devem ser utilizados sempre, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

5. Não descuide durante o tempo seco
A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Neste caso, o uso de colírios lubrif**antes, conhecidos como “lágrimas artificias”, é fundamental.

6. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los

Os óculos de grau devem ser usados corretamente, para evitar problemas oculares e incômodos, como dores de cabeça e cansaço das vistas.

7. Realize consultas oftalmológicas

22/07/2022

A visão é um sentido muito importante, que possibilita vermos o mundo ao nosso redor. Com a visão apreciamos a beleza da natureza, descansamos lendo um livro ou mesmo assistimos a nossa série favorita. É por isso que cuidar de seus olhos é tão importante e, conhecer o nome das partes dos olhos, pode te ajudar muito a descrever melhor seu problema ao médico oftalmologista.

Lembre-se!
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

19/07/2022

Em algumas pessoas, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) avança tão lentamente que as alterações da visão são imperceptíveis por muito tempo. Em outros, a doença progride mais rapidamente e pode levar a perda de visão em um ou nos dois olhos. O sintoma mais característico da DMRI é a presença de uma área desfocada ou borrada perto do centro da visão. Ao longo do tempo, essa área pode aumentar ou desenvolver manchas brancas.

18/07/2022

A degeneração macular apresenta poucos sintomas nas fases iniciais da doença. Com a progressão da degeneração macular, um dos sintomas comuns é a perceção de um escotoma (mancha) no centro (ou perto) do campo visual. Ao longo do tempo, a área manchada pode evoluir, ou pode desenvolver manchas escuras na visão central.

13/07/2022

Os principais cuidados com os olhos na terceira idade!

Listamos, abaixo, 9 cuidados imprescindíveis para a manutenção da saúde ocular. Estas medidas podem prevenir o desenvolvimento de doenças comuns.

1-Manter uma dieta saudável, rica em frutas, vitaminas e vegetais. Além disso, é preciso moderação quanto aos alimentos com açúcar, pois, em excesso, eles podem causar a Retinopatia Diabética, por exemplo;
2-Proteger os olhos da luz ultravioleta intensa. Para isso, utilize chapéu com aba e óculos de sol com proteção UVA e UVB, que envolva os olhos;
3-Não esfregue os olhos com frequência, pois danif**a a córnea e provoca a flacidez das pálpebras;
4-Procure o médico ao primeiro sinal de vista cansada, embaçada ou com alguma imperfeição;
5-O sono é fundamental para a saúde em geral. Descanse a visão mantendo o tempo e a qualidade do sono;
6-Evite o tabaco. Fumar aumenta os fatores de risco de doenças oculares;
7-Modere o tempo de uso de aparelhos digitais, como computadores, TV e celular, pois a luz emitida pode dificultar o sono;
8-Beba água para manter a hidratação ocular;
9-Faça atividades físicas para evitar o sobrepeso e sedentarismo.

12/07/2022

A terceira idade pede por mais atenção à saúde, especialmente a ocular. Isso porque com o passar dos anos, as estruturas dos olhos acabam apresentando alterações importantes na visão. Daí a necessidade de intensif**ar as visitas ao médico oftalmologista depois dos 40 anos, já que a partir dessa idade os primeiros sintomas do envelhecimento dos olhos começam a ser percebidos. E mesmo quem nunca precisou usar óculos até então, talvez necessite recorrer ao acessório.

Além do desgaste natural e gradual dos músculos da visão, alguns fatores externos podem acelerar esse processo de envelhecimento, como o tabagismo, sedentarismo e até maus hábitos alimentares.

12/07/2022

Com o passar dos anos, as estruturas oculares sofrem algumas alterações importantes, então muitos idosos acabam sendo afetados por algum problema de visão. Médicos recomendam que, principalmente depois dos 40 anos de idade, as visitas ao oftalmologista se intensifiquem, pois é a partir dessa idade que as perdas na visão, sobretudo do foco, começam a ser percebidas.

É muito importante entender como se prevenir de problemas, cuidando mais da saúde na terceira idade, para conseguir corrigir questões antes que elas se tornem mais graves.

Os olhos também envelhecem

Renato Neves, cirurgião oftalmologista e professor de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em entrevista ao Estadão, argumenta que muitas pessoas negligenciam o cuidado com os olhos ao longo da vida, “mas basta um cisco no olho para perderem a calma. É nesses momentos que algumas pessoas se dão conta de que precisavam cuidar melhor da saúde ocular, agindo de forma preventiva”.

09/07/2022

Na idade avançada, alterações nos olhos incluem o seguinte:

Amarelamento ou escurecimento causado por muitos anos de exposição à luz ultravioleta, vento e poeira.
Manchas aleatórias de pigmento (mais frequentes em pessoas de pele escura)
Afinamento da conjuntiva.
Um tom azulado causado pelo aumento de transparência da esclera.
O número de células mucosas da conjuntiva pode diminuir com a idade. A produção de lágrimas também diminui com a idade, deixando menos lágrimas disponíveis para manter a umidade da superfície do olho. Essas alterações explicam por que as pessoas mais velhas têm mais probabilidade de ter os olhos secos. No entanto, mesmo que os olhos tendam a estar normalmente secos, o lacrimejamento pode ser signif**ativo quando os olhos estão irritados, como quando uma cebola é cortada ou um objeto entra em contatos com os olhos.

O arco senil (um depósito de cálcio e sais de colesterol) aparece como uma franja anelar branco-acinzentada na extremidade da córnea. É comum em pessoas com mais de 60 anos. O arco senil não afeta a visão.

Algumas doenças da retina, como a degeneração macular, a retinopatia diabética (se a pessoa apresenta diabetes) e o descolamento da retina, têm mais probabilidade de aparecer durante a velhice. Outras doenças do olho, como a catarata, também são comuns.

Por James Garrity , MD, Mayo Clinic College of Medicine and Science.

08/07/2022

A degeneração macular, também chamada de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), é uma doença caracterizada por danos progressivos na mácula, área localizada na parte central da retina e responsável por permitir a visão de detalhes.

A causa mais frequente da doença é o envelhecimento, sendo comum em indivíduos com mais de 35 anos. Contudo, outros fatores podem deteriorar a mácula, como predisposição genética (histórico familiar), tabagismo e exposição solar (radiação ultravioleta).

Por afetar diretamente o campo central da visão, os principais sintomas da degeneração macular são: embaçamento e a sensação de algo “cobrindo” o centro da visão, como uma mancha escura. É valido reforçar que, a doença não acomete a visão lateral e/ou periférica.

O diagnóstico da degeneração macular é realizado pelo médico oftalmologista com o auxílio de exames que permitem a análise da retina e de outros pontos do globo ocular. Entre os exames que devem ser realizados, pode-se citar: o mapeamento de retina (exame do fundo do olho), a angiografia e a tomografia de coerência óptica (OCT).

08/07/2022

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) causa lesão progressiva da mácula, a área central e mais vital da retina, tendo como consequência a perda gradual da visão central.
A visão central f**a debilitada, perdendo detalhes e linhas retas podem parecer onduladas.
As alterações oculares que caracterizam a degeneração macular podem ser identif**adas pelo médico com o uso de instrumentos especializados durante o exame.
Suplementos dietéticos podem ajudar a retardar a progressão dessa doença.
Para algumas pessoas podem ser necessárias injeções no olho e tratamentos a laser.
A retina é a estrutura transparente, sensível à luz localizada na parte posterior do olho. A parte central da retina, denominada mácula, contém alta densidade de células fotorreceptoras. Essas células reproduzem as imagens visuais mais nítidas e são responsáveis pela visão central e a visão em cores.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a causa mais comum de perda irreversível da visão central em pessoas com idade mais avançada. É igualmente comum entre homens e mulheres. É mais frequente na raça branca.

07/07/2022

Grande parte das doenças nos olhos podem causar a diminuição da capacidade visual, desconfortos psicológicos e físicos e, até mesmo, em casos mais graves, causar a perda definitiva da visão. Essas patologias normalmente surgem por alguma condição hereditária familiar ou com o processo de envelhecimento.

Mas vale ressaltar que grande parte delas podem ser prevenidas e tratadas quando diagnosticadas cedo e de maneira correta.

Conheça abaixo as 10 principais doenças dos olhos e informe-se!

Doenças Oculares mais comuns
As 10 doenças oculares mais comuns são:

Miopia;
Astigmatismo;
Catarata;
Hipermetropia;
Hordéolo (terçol);
Conjuntivite;
Ceratocone;
Presbiopia;
Retinopatia diabética;
Glaucoma.

Cuide sempre de seus olhos.

06/07/2022

Como anda a Saúde dos seus Olhos?

Você conhece os benefícios da Luteína?

A luteína é muito importante para a visão,já que é o componente principal do pigmento da mácula, que faz parte da retina do olho.

Além disso, a luteína contribui para a melhora da visão em pessoas com cataratas e apresenta um efeito benéfico na DMI(Degeneração macular induzida pelo envelhecimento), que é uma doença progressiva que afeta a mácula, região central da retina, relacionada com a visão central, porque exerce uma proteção da retina contra os danos da luz e o desenvolvimento de desordens visuais, por filtrar a luz azul e neutralizar as espécies reativas de oxigênio, graças á sua ação anti-oxidante.

06/07/2022

A importância dos alimentos para a Saúde dos olhos.

A luteína é um carotenoide com pigmentação amarela, essencial ao bom funcionamento do organismo, já que este é incapaz de o sintetizar, e ele pode ser encontrado em alguns alimentos.

A luteína contribui para uma visão saudável, previne o envelhecimento precoce da pele e contribui para a proteção dos olhos e da pele contra os radicais livres, raios UV e luz azul, sendo,por isso, muito importante realizar uma dieta equilibrada e rica em alimentos com esta substância.

05/07/2022

Com o uso constante de smartphones, computadores e tablets, os olhos permanecem focados na mesma distância durante longos períodos de tempo, o que acaba causando síndrome do olho seco, fadiga ocular e dores de cabeça.

Os cuidados diários com os olhos são essenciais para proteger a visão,pois favorecem não só a sua proteção, como também o relaxamento e hidratação dos olhos, diminuindo até mesmo o risco de ter que vir a usar óculos.

Assim alguns Cuidados essenciais que protegem e ajudam a manter a saúde ocular incluem:

☑️Usar óculos de sol de qualidade;
☑️Não dormir de maquiagem;
☑️Não usar colírios sem orientação médica;
☑️Realizar consultas periódicas;
☑️Fechar os olhos várias vezes por dia;
☑️Não usar óculos de grau de outra pessoa.

Cuide bem de seus olhos todos os dias 👁.

04/07/2022

Cuidados diários são essenciais:

Óculos com Proteção UVA e UVB
Boa Alimentação
Diga Não ao Cigarro
Visite o Oftalmologista Regularmente
Não se Automedique
Controle o Diabetes e a Hipertensão.

04/07/2022

Dica de Hoje 👁

04/07/2022

Videos (show all)

E você ta esperando o que para melhorar a saúde dos seus olhos hoje mesmo? Acesse nosso link na Bio e garanta já seu Ebo...