"Ipd-Instituto Paulista De Dosagens"
Laboratório Médico que realiza exames hormonais, imunológicos e bioquímicos para laboratórios,
"É NECESSÁRIO UM MENSAGEIRO"
“Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como então invocarão Aquele em quem não acreditaram? E como acreditarão NAquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão sem que alguém lhes pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão lindos são os pés de quem anuncia a paz, de quem anuncia boas novas! Romanos 10:13-15.
Recebemos a salvação pela graça de Deus e porque alguém nos falou sobre Cristo. Seus pais pregaram para você? Para sua esposa, uma vizinha; para um amigo. E quem compartilhou o evangelho com você? Se você se lembra, agradeça a Deus por usá-lo. Porém, você não deve apenas agradecer, agora você tem uma mensagem para compartilhar.
O argumento do apóstolo Paulo é contundente: para alguém invocar a Cristo é preciso crer NEle, para crer é preciso ouvir a mensagem e para ouvir é preciso que alguém a pregue para ele. Hoje, através deste devocional, quero te dizer que Deus te chamou para anunciar a salvação a todos que estão perto de você.
Jesus nos deixou esta ordem: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Você e eu estamos incluídos no versículo 15 e também em Romanos 10. Hoje, para compartilhar o que o Senhor veio oferecer à humanidade, não precisamos “mover os pés” como antes; Talvez precisemos mover mais as mãos ou polegares no telefone ou computador e enviar a mensagem. Quantas mensagens inúteis circulam nas redes e quão pouco tempo se investe na partilha da mensagem que definirá o destino eterno de cada pessoa!
Não é complicado ser mensageiro do evangelho, basta ter recebido Cristo como Salvador. A mensagem está na Bíblia e anunciamos o que Deus disse em Sua Palavra e acreditamos. Quando o verdadeiro evangelho é apresentado, o Espírito de Deus é quem convence do pecado e leva as pessoas a Jesus Cristo.
“…de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:8). Fale e capacite muitos a se beneficiarem do poder salvador e transformador do evangelho.
PAULO MENEZES
CONSOLADOS NAS TRIBULAÇÕES
“Porque, de fato, quando chegamos à Macedônia, nosso corpo não teve descanso, mas em tudo fomos atribulados; por fora, conflitos; por dentro, temores.” (2 Coríntios 7:5).
Paulo é um daqueles homens que pode expressar seus sentimentos sem receio, sem timidez, sem complexos. Quando ele estava mal, dizia abertamente. Por isso, devemos prestar muita atenção às expressões que ele usa para descrever certas situações que teve que atravessar. No final, percebemos que o apóstolo era tão humano quanto nós, mas com uma fé que deveríamos desejar ter.
Ele nos expressa aqui que estava passando por todo tipo de pressões. Além disso, ele as separa em internas e externas. “Por fora, conflitos”. Em grego, “conflito” significa “lutas, contendas, combates, brigas”. O que ele estava vivendo era considerado uma verdadeira luta, tanto física quanto espiritual. Ele estava sofrendo perseguição dos judeus radicais a ponto de acreditar que poderia perder a vida. As pressões externas não lhe davam trégua; não havia tempo para descansar nem relaxar.
Por outro lado, Paulo também diz que estava sendo atribulado “por dentro” com temores. A palavra grega para “temor” é *fobeo*, que significa “ter medo, amedrontar-se”. Esta palavra tinha o sentido de fuga, mas também o que pode provocar a fuga, por exemplo, a intimidação dos adversários. Às vezes, o apóstolo sentia que queria escapar, fugir, ir para bem longe da situação.
Sem dúvida, nós sentimos o mesmo quando passamos por fortes pressões. Parece que estamos enfrentando uma luta sem fim, com medo de perder tudo, inclusive nossas vidas. Como seres humanos, reagimos aos perigos de várias maneiras, mas a saída não está em nossas próprias forças e estratégias, e sim em Deus. A resposta está no versículo seguinte: “Mas Deus, que consola os humildes, nos co***lou…” (v. 6).
Deus enche nossa alma de consolação. Quando colocamos nossa confiança em Cristo, Ele começa a agir em nossas lutas externas e, ao mesmo tempo, nos enche de paz, alegria e co***lo sobrenatural para que o medo comece a desaparecer e dê lugar à fé.
O Consolador, o *Parakleto*, aquele que está chamado a permanecer sempre ao nosso lado, nunca nos abandonará. Quando você se sentir sobrecarregado pelas pressões ao seu redor e sentir medo, lembre-se de que o Espírito Santo vive dentro de você e está esperando que você Lhe dê a oportunidade de agir a seu favor.
PAULO MENEZES
"A CHAVE PARA A VITÓRIA"
“Portanto, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:11.
“Eu sei o que devo fazer de acordo com a Palavra de Deus, mas agora é melhor eu fazer outra coisa…” Você já pensou assim? Há coisas que nos atraem, nos seduzem e, por natureza, fazemos o que nos disseram ser perigoso e mortal. Ah… a nossa “carne”, parece que não há remédio para as nossas fraquezas.
Sim, existe um remédio, mas não está neste mundo, nem em nós mesmos, mas na pessoa do Espírito Santo. Sem Ele é impossível, mesmo que tentemos muitas vezes. Mas sempre será uma parceria com Ele. Há uma parte que devemos fazer, e o apóstolo Paulo expressa desta forma: “Devemos considerar-nos mortos para o pecado”.
A palavra “considerar”, em grego logízomai, significa “considerar, concluir, levar em conta, pensar”. Refere-se a nos lembrar das decisões que tomamos. Na verdade, esta palavra está relacionada com logos, que significa “algo dito, mesmo em pensamento; palavra, conversa, discurso”.
O apóstolo nos leva a ter um diálogo interno constante nos lembrando que somos filhos de Deus, que deixamos para trás a vida de pecado, que agora nosso foco é a vida espiritual. Na hora da tentação, devemos lembrar o nosso compromisso com o Senhor: “Sou filho de Deus e vivo para agradá-Lo. Não vou ser o joguete do diabo com esta tentação. As consequências de uma má decisão serão desastrosas. “Espírito Santo, assuma o controle total da minha alma, ajude-me a viver para agradar a Deus!” E considere também que você está vivo pela graça de Deus, porque Ele te sustenta, porque Jesus Cristo derrotou Satanás, o mundo e o pecado para dar essa vitória a você. A vitória é conquistada por Ele!
Quando você enfrentar a próxima tentação, considere-se morto para o pecado. Se você nutriu seu relacionamento com o Espírito Santo, seus desejos serão submetidos a Ele e Ele o ajudará a superar. “Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criação; as coisas velhas passaram; eis que todos foram renovados.” (2 Coríntios 5:17).
PAULO MENEZES
"NUNCA INDEFESO"
“Deixe seus hábitos serem isentos de ganância, contentes com o que você tem agora; pois Ele disse: Não te desampararei. Portanto, podemos dizer com segurança: O Senhor é o meu ajudador; “Não temerei o que o homem possa fazer comigo.” Hebreus 13:6
O desejo excessivo pelas coisas materiais com o desejo de acumulá-las sem compartilhá-las com os outros não é a atitude de um verdadeiro discípulo de Cristo. Em contrapartida, vivemos gratos a Deus por cada bênção concedida.
Como sabemos que teremos o suficiente? Porque o próprio Deus é nosso Protetor, Provedor e Ajudador! O Senhor disse: “Não te abandonarei, nem te desampararei”. Nesta passagem, o original grego contém a palavra “não” cinco vezes! Spurgeon, um renomado pregador do século 19, disse sobre este versículo: “Aqui a palavra “não” tem força quíntupla. É como se Deus dissesse: ‘Não, não Vou te deixar, nunca, não, nunca Vou te abandonar.'” Sob nenhuma circunstância Deus vai nos deixar, muito menos nos abandonar. Não saber disso faz você se sentir seguro?
Observe que o Senhor é o nosso “Ajudador”. Isso não significa que Ele faz tudo. Há uma parte que devemos fazer. Devemos enfrentar as nossas responsabilidades com cuidado e diligência, mas também com alegria e gratidão. É nosso dever permanecer firmes na fé, alimentar o nosso espírito e colocar em prática a Palavra de Deus. Então Deus nos ajudará naquilo que não podemos fazer, para o qual não estamos qualificados ou não temos força suficiente.
Nem “temeremos o que as pessoas podem fazer conosco”. Não vivemos para agradar a todas as pessoas, mas antes de tudo a Deus. Quando nosso foco está no Senhor e sabemos que Ele está conosco, o medo vai embora e as dúvidas são esclarecidas.
Você está passando por um momento difícil? Deus nunca abandona seus filhos! Podemos dizer com segurança que Ele é nosso Ajudador. Faça a sua parte e deixe Deus fazer os milagres. Viva este dia segurando a mão do Senhor, porque é claro que Ele nunca, cinco vezes nunca, te deixará.
PAULO MENEZES
"JESUS É ADMIRÁVEL"
“Ó Deus, santo é o Teu caminho; Que deus é grande como o nosso Deus? Tú és o Deus que faz maravilhas.” Salmo 77:13-14a.
Sabemos exatamente em quem depositamos nossa confiança? Se forem pessoas, devemos considerar a possibilidade de falharem conosco, cometerem erros ou mudarem de ideia. Se forem coisas materiais, podem ser perdidas, roubadas ou estragadas. Se for dinheiro, já sabemos que pode sair tão rápido quanto chegou. Porém, ao confiarmos em Deus, sabemos que Ele não muda e que não há ninguém maior que Ele!
O salmista testifica que nosso Deus éAquele que faz maravilhas. A palavra “maravilha” em hebraico é péle, que significa “milagres, pessoa admirável, que faz maravilhas, que surpreende”. Você sabia que esta palavra se refere diretamente a Jesus Cristo? Encontra-se na profecia de Isaías 9:6: “Porque um Menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre Seus ombros; e seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” O primeiro nome que se refere ao Salvador é “Admirável”, e em hebraico péle.
Jesus sempre foi admirado por Suas palavras, Suas ações, Sua influência, Seu poder. O povo ficou maravilhado com a Sua doutrina (Mt. 7:28), com a Sua sabedoria (Marcos 6:2). Até o apóstolo Paulo diz que continuará a ser admirado por todos nós quando O virmos face a face. (2 Tes. 1:10).
É verdade que quando passamos por dificuldades facilmente nos esquecemos do Deus que faz maravilhas. Por isso é necessário sempre lembrar Suas obras. “Lembra-te dos prodígios que Ele fez, dos Seus prodígios e dos juízos da Sua boca” (Salmos 105:5). Se Deus foi fiel no passado, Ele também continuará a ser fiel agora, porque não há como Ele mudar. Lembre-se de que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. (Hebreus 13:8). Aleluia!
Coloque sua confiança NEle e você O verá trabalhar em tudo que parece impossível de resolver. “Meu Deus, os céus Te louvam pelos Seus grandes feitos; Todos os anjos do céu falam da Sua fidelidade e só Tú és honrado. Tú és um Deus incomparável; Tú és ótimo e maravilhoso! Senhor e Deus do universo, não existe Deus como Tu, tão fiel e poderoso!” Salmo 89:6-8.
PAULO MENEZES
"A MÃO DE DEUS"
“Eu Sou o Senhor teu Deus, que te segura pela tua mão direita e te diz: Não tenhas medo, Eu te ajudarei”. Isaías 41:10,13.
Há algum tempo tive um sonho extraordinário. Eu soube no momento em que acordei que o Senhor havia falado comigo. Não sou daquelas pessoas que acredita que todos os sonhos são revelações, aliás, todas as noites tenho sonhos muito variados e até estranhos, mas sei quando Deus fala comigo através deste recurso, e não é muito comum.
Sonhei que estava sob uma nuvem, muito baixa, a poucos centímetros da minha cabeça. Naquele momento tive necessidade de que Deus falasse comigo, de senti-Lo próximo. De repente ouvi uma voz daquela nuvem que me disse: “Estende a mão para cima, estou com a Minha mão sobre você! Você só precisa ousar pegá-la.” Foi isso que eu fiz. Levantei minha mão direita e comecei a golpear a nuvem, mexendo-a para ver se conseguia fazer contato. De repente senti um arrepio… toquei a mão de Deus dentro daquela nuvem! Eu a agarrei e comecei a puxá-la para mim. Começou a esticar como um elástico, até que pude vê-lo. Naquele momento minha esposa e meu filho estavam comigo e eu disse a eles: “Vejam, a mão de Deus está conosco!” Eu a deixei ir e a nuvem a cobriu novamente. Naquele momento ouço Deus me dizer: “Paulo, Minha mão está sempre sobre você, basta aceitá-la pela fé quando precisar”.
Foi tão chocante que fiquei maravilhado; Essa experiência mudou minha vida. Eu nunca poderei esquecê-la. Sempre que passo por momentos difíceis, literalmente estico a mão porque sei que Deus está ali, com a mão estendida.
Estou totalmente convencido de que esta promessa não é só para mim. Deus não tem filhos favoritos. Ele ama todos os seus filhos com o mesmo amor. Por favor, não compare o Pai Celestial com seu pai terreno. Poderíamos ter tido o melhor pai do mundo e ainda assim, o amor dele não se compara ao do Senhor. E não vamos falar se você teve um pai ausente, abusivo ou indiferente. Temos que conhecer a Deus, mas não através de comparações humanas porque cometeremos erros.
A passagem de Isaías 41 também foi escrita para você. Em qualquer momento difícil, você deve olhar para cima e estender a mão a Deus com fé. Ele pegará sua mão e lhe dirá: “Não tenha medo, Eu vou te ajudar!”
PAULO MENEZES
"VOCÊ E SUA CASA"
“E ele os tirou para fora e disse-lhes: “Senhores, o que devo fazer para ser salvo?” Eles disseram: Creia no Senhor Jesus Cristo, e você será salvo, você e sua casa. E anunciaram a palavra do Senhor a ele e a todos os que estavam em sua casa”. Atos 16:30-32.
O início da igreja em Filipos não foi fácil. Paulo e Silas acabaram na prisão por pregarem o evangelho. Porém, Deus interveio de forma sobrenatural causando um terremoto, quebrando as correntes e abrindo as portas das celas. Quando o carcereiro viu tal intervenção divina, caiu de joelhos diante de Deus e disse: “O que devo fazer para ser salvo?”
A mensagem era clara e simples: Deus nos oferece a salvação gratuitamente e pela sua graça. A condição é acreditar que a obra de Cristo na cruz é o único meio de purificar todos os nossos pecados e nos reconciliar com Deus.
É necessário ouvir e crer em toda a mensagem do evangelho. Paulo e Silas “falaram a palavra do Senhor” a todos os que viviam na casa do carcereiro e cada um pôs em ação a sua fé e acreditou. O resultado foi que toda a casa alcançou a salvação naquele dia. JESUS tinha vindo para aquela casa! Agora Jesus Cristo era o centro de suas vidas e a partir daquele momento tudo seria diferente.
A Palavra de Deus continua a falar-nos da mesma maneira. Talvez você já tenha acreditado em Cristo, mas sua família não. Muitas vezes devemos ter paciência, semear a Palavra com amor e esperar a obra que o Espírito Santo fará em suas vidas. Se nos desesperarmos e apenas os intimidarmos com as graves consequências que advirão de não serem cristãos, fecharemos os seus corações à obra que só o Senhor pode fazer.
Nunca deixe de orar, interceder pela sua família. Deus lhe oferecerá oportunidades todos os dias para conhecê-Lo. Continue acreditando, obedecendo a voz do Espírito Santo e agindo com sabedoria. Ele está trabalhando.
“Chame-Me e Eu lhe responderei e lhe mostrarei coisas grandes e ocultas que você não conhece.” (Jeremias 33:3).
PAULO MENEZES
"QUERIDO POR DEUS"
“Pois você foi muito estimado aos Meus olhos, você foi honrado e e
Eu te amei; Darei homens por você e nações por sua vida”. Isaías 43:4.
O que o Senhor viu em nós para nos amar? Continua a ser a questão de um milhão de dólares.
Você já viu o olhar de uma mãe diante de seu filho recém-nascido? Acho que está um pouco próximo do amor que Deus sente por nós. Ela ama aquele bebê sem tê-lo visto e independentemente do que acontecerá a partir do momento do seu nascimento. Ela está disposta a dar a vida por alguém que só chora e pede comida. Porém, ela sabe que faz parte dela, carrega-o no ventre há vários meses e sente algo que… Como explicar? Não sou mãe, mas já vi esse olhar. Se você é mãe, entende o que quero dizer.
Deus olha para nós com olhos cheios de amor; Por Ele temos “grande estima”. Mas não se engane, não temos valor por nós mesmos, mas através do sacrifício de Cristo na cruz. Fomos comprados com o Seu sangue e valemos a Sua própria vida. Além disso, para Ele somos “honrados”. Esta palavra em hebraico é kabad que significa “com honra, distinto, ilustre, nobre, renomado”. Uau Senhor! É assim que Tú nos vêz? Que amor!
Observe que Deus não diz “Eu te amarei”, Ele diz “Eu te amei”. Passado. Ele nos ama desde a eternidade e nada nem ninguém pode mudar isso. Seu amor é inalterável, infinito, incondicional, ininterrupto. Deus tem o Seu olhar sobre você, Ele não se cansa de contemplar você. Ele te ama porque te criou, mas também porque te comprou de volta para que você seja duplamente DEle.
Quando entendemos que somos amados sem merecê-lo, só podemos responder a esse amor entregando a nossa vida ao Senhor sem reservas. Através desse relacionamento de amor Pai-Filho, entendemos por que fomos criados e somos envolvidos por uma profunda segurança de que o Senhor cumprirá Seus planos em nossas vidas, hoje e na eternidade. Se essa é a sua confiança, como você pode não acreditar que Ele cuidará de cada detalhe da sua vida?
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Romanos 8:28).
PAULO MENEZES
"O SENHOR E MESTRE"
“Você me chama de Mestre e Senhor; e você diz bem, porque Eu sou. Pois se Eu, o Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. João 13:13-14.
Jesus e os discípulos estavam reunidos para celebrar a Páscoa e ninguém deu o primeiro passo para lavar os pés uns dos outros como era costume. Simão, o Zelote, não foi movido por seus fortes impulsos. Tomás duvidava que isso fosse aconselhável. Judas estava fazendo cálculos para economizar água. João estava pensando em deitar-se no peito de Jesus, bem longe de seus pés, e Pedro poderia estar pensando que não era servo de ninguém. Enquanto eles se entreolhavam, Jesus pegou a bacia e a toalha e começou a fazer o trabalho sujo.
Depois de terminar sua lição prática, Jesus olhou para todos eles e disse: “Vocês me chamam de Mestre e Senhor; e você diz bem, porque Eu sou. Bem, se Eu, o Senhor e o Mestre… Jesus mudou a ordem das palavras! Foi como dizer-lhes: “Vocês Me chamam de Mestre e Senhor e é verdade, porque Eu sou, mas a ordem está incorreta. Você sempre espera que Eu lhe ensine o que você deve fazer, que lhe dê explicações sobre por que você deve servir. Você ama Meus ensinamentos, mas parece não colocá-los em prática. Bem, saiba que Eu sou primeiro seu Senhor e depois seu Mestre. Primeiro digo-lhes o que devem fazer e depois, se achar apropriado, dou-lhes as explicações. Se eles são meus discípulos, devem ser mais praticantes da Palavra do que ouvintes. Se Eu, o Senhor e Mestre, servi você, você deve fazê-lo também em obediência ao Meu comando.”
Este ensinamento ainda é tão verdadeiro como era naquela época. Todo filho de Deus deve ter claro que Ele permanece primeiro Senhor e depois Mestre. Um verdadeiro discípulo obedece a tudo o que Jesus lhe ordena. Se Ele disse que deveríamos “amar uns aos outros”, não há exceções. Se Ele disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração”, isso não significa amar mais as coisas materiais do que a Deus. Se ele disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e o resto será acrescentado”, não podemos perturbar a ordem. E se Ele disse que deveríamos perdoar quem nos ofende, não deveríamos esperar que Ele explicasse primeiro o porquê.
Eu te pergunto, que lugar o Senhor ocupa na sua vida? É o seu Senhor? Você O obedece sem questionamentos, reclamações ou reprovações? Quando entregamos todo o nosso ser ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, a nossa vontade deve ser submetida a Ele. O próprio Senhor nos ensinou que mesmo nas piores circunstâncias devemos responder: “Faça-se a Tua vontade e não a minha”.
PAULO MENEZES
"SALVO NO DIA DO CONFLITO"
“Jeová te ouve no dia do conflito; Que o nome do Deus de Jacó o proteja”. Salmo 20:1.
Há dias mais difíceis que outros, há momentos em que o próprio diabo parece ter concentrado todos os seus ataques em nós, na nossa família, no trabalho, na igreja, até mesmo usando as pessoas que menos poderíamos imaginar. David chama isso de dia do “conflito”. Esta palavra em hebraico é tsará que significa “problema, dificuldade, aflição, angústia, calamidade, tribulação, ataque de um rival”.
Dias de conflito chegam a todos nós, às vezes de forma inesperada, outras vezes os vemos chegando. Porém, se tivermos um coração como o de David saberemos voltar-nos para o Senhor, o Único que nos “defende”. Outra palavra interessante. Em hebraico é sagáb que significa “ser elevado, inacessível, seguro, forte; exaltar, magnificar” Uau! Deus faz tudo isso quando nos defende? É muito mais do que tomar conta do conflito, o Senhor nos coloca no alto, NEle estamos seguros e Seu nome é exaltado. Aleluia!
É tremendo como Deus transforma um dia de conflito em um dia de vitória e celebração. O que poderia nos destruir, Deus usa para que cresçamos, O conheçamos melhor e tenhamos mais motivos para agradecer e louvar.
Por favor, reserve mais alguns minutos e leia o Salmo inteiro. Parece que o próprio David estava orando por nós. Ele pede a Deus que nos envie ajuda (v. 20), para satisfazer os desejos do nosso coração (v. 4), para nos alegrarmos com a Sua salvação e para atender todos os nossos pedidos (v. 5). Se o seu coração estiver conectado ao de Deus, então todos os seus desejos serão iguais aos DEle e você verá respostas aos seus pedidos porque estarão de acordo com a Sua vontade.
Além disso, no versículo 8 vemos que há uma grande diferença entre aqueles que confiam em Deus e aqueles que confiam apenas nos seus próprios recursos. Quando tropeçam, não conseguem se levantar. Mas aquele que é amparado pela mão poderosa de Deus sempre se levanta! “Eles vacilam e caem, mas nós nos levantamos e permanecemos.”
PAULO MENEZES
"NÃO ESTAMOS SOZINHOS"
“Eis que vem a hora, e já chegou, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou sozinho, porque o Pai está comigo”. João 16:32.
Os discípulos de Jesus, nos momentos de crise, só pensavam em “cada um por si”. Todos afirmaram que estariam dispostos a dar a vida pelo seu Mestre, mas quando a pressão foi forte, os compromissos desapareceram.
Sempre ouvimos que os verdadeiros amigos são vistos em momentos difíceis. Quando o Senhor não enfrentou dificuldades, os discípulos estiveram ao Seu lado e foram seus fiéis seguidores. Mas quando os verdadeiros problemas começaram, quando tiveram que vigiar durante uma hora com Jesus no Getsêmani, enfrentar a multidão ou dar a sua opinião perante o Sinédrio, Jesus estava sozinho, humanamente falando.
O Filho de Deus deixou claro que Sua hora havia chegado e que ninguém poderia ajudá-Lo a redimir os seres humanos, ninguém poderia tomar a cruz e morrer pelos pecados da humanidade sendo o substituto perfeito e sem pecado, mas somente Ele.
Contudo, esta situação de solidão de Jesus tinha também a finalidade de manifestar o Filho de Deus feito homem. Ele entende o que sentimos porque viveu dor, sofrimento, angústia, solidão. Quando dizemos “Fiquei sozinho”, o Senhor sabe o que isso significa.
Jesus faz uma afirmação que devemos levar em conta: “Não estou sozinho, porque o Pai está comigo”. Que verdade tremenda, não só para Ele, mas para nós! Jesus nos mostrou o caminho para o Pai, nos relacionou com Ele, nos ensinou os benefícios desse relacionamento para que pudéssemos experimentar essa proximidade.
Muitas vezes passaremos por momentos difíceis que parecem nos levar à própria morte. Jesus te entende, Ele passou. Olhamos para cada lado e não há ninguém que nos encoraje, ninguém que esteja ao nosso lado… pelo menos visivelmente. É nestas circunstâncias que adquirem um significado tremendo as palavras de Jesus: “Não estou sozinho, porque o Pai está comigo!”
Você nunca está sozinho, sinta a presença do Pai ou não, Ele prometeu estar sempre ao seu lado. “…Eis que estou sempre convosco, até ao fim do mundo. Amém”. Mateus 28:20.
PAULO MENEZES
"PROVE E VEJA DEUS"
“Provai e vede que o Senhor é bom; Bem-aventurado o homem que NEle confia.” Salmo 34:8.
O salmista louva a Deus por Suas obras e incentiva o leitor a experimentar a mesma coisa que estava sentindo. Diz-nos que devemos “gostar” de Deus. Esta palavra em hebraico é taam e significa “provar, perceber”. Podemos ouvir muitos argumentos a favor ou contra a bondade de Deus, mas a única maneira de ter uma opinião própria é experimentar a Sua bondade.
Se você não é argentino, posso explicar detalhadamente o que é um alfajor: Dois biscoitos doces unidos no meio por uma boa quantidade de doce de leite e por fim cobertos de chocolate. Se você nunca experimentou um alfajor, agora já pode imaginar o que é, mas só se provar, você não vai conseguir parar até terminar! Mais do que dar explicações, é preciso usar os sentidos para se divertir.
O salmista também nos exorta a “ver” a Deus. Em hebraico é a palavra raá que, além de “olhar”, também significa “atender, pesquisar, considerar, contemplar, discernir, compreender, examinar, explorar, refletir”. Expressa a ideia de usar a visão para verificar e analisar minuciosamente. Assim, além de experimentarmos Deus, podemos também refletir sobre Suas obras e os resultados de Suas intervenções sobrenaturais.
Provar e ver são dois verbos que implicam o uso dos nossos sentidos. Precisamos de encontros pessoais com o Senhor para experimentar os benefícios de estar na Sua presença. Interagir espiritualmente com o Senhor enche nossos corações de paz e alegria. “Os justos clamam, e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está Jeová dos que têm o coração quebrantado; e salve o contrito de espírito. “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livrará de todas elas.” (Vs. 17-19)
Nós, filhos de Deus, temos um dos maiores privilégios já concedidos a nós, o direito, a confiança e a liberdade de entrar na presença do Senhor a qualquer momento. Aproveite esse privilégio e passe um tempo com Ele. O Senhor quer conversar com você, de coração para coração, sobre todos e quaisquer problemas.
PAULO MENEZES
REFLEXÃO DE DOMINGO
“TEMOS A RESPOSTA”
“Jesus percorria todas as cidades e povoados… ensinando nas sinagogas e anunciando a Boa Nova do reino; e curava toda sorte de doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam confusas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse a seus discípulos: ‘São muitos os que precisam entrar no reino de Deus, mas são poucos os discípulos para anunciar as boas novas. Por isso, peçam a Deus que envie mais discípulos para compartilhar as boas novas com toda essa gente.'” Mateus 9:35-38.
Se o Senhor andasse hoje entre nós, veria uma situação diferente da descrita neste versículo? Não! As pessoas continuam confusas, desamparadas, sofrendo e sem rumo. O desespero se apodera, dia após dia, de mais pessoas, e você e eu somos portadores da mensagem que pode salvar suas vidas.
Seu testemunho é a melhor ferramenta para dizer aos outros o que Deus pode fazer. Tenho certeza de que você tem muito a contar. Mesmo que talvez esteja passando por provas neste momento, lembre-se do que Deus já fez no passado. Traga à memória as intervenções divinas. Se isso fortalece sua fé, também ajudará os necessitados.
Há pessoas que estão sozinhas, sem ninguém para ouvi-las. Dedicar um pouco do seu tempo para acompanhá-las e ouvi-las pode ser a forma pela qual Deus o use para dizer-lhes que há Alguém que promete estar sempre com elas e ajudá-las a atravessar seus momentos difíceis.
Talvez seus vizinhos precisem de ajuda. Um pequeno serviço pode abrir um coração fechado e começar a ver Jesus através de suas ações. Em algum momento, eles perguntarão sobre sua paz e esperança, e você poderá dizer Quem fez a obra em seu coração.
Estamos rodeados de pessoas famintas, e elas nem sabem de quê. Mas nós temos a resposta para sua necessidade e a responsabilidade de oferecê-la. Nunca se envergonhe de dar a melhor notícia que já foi oferecida à humanidade, pois ela tem o poder de mudar o destino eterno das pessoas.
PAULO MENEZES
"APENAS ACREDITE"
“Quando Jesus ouviu isso, respondeu-lhe: Não tenha medo; “Apenas acredite e você será salvo.” Lucas 8:50.
Jairo, um chefe da sinagoga, foi até Jesus em desespero. Não é de admirar que sua filha de doze anos estivesse morrendo. Devido à sua posição, certamente contava com os melhores médicos da época, porém, Jesus era sua única esperança. Ao ouvir seu pedido, o Senhor concordou em ir até sua casa.
Enquanto caminhavam, encontraram um dos empregados de Jairo que lhe disse: “Sua filha morreu; não incomode mais o Mestre” (v. 49). Aborrecimento para Jesus? É óbvio que eu não O conhecia! O Senhor imediatamente se aproximou desse pai desesperado e disse: “Não tenha medo; “Apenas acredite e você será salvo.” A palavra “apenas” requer atenção especial. Em grego é o advérbio monon que vem de outras palavras que significam “permanecer em uma coisa, a única coisa, perseverar, persistir em uma coisa”. Em outras palavras, Jesus lhe diz: Basta ter fé e esquecer o que se diz por aí.
Se dissermos que confiamos em Jesus, esperemos que seja somente NEle, não em Jesus e em outras alternativas, por precaução. A nossa confiança, segurança e esperança devem ser colocadas apenas nas mãos do Senhor. Jairo depositou sua fé em Cristo, mas ao longo do caminho os comentários de seus amigos testaram sua fé. Aparentemente, enquanto houvesse vida eles poderiam acreditar, mas uma vez que a menina morresse… Eles não sabiam que a morte não era um problema para Aquele que é a “ressurreição e a vida”. Se Jesus dissesse que a menina seria salva, isso é o que aconteceria.
Apenas acredite, sem acrescentar mais nada. Jesus quer que nos acheguemos a Ele com fé não fingida, como Paulo disse a Timóteo. (2 Timóteo 1:5).
Apenas acredite, sem se preocupar com o que as pessoas ao seu redor discutem.
Acredite apenas, como uma criança. Certa ocasião, o Mestre colocou uma criança no meio dos Seus discípulos como exemplo de fé genuína (Mateus 18:3). Para uma criança, o que Jesus diz se torna realidade, e ela continuará esperando pela resposta.
Apenas acredite e então adore-O. Agradeça-Lhe antecipadamente pelo que Ele fará. Não tema, você O verá agindo de forma sobrenatural em sua necessidade. Apenas acredite!
PAULO MENEZES