Marcus Vifoli
Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Marcus Vifoli, Lawyer & Law Firm, .
Dicas para te ajudar no seu foco e dedicação
1- Executar uma tarefa por vez;
2- Listar quais são as suas ordens de prioridades;
3- Listar quais são as coisas que causam distração em você. Após a listagem, busque diminuí-las ou eliminá-las;
4- Estabeleça um dia para descansar;
5- Mantenha seu ambiente de estudo limpo e organizado;
6- Crie metas claras, possíveis e dentro da sua realidade;
7- Comemore todas as suas conquistas;
8- Tenha gratidão por sua evolução;
9- Aprenda a dizer NÃO;
10- Respeite seu corpo durante o processo. Assim você terá maior eficácia!
Tem pessoas que reprovam duas, três, quatro ou passam de primeira, como eu!
Se você acha que foi reprovado na prova de domingo, está tudo bem, meu amigo. Fazendo analogia com concursos públicos, diversas pessoas são reprovadas até 20 vezes até a aprovação, isso é super normal.
Porém, a cada prova o reprovado busca evoluir, busca entender o que levou a ser reprovado e, assim, avançar mais a cada dia. Assim você deve fazer!
Se na primeira prova você tirou 3 pontos, na segunda tirou 5, na terceira 5.7, você está evoluindo! Com um mero ajuste você passa, basta não desanimar. Se você está na crescente, continue firme. Não pare!
Você que foi reprovado na OAB não precisa entrar em desespero, cada um tem o seu tempo, fique calmo! Eu sei que é difícil em razões das expectativas, mas você precisa buscar aprender com a reprovação. Algumas perguntas você deve se fazer:
1- Eu estudei o suficiente para poder fazer a prova?
2- Eu estudei de qualquer jeito?
3- Será que o meu problema foi descontrole emocional?
4- Estou disposto a estudar de verdade, de forma planejada e buscar a aprovação?
São perguntas que inicialmente vão te direcionar como você deve proceder. Seja sincero com você mesmo, pois isso será o seu diferencial para sua próxima etapa.
Se estiver triste, desanimado ou qualquer coisa que te impeça de prosseguir, me manda uma mensagem no direct para conversarmos.
Para você que acha que aprovado, parabéns, você fez por merecer!
Para você que foi reprovado, lembre-se: os últimos serão os primeiros. Não tenha medo de recomeçar!
Diariamente sou procurado por pessoas que me perguntam se escolheram bem a disciplina para a segunda fase da OAB. De imediato, pergunto o motivo da escolha da matéria, e a maioria das respostas é "menor quantidade de peças".
O candidato (a) ao escolher a disciplina, não deve ser preocupar se a matéria tem mais peças ou não, mas sim se ele tem afinidade com a matéria. Eu, por exemplo, tenho afinidade com direito penal e, apesar de direito do trabalho ter menos peças que penal, não vale a pena optar por tal matéria! Se por ventura eu escolho direito do trabalho por teoricamente ser mais fácil, certamente eu vou ter problemas na minha prova de segunda fase, já que eu não gosto da matéria, o que poderia atrapalhar meu estudo no dia a dia. E além disso, eu não tenho afinidade com a matéria, ocasião que muitos temas eu iria ver pela primeira vez e poderia atrapalhar na fixação. Ou seja, teoricamente aquilo que era fácil, por ter menos peças, vai se tornar difícil pelas razões já apresentadas.
Não quero dizer que é impossível passar, porém o próprio candidato se coloca em situação de dificuldade, sendo que, em uma análise mais fria, poderia tirar de letra.
Se por ventura você já escolheu a disciplina que tem menor afinidade, não tem outra alternativa a não ser continuar na batalha.
Mas se você foi reprovado na matéria que você possui afinidade, não troque por "aquela que tem menos peças”. Mantenha a mesma disciplina, porém troque a estratégia que foi utilizada. O fator da reprovação pode ser ocasionado por vários fatores que não sejam propriamente o conteúdo jurídico, mas sim psicológicos, por exemplo.
Se você ainda não fez a prova, você tem a opção de ser sábio e ser prudente com sua escolha!
Não tenha medo! Avante!
O que levar para a prova?
O primeiro e mais importante seria a água 💦, sintomas de desidratação podem tirar sua concentração da prova. Leve uma garrafinha e tome sempre que sentir necessidade.
🥪O sanduíche natural é uma ótima opção para a prova, sendo o pão 100% integral e acompanhado de folhas (rico em fibras e minerais), tomate (antioxidantes), frango (proteína) e outros (cenoura, beterraba, milho). Essa combinação de fibras, antioxidantes e proteínas além de ser saudável também terá uma digestão mais lenta, mantendo o indivíduo nutrido e saciado ao longo da duração da prova.
🥜Oleaginosas também boas opções para o momento da prova, ricos em gorduras naturais e ômega 3, muito benéfico para a saúde do cérebro além de promoverem saciedade. Ex: castanhas, nozes, amendoim e amêndoas.
🍫E para quem gosta de um “docinho”, chocolates acima de 60-70% são excelentes, promovem bem estar, o que é bastante útil para controlar a ansiedade.
E o que não comer? Produtos industrializados, doces, refrigerantes e alimentos feitos com farinha refinada, serão digeridos rapidamente e a sensação de fome pode retornar com mais facilidade, podem agitar demais ou causar lentidão e cansaço. Tudo que devemos evitar nesse momento, não é?
Último dia para quem quiser se preparar para o próximo exame da Ordem com o Método Facilita OAB. As inscrições seguem abertas até as 23h59 no link da bio, dando acesso a um cronograma de estudos com tudo o que você precisa para ser oficialmente o novo advogado ou a nova advogada desse país.
Acontece exatamente assim 😂😂
Aconteceu com você também ?
Responda nos comentários 🔽
Irei falar o que dificilmente falam 🤷♂️
✍ Se estivéssemos pedindo para uma pessoa que formou em matemática estudar dessa forma que eu vou explicar abaixo, talvez não teria tanta aplicabilidade em razão de tudo ser NOVO para ela. Nesse sentido, para essas pessoas eu iria indicar um estudo mais completo (vídeo aula, mapa mental e material didático) para formar uma base.
Essa história não é o seu caso, BACHAREL OU FUTURO BACHAREL ⚖, por mais que você tenha sido o pior aluno da faculdade 🙈. Noção de direito você tem 😛
Você, candidato (a), para a 🅾️🅰️🅱️ tem que lembrar primeiramente que se formou em DIREITO.
Por mais que você não se recorde sobre o tema, você tem noção prévia sobre a matéria, afinal foram 5 anos estudando a temática. O estudo para a 🅾️🅰️🅱️ é SOMENTE lapidação do conhecimento, reforçando o que já sabe.
Lembro que quando eu estava na faculdade, teve uma palestra de um ex aluno que havia passado para vários concursos de Juiz e perguntaram a ele como ele estudou para a primeira fase, imediatamente ele respondeu:
1- Lei seca (MUITA)
2- Jurisprudência (não tem tanta aplicabilidade na prova da OAB)
3- Milhares de questões, ACHO que tinha resolvido 40 mil questões.
Aposto que você acha um número impossível para você né?
Mas se você resolver 45 questões por 90 dias, você terá feito 4050 questões. Ou seja, você resolve quase todas as questões da FGV 🙅♂️🙅♂️🙅
Após essa introdução prévia, vou te explicar o que você precisa fazer para ajudar na sua preparação para 1 FASE:
A essência para passar na OAB é aprendizagem através das questões (não somente fazer por fazer, mas sim aprender com os comentários das questões) e leitura da lei seca 😉😉
"Mas Marcus, como que você vende cronograma e está dando uma dica que eu poderia executar sozinho (a)?"
O mercado quer metralhar você com a ideia de que a prova não é simples.
Sim, disse simples! Você precisa somente de 40 pontos na primeira fase, a banca é a mesma e você é o seu ÚNICO CONCORRENTE!!
Quem se prepara com o Método Facilita OAB só precisa ter foco e empenho para ir em busca da aprovação. Já quem acha que não vale a pena...
Não deixe para se desesperar em cima da hora. Clique no link da bio e garanta seu acesso ao curso, com cronograma de estudos ideal para quem deseja f**ar bem preparado para o exame da OAB.
Tudo parece mais fácil para quem está bem preparado. Tenha esta sensação quando for fazer a prova. Clique no link da bio e prepare-se com o Método Facilita OAB!
No link disponibilizado na bio, você f**a por dentro das principais informações sobre o Método Facilita OAB, sabendo como vai ser a preparação para que a sua aprovação seja conquistada. Aproveite a passada pelo site para garantir a sua vaga na modalidade desejada, com o cronograma de estudos de acordo com a sua necessidade. Vamos juntos rumo ao sucesso!
Está pronto (a) para uma série de estudos que vão realmente te ajudar a ir em busca da aprovação na OAB? Último dia de aplicações na mentoria do Método Facilita OAB, limitada a 10 pessoas. Clique no link da bio e garanta a sua participação.
Última oportunidade para quem deseja contar com a mentoria no método Facilita OAB para ir em busca da aprovação no próximo exame da Ordem. O novo prazo termina amanhã. Confira nos stories um pouco mais sobre o que é a mentoria e como ela pode te ajudar nos estudos, e não deixe de clicar no link da bio para fazer a sua aplicação. Aguardo vocês!
Não perca a chance de se preparar para o próximo exame da Ordem com o Método Facilita OAB, que tem mentoria exclusiva para a primeira turma. As aplicações vão apenas até amanhã, então a hora de fazer a sua é agora! Acessa lá: www.marcusvifoli.com.br. Aguardo você!
Quer passar na primeira fase da OAB?
Eu tenho o guia definitivo para você conquistar a sua aprovação.
Com o Método Facilita OAB, eu vou te entregar o passo a passo de como você pode se preparar para uma das provas mais concorridas do Brasil, com um método efetivo, simples de aplicar e o melhor, te acompanhando em uma mentoria que será exclusiva para esta primeira turma.
Eu vou pegar na sua mão e percorrer este caminho junto com você para te ajudar a conquistar este tão sonhado objetivo.
No Método Facilita OAB você terá:
Resolução de questões;
Prática de simulados;
Indicação de artigos de lei seca;
Reta final específ**a para o exame # # ;
9 encontros ao vivo;
Planejamento semanal de estudos.
Não perca essa oportunidade, acesse o link na bio e faça a sua aplicação.
Te vejo do lado de cá da aprovação!
Acompanhou a nossa última live por aqui? Temos mais um encontro hoje, às 20h, com dicas e orientações para quem deseja ser aprovado na OAB.
Demorei anos para realizar essa postagem, mas sinto que realizando um sonho!
Com o início da PANDEMIA, nasce de fato esse sonho que é facilitar a aprovação dos alunos na prova da OAB. Nesse momento, fui analisando todas as provas da OAB visando entender se o perfil da banca havia mudado, o que estava sendo mais cobrado e como eu poderia gerar a felicidade das pessoas para que fossem aprovadas, com uma aprendizagem rápida e um investimento financeiro baixo.
Assim foi feito! Fiquei desde as restrições da pandemia até o final de 2020, pensando e executando diariamente o melhor que eu poderia entregar às pessoas, pensando quando que eu iria lançar isso para o BRASIL, abrir turmas, buscando, antes de ser reconhecido, ajudar o próximo de forma justa e honesta.
Eu sabia que iria chegar o momento, mas não sabia quando.
Em resumo: Chegamos em 2022, gerei aprovação no exame da # # .
Ainda estamos em 2022 e ainda não estou satisfeito. Eu quero, de fato, ajudar o máximo de pessoas a realizarem sonhos, mudar não só a própria vida, mas também a dos seus familiares e pessoas que estão ao redor.
Pensando nisso, eu tenho essa mensagem importante para você que deseja fazer o EXAME # # :
Daqui a 7 dias, eu vou lançar algo fantástico e revolucionário.
Estou te esperando, futuro aprovado (a).
É isso galera, você piscou e agosto chegou. 🤯
Tirando esse mês, faltam apenas 4 meses para 2022 acabar.
Você já parou para refletir sobre isso?
Como estão suas metas? Seus objetivos? As promessas que você fez para você mesmo no início deste ano... 😰
Há uma frase importante que diz: "Quem falha em planejar, planeja falhar!"
Se você chegou até aqui e ainda não conseguiu cumprir o que prometeu para você mesmo, sinto lhe dizer, você está se autossabotando. E muitas vezes isso ocorre por uma falta de planejamento e organização.
Claro que existem imprevistos, mudanças de planos e muitos outros fatores. Afinal o que seria das nossas vidas se isso não ocorresse não é mesmo?
Mas não adianta só querer sair do Ponto A para o Ponto B. Você tem que construir o processo que vai te fazer chegar até lá. Dessa forma você consegue realizar os seus objetivos.
Isso em tudo na vida, em todas as nossas metas e sonhos.
Entenda, querer todo mundo quer, mas fazer acontecer... esse é um lado da história que poucos querem vivenciar.
Ainda da tempo, se organize e vai pra cima. Você é capaz de fazer o que quiser, basta fazer!
Fique atento aos golpes de Whatsapp! Se alguém entrar em contato por um número desconhecido dizendo ser alguma pessoa próxima a você e pedindo dinheiro, primeiro entre em contato com a pessoa pelo seu telefone de costume. Pode ser fraude. Se liga no vídeo!
Repercutiu o nosso recente vídeo falando sobre procedimentos referentes a maus tratos de animais. O conteúdo foi compartilhado nos perfis de Instagram da Folha da Manhã/Folha 1, do NF Notícias e do Campos 24 Horas. Importante ter este assunto comentado na mídia, e me sinto honrado por ter sido uma espécie de porta-voz. Se você tomar conhecimento sobre caso de maus tratos, denuncie!
Está pensando em fazer a próxima prova da OAB? Comece a se preparar desde já. Nesta quinta-feira (28), realizarei uma live aqui no Instagram falando sobre mitos e verdades do exame. Fique ligado neste perfil, porque começa às 19h30. Aguardo todos!
Quando você está naquela esperança de anular 1 questão ou retif**ar para você passar, mas o danado do examinador mantém o gabarito…
A sua vontade é de fazer isso aí com ele, eu sei disso 😂😂
Também f**aria 🙊
Inicialmente eu fiz um pedido para que ela repetisse essa pergunta no mesmo números de vezes que havia estudado.
Quando chegou na vigésima vez, ela falou o seguinte: Que s**o de f**ar repetindo a mesma pergunta diversas vezes.
Eu respondi o seguinte: O seu cérebro também acha um s**o f**ar repetindo a mesma coisa todos os dias. Tudo na vida precisa de um intervalo, descanso e maturidade para respeitar o processo. Muitas vezes precisamos fazer uma terapia e nos ouvir, pois a resposta está na própria pergunta. O fato de você estudar todos os dias não signif**a que você vai passar, pelo contrário, é mais prejudicial do que benéfico.
Talvez, no mundo de hoje, as pessoas se inspiram em frases como essas:
“estude enquanto eles dormem…”
“estude de segunda a segunda x horas por dia”
Muito provavelmente você já ouviu alguém falar alguma dessas frases.
Sinceramente, acho que essas frases ao invés de serem motivacionais, se forem levadas ao pé da letra, induzem ao esgotamento emocional. Muitas pessoas associam o estudo para uma prova como o período de abdicação total, mas isso não precisa ocorrer. Essa ideia se assemelha às dietas restritivas, por exemplo. Assim como ninguém consegue sustentar uma dieta extremamente restritiva à longo prazo, ninguém consegue sustentar um estudo sem pausa e sem o mínimo de qualidade de vida.
Outro ponto a ser abordado é a questão de concorrência. Você não tem concorrente na prova da ordem, você é seu próprio adversário. Foque em dar o seu melhor a cada dia, respeitando suas limitações.
Além disso, cada pessoa tem uma realidade diferente. Não se compare! Lembre-se: a meta diária é se superar.
Você tem que visualizar que o descanso faz parte do seu estudo e crescimento! O nosso cérebro funciona de acordo com um sistema de recompensas. Treine-o para isso! Estipule metas palpáveis e, após a conclusão, desfrute! Você merece! Aos poucos você chega lá..
Respeite o processo e, principalmente, seu corpo!
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020)
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
O que pode acontecer durante sua trajetória é o encurtamento do caminho e potencialização da sua aprovação. Isso sim é possível. Ter uma pessoa guiando você do início ao fim é sensacional, verdadeiro GPS.
Costumo dizer que de nada adianta ser passado o direcionamento e o aluno não cumprir. Assim como não adianta o aluno estar disposto a cumprir e não ocorrer empenho de quem direciona. Ou seja, para buscar a aprovação é preciso haver 50% de esforços de quem direciona e 50% do aluno em cumprir exatamente as coisas que lhe foram passadas.
Se você estiver disposto a encurtar o caminho, mas sem esperar milagre, aguarde que em AGOSTO eu posso te ajudar a potencializar a sua aprovação na OAB.
O cigarro eletrônico é crime no nosso país. Assista o vídeo para entender melhor.
APLICAÇÃO DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL EM CASOS DE CONTRAVENÇÃO PENAL NO ÂMBITO DE VIOLÊNCIA DOMESTICA E FAMILIAR.
O artigo 28-A, do CPP, precisamente no parágrafo segundo, diz o seguinte:
§ 2º O disposto no caput deste artigo não se aplica nas seguintes hipóteses:
IV - nos crimes praticados no âmbito de violência doméstica ou familiar, ou praticados contra a mulher por razões da condição de s**o feminino, em favor do agressor.
Se fosse a vontade do legislador proibir aplicação do ANPP em casos de contravenção penal, seria mencionado de forma distinta (nas infrações penais...). Nesse sentido se, por ventura, não aplicarmos o ANPP nas contravenções penais no âmbito de violência doméstica e familiar (desde que os demais requisitos estejam presentes), estaríamos diante de um ANALOGIA IN MALAM PARTEM em vedar tal aplicação.
Nós, do direito, devemos aplicar a lei conforme reza o diploma legal. Em casos específicos, a jurisprudência e doutrina, por exemplo, visam esclarecer, talvez, a vontade do legislador. Porém, nesse caso especifico que eu trouxe não visualizo uma interpretação distinta da jurisprudência, sob pena de ANALOGIA IN MALAM PARTEM, conforme já foi mencionado.
Espero ter contribuído de alguma forma o seu conhecimento.
Frequentemente nos deparamos com candidatos que alegam a colocação de 1 lugar no simulado de determinado cursinho ou aqueles que fizeram a prova em casa e atingiram nota suficiente para aprovação etc!
É legal nos testarmos e entender que estamos no caminho certo, mas isso não pode ser causa para arrogância e achar que o jogo está ganho! Até porque quando o candidato se submete à avaliação em casa, está diante do conforto e sensações que não vai encontrar no dia da prova! Porém, muitas vezes em virtude da arrogância de já “ter tirado a nota suficiente”, o candidato não enxerga tais situações que podem ocasionar a reprovação!
No dia da prova existem várias circunstâncias que não aparecem na sua casa, exemplo: você pode esquecer a caneta; o uber pode atrasar; o fiscal pode confiscar aquele biscoito que não está na embalagem transparente.
E, obviamente, isso pode gerar nervosismo no candidato e todo esforço cair por terra.. se não houver preparo para lidar com elas!
Tenha confiança, mas não seja arrogante!
Compartilhe com aquele amigo que acha que treino é jogo!
Quando você estuda e logo em seguida faz questões, a porcentagem de erros é mascarada, justamente porque a matéria está “fresca” e, por consequência, aumenta a probabilidade de acertos.
Quando você faz questões com temas aleatórios, maior é a probabilidade de saber sua real porcentagem de acertos X erros. Porém, ainda não é o ideal.
No dia da prova, o candidato precisa lidar com diversas matérias e manejar o tempo para resolvê-las, situação totalmente atípica quanto ao estudo do dia a dia.
A resolução de questões em casa é primordial para o avanço nos estudos e conhecimento. Entretanto, para fins de desempenho, o ideal é o candidato (a) é resolver simulados.
No simulado, como o próprio nome diz, você deve buscar simular o máximo possível com a prova. Como? Imprima a prova, cronometre, evite as distrações e boa sorte!
Não se esqueça de corrigir as questões que você ficou com dúvida ou errou.
A resolução de simulados varia de acordo com a proximidade da prova. O ideal é fazer a cada mês ou no máximo a cada 15 dias. A justif**ativa desse tempo é que, após a constatação da deficiência, o aluno tem um tempo razoável para melhorar e testar.
Lembre-se: Estatísticas de acertos de questões serve para iludir. Simulado serve para você, de fato, saber o seu nível. Erros te fazem avançar em conhecimento!
Não fique com medo de se submeter ao simulado. Fique com medo, sim, de ir para a prova sem saber como está o seu desempenho!
Não é sobre tempo, mas sim organização.
Muitas vezes nos deparamos com pessoas que reclamam que não conseguem a aprovação por falta de tempo. Também nos deparamos com aqueles que possuem tempo disponível, mas não utilizam de forma produtiva e estratégica. Não existe fórmula mágica para passar.
Quando eu prestei prova para ordem, eu estava fazendo estágio obrigatório da faculdade, estágio extra curricular, TCC, faculdade, estudando para a OAB e para concurso público. Organizei meu dia de forma ESTRATÉGICA E PRIORITÁRIA para que eu pudesse aumentar as POSSIBILIDADES de êxito naquilo que eu comprometi a fazer.
O tempo é precioso, galera. A organização também!
Em agosto, fique atento que eu vou lançar algo que será primordial na sua organização e, por consequência, te ajudará na caminhada para ser aprovado!
Aguarde🚀
# # # #
Constantemente sou questionado por alunos que alegam que foram reprovados várias vezes.
A pessoa que recebe uma mensagem dessa e f**a feliz com esse tipo de angústia, não tem empatia com o próximo.
A minha vontade, de verdade, quando eu leio esse tipo de mensagem era ir no lugar dessa pessoa e fazer a prova, mas como não posso, ajudo no máximo que puder, seja direcionando, produzindo conteúdo, respondendo mensagens etc.
Para você vai fazer a prova pela primeira vez e deseja ser aprovado, aprenda com o erros dos reprovados para não acontecer o mesmo.
Para você que foi reprovado, saiba que provavelmente errou em algo na sua preparação, logo necessita identif**ar o que você errou para não repetir o erro.
Se você erra uma vez, podemos dizer que é falta de SABEDORIA. Mas, se você persistir no mesmo erro, acaba sendo uma DECISÃO de errar novamente.
Se você erra duas vezes na mesma coisa, você não pode terceirizar a sua culpa, pois foi VOCÊ QUE DECIDIU ESTAR ONDE ESTÁ HOJE!
# # # #
Tem pessoas que reprovam duas, três, quatro ou passam de primeira, como eu!
Se você foi reprovado na prova de domingo, está tudo bem, meu amigo. Fazendo analogia com concursos públicos, diversas pessoas são reprovadas até 20 vezes até a aprovação, isso é super normal.
Porém, a cada prova o reprovado busca evoluir, busca entender o que levou a ser reprovado e, assim, avançar mais a cada dia. Assim você deve fazer!
Se na primeira prova você tirou 30 pontos, na segunda tirou 35, na terceira 39, você está evoluindo! Com um mero ajuste você passa, basta não desanimar. Se você está na crescente, continue firme. Não pare!
Você que foi reprovado na OAB não precisa entrar em desespero, cada um tem o seu tempo, fique calmo! Eu sei que é difícil em razões das expectativas, mas você precisa buscar aprender com a reprovação. Algumas perguntas você deve se fazer:
1- Eu estudei o suficiente para poder fazer a prova?
2- Eu estudei de qualquer jeito?
3- Será que o meu problema foi descontrole emocional?
4- Estou disposto a estudar de verdade, de forma planejada e buscar a aprovação?
São perguntas que inicialmente vão te direcionar como você deve proceder. Seja sincero com você mesmo, pois isso será o seu diferencial para sua próxima etapa.
Se estiver triste, desanimado ou qualquer coisa que te impeça de prosseguir, me manda uma mensagem no direct para conversarmos.
Para você que foi aprovado, parabéns, você fez por merecer!
Para você que foi reprovado, lembre-se: os últimos serão os primeiros. Não tenha medo de recomeçar!
Existem pessoas que amam estudar na véspera de prova. Já outras, estudam até o momento de entrar na sala..
A minha sugestão é descansar na véspera da prova. Por quê?
1- Você não necessariamente vai ser aprovado porque estudou na véspera, mas sim pq estudou corretamente durante toda a sua preparação;
2- É mais provável você alcançar os 40 pontos estando descansado do que buscar 70 pontos estudando na véspera e acabar fadigando;
3- O estudo na véspera normalmente tira a sua confiança, tendo em vista que você acha que não sabe o conteúdo em razão de estar mais ansioso. Logo, você busca incansavelmente revisar todo conteúdo (humanamente impossível), o que te faz sentir despreparado e acaba cansando seu cérebro;
4- O descanso acaba consolidando aquilo que você estudou na semana, bem como te distrai daquela prova no dia seguinte;
Aproveite e chama seus amigos e familiares para fazer aquela resenha de sábado, não existe coisa melhor. Isso vai te distrair e certamente vai surtir efeitos no dia seguinte!
Desejo boa sorte a todos!
# #
Não deixe o medo impossibilitar o seu sucesso!
Quantas pessoas nós conhecemos que deixam de fazer algo em virtude de um eventual fracasso, sem sequer ter tentado?
Quantas pessoas poderiam estar realizadas profissionalmente, mas não estão pelo comodismo?
Quantas pessoas nós conhecemos que já estão formadas há anos e não tentaram a prova da ordem por medo, justif**ando-o pelas desculpas inventadas?
Galera, isso é extremamente “normal” em algum momento da nossa vida! Isso aconteceu comigo também quando estava habilitado para prestar a prova da ordem!
A minha família falava que queria que eu fizesse a prova da ordem, mas eu alegava que queria ser delegado e não queria fazer.. mas vamos ser sinceros? Internamente eu estava com medo de fracassar. Na verdade, eu sabia que precisava fazer essa prova, mas não admitia. Ou seja, deixei o medo falar mais alto.
Até que chegou um momento que eu tive coragem, confiei em mim e pedi ajuda a papai do céu, e o resultado vocês já sabem: aprovação.
Se eu deixasse de fazer a prova devido ao medo, nem aqui eu estaria compartilhando o meu conhecimento com vocês!
Faça do medo uma precaução, mas não um obstáculo para você realizar sonhos! Não deixe o medo paralisar você!
Você é capaz!
# #
Se mais de 80% das questões da primeira fase da OAB são sobre cobrança da lei seca, por que perder tempo lendo PDF de 600 páginas para cada matéria?
Candidato (a), eu sei que a leitura da legislação não é prazerosa, mas você tem que realizá-la.
De imediato o aluno f**a pensando: como que vou ler a lei seca se não sei a matéria? Como que vou resolver questões se não sei a matéria? Só tenho 4h por dia, como que em 3 meses vou resolver milhares de questões?
A ideia é você aprender com a leitura e a resolução de questões. Sendo assim, você vai estudar o suficiente e conforme o estilo de cobrança. O problema é o aluno querer entender e fixar o conteúdo na primeira leitura. Não funciona assim! Precisa-se de constância, repetição e com o tempo a fixação vem de forma natural, quando você menos espera!
Quando você estiver apressado quanto à fixação de conteúdo, lembre-se da musculação: você não f**a forte do dia para a noite (presumindo que você esteja seguindo fatores naturais 😂😂). O crescimento é gradativo! Assim também são os estudos!
Quanto à resolução de milhares de questões, se você resolver 23 questões durante 90 dias, no final resolverá 2070 questões.
Candidato (a), não existe mistério! Você precisa fazer aquilo que tem ser feito!
# #
“estude enquanto eles dormem…”
“estude de segunda a segunda x horas por dia”
Muito provavelmente você já ouviu alguém falar alguma dessas frases.
Sinceramente, acho que essas frases ao invés de serem motivacionais, se forem levadas ao pé da letra, induzem ao esgotamento emocional. Muitas pessoas associam o estudo para uma prova como o período de abdicação total, mas isso não precisa ocorrer. Essa ideia se assemelha às dietas restritivas, por exemplo. Assim como ninguém consegue sustentar uma dieta extremamente restritiva à longo prazo, ninguém consegue sustentar um estudo sem pausa e sem o mínimo de qualidade de vida.
Outro ponto a ser abordado é a questão de concorrência. Você não tem concorrente na prova da ordem, você é seu próprio adversário. Foque em dar o seu melhor a cada dia, respeitando suas limitações.
Além disso, cada pessoa tem uma realidade diferente. Não se compare! Lembre-se: a meta diária é se superar.
Você tem que visualizar que o descanso faz parte do seu estudo e crescimento! O nosso cérebro funciona de acordo com um sistema de recompensas. Treine-o para isso! Estipule metas palpáveis e, após a conclusão, desfrute! Você merece! Aos poucos você chega lá..
Respeite o processo e, principalmente, seu corpo!