Joaquim Ferri

Joaquim Ferri

Terapeuta osteopata

23/04/2022

Você faz exercício físico todos os dias? Por quanto tempo? Deixe aqui nos comentários

Dá-lhe magnésio 21/04/2022

Você sabe a importância do magnésio para o nosso corpo?

A ingestão adequada do mineral repercute diretamente em suas múltiplas funcionalidades. Ao controlar as contrações musculares, ele ajuda a manter nosso músculo mais importante, o coração, no compasso....

Dá-lhe magnésio O mineral virou sensação no mundo da nutrição por seus múltiplos papéis no corpo humano. Será que você prestigia as fontes dele como deveria?

19/04/2022

Onde você sente mais dor? Faça um comentário e me deixe entender o seu caso

Dor nas articulações: cuidados diários evitam o desconforto 19/04/2022

Dor nas articulações: cuidados diários evitam o desconforto

Dor nas articulações: cuidados diários evitam o desconforto Dor nas articulações são combatidas com controle de peso e exercícios. Siga essas dicas e trate as dores nas articulações.

19/04/2022

Você sabe o que é e para que serve o colageno tipo 2?

O colágeno tipo II (sic) é a principal proteína estrutural na cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Ele age juntamente com o sistema imunológico para o tratamento das articulações, desacelerando a destruição articular, diminuindo a inflamação, prevenindo o ataque auto-imune (sic) às nossas cartilagens e, consequentemente, atenuando o quadro de dor, melhorando a mobilidade e a flexibilidade das articulações

16/04/2022

Você conhece as principais causas da artrite e artrose?

Artrose (osteoartrite) é uma doença das articulações que tem como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como futebol.



Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemurais (ligação da coxa com o quadril) a coluna.

Se as cartilagens articulares não existissem, um osso se chocaria contra outro. A água constitui 70% do conteúdo das cartilagens — do que sobra, 90% são formados por uma rede elástica de colágeno e agregados de moléculas grandes chamadas proteoglicanos. Sob impacto, as cartilagens são comprimidas e expulsam água de seu interior, que é reabsorvida quando as forças compressivas relaxam.

Causas primárias: Em boa parte dos pacientes não há fatores que justifiquem o quadro de osteoartrite. Talvez anormalidades anatômicas sutis, como pequenas irregularidades na superfície articular, levem ao desgaste da cartilagem. O exercício atlético, quando não excessivo nem associado a traumatismos, não predispõe à enfermidade. Ao contrário, a obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes com impacto são fatores de risco. Por outro lado, o condicionamento através de exercícios aeróbicos pode reduzir os sintomas.

Causas secundárias: As osteoartrites secundárias podem se instalar como consequência de traumas, doenças reumatológicas inflamatórias, necrose óssea, injeções intra-articulares repetidas de cortisona, doenças congênitas do esqueleto, doenças metabólicas e endócrinas, enfermidades em que há comprometimento de nervos periféricos e outras.

16/04/2022

Você sabe o que é fibromialgia?

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.

Na reumatologia, são comumente usados critérios diagnósticos para se definir se o paciente tem uma doença reumática ou outra. Isto é importante especialmente quando se faz uma pesquisa, para se garantir que todos os pacientes apresentem o mesmo diagnóstico. Muitas vezes, entretanto, estes critérios são utilizados também na prática médica.

Os critérios de diagnóstico da fibromialgia são:
a) dor por mais de três meses em todo o corpo e

b) presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).

Deve-se salientar que muitas vezes, mesmo que os pacientes não apresentem todos os pontos, o diagnóstico de FM é feito e o tratamento iniciado.

16/04/2022

Um pouco sobre as dores nas articulações:

Dores que parecem vir das articulações podem, em alguns casos, ter sua origem em estruturas fora das articulações, como ligamentos, tendões ou músculos (consulte Introdução à biologia do sistema musculoesquelético). Como exemplos desses quadros clínicos temos a bursite e a tendinite.

A dor articular real (artralgia) pode ou não estar acompanhada de inflamação da articulação (artrite). O sintoma mais comum de inflamação da articulação é a dor. As articulações inflamadas também podem ficar quentes e inchadas e, menos frequentemente, a pele pode ficar avermelhada. A artrite pode envolver apenas articulações dos membros ou também articulações da parte central do esqueleto, como as da coluna vertebral ou pelve. A dor pode ocorrer apenas quando a articulação é movimentada ou pode estar presente em repouso. Outros sintomas, como erupção cutânea, febre, dor ocular ou aftas, podem estar presentes dependendo da causa da dor articular.

Doenças diferentes tendem a afetar articulações diferentes. Por isso, os médicos consideram causas diferentes de dor quando a dor afeta apenas uma articulação (consulte Dor articular: uma articulação) e quando afeta mais de uma. Quando múltiplas articulações estão envolvidas, alguns distúrbios são mais propensos do que outros a afetarem a mesma articulação em ambos os lados do corpo (por exemplo, ambos os joelhos ou ambas as mãos). Esse quadro clínico é denominado artrite simétrica. Além disso, em alguns quadros clínicos, a crise de artrite permanece nas mesmas articulações durante toda sua duração. Em outros quadros clínicos, a artrite passa de uma articulação para outra (artrite migratória)

Website