Alimentos saudaveis

Alimentos saudaveis

nossa pagina ajuda a conhecer nosvos tipos de alimentos

18/03/2023

O limão sempre esteve presente na mesa dos brasileiros, como tempero, suco ou mesmo usado no preparo de bolos e doces, entre outros usos. Por ser rico em vitaminas C e B1, minerais (cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio) e flavonoides (hesperidina e limoneno), ele melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim (LDL), ajuda na formação de colágeno e na absorção do ferro não-heme (ferro proveniente das verduras verdes-escuras e feijão), além de ter ação antibactericida.

Mais recentemente, muitas pessoas começaram a relatar benefícios no consumo de suco de limão em jejum. Porém, Fernanda Taveira, nutricionista da PROTESTE, destaca que apesar dos vários benefícios proporcionados pela fruta, não há evidência de que o uso desta forma possa trazer algum resultado extra, como o emagrecimento. “O limão contém um tipo de fibra chamada de pectina, que auxilia na saciedade. No entanto, a água com limão é basicamente o suco da fruta diluído em água, deixando apenas pouca quantidade da pectina”, esclarece a especialista.

Independentemente do tipo, o suco de limão é baixo em fibras e em calorias. “Neste sentido, a água por si só gera saciedade, mas a inclusão do limão é uma ótima alternativa para quem quer evitar o consumo de refrigerantes e aí, sim, reduzir o peso corporal. A fruta não tem quase nenhuma gordura e muito pouco carboidrato em sua composição”, afirma Fernanda.

17/03/2023

A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais pode trazer diversos benefícios para a saúde, como maior energia, melhora no funcionamento do sistema imune, prevenção de doenças, melhora do rendimento no trabalho e da concentração.

Para obter maiores benefícios, além da alimentação também é importante praticar regularmente atividade física, pois o exercício contribui para o ganho de massa muscular e perda de gordura, além de aumentar a disposição.

16/03/2023

Minerais: o equilíbrio das funções vitais
Nutrientes - Alimentos com Minerais

Sais minerais são substâncias inorgânicas, que também não podem ser produzidas pelo organismo de um ser vivo, mas que desempenham funções vitais para nós, ou seja, a presença delas favorece o equilíbrio e a manutenção de funções corporais básicas (processos metabólicos, condução de impulsos nervosos, contração dos músculos, etc.).

Sua principal origem é o solo e são introduzidos em nosso organismo a partir da alimentação, principalmente pela ingestão de vegetais (verduras e legumes), que captam os sais minerais do solo por meio de suas raízes, ou indiretamente, a partir de fontes animais, que se alimentam de vegetais.

Os sais minerais também estão presentes na água, porém variam em quantidades, dependendo da origem geográfica das fontes.

Os principais sais minerais que fazem parte do metabolismo, participando das reações químicas que ocorrem no organismo, são fornecidos ao organismo por meio de uma alimentação saudável.

São eles: cálcio, cloro, cobre, cromo, flúor, iodo, ferro, magnésio, manganês, molibdênio, fósforo, potássio, selênio, sódio e zinco.

Para entendermos melhor, podemos citar como exemplo o cálcio, que não só participa da formação de tecidos como ossos e dentes, mas também age na coagulação do sangue e na contração muscular. Sua falta pode dar origem a deformações ósseas quando na fase de crescimento, enfraquecimento dos ossos e dos dentes, ou, em pessoas de idades mais avançadas, levar à osteoporose.

Os minerais são encontrados em alimentos de origem animal, como no leite e seus derivados ou em sardinhas, também está presente em vegetais, como brócolis, couve, agrião e mostarda, além de feijões, nozes e gergelim; não se pode também deixar de mencionar o leite de soja e o tofu.

Outro exemplo é o ferro, indispensável para a formação do sangue, que age transportando o oxigênio para todo o organismo. Sua ausência provoca a anemia ferropriva. Está presente em hortaliças verde-escuras, fígado, carne vermelha, feijões, etc.

16/03/2023

benefícios da alimentação saudável e como fazer
Mais energia
A alimentação saudável fornece todos os nutrientes para o bom funcionamento do corpo, além de garantir energia e disposição suficiente para realizar as atividades do dia e para a prática de atividade física. Além disso, a alimentação saudável ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo.

15/03/2023

8 alimentos que causam barriga
Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. ...
Açúcar. ...
Bebidas alcoólicas. ...
Refrigerante. ...
Feijão. ...
Repolho e couve-flor. ...
Laticínios. ...
Biscoitos.

15/03/2023

Lipídios: os nutrientes energéticos
Nutrientes - Alimentos com Lipídeos - Gorduras

“Lipídios” é a denominação científica das gorduras, dos óleos e de outros produtos de propriedades similares. Atuam no organismo como reservas de energia.

Dependendo dos grupos aos quais pertencem, os lipídios possuem diversas funções. Uma das mais importantes é a formação de hormônios e a constituição de membranas celulares.

Além disso, são importantes para a transmissão de impulsos nervosos e fundamentais no sistema imunológico e na preservação do calor corpóreo, por meio da camada subcutânea de gordura, pois agem como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos.

Também auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), proporcionam isolamento elétrico e mecânico para a proteção das células e dos órgãos, e geram saciedade ao organismo.

Os alimentos ricos em gorduras (lipídios) são: óleos, manteigas, azeites, castanhas, nozes.

14/03/2023

Proteínas: os alimentos construtores
Nutrientes - Alimentos com proteínas

Compostos bioquímicos que contêm nitrogênio em sua molécula e que contribuem para a estrutura do organismo, as proteínas estão intimamente relacionadas com a composição dos tecidos do organismo como, também, estão presentes na composição de enzimas e hormônios. São indispensáveis tanto para o crescimento como, na forma de anticorpos, para a defesa do organismo.

A digestão das proteínas resulta em aminoácidos, que têm importância na síntese de vitaminas e de transmissores cerebrais, como a serotonina. Podemos compará-las aos “tijolos” que compõem o organismo, enquanto os carboidratos são os “pedreiros” que vão colocar os tijolos em ordem e ajudar a sustentá-los.

As proteínas constituem a maior parte dos tecidos animais, junto com a água, e estão presentes também nas plantas, especialmente nas sementes.

Assim, os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal (carne vermelha, aves e peixes). Entre as leguminosas que apresentam teores significativos de proteínas estão os feijões, a soja, lentilha, ervilha, nozes e amêndoas.

13/03/2023

O que são os nutrientes?
São todas as substâncias encontradas nos alimentos, que são úteis para o metabolismo orgânico e indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais dos organismos vivos, e consequentemente, para a boa manutenção da saúde. Dividem-se em macronutrientes, aqueles presentes em grande quantidade nos alimentos, como é o caso de carboidratos, proteínas e lipídios (ou gorduras); ou micronutrientes, aqueles que se apresentam em quantidades pequenas, como minerais e vitaminas.

11/03/2023

boas vindas ao nosso grupo

Videos (show all)

Website