Monique Diniz

Monique Diniz

Confeiteira desvendando o mundo dos doces.

25/08/2021

Ela plantou amor e agora colhe amor dos filhos, netos e bisnetos. Te amo, voinha ❤

Photos from Monique Diniz's post 24/08/2021

Family ❤

Photos from Monique Diniz's post 05/03/2021

Vamos falar sobre a MANTEIGA NA CONFEITARIA

Você já ficou se perguntando por que tem que usar manteiga gelada, em temperatura ambiente ou derretida em uma determinada receita? Eu já fiquei!

A temperatura é um fator chave pois determina como a manteiga se comporta em uma receita e como ela se mistura com outros ingredientes.

Vamos começar falando da mais usada nas receitas, a manteiga em teperatura ambiente. Primeiro, como aqui no Nordeste é muito quente, não estamos nos referindo a NOSSA temperatura ambiente 😜 Ela ainda deve estar fria, mas maleável. Deve ser capaz de manter sua forma e ainda firme o suficiente para que, se você pressionar o dedo nele, a impressão fique limpa. Quando essa manteiga e o açucar são misturados, o ar é incorporado uniformimente na base da massa, criando leveza, suavidade e maciez. Ela é muito usada em bolos e biscoitos macios. A manteiga derretida perde sua capacidade de formar creme e reter o ar quando batida.

A manteiga gelada é ideal para produtos assados que devem ser crocantes e com textura escamosa, como as massas de tortas, biscoitos e massa folhada. A manteiga que sai direto da geladeira não é totalmente incorporado a massa, em vez disso, ele é quebrado em pequenos pedaços na massa. Para obter melhores resultados manuseie a massa o mínimo possível e, se começar a esquentar, leve-a para a geladeira. Quando essa manteiga está no forno, a água presente nela ev***ra e esse v***r se expande entre as camadas da massa, resultando em um produto final escamoso.

Como a manteiga derretida já liberou parte do seu conteúdo de água, ela torna o produto final macio e denso, sendo muito usado em brownies. A manteiga derretida fornece umidade e sabor, mas não contribui para a estrutura, sendo também usada em receitas que requerem o método muffin no qual os ingredientes secos são misturados aos ingredientes líquidos, como pães rápidos, panquecas e muffins.

Agora ficou tudo mais claro, né? Pois é, pra mim também ☺️
Marca aqui quem também tinha essa dúvida

Website