Deixa-me dizer-te

Deixa-me dizer-te

Eu sou Coach especializada no acompanhamento pessoal. Estou disponível para uma conversa inicial pa

27/02/2024

Já tenho 300 seguidores! Agradeço imenso o vosso apoio. Não teria chegado aqui sem a ajuda de cada um de vocês. 🙏🤗🎉

23/12/2023

Nesta quadra onde se exalta o AMOR a união da família e Bla Bla Bla, deixo-vos uma reflexão sobre : AMAR POR CAUSA DE (muito fácil de amar por causa de) e AMAR APESAR DE (mais difícil de o fazer) reflitam e encontrem o endereço mais difícil de encontrar no mundo o LUGAR DO OUTRO. Boas festas a todos.

15/03/2022

Ela ama ele. Ele ama ela. Mesmo assim, não conseguem ficar juntos. Difícil de entender. Mais difícil ainda de aceitar. Ela quer tudo. Ele se satisfaz com quase nada.

Quando ele olha, ela disfarça. Quando ela olha, ele aceita. Ela tenta dizer algo que o convença, mas desiste. Ele pensa em algumas palavras que deveriam ser ditas, mas não persiste.

Ela acha que ele não sente. Ele se pergunta se ela ainda pensa. Nenhum se atreve a dizer.

Até que, certo dia, eles dizem. Ele confessa que ainda sente. Ela revela que sempre pensa. E, então, eles se dão conta de que amam, mas não conseguem ficar juntos.

Ele argumenta com tempo. Ela rebate com sentimento. Ele consegue viver com ela ao lado. Ela não consegue ignorar o passado.

Ele é capaz de dizer não quando seus olhos dizem sim. Ela não é capaz de negar um sentimento que parece não ter fim.

Os dias passam. Ele ocupa sua cabeça. Ela tenta ocupar seu coração. Eles se reencontram todos os dias em pensamento, mas limitam a presença a curtos espaços de tempo.

Ele afirma que é só não pensar, que tudo vai passar. Ela não consegue acreditar. E os dias vão passando, mas o sentimento eles vão guardando. Nenhum dos dois joga fora. Nenhum dos dois realmente vai embora.

Quem sabe, em algum momento, vão deixar de se esbarrar para finalmente se reencontrar. Algumas pessoas simplesmente se gostam e não conseguem ficar juntas. Estranho assim.
Texto

22/08/2021

Tantas vezes me questionei e frustrei por não ter vivido o grande amor da minha vida. Sim, o grande amor da minha vida não foi o amor para a vida! E hoje fico na dúvida se o que sinto é amor, paixão ou negação e se é pela pessoa em si ou se é pelo o que não foi dito, mostrado e vivido. Será que se tivéssemos vivido em pleno o que tinhamos, partilhando o nosso dia a dia ainda estaríamos juntos? Será que o encantamento existe ainda por isso mesmo, por ter sido efémero e não ter deixado de ser imprevisível e ter ficado tanto por descobrir? Pois é, só terei essas respostas quando me permitir e a outra pessoa estiver disposta a ter uma boa e franca conversa. Não perdi a esperança que isso um dia aconteça.

Já dizia Antoine de Saint-Exupéry in o Príncipezinho Tu te tornas responsável por aqueles que cativas.

12/07/2021

Quem se identifica?

-Hey, liga
- Não, não devo...mas quero. Que ódio! Não devo!
- Não deves, mas podes, pff!!!
- Pára! Não vou ligar. Talvez...uma mensagem, mais uma que vai ser ignorada... não...mas sim...vou escrever
- Escreve, insiste, se não lê incomoda-te?
- Mais que incomodar desola-me, fico triste, depressiva
- Como assim!? Depois de tantos anos ainda te afeta assim tanto?
- Oh se pudesses sentir o que eu sinto entendias...procuro respostas desde sempre e nunca as tive, uma vida vivida em suposições, dúvidas e não me consigo libertar. É como se tivesse duas vidas em paralelo. A real e a que queria ter. Procuro em todos e tudo tal como o náufrago procura uma tábua para manter a cabeça de fora de água e já me começam a faltar as forças e mesmo assim não aceito que não me queira como eu o quero, que não me ame como o amo, dói sequer imaginar que estive sozinha neste sentir.
- Nem sei o que te diga. O que eu posso fazer?
- Nada, eu sei que eu não sou nada nem signifiquei nada na vida dele. Mas custa admitir, dói na alma. Não há um único dia que não pense nele, agarro-me às memórias e sofro. E penso que assim será até ao fim dos meus dias.
- Será que algum dia vou encontrar resposta para tantos "ses"? E vou ter paz!?
- Eu ainda acho que devias ligar...
- lol... és engraçada, louca ou tens espírito kamikaze! Ligar para quê!? Se está óbvio que dali só vou receber dor e sofrimento, deixa-me estar como estou.

04/07/2021

"quem se permite amar e ser amado"

01/07/2021

E é isto! A roda gigante da vida. O segredo é divertirmo-nos enquanto ela gira, saber tirar proveito dos bons momentos e aprender com os menos bons, com quem está ao nosso lado em cada volta.

25/05/2021

"De poeta e louco todos temos um pouco". Não dá para sermos sensatos o tempo todo! Manter os níveis de racionalidade e maturidade, temos de ter em algum lugar aqui dentro loucura e poesia, para romantizar as rotinas que nos são impostas. Não há ninguém bem resolvido de bem com as suas emoções sem angústias. Assumir que algo ou alguém nos causa desconforto e enfrentar o furacão de frente é libertador, embora doloroso, é o primeiro passo para alcançar a paz de espírito.

Hellen

22/03/2021

Quantas vezes se ama na vida? Muitas. Começamos por amar os nossos pais, os nossos irmãos, os nossos avós, tios, primos e por aí vai. Depois vêm as paixões e as amizades outra forma de amar. Mas antes de amarmos todas estas pessoas, o amor começa por nós próprios.

Eu aprendi essa regra tarde, depois de me apaixonar e de essa paixão me ter desafiado quase até á loucura. Era uma menina mulher que descobriu da pior forma que o amor também fere, tropecei na imaturidade emocional da idade e o que julgava ser, a reciprocidade de sentimentos, nunca existiu.

Hoje sou mãe de uma menina, e o meu pior tormento é que aconteça com ela o que aconteceu comigo. Por isso estudei, leio muito, e me especializei em relacionamentos para que o destino não me apanhe desprevenida e possa dotar a minha menina de auto-estima, confiança e muito, muito amor próprio.

Mas estendo todo o meu conhecimento, com toda a minha humildade a quem precise.

Bisous

08/03/2021

Frida Kahlo, mulher, artista e de um espírito livre certa vez disse a Diego seu marido:
“Não estou a pedir para você me beijar, nem que me desculpe quando acho que você está errado. Nem mesmo vou pedir que você me abrace quando eu mais precisar. Não peço que me diga como sou bonita, mesmo que seja mentira, nem me escreva nada de bonito. Nem vou pedir que me ligue para me contar como foi o seu dia, nem que me diga que sente a minha falta. Não peço que me agradeça por tudo que faço por você, nem que se importe comigo quando a minha alma estiver deprimida e, claro, não vou pedir que você me apoie nas minhas decisões. Não vou nem mesmo pedir que você me ouça quando tenho mil histórias para te contar. Não vou te pedir para fazer nada, nem mesmo para estar ao meu lado para sempre.
Porque se eu tiver que te pedir, não quero mais."

Frida Kahlo

06/03/2021

Devíamos ser só racionais, sem sentir, sentir seja o que for é um tormento. Há dias que me vejo no olho do furacão emocional e a luta para sair é dantesca, recorro a todas as ferramentas disponíveis - ela é meditação, yoga, etc. E ainda assim, é doloroso. P***a! Era tão mais fácil haver um botão ou uma pílula milagrosa que nós fizesse ser como os peixes, fazer reset de memórias que nos machucam ,ontem, hoje e sempre. Alguém tem uma mezinha milagrosa!? Hoje todos os meus fantasmas resolveram fazer um social básico por cá 🙆

03/03/2021

Estamos a viver num tempo atípico, onde os velhos hábitos tiveram que dar lugar a novos hábitos tão rápido que a nossa mente não teve tempo de entender. E esta mudança tão brusca afetou todo o nosso sistema emocional e foi mais uma "peça" no puzzle que baralhou a construção ou a percepção do que nos rodeia. É preciso procurar ferramentas para lidar com esta nova realidade e assim cuidar da nossa saúde mental.

É neste propósito que estou aqui para ajudar quem precise de orientação e amparo nestes tempos difíceis. Enviem MP ou e-mail caso precisem de ajuda.

Bisous

24/02/2021
26/12/2020

É preciso coragem!
Sentimentos por vezes se tornam "amarras" que nos empurram para o lado "escuro" turvam-nos a visão e entorpecem os nossos movimentos, deixando-nos "inertes" e doentes.

Às vezes é preciso coragem...e é tão libertador apesar da dor...

14/12/2020

Adoptem esta forma de estar perante a indiferença de alguém, para o bem estar mental, para preservar a dignidade e não perder o amor próprio sem se preocupar com os motivos que levaram a tal indiferença, porque se tu não serves, esse alguém também não serve para ti!

Você merece mais do que ser o tanto faz de alguém! 01/12/2020

Lembram-se do custo/benefício numa relação? Este texto dá uma perspectiva clara de quando devemos desistir para nosso próprio bem. Devemos estar na euforia do SIM e com coragem no Não. "Não sejas o tanto faz de alguém"!

Você merece mais do que ser o tanto faz de alguém! Você merece mais! Merece mais que viver esperando mensagens que não vêm! Merece mais que se convencer de que o que você procura não existe! Merece mais Você merece mais! Merece mais que viver esperando mensagens que não vêm! Merece mais que se convencer de que o que você procura não existe...

Ansiedade e depressão: os sinais de que deve estar alerta 01/12/2020

É uma realidade, não acontece só aos outros, estejam atentos e não tenham vergonha de pedir ajuda.

Ansiedade e depressão: os sinais de que deve estar alerta Vida Saudável

28/11/2020

Segue o que sentes e procura ajuda, não importa como as pessoas te vêem. Quem te ama vai te sentir para além de te ver.

Ghosting, a arte do não compromisso (ou as regras modernas para brincar ao amor) 25/11/2020

Recomendo leitura atenta, especialmente no dia de hoje. Isto é uma forma de violência.

Ghosting, a arte do não compromisso (ou as regras modernas para brincar ao amor)

24/11/2020

Estou tão cansada...quero acreditar, em ti, em mim, em nós, no ser humano!(se é que alguma vez existiu nós!). Com a idade há uma coisa que aprendemos a valorizar as ações, os gestos, as atitudes! Essas sim dizem-nos quem e como são as pessoas com que nos relacionamos, palavras valem o que valem, qualquer um de nós pode dizer o que queremos ouvir, agora agir?, tomar uma atitude? só mesmo quando queremos e amamos com cuidado, preocupação, desejo, admiração ou melhor as ações involuntárias e genuínas não fazem fretes nem são politicamente corretas.

E quis o universo ou Deus ou o Karma que sem querer um dia os nossos caminhos se cruzassem -- ainda estou para saber pq me pregou essa partida -- e apaixonei-me e enlouqueci, e a partir dai tem sido uma luta constante com esta coisa que é maior que eu e que às vezes tem vontade própria e eu tenho que controlar pois é capaz de atos insanos e catastróficos acredita!. Porquê? Pergunto muitas vezes, não sei! Mereço? Talvez...dizem que nada é por acaso, concordo! Para o bem e para o mal, o sábio é tomarmos consciência das circunstâncias e AGIRMOS de acordo com o que queremos para nós, que nos faz sentir bem o tal de "livre arbitrium".

Romper com a nossa (MINHA) fantasia, é doloroso (doi na carne) eu não sei se é o certo, estou consumida pela angústia, frustração, mágoa, revolta...vergonha (sinto muita vergonha sabes?) e mais uma data de sentimentos que eu não sei descrever.

Estou entre o amaldiçoar e abençoar o dia em que te conheci (tal é a confusão nesta cabeça e coração), desde sempre me perguntei a mim, a amigos, familiares e até médicos -- e um deles disse-me " a menina quando gosta ou quer é extremamente possessiva e protetora e pessoas assim esperam que os outros sejam iguais, e por isso sofrem e a menina vai sofrer sempre mais que as outras pessoas, tem que se defender e aprender a lidar com isso" -- o que era isto, como eu posso estar tão presa a alguém que mal conheço?! Sim essa é a verdade eu não te conheço, o Homem que é descrito pelos amigos, filhos etc, como uma pessoa maravilhosa, bom pai, bom amigo, eu não conheço meu deus! Assim como tu não me conheces também é um facto, mas não foi por falta de tentar, correr atrás, mendigar etc. Mas o que me deste e mostraste (ao contrário do que me dizes) desde sempre foi um muro intransponível, um distanciamento e por vezes uma frieza atroz de gelar até as artérias! (posso estar a ser injusta) que eu via, afinal os sinais eram e são evidentes mas não queria e nem quero aceitar então arranjava sempre uma justificação para comportamentos e ações (as palavras não contam, tenho que admitir és um mestre com elas!) e contínuo a justificar o injustificável! mas não deixou de doer de entristecer, de me fazer sentir nojo de mim mesma. Nunca quis que fizesses mais do que eu mas o mesmo que eu tinhas obrigação.

Com tudo isto quero dizer, que o que sinto por ti é de verdade, é AMOR mas eu tenho que me amar a mim primeiro e eu perdi o amor próprio só pode, quando me humilho a este ponto. Continuo sem conseguir me envolver com ninguém, estou a ficar com a minha auto estima no chão, não me cuido como cuidava (não tenho vontade) acredito que se não tivesse os meus filhos já não estava neste mundo (perdi a conta das vezes em que procurei a forma mais rápida e eficaz de acabar com a dor) toda a minha vida tenho sofrido bastante sabes? Umas vezes sem saber pq outras sabendo a razão, mas nunca me senti uma pessoa feliz. O que me agarra a vida neste momento são sem dúvida os meus filhotes, eles sim precisam de mim e me amam e eu tenho que respeitar isso e agradecer.

Heelen

24/11/2020

Olá olá, em breve podcast. Quem me segue pode sugerir temas. Não se esqueçam este cantinho é vosso onde podem encontrar respostas para os vossos dilemas.

Boa noite 🙂

24/11/2020

Quando o coração comanda a razão?

É uma cena lixada, e nós como lidamos com isso?

Já ouvi dizer " a razão tem de prevalecer!" Ou "Devemos seguir o coração"

O segredo é encontrar a linha reta do equilíbrio entre razão vs coração e evitar a espiral coração vs razão, porque o coração é ingênuo é puro e sem querer pode ferir.

Existimos e umas vezes somos mais coração e outras mais razão, é inevitável.

Bijus

Em breve podcast 🙂

22/11/2020

Ontem peguntaram-me o seguinte - Acha que vale a pena lutar por uma pessoa que diz que me ama mas não me procura?

Bem, do meu ponto de vista, e é óbvio, que no geral quem ama sempre procura. Mas cada caso é um caso. Há que enquadrar cada caso nas devidas circunstâncias e analisar pelo custo/benefício. Sim nas emoções também há sempre um custo/benefício e é o ponto de partida para avaliarmos se vale a pena e decidir sempre pelo que nos é mais confortável, se vai doer? Vai, doi sempre, mas a vida segue e não para.

Fiquem bem
Bijus

21/11/2020

21/11/2020

Deixo aqui uma sugestão de leitura para estes dias. QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO de Spencer Johnson.

Bijus

21/11/2020

A idéia era postar um tema por dia, mas até um coach tem seus dilemas pessoais. Eu estou lidando com um neste momento que requer toda a minha atenção e foco para ultrapassar com a escolha mais confortável e acertada para mim. Quando a tormenta passar, publicarei(não o dilema) mas o processo para que mais uma vez possa ajudar quem se identifique. Contínuo a receber as vossas questões/dúvidas por MP. Muito obrigada.

"Se eu pudesse te dar alguma coisa nesta vida, te daria minha visão, para que tu pudesses ver o quão especial és para mim."

Frida Khalo

Bijus

20/11/2020

ABANDONO

Significa deixar, largar, rejeitar alguém. Mas também significa desleixar-se, deixar de cuidar de si.

Quem nunca se viu abandonado e se abandonou a si próprio? Quem nunca abandonou por não ter a coragem de ser leal e revelar as verdadeiras razões para deixar alguém? Sem pensar no outro, no bem estar do outro?

Pois é, não é fácil estar no lugar de quem abandona e muito menos no de quem é abandonado.

Como superar o abandono? Não é um processo linear, é uma das piores sensações, sentimo-nos culpados, inseguros, revoltados e sem valor. Daí que o mais certo é abandonarmo-nos também. Há quem se refugie em si mesmo, há quem se esconda numa falsa euforia, há quem adote uma paz podre até cair no fundo. É aqui que precisamos de ajuda, para recuperar o amor próprio.

A culpa? Não é com certeza do abandonado...quem abandona sem se importar com o outro é sim, não o culpado, mas o criminoso emocional.

Bijus

17/11/2020

O Diálogo

Coisa que às vezes incomoda e que nos acobarda, pois teremos que entrar em situações desconfortaveis por vezes. Eu defendo o diálogo até à exaustão, até porque termos uma boca e duas orelhas não é por acaso. Requer coragem por vezes, vontade e é a mais sublime demonstração de respeito pelo próximo a abertura ao diálogo.

Hoje em dia, observo que existe falta de diálogo, as pessoas aprenderam a esconder-se no silêncio por ser mais confortável. Para quem é como eu, o silêncio grita comigo e irrita-me pois considero uma profunda falta de respeito e quem tem esse comportamento é cobarde, egoísta e tantos outros adjetivos que não vou mencionar.

Concluindo, optem pelo diálogo sempre, pois é libertador!

Bijus

16/11/2020

RECIPROCIDADE

Uma palavra que define as relações que duram a vida toda. Toda a relação deve ser uma via de mão dupla, dar e receber nunca mais nem menos na medida em que se dá ou recebe. Quando interagimos com alguém que não perceba isso, estamos perante alguém egoísta, manipulador etc. A pergunta que vos deixo. Devemos cobrar essa reciprocidade?

Bijus

Website

Opening Hours

Monday 09:00 - 17:00
Tuesday 09:00 - 17:00
Wednesday 09:00 - 17:00
Thursday 09:00 - 17:00
Friday 09:00 - 17:00