Gente_ilesa

Gente_ilesa

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Gente_ilesa, Health & Wellness Website, .

Photos from Gente_ilesa's post 19/08/2023

Percepção.
Cada Pessoa é um Processo dinâmico de Percepção, e consequente Ação e Reflexão.

Um processo físico, mental, emocional e espiritual, em permanente reconstrução. Em cada processo, existem...

múltiplas influências,
múltiplos desafios,
múltiplas soluções.

Mas é da percepção singular da razão e da intuição, em cada indivíduo, que resulta o livre arbítrio, o qual vai traçando o caminho ÚNICO de cada um.

Um sábado gentil para todos, com percepções positivas e escolhas auspiciosas! 🙏

Banda sonora: https://youtu.be/sElE_BfQ67s
Filme inspirador: https://www.imdb.com/title/tt1821641/

01/08/2023

As melhores coisas da vida são simples e gratuitas!

À lista dos abraços, beijos, sorrisos e gargalhadas, acrescento...
As magníf**as e singelas PLANTAS MEDICINAIS.

Algumas tão injustamente chamadas de "ervas daninhas", pululam por todo o lado, no chão mais inóspito, no mato mais silvestre, e também com sorte, no nosso quintal ou nas redondezas da nossa casa.

Têm sido valiosíssimas aliadas na manutenção da saúde da minha família e são sempre o meu primeiro recurso, se possível, quando há algum sintoma de mal-estar aqui por casa. Tão simples como usar a infusão de folha de nespereira para a diarreia, o trio salva-camomila-cidreira, também em infusão, para as cólicas menstruais ou a tintura de zimbro para as frieiras! (tantas histórias para contar...)

Claro, para as colher na Natureza é preciso conhecê-las e QUERER conhecê-las! Porque a variedade é tanta que nos podem confundir. Conhecê-las é recuperar a memória das nossas avós, bisavós, trisavós, que talvez mesmo não sabendo ler ou escrever, sabiam exatamente qual era a planta certa para cada maleita.

Mais partilhas farei sobre estas nobres companheiras. ;)

29/07/2023

Relativamente aos padrões alimentares atuais, atrevo-me a afirmar "Cada cabeça, sua sentença. Cada corpo, sua preferência!".

De facto, somos todos estruturalmente parecidos, mas fisiológica e metabolicamente distintos. Daí que hajam pessoas e até crianças que desde cedo adotem preferencialmente uma alimentação vegetariana, enquanto que outros não podem passar sem um bom naco de carne. Alguns não toleram excesso de hidratos, outros preferem cortar nas gorduras, outros ainda fazem restrição proteica! É uma escolha pessoal, que deve assentar no 'sentir', naquilo que nos faz sentir bem.

Só posso dar o meu testemunho enquanto omnívora, durante os primeiros 25 anos da minha vida, e a escolha de me tornar vegetariana há (quase) outros tantos. Para mim, foi ESSENCIAL mudar de padrão alimentar! O meu corpo agradece todos os dias, e mesmo durante as cinco gravidezes que alberguei no meu ventre, sinto que foi a melhor opção, para mim e para os meus filhos. Os estudos científicos sobre o vegetarianismo são cada vez mais, e comprovam que, de um modo geral, há grandes benefícios para a saúde, entre os quais a redução de estados de desequilíbrio tão comuns nos dias de hoje, como a obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares, e até mesmo estados de desenvolvimento oncológico. Mas eu acrescento: mais vitalidade, melhoria das funções metabólicas no geral (em particular, nas mulheres, melhoria do sistema reprodutor feminino e hormonal), maior clareza de raciocínio, menor tendência para a ansiedade e agressividade... Ah-ah!

Portanto, mais Gente_ilesa!! :)

Se optas por ovo-lacto-vegetarianismo, veganismo, crudivorismo, dieta cetogénica, sem glúten, sem lactose, dieta mediterrânica, jejum intermitente, or whatever, a escolha é tua. Em última instância, é o teu corpo que vai ditar a melhor sentença. Por isso, f**a atento aos efeitos imediatos e a curto-médio prazo. Ajustes são recomendáveis no período de transição, pois é possível que surjam sintomas de 'detox' nos primeiros tempos (dores de cabeça, náuseas, mais fome e desejo por certos alimentos, fraqueza, prisão de ventre ou diarreia, etc.), mas lembra-te que estes sintomas são passageiros. Se for a dieta 'certa' para ti, depois vais sentir o benefício das melhorias!

Sobretudo, lê sobre o assunto, fala com amigos que estejam a seguir esse padrão alimentar há já vários anos, e ausculta o teu corpo: como se olhasses para dentro, com os olhos fechados. Desenvolver esta 'visão interna' é uma questão de treino, fundamental para assumirmos o controlo da nossa saúde e não a delegarmos de imediato aos 'especialistas', à mínima dor do dedo mindinho. Saber ouvir o corpo.
https://actaportuguesadenutricao.pt/wp-content/uploads/2019/12/09_Artigo-Revisao.pdf

TEDxAdelaide - Lorimer Moseley - Why Things Hurt 25/07/2023

Porque sentimos dor física?
O neurocientista australiano Lorimer Moseley, que tem dedicado toda a sua carreira ao estudo da dor, dá-nos algumas pistas nesta apresentação bem humorada.
Os ensaios clínicos mostram que a nossa perceção emocional e contextual da significância do acontecimento que origina a dor influencia a intensidade com que a sentimos.
Perceber o mecanismo que desencadeou determinada dor (qual o propósito, por vezes exagerado, do nosso cérebro ao ativá-la) e entender do que nos está a tentar proteger, pode levar à sua drástica redução ou até mesmo à extinção. Portanto, "conversar" com as nossas dores pode ser uma boa estratégia!

(o vídeo tem legendas em português, basta ativá-las nas definições)

TEDxAdelaide - Lorimer Moseley - Why Things Hurt Why do we hurt?Do we actually experience pain, or is it merely illusion?In this video, Lorimer Moseley explores these questions, and position the pain that w...

Gentileza gera gente ilesa ❤️ 25/07/2023

Sejam bem-vindos ao sítio da Gente_ilesa :)

Gentileza gera gente ilesa ❤️ NOSSOS CANAIS➜ Instagram: https://www.instagram.com/casadeconcessaoficial/➜ TikTok: https://www.tiktok.com/➜ Loja on-line: https://www.alojaca...

Website