Coletivo Ancestral

Coletivo Ancestral

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Coletivo Ancestral, Shopping & retail, .

Grupo de empreendedores de religiões afro brasileiras que se uniram em prol de um Coletivo para oferecer apoio e suporte para outros empreendedores e também para divulgarmos nossas marcas para o público em geral.

26/02/2020

E esses são os membros fundadores do Coletivo Ancestral:
OPÔ YALOJÁ -
OTÁ-OMI -
AKUERAN ATELIER - .atelier
ENTRE CORDAS - .cordas
LIVRARIA ALÁFIA -
SILOYÁ ATELIÊ -
ODO LONI -
Nós somos as sementes desse Baobá. Apresentamos à todos o início de um trabalho que vem sendo estruturado, reformulado e idealizado há algum tempo.
Nossas histórias com nossos empreendimentos e nossa fé nos uniram em um objetivo comum que é o Coletivo Ancestral.
Somos empreendedores, unidos, com público em comum (povo de axé) e auxiliados pelas oportunidades que a força coletiva nos proporciona.
Levaremos nosso trabalho e nosso axé onde sozinhos seria difícil ou impossível.
Somos UBUNTU, onde a força de um membro é a de todos.
Awa dúpẹ́! Nós agradecemos à Èṣù por abrir os caminhos! À Olọjà por abençoar nossos empreendimentos! E à todo Sagrado por tudo que realizaremos em nome da nossa fé, dos nossos ancestrais!
E o Coletivo Ancestral é NOSSO! De todos que possuem um trabalho cheio de amor, fé e ancestralidade, de quem quer apoiar e agregar à esses trabalhos e à quem deseja consumir esses produtos e serviços feitos com axé para quem é de axé!
Vamos em frente. É só o começo! Que venham "muitos galhos", "folhas" e vida desse nosso Baobá!
Vida longa, próspera e fértil ao Coletivo Ancestral!
Texto:

26/02/2020

Membro Fundador: Odo Loni

"Mo túmbá, meu nome é Vitor e sou criador da Odo Loni, que nasceu em 2012. Nosso ateliê traz até a você o amor pela ancestralidade na forma de roupas e acessórios ritualísticos (roupas de ração, roupas de Xirê, roupas completas de Orixás e entidades, paramentas, fios de contas e tudo mais que envolva nosso culto Afro), lembrando que em nossas raízes, mesmo simples e de pés no chão, descendemos de grandes rainhas e reis. Nada melhor do que ofertar aos que nos guiam e nos protejem o que lhes é digno. Em nosso Ateliê damos prioridade ao que possa ser mais belo e adequado aos nossos Orisás. Compartilhe de nosso amor na pagina "

25/02/2020

Membro Fundador:
"Olá, me chamo Sabrina Francisco e sou a criadora da Siloyá Ateliê!
A Siloyá Ateliê nasceu em 2015, diante da necessidade de mostrar o que há de mais belo dentro do axé.
Com o foco principal nos acessórios confeccionados com contas, búzios, pedras e palhas, as peças ganham forma manualmente, assim cada uma tem seu toque exclusivo e único, pois o processo de confecção das peças é todo artesanal.
Axé é força, poder ancestral e são esses sentimentos que procuro colocar em cada modelo produzido por mim.
Muito axé para todos e vida longa à Siloyá Ateliê!"

25/02/2020

Membro Fundador:

https://www.facebook.com/livrariaalafia
"A iniciativa da Livraria Aláfia surgiu do desejo de duas almas apaixonadas por livros e pela disseminação do conhecimento.
A Livraria Aláfia tem como principal missão disseminar o conhecimento das múltiplas matrizes que formam nossas principais religiões tradicionais. Buscamos instigar a procura das origens, das práticas e dos rituais presentes em tais religiões, descortinando universo rico de manifestações plurais de nossas identidades como brasileiros. Além disso, procuramos diversificar nossos produtos a fim de oferecer uma experiência profunda de autoconhecimento. Aproveite a leitura para se descobrir!

CONTE CONOSCO!"

25/02/2020

Membro Fundador: .cordas.

"Sou Nyara Ricciardi, empreendedora do Entre Cordas.
O nome Entre Cordas surgiu através do significado do nó da amizade, muito utilizado no escotismo.
Quando quer demonstrar que aquela amizade é forte, especial e única; o escoteiro faz esse nó no lenço de seu amigo.
O nó da amizade, quando feito, jamais será desfeito.
Assim como a ligação com a entidade que nos protege.
Não existe nó da amizade mais forte que esse!
Em homenagem a essas entidades de religiões de matriz africanas, como Umbanda e Candomblé, que confeccionamos nossos acessórios com muito carinho em cada detalhe.
Utilizamos, na produção de nossas peças, todo o tipo de cordas, linhas e aviamentos combinados com adereços em metais, pedras, miçangas, cristais, favas, búzios, entre outros...
Nossas cordas entrelaçam amor, boas energias e bem querer.
Entre Cordas traz coisas boas para você em cada laço e em cada nó, para que sua vida seja mais bonita e feliz!
Nosso intuito é distribuir beleza e boas energias, além de propagar o orgulho e o respeito pelas entidades de religiões de matriz africanas.
Nossas peças são totalmente artesanais, portanto, jamais existirá uma peça exatamente igual a outra, a sua sempre será única, assim como você!
Além das peças expostas em nossa página, também confeccionamos itens personalizados.
Após a confecção da peça, enviamos uma foto para aprovação.
Isso porque, respeitamos a individualidade de cada ser humano.
Não existe maior beleza que as diferenças, que tornam cada ser único e especial.
Desta forma, Entre Cordas nasceu para valorizar cada ser único, distribuir amor, boas energias e beleza, além de enaltecer nossa ligação com as entidades que nos protege, propagando nosso orgulho e gratidão de ter a honra dessa proteção.

Muito àṣẹ para todos nós!"

25/02/2020

Membro Fundador: .atelier
"Olá, meu nome é Beatriz e eu sou a criadora do Akueran Atelier. Ele nasceu quase sem querer no final de 2018.
Sempre fiz minhas próprias roupas de santo e todo mundo as elogiavam e questionavam se eu fazia pra vender e eu sempre dizia que não. Nesse meio tempo o destino tinha planos para minha vida que eu mesma desconhecia. Fiquei desempregada e em um momento de muita reflexão uma luzinha acendeu dentro de mim e mostrou que eu poderia fazer as peças que eu produzia, para uso próprio, para outras pessoas.
Em menos de 1 ano o Atelier cresceu de uma maneira rápida e inesperada. Comecei a criar peças personalizadas e é muito gratificante ver as pessoas se interessando pelo que a gente faz, gostando, entrando em contato para um feedback depois da compra. O Akueran Atelier foi a melhor coisa que eu poderia ter feito e agora não abro mais mão dele. É muito bom poder andar na rua usando as coisas da nossa cultura sem ter medo de parecer ofensivo e nosso maior objetivo é mostrar para as pessoas que a gente pode levar nossa cultura muito além, expandir nossos horizontes e não ter vergonha de vestir-se de sua fé."

25/02/2020

Membro Fundador:
"A Otá-Omi é um ateliê de cerâmica/design criado por mim, Rodrigo Caetano, que nasceu do meu desejo em unir o design e o fazer manual com a crença nos orixás, a cultura e religiosidade afro-brasileira e tudo que as envolve. Meu maior propósito, e objetivo com o ateliê, é difundir cada vez mais toda essa cultura e religiosidade afro-brasileira e reverenciar a nossa ancestralidade por meio das peças desenvolvidas.

Minha matéria-prima principal é a argila, material natural que tem como elemento principal de composição a terra, terra essa que é o nosso solo sagrado, terra onde nós pisamos assim como todos que nos antecederam também pisaram. E é essa argila moldada, trabalhada manualmente, que após os processos de queima em alta temperatura se transformam em peças de cerâmica.

No ateliê desenvolvo diversas peças como patuás, figas, vasos, máscaras e entre outras peças decorativas, e todas são desenvolvidas em um processo exclusivamente artesanal e manual."

25/02/2020

Membro Fundador: .

"Sou Giselle Alves, empreendedora na Opô Yalojá Acessórios. Opô Yalojá é uma expressão em Yorùbá (idioma falado em parte da África, especialmente na Nigéria), que significa 'Sustentado por Ìyá Lọjà'. O nome foi escolhido em homenagem à Ìyá Lọjà ou Yalojá que é a divindade protetora dos mercados e comércios e que em algumas raízes das religiões afro-brasileiras essa divindade foi inserida ao culto de Yemanjá. Então que a força da Rainha dos Mares esteja sempre nos sustentando! Odô Iyá!
A Opô Yalojá foi criada com intuito de trazer ainda mais beleza, orgulho e identidade aos adeptos das religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé, com acessórios que utilizam metais, pedras, missangas, favas, conchas, búzios, entre outros materiais e que tem estilo moderno, porém sempre remetendo à beleza da nossa Ancestralidade Africana! Comercializamos acessórios online e além de oferecermos as peças expostas aqui em nossa loja virtual, personalizamos e criamos ítens exclusivos produzidos manualmente, um a um, de forma artesanal.
Temos orgulho de nossas raízes, de nossos significados, de nossa fé e ancestralidade! Por isso, a Opô Yalojá nasceu: para empoderar e embelezar nosso povo lindo!"

25/02/2020

Além de profissionalizar ainda mais nossos
membros/empreendedores, temos a proposta de levar o Coletivo Ancestral à eventos afro religiosos produzidos por terceiros (como
feiras, festivais, exposições, shows), criar nossos próprios eventos (que é o MERCADO ANCESTRAL – mais informações
em nosso site), fazer parcerias para levar os produtos dos nossos membros para showrooms em lojas do nosso segmento, parcerias online com influenciadores/páginas de conteúdo para o povo de Santo e temos em pauta
também a criação de loja física coletiva.
Abrimos o cadastro para novos membros
mensalmente, sejam eles do RJ ou não pois a idéia é que nosso evento MERCADO ANCESTRAL seja itinerante, levando além dos empreendedores, artistas, grupos de jongo, dança, música, enaltecendo e trazendo entretenimento, cultura e gerando renda ao povo de Axé.

25/02/2020

Como Coletivo promoveremos para nossos membros cursos/palestras que serão desde gerenciamento de negócios até história da
África e formação das religiões de afro brasileiras (esses conteúdos serão transmitidos através dos próprios conhecimentos dos
participantes do Coletivo Ancestral ou trazendo parceiros para falar
sobre o tema escolhido pelos membros). Nosso propósito com isso é estarmos estruturados como empresas e preparados para
atender a demanda de nossa clientela, cada vez mais engajada nas redes sociais e em busca de
eventos que reúnam a comunidade de axé, não só no RJ, como em todo país. Então temos presença online (em todas as redes sociais,
inclusive com site próprio) para divulgação do trabalho dos membros-empreendedores, parceiros e sempre buscando mais parcerias e eventos para
atingirmos novos públicos. Inclusive criando eventos próprios, como o nosso Mercado Ancestral.
O Coletivo Ancestral é feito do povo de Santo para o povo de Santo e para apresentar da maneira mais leve e bonita a cultura que temos
para os que ainda não conhecem os cultos de matriz afro e todo o trabalho em torno dele.

25/02/2020

"Impérios e cidades africanas, em grande parte, foram fundados a partir do mercado. Estamos falando de nações inteiras a serviço da troca e da negociação. Isso é muito poderoso!

Em sua tradição o mercado não responde às ordens do governo, ali dentro as leis são determinadas pelas divindades e pelas mulheres que regem este espaço sagrado.

O mercado é portanto uma esfera espiritual que vende objetos para agrado dos humanos e também para agrado dos deuses.

A circulação de línguas é uma outra característica forte dos mercados africanos. O comunitarismo e a ancestralidade guiam as relações, os modos de circulação do axé e o fortalecimento das inter-relações.

Não há evento importante da vida tradicional africana que não seja celebrado no espaço sagrado do mercado. Estar numa feira é associar-se a uma coletividade de energias que vivem em estreita relação com elementos indispensáveis à sobrevivência humana e à sobrevivência dos deuses."

Texto: Movimento Elegbá Ojà |

25/02/2020

Artesãos, artistas, criativos.
Somos um grupo de empreendedores
de pessoas de Axé que fazem produtos
com a temática afro religiosa para todos,
sejam adeptos de religião de matriz
africana ou não.
Nosso objetivo é levar nossa
ancestralidade em forma dos nossos
trabalhos para o maior número de
pessoas possível (sejam adeptos que já
tenham certo conhecimento do assunto
ou admiradores em busca de mais
informação que terão contato através de
nossos trabalhos).
Como empreendedores já sentimos as contendas de gerir administrativa e financeiramente os próprios negócios, criar o marketing, ter criatividade e
tempo para criar produtos, formar e atender uma clientela, entre tantos
outros desafios. E ser um empreendedor afro religioso é lidar com tudo já citado e mais questões como preconceito religioso, falta de eventos realmente focados na cultura afro religiosa para que possamos expor nossos trabalhos e que nosso público nos encontre. O Coletivo Ancestral nasceu da
identificação dessas necessidades pelos empreendedores e a busca por essas soluções em conjunto. Pois sabemos que juntos conseguiremos abrir mais espaços
e criar melhores oportunidades de negócios para nossos empreendimentos.
Juntos somos sempre mais fortes.

25/02/2020

Escolhemos como nosso símbolo a árvore
Baobá, justamente pela simbologia das
nossas raízes afrodescendentes e nossa
cultura ancestral.
Osè, como é conhecida pelos Yorùbás, é considerada ancestral por poder viver mais de mil anos e guardar em suas raízes memórias de tempos inimagináveis.
"Osè, igi tí ó wúlò púpò" = Baobá, uma árvore que tem muitas utilidades. (BENISTE, José)
Em algumas lendas Yorùbás, o Baobá é considerado o "òpó òrun òun ayé" ou seja "o pilar que sustenta o céu e a terra" e foi através dele que os deuses vieram para criar o mundo.
Os Baobás são tão estimados pelo nosso povo que não podem ser derrubados ou maltratados. Essa grande árvore cheia de significados é Ancestralidade pura que vive entre nós. Ela de tudo sabe e de tudo conhece. Reúne pessoas de vários lugares, aldeias e tribos ao seu redor para contar-lhes suas histórias e mostrar o quanto é sábia e resistente.
Texto:

25/02/2020

E é com muito prazer que apresentamos à vocês o Coletivo Ancestral.
"Nós, um grupo de empreendedores, nos unimos com a intenção de buscarmos um objetivo e acabamos acertando na criação do Coletivo Ancestral. O nosso projeto é focado em pessoas de Axé que fazem produtos com a temática afro religiosa para todos. A Ancestralidade é o nosso ponto em comum. Levantamos e valorizamos nossa religião com carinho e a(fé)to para que o nosso povo se una cada vez mais em prol da existência e resistência do culto. Nosso grande e frondoso Baobá nasceu apenas como uma pequena raiz. Esperamos que ao passar do tempo nossa árvore cresça cada vez mais e gere muitos frutos para a nossa geração e para as próximas que estão por vir.
Mo túmbá, Mukuiu, Kolofé, Mo júbà. Ubuntu, a sua força é a nossa."

26/09/2019

Coletivo Ancestral's cover photo

26/09/2019

Coletivo Ancestral

Opening Hours

Monday 09:00 - 18:00
Tuesday 09:00 - 18:00
Wednesday 09:00 - 18:00
Thursday 09:00 - 18:00
Friday 09:00 - 18:00
Saturday 09:00 - 12:00