Gepe

Gepe

Esta página foi criada para divulgar e compartilhar eventos, ideias e pensamentos sobre psicanálise e educação.

01/06/2024

Amigos do Cinema e Psicanálise, vamos participar deste encontro imperdível sobre Black Mirror com a nossa querida Ana Carolina.
Tema super atual e importante, relacionamento, tecnologia e humanidades!
Será no Colégio Maria e aberto ao público em geral!
Venham conversar conosco!

Photos from Gepe's post 28/03/2024
Photos from Gepe's post 04/02/2024

Ensaio de Patricia Machado Domingues sobre o filme “Encanto” escrito a partir do livro: “Introdução ao filicídio”, de Ignácio Paim Filho e Giovana Borges.
A família Madrigal é liderada pela matriarca Abuela que esconde um segredo familiar. “Bem-vindo à família Madrigal! Aqui a vida é fantástica e mágica!” Ao nascer, cada sujeito recebe um dom e é lançado à posição coadjuvante dos mandatos familiares, preso ao Eu-Ideal do narcisismo primário. Para assumir seu protagonismo, precisa romper esse pacto narcísico, que configura uma “neurose do destino”, pois não há escapatória, assim como Édipo não conseguiu fugir da sua história predestinada. A rigidez da Abuela esconde as fissuras e rachaduras que se abrem na casa: o irrepreensível. Como o oráculo, Bruno visualizava o futuro, mas desconhecia suas origens, tornando-se sua maldição. Ele tentou fugir, mas não conseguiu escapar, vivendo às margens da família, sendo o bode expiatório: “não se fala do Bruno!” A transformação começou ocorrer quando Maribel, a única que não recebeu um dom, percebeu as rachaduras na casa e passou a questionar e investigar sua história familiar. Resgatou Bruno e recebeu as primeiras pistas sobre suas origens. Falar sobre a herança psíquica que lhes foi imposta é o primeiro passo para revelar as marcas do traumático que levaram às rachaduras que desmoronaram a casa. A vulnerabilidade da família Madrigal veio à tona, permitindo Abuela se aproximar de Maribel e reconhecer seu papel fundamental na reconstituição familiar: as pessoas não eram seus dons e não precisavam viver presas ao Eu Ideal familiar, revelando suas fraquezas, marcas do desamparo e da falta e renunciando à fusão e à completude: a conquista do Ideal-de-Eu. A comunidade ajudou na reconstrução da casa, pois a família Madrigal não precisava mais ser mágica, perfeita e dar conta de tudo! “Toda a vila está aqui. Não temos dons, mas somos muitos”. Ao se reconhecer faltante e frágil, a família se abriu para o mundo, ampliando a constituição de cada ser e promovendo o filicídio estrutural e criativo.

30/11/2023

Para os psicólogos interessados na clínica infantil psicanalítica!
Este curso será imperdível!

A Diretoria Científ**a da SBPRP, sob a coordenação da diretora científ**a Luciana Torrano, em parceria com o Instituto da SBPRP, sob a coordenação da diretora Fernanda Passalacqua, juntamente com o NIA, representado por Guiomar Papa de Moraes, promovem o curso:

PSICANÁLISE DE CRIANÇA - ATUALIZAÇÕES EM TEORIA E TÉCNICA,

que ocorrerá a partir de março acontecerá às segundas-feiras as 20 horas

O curso é proposto para a atualização teórica e técnica dos profissionais interessados na Psicanálise com crianças e para a reflexão sobre estas contribuições para a clínica no contexto contemporâneo.

Um curso de longa duração constitui uma oportunidade impar para apresentar a SBPRP e seus membros a um público externo.

A direção do curso está a cargo de Ana Valéria Guelli e conta com a colaboração de Raquel Siminati e Silvana Andrade, membros da comissão científ**a.

Luciana Torrano
Fernanda Passalacqua
Guiomar Papa de Moraes
Ana Valéria Guelli

Photos from Gepe's post 09/09/2023

Na próxima quarta feira, a integrante do Gepe - Carla Cristina Pierre Bellodi, estará junto ao grupo SobreViver na 7a edição do Setembro amarelo em um evento imperdível- o Cine pela Vida.
Iremos conversar sobre o risco do suicídio na adolescência através do filme- Um filho.
O filme traz o encontro de três gerações, um pai com seu filho adolescente, revivendo sua relação com seu próprio pai e seus traumas passados/presentes.
Um triste desencontro com algumas situações traumáticas transgeracionais, onde podemos pensar e nos emocionar com cenas em que nos identif**amos com as dores da adolescência, as dificuldades da maternidade e paternidade e a difícil tarefa de cuidar do desamparo inerente ao humano.
Vamos conversar sobre estes desencontros e também sobre as possibilidades de encontro, na próxima quarta, dia 13 de setembro, às 19:00, na ACIAJA.
Conto com a presença de vocês.

05/08/2023

Amigos do Cinema e Psicanálise de JABOTICABAL!!!
Olha que maravilha, nosso precioso projeto esta de volta.
Contamos com a presença de vcs!
O projeto está em casa nova: Colégio Santo André sob a coordenação da querida Ana Carolina Cavallini.
A gente se encontra no próximo dia 19 de agosto, às 15:00.

O Núcleo de Cinema e Psicanálise de Jaboticabal junto com a Secretaria Regional da SBPRP convidam para a discussão do filme Aftersun. O evento acontecerá no dia 19 de agosto, às 15h, em Jaboticabal.

O filme em discussão “Aftersun”, da diretora escocesa Charlotte Wells, passa em parte em um resort no litoral da Turquia,onde Sophie, com 11 anos, aproveita o raro tempo com seu pai, Calum. Um pai que se esforça para criar uma conexão com a filha, mas, aos poucos, f**a evidente a falta de contato que ele tem consigo próprio. Vinte anos depois, as lembranças de Sophie de suas últimas férias se tornam um importante retrato do relacionamento entre eles.

O filme será discutido por Ana Cláudia Gonçalves Ribeiro de Almeida, psicóloga, psicanalista e membro efetivo da SBPRP.

O Filme não será exibido, devendo ser assistido previamente. Disponível nas plataformas Prime e Mubi.

Faça a sua inscrição no site: www.sbprp.org.br (link na bio)

Photos from Gepe's post 30/07/2023

Neste final de semana realizamos o primeiro encontro do minicurso (on-line) Introdução à teoria e técnica de psicanálise no atendimento de crianças - Melanie Klein. Foram dois dias de intensas trocas de conhecimento e de vivências. Agradecemos às alunas e alunos que participaram com as câmeras e microfones abertos e contribuíram com compartilhando experiências, sentimentos e associações durante as aulas. Desse modo, mesmo à distância, nos sentimos mais próximos! Em breve divulgaremos a data para continuidade dos estudos da obra de Melanie Klein.

Photos from Gepe's post 24/07/2023

Compartilhando nossas atividades no primeiro semestre de 2023.

Photos from Gepe's post 20/07/2023

Minicurso(on-line)-Introdução à teoria e técnica de psicanálise no atendimento de crianças
Módulo 1: Melanie Klein
O minicurso pretende oferecer subsídios a estudantes de psicologia, psicólogos recém-formados e demais profissionais interessados em conhecer e se introduzir na clínica psicanalítica de crianças.

Informações e inscrições: enviar mensagem
whatsapp: (16) 99621-1811
Instagram:
Facebook: GEPE Jaboticabal

Investimento:
40,00 - estudantes
80,00 - profissionais

Photos from Gepe's post 20/07/2023

Minicurso: Introdução à teoria e técnica de psicanálise no atendimento de crianças
Módulo 1: Melanie Klein
O minicurso pretende oferecer subsídios a estudantes de psicologia, psicólogos recém-formados e demais profissionais interessados em conhecer e se introduzir na clínica psicanalítica de crianças.

Informações e inscrições: enviar mensagem
whatsapp: (16) 99621-1811
Instagram:
Facebook: GEPE Jaboticabal

Investimento:
40,00 - estudantes
80,00 - profissionais

Photos from Gepe's post 17/09/2022

Na noite passada tive a emoção de estar dentro do Cine teatro de Jaboticabal, assistindo ao filme Whiplash para conversar sobre o complexo, difícil e doloroso tema do suicídio.

Neste sexto ano de atividades do grupo Sobreviver, tentamos abordar o que dá voz à nossa saúde mental.
Através do filme Whiplash, mergulhamos em emoções profundas e perturbadoras, sonhamos, torcemos, sofremos e comemoramos.

Conversamos e vivemos experiências emocionais, compartilhando o desconforto do não saber e das dores do existir. Nossas falhas, limites e desafinos…
Guimarães Rosa através de sua poesia, dá voz ao que necessitamos como antidoto para a loucura.

O amor, que olha nos olhos, abraça com carinho, acolhe, acompanha, conversa, compreende, compartilha e estimula, tem poder de combater a loucura provocada pela humilhação, abandono e desamparo resultado dos catastróficos desencontros na vida.

Foi uma noite onde vivemos aquilo que nos propusemos a fazer: falar de VIDA e encontro amoroso como prevenção ao extremo do desespero e da desesperança.

Carla Cristina Pierre Bellodi- Integtante do Gepe

Photos from Gepe's post 12/09/2022

Para Winnicott, saúde signif**a maturidade relativa à idade do sujeito. “É saudável ter seis anos aos seis anos de idade e ter dez aos dez” Winnicott (2016). Assim, pensar a saúde mental das crianças e adolescentes é pensar sobre os cuidados básicos de um ambiente facilitador no início da vida e da importância dos adultos nesse desenvolvimento que vai da dependência absoluta, à dependência relativa e chega à independência, nunca absoluta, já que mesmo o adulto maduro que se sente livre e independente, sempre carregará uma certa dependência dos cuidados do ambiente. Saúde é maturidade e para alcançar esse estágio não se pode apressar, nem postergar esse processo, correndo o risco de se perder a espontaneidade. A criança e o adolescente precisam brincar, fantasiar, criar e para isso precisam ser imaturos e contar com os adultos que estarão ali para cuidar e se responsabilizar por eles. São fases de grande vulnerabilidade, mas também de um enorme potencial criativo. A família e a escola poderão atuar com fatores de risco ou fatores de proteção nesse processo e é sobre isso que iremos conversar no próximo dia 14/09. A convite do grupo Sobreviver que faz um importante trabalho de prevenção ao suicídio em Jaboticabal, a psicóloga e membro do GEPE, Patricia Machado Domingues, estará com a Psiquiatra Fernanda Almeida dos Santos e com a pedagoga Luciane Mialichi Scadelai debatendo sobre a saúde mental da criança e do adolescente e o papel da família e da escola.
Referência:
Winnicott, D.W. Tudo começa em casa. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

30/08/2022

Este é um tema muito interessante para a clínica atual.
Vamos conversar sobre clínica, interpretação, trauma e ternura.
Conto com vocês para esta conversa!!!

É com muito prazer que convidamos você para mais um evento do Departamento Científico do IEP.
Este seminário clínico que será apresentado pela Ana Beatriz Di Nardo, membro titular do IEP e do nosso Departamento, comentado pela Carla Bellodi, membro associado da SBPRP, trará subsídios para aprofundarmos nosso entendimento sobre o sofrimento psíquico na contemporaneidade.
Contamos com a sua participação e contribuição para ampliarmos as percepções sobre nosso ofício!!

Faça sua inscrição pelo e-mail [email protected] e garanta sua vaga!

Temos vagas limitadas!

O evento será presencial em nossa sede IEP.

Aguardamos por vocês!

26/08/2022

É com muito prazer que convidamos você para mais um evento do Departamento Científico do IEP.
Este seminário clínico que será apresentado pela Ana Beatriz Di Nardo, membro titular do IEP e do nosso Departamento, comentado pela Carla Bellodi, membro associado da SBPRP, trará subsídios para aprofundarmos nosso entendimento sobre o sofrimento psíquico na contemporaneidade.
Contamos com a sua participação e contribuição para ampliarmos as percepções sobre nosso ofício!!

Faça sua inscrição pelo e-mail [email protected] e garanta sua vaga!

Temos vagas limitadas!

O evento será presencial em nossa sede IEP.

Aguardamos por vocês!

Telephone

Website