Zine Noisé
NoisÉ: Identidade e Resistência. "Noisé" é uma expressão coloquial típica popular para o "Nós somos".
No discurso espontâneo e informal, a expressão "Noisé" tem o significado de “Nós somos”. Sejamos sararás, nêgos ou galegos descobrimo-nos buliçosos, tabacudos, pirangueiros, enxeridos, cagados ou amostrados. Eis a primeira provocação: o retrato da nossa própria identidade com que o projeto "Noisé" nos confronta. Através de métodos webnamitas e ações de rua, o projeto NoisÉ agrupa diferentes lingua
Nesta s*xta-feira (29), às 9h, acontece o seminário “Fortalecendo as Lutas e a resistência Negra em Pernambuco”, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista, com a participação de lideranças negras femininas, entre as quais Beth de Oxum (Ialorixá do terreiro Ilê Axé Oxum Karê). O encontro acontece no mesmo momento em que Beth, mãe, mulher negra, artista e comunicadora nordestina, é injustamente acusada por deputados estaduais da bancada evangélica de incitar o ódio contra pastores fundamentalistas e à elite branca no Festival Lula Livre.
Texto completo, por Lenne Ferreira e Kalor Pacheco, para o Blog Afoitas:
https://afoitas.wordpress.com/2019/11/28/mae-beth-de-oxum-nao-anda-so/
Ilustração: Ganjja Pessoa/Cortesia
CARTA ABERTA DE BETH DE OXUM SOBRE AS RECENTES ACUSAÇÕES DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
No último domingo, no festival Lula Livre Recife, usei do direito da expressão artística para um discurso político. Um discurso crítico à postura daqueles pastores evangélicos fundamentalistas que controlam a mídia e a política do país. Referi-me somente a essas pessoas.
Por causa dessa fala, acusam-me de forma leviana e desonesta de intolerância religiosa. Pastores que se declaram abertamente fundamentalistas, pasmem, estão inquietos e raivosos, dizendo que blasfemei contra todos os adeptos do evangelho. Como poderia eu
Sou uma admiradora do Pastor Henrique Vieira, um líder religioso que respeito e estimo como um sacerdote; do pastor Ariovaldo Ramos, alguém que não prega o racismo religioso e com quem cultivo amizade serena; e também do recém conhecido Pastor Paulo César Pereira, admirável presidente da Aliança de Batistas do Brasil, com quem participei de um encontro inter-religioso na Sinagoga do Recife recentemente, em uma pré-conferência sobre o Clima (COP 25), onde discutimos a importância da união dos líderes religiosos para defender nosso ecossistema para as gerações futuras.
Em momento nenhum disse, digo ou direi que nas igrejas evangélicas só existem pessoas brancas; faço críticas à elite branca, pois só quem vivencia o racismo sabe o privilégio que esse grupo possui. Repudio essa elite classista, branca, de punho machista, que nos exclui da posse de ser quem somos, falar o que queremos, lutar pelo o que é nosso e nunca ter medo de nada. Não tenho vontade de mídias e holofotes e muito menos estou procurando por visibilidade na luta dos outros para ampliar um eleitorado. Mas, diante da manipulação de minhas intenções, não tenho como me calar.
Nós, negros, somos um povo que sofre diariamente com o ódio religioso incitado por radicais fundamentalistas. Essa intolerância com as religiões de matriz africana está na televisão recorrentemente. Vemos os nomes de nossos Orixás sagrados e demais entidades sendo demonizados e usados como chacota há mais de dois séculos. Crianças são apedrejadas em trajes de axé e terreiros são expulsos de comunidades cariocas em uma aliança nefasta entre pastores fundamentalistas e o tráfico de entorpecentes.
Em pleno século XXI, vereadores vão à praia no Recife para satanizar e exorcizar Iemanjá em seu dia. E o Estado se cala. Por muito tempo, o Estado legitimou a satanização dos Orixás, a perseguição religiosa, o racismo. O fundamentalismo mobilizado por algumas lideranças evangélicas é um projeto de dominação que tem servido como base ao modelo fascista de dominação imposto ao nosso país. Precisa ser combatido em uma perspectiva que garanta a pluralidde. Um Estado laico não pode ter representantes que gozam do seu poder político para perseguir a fé e a cultura de um povo.
Por todas essas razões é inaceitável a acusação de intolerância que me imputam. Quem se sentiu ofendido é quem acha que pode ter legitimidade de ser ra***ta e pregar uma inquisição, literalmente uma "caça às bruxas". É quem nos defende nos chamando de mulatos. A palavra mulato advém da palavra mula, termo ra***ta e retrógrado para chamar o povo negro. Não se refira a nós como mulatos, nós não somos mulas. Somos homens e mulheres negros, descendentes de reis e rainhas e resistentes a esse racismo didático disfarçado de compreensão.
Mesmo com a elite branca exterminando nossos filhos e filhas, as mulheres resistem na vida, e são maioria. Quando se cala uma de nós, renascem mais 100 melhores. Melhores em ensinar às nossas crianças negras e afrodescendentes o respeito pelas diferenças religiosas, o empreendedorismo negro, o estudo sobre a nossa ancestralidade, a cultura de nossa dança; pois o povo negro resiste, conquista e comemora (e luta) dançando!
Ao invés de discutir teologia, líderes políticos deveriam apresentar projetos de lei para a segurança pública no estado de Pernambuco, para a região metropolitana do Recife e interior: o medo assola a população pernambucana, e colabora com a perpetuação de poucos no poder. Se preocupem mais com os projetos para melhoria do nosso estado, do que com falsas e inúteis intrigas religiosas ou acusações descabidas.
Beth de Oxum.
Mãe, mulher negra, nordestina, sacerdotisa do Candomblé há mais de 30 anos, juremeira, brincante carnavalesca, mestra de cultura popular de Coco de Roda, Afoxé e Maracatu no Estado. Militante do movimento negro, dos povos de terreiro e dos direitos humanos e das mulheres. Cavaleira do Mérito da Ordem Cultural do Brasil.
Noisé ANTIFASCISTA.
Bolsonaro nem que a vaca tussa!
Noisé---
Diz pra mim: quem és tu na fila da barraca do beijo?
Noisé Cabra da Peste - os alunos mandam!
Amanha, Terça dia 04, às 19h,no Xinxim das Artes, perto dos 4 Cantos, em Olinda, vai ter projeção do programas Noisé, que atualmente estão passando na TVU.
Serão exibidos 6 programas: Noisé Avoado, Maloqueiro, Cabra da Peste, Manifestado, Fuleiro e Cagado. Passe-se.
Publique-se foi tempo de nos reencontramos com Miró, Canibal, Tiago e Raoni, que participaram em algum dos zines Noisé, de fazer escambos, de conhecer ideias e dar várias risas, com os vizinhos da feira, no baluarte noroeste ou viajando nos livros de autor da exposição.
Parabéns à Livrinho de Papel Finíssimo Editora, assim nasce um vira lata!
(desenho de Lalo, no "Noisé Maloqueiro")
Noisé Buliçoso
Esquema feito para Bulir na Feira Publique-se.
ZINE NOISÉ #3 - Maloqueiro #ClippedOnIssuu
issuu.com Desta vez mostraremos nossa faceta mais evidente: NOISé Maloqueirx! Então, nada mais justo que trazermos à tona questões tão comumente marginalizadas quanto os indivíduos que carregam a alcunha dessa edição. Ser maloqueirx é criar por necrofilia, por tontura, por indigestão e por despeito e nem todx…
"Noisé", na Mostra Pernambuco da Animacine
Resultado dos filmes selecionados para o ANIMACINE 2015:
MOSTRA NACIONAL
Giz (SP, 2015), de César Cabral 10’
Guida (SP, 2014), de Rosana Urbes 11’30
Fluxos (CE, 2014), Diego Akel 2’42
Até a china (RJ, 2015), de Marcelo Marão 15’
Sviaz (RJ, 2015), de Leonardo Ribeiro 9’20
Power Charques (PE, 2014), de Rafaela Cavalcanti, Fernanda Xavier e Sara Régia 1’20
O quebra-cabeça de Tarik (MG, 2015), de Maria Leite 19’20
O Gaivota (PE, 2014), de Raoni Assis 7’04
Castillo y Armado (RS, 2014), de Pedro Harres 13’46
Deixem Diana em Paz (PE, 2013), de Julio Cavani 11’
Parque Pesadelo (PR, 2015), de Aly Muritiba, Pedro Giongo e Francisco Gusso 13’
Miss & Grubs (SP, 2015), de Jonas Brandão e Camila Kamimura 11’
Salu e o Cavalo Marinho (2014), de Cecília da Fonte 13'
MOSTRA INTERNACIONAL
Lentejas (Espanha, 2015) de Laura Campo de Luna, 5'
Naranja (Venezuela, 2014) de Juan Salas, 3'
Bloquejats Apilats (Espanha, 2014) de Marc Riba e Anna Solanas, 5'
Amicus (Mexico, 2015) de Raúl "Robin" Morales, 5'
The Right Way (Espanha, 2015) de Emilio Yebra, 6'
Chupasangres (Espanha, 2015) de Emilio Gallego e Jesús Gallego, 2'
Zepo (Espanha, 2014) de César Días Meléndez, 3'
El lugar adequado (Espanha, 2015) de Fernando Franco, 3'
Padre (Argentina, 2014) de Santiago Bou Grasso, 12'
Migrar (Itália, 2015) de Laura Pizzato, 2'
Touched (Espanha, 2015) de Cristina Guisado e Ludwig Camarillo. 3'
La Trombeta (Espanha, 2013)de Andrés Nieves, 9'
We can't live without Cosmos (Russia, 2014) de Konstantin Bronzit, 15'
World of tomorrow (EUA, 2015) de Don Hertzfeldt, 16'
Transition (Espanha, 2014) de Marcos Andavert, 2'
Hiline (Espanha, 2014) de Marcos Andavert, 2'
A single life (Holanda, 2014) – de Job, Joris & Marieke, 2'15
Histórias contaminadas (Bolívia/Dinamarca, 2014) de Denis Chapon, 9'
Ernie Biscuit (Austrália, 2015) de Adam Elliot 21 min
MOSTRA FORMAÇÃO
1. A minhoca valentino, (Juazeiro, BA, 2015) Escola Municpal Raimundo Medrado Primo, orientação Wayner Tristão e Vanessa Malheiros, 1'
2. O Monstro e a floresta (Juazeiro, BA, 2015) Escola Municpal Raimundo Medrado Primo, orientação Wayner Tristão e Vanessa Malheiros, 1'
3. Festa Popular (Gravatá, PE, 2014), oficina de cinema de animação do 16º FESTCINE, orientação Paulo Monteiro, 2'
4. Íncubo (Caruaru, PE, 2015), de Ayrton Moraes, Hugo Ramos e Lion Arandas, 2'
5. Escalpelo (Recife, PE, 2015), de Thayná Torella, 2'40
6. Aprender fazendo arte: metamorfose da borboleta (Rio de Janeiro, 2013) de Thayssa da Silva Telles com orientação da professora Noni Geiger, 1'
7. Aprender fazendo arte: tartaruga marinha (Rio de Janeiro, 2013) de Thayssa da Silva Telles com orientação da professora Noni Geiger, 1'
8. O Diário de uma terra chamuscada (João Pessoa, PB), de Vinícius Angelus, 4'
9. Me? (Caruaru, PE), de Rafael Dayon, 1'12
MOSTRA PERNAMBUCO
Pedrinho e a Chuteira da Sorte (2015), de Marcos França 30'
Súbito (2015), de Ayodê França 03'
Noisé (2015), de Chia Beloto e Marila Cantuária 10'
Jelly Beans Acid (2015), de Mizac Campos, Natália Lima, Teófilo Henrique e Júnior Ramos 1'
All we need is s*x (2014), de Luiz Melo, Larissa Rocha e Rafael Senhorinho 1'
Corpus et penetraciones (2014), de Edu Oliveira, Juliana Morato e Taísa Bernardino 1'
Amor Objeto (2014), de Rayana França e Helena Ferreira 1'
Instinto (2014), de Yngrid Soares 1'
Objeto s*xual (2015), de André Vieira, Bruno Oliveira e Romildo Valença 1'
--
Conforme nosso Regulamento teremos:
Mostra Internacional:
MELHOR CURTA
MELHOR FOTOGRAFIA
MELHOR DIRETOR
MELHOR SOM.
Na Mostra Nacional:
MELHOR CURTA (Prêmio R$ 2.000,00)
MELHOR FOTOGRAFIA
MELHOR DIRETOR
MELHOR SOM
FILME PARA REFLEXÃO (JÚRI FEPEC)
Na Mostra Formação MELHOR CURTA (Prêmio R$ 1.000,00)
MELHOR CURTA ESCOLHA DO PÚBLICO (Prêmio R$ 1.000,00) Filme mais votado nas três mostras (internacional, nacional ou formação)
noise
Vai ser lá no Forte 5 Pontas, dia 27 de Outubro, que vamos apresentar pela primeira vez o “Noisé” todo - fanzines, programas de tv, trilhas sonoras e o blog - http://producoesordinaria.wix.com/noise - todos eles livres de direitos, para serem remixados. Mass Media ti lasca ti!
É no Publique-se, por se- rmos, mais que tudo, dependentes, dazamigas, da cachaça e do sarapatel.
"Noisé" é uma expressão coloquial típica popular para o "Nós somos". Somos avoados, maloqueiros, cabras da peste, manifestados,cagados, buliçosos e fuleiros. Somos o dito cujo, o inominável e um sem fim de almas de Lias, Bius e Kellys Dayannes perdidos pelos espaços da vida. Esse é o retrato da nossa identidade com que o projeto "Noisé" nos confronta.
com Mateus Simon, Chia Beloto Marila Cantuária Guma Farias Eduardo Monteiro de Lima Zé Diniz Nilo Baj Baj Toni Braga Samuel Jofilsan Calado Cajú Napaz Crew Valério Bizunga
Recife Ordinário
TEREZA DO POVO atacando de novo! kkkkkk
Mombojó - Deixe-se Acreditar (Clipe Oficial 2004)
Noisé Maloqueirx!
Surfando no bus, tomando banho de canal...esse é o reino da alegria!
https://www.youtube.com/watch?v=MbGI7LWEjxo
Vídeo Oficial da música Deixe-se Acreditar, filmado em 2004 Disponibilizo agora em HD já que a versão que tem no youtube é um upload antigo. (o clipe foi fil...
Hoje, no lindo São Luiz... "Noisé", para avoar.
16º FestCine
Terça-feira, 2 de dezembro
20h30 – Mostra Competitiva Geral
- “Noisé”, de Chia Beloto – Anim. -10’24
Mas se você pendurou a chuteira, de noite na cama não dá nem a primeira... o urso quebra esse teu galho, eita urso do... Amparo!
K lugarzinho massa! Valeu a todxs k participaram!
Chamada no Caderno C!
Projeção audiovisual na Cidade Alta - Blog Social 1
sebo nas canela! suba a sé e veja quem noisé!
blogs.ne10.uol.com.br O Alto da Sé, em Olinda, recebe na noite desta quinta (06), a partir das 20h, a projeção dos interprogramas das NoisÉ. Realizados pela Cabra Fulô Produções, o material audiovisual criado para televisão, mescla os formatos de documentário e animação para abordar temas como a identidade popular, traça...
Retrato da identidade popular em projeção no Alto da Sé
Hoje!
jconline.ne10.uol.com.br Do documentário à animação, projeto NoisÉ exibirá interprogramas para TV nesta quinta (6) cultura/Cinema- Jornal do Commercio
Retrato da identidade popular em projeção no Alto da Sé
jconline.ne10.uol.com.br Do documentário à animação, projeto NoisÉ exibirá interprogramas para TV nesta quinta (6) cultura/Cinema- Jornal do Commercio
VINHETAS TODAS
Os programas, de 3 minutos cada, mesclam os formatos de documentário e animação para traçar o perfil de dez figuras comuns do cotidiano e imaginário popular.
A exibição acontece nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, às 20h no Alto da Sé, Olinda.
http://vimeo.com/80558216
vimeo.com Vimeo is the home for high-quality videos and the people who love them.
Zine NoisÉ
Envie suas estórias pra gente! Elas serão publicadas, sem censura, no blog do Zine Noisé!
noisezine.wordpress.com Identidade e Resistência
https://www.facebook.com/events/1445588209004259/?ref=22
Manifestados, avoados, maloqueiros e outras figuras tipicamente pernambucanas reúnem-se na próxima quinta-feira (6) no Alto da Sé, em Olinda, para se reconhecerem no “NoisÉ”. Rodeados por tapiocas e raizadas de pau-do-índio, serão projetados alguns dos interprogramas para televisão a partir das 20h.
Zine Noisé's cover photo
Brasa no Sertão
Facínora sanguinário ou herói dos desvalidos ?!!
http://wp.me/p2Z9gP-fr
noisezine.wordpress.com Cangaceiros: Brasa no Sertão O cão de fogo Fez a faísca Acendeu o pavio Alumiou o Lampião Virgulino tocou brasa no sertão O grande dragão alevantou-se Sob o inclemente sol da caatinga Espinho do ma...
Noisepédia
Queremos partilhar tuas histórias, contos, poesias, desenhos, fotos ou vídeos, no www.noisezine.wordpress.com, para, sem qualquer tipo de censura, construir uma noisepédia viva!
http://wp.me/p2Z9gP-ff
noisezine.wordpress.com Noisé avoado, manifestado, maloqueiro, cabra da peste, buliçoso, amostrado, cagado, pirangueiro, tabacudo, condenado, cafuçu, nois somos tudo isso e o que mais tu vai contar. Queremos partilhar tua...
Mostra 3M de Arte
avoado na página do ficçoes radicais https://www.facebook.com/Mostra3M
Subindo Árvores
Tente chegar no “olho” (o ponto mais alto) da árvore, mas não faça disso uma obsessão. As árvores, em geral, são intolerantes com comportamentos obsessivos. Se conseguir chegar no “olho” vai entender porque chamam de olho...
http://wp.me/p2Z9gP-eX
noisezine.wordpress.com 1- A ÁRVORE A primeira coisa a fazer é escolher a árvore para subir. Com o tempo, conforme for pegando experiência, as árvores começam a te escolher. Há árvores de vários tipos, isso já sabemos, ma...
Manifesto ao AMOR: animais carnívoros
...e no meio o que existia agora era uma plantação de espelhos, o Amor aparecia e desaparecia em todos eles, e tínhamos de ficar imóveis e sem compreender, porque ele era uma criança assassina...
http://wp.me/p2Z9gP-eI
noisezine.wordpress.com MANIFESTO AO AMOR Animais carnívoros Dava pelo nome muito estrangeiro de Amor, era preciso chamá-lo sem voz - difundia uma colorida multiplicação de mãos, e aparecia depois todo nu escutando-se a s...
Zizo: Entradas e Bandeiras
Provocar a liberdade com o corpo, libido e a criação, com poesia, prosa e filosofia é a instiga de Zizo. Por isso Sue, sua personagem favorita, menina rebelde e vivida de vários amores e aventuras, buliçosa, curiosa do corpo e das idéias, “suprema insanidade..."
http://wp.me/p2Z9gP-et
noisezine.wordpress.com Zizo, poeta, artista, pensador, anárquico... Suas publicações, com recortes de textos, poesias de amigos ou desconhecidos que por ventura lhe entregam versos, desenhos de muita gente, entre eles do...
João-Sabe-Tudo, Nascimento Grande, Jovino dos Coelhos, Apolônio da Capunga, Antônio Florentino, Nicolau do Poço, Antônio Padeiro, Chico Cândido, Adama e outros que seria impossível enumerar, devem ser destacados de simples arruaceiros que se pegavam com os soldados da polícia, exaltados pela cachaça, ou saiam em passo de ginga, à frente das bandas militares fazendo provocações...
http://wp.me/p2Z9gP-eg
Decálogo
Erastro Vasconcelos contou ao Zine Noisé uma história avoada:
"A mulher gorda era padrinho do rapaz, botava cada ovo desse tamanho.
Tirava o cabelo do peixe, aí o trem ia passando com toda a velocidade.
Passou por cima da chupeta do neném e fez ‘fom fom’.
Dizendo assim:
‘Se você não disser não há quem diga.’
Aí casou, teve três filhos: um azul, um amarelo e um verde..."
http://wp.me/s2Z9gP-decalogo
noisezine.wordpress.com Chegou com a Betinha na cabeça... Ela existe. Vive lá em Peixinhos, não sabe bem Onde... Contou que um dia a encontrou. “Dei-lhe um abraço e veio aquela quentura doce...quando ouvi: -Ei menino!... ...