Mestre Mendes da Silva

Mestre Mendes da Silva

1903 - 1987

Mobile uploads 08/05/2023
06/01/2022
08/12/2021

Quero alertar para um documentário deprimente que acabou de ser exibido na RTP2 , fui alertada por uma amiga de que estava a ser exibido um de comentário sobre as pinturas do "sapateiro Vilela" de quem meu pai foi cliente...Meu Pai ajudou muito este senhor , assim como muitos pseudos pintores só porque gostavam de saber pintar , a pintura que me pai amava, mas falando deste senhor em concreto os retoques eram e foram tantos que mais pareciam "estudos" do grande Mestre da Pintura Portuguesa Mendes da Silva ....Documentário deprimente que não tive coragem de ver até ao fim.
A todos a quem ajudou deixou a sua pincelada única em trabalhos que eram assinados por outros mas que na sua essência eram pintados pelo Mestre.
Não sei como este documentário vem a publico sem autorização dos familiares que estão vivos e que não podem admitir este tipo de confusões.
O meu pai faleceu há 34 anos, feitos no dia 14 de Outubro ... As obras deste senhor Vilela se é que continuou a pintar e se ainda estará vivo" com todo o respeito" deixaram de ter a pincelada marcante e forte de meu pai .... o que a família, colecionadores exigem é respeito por parte de quem se lembrou de colocar este documentário no ar , respeito para que nao haja aproveitamento, diria eu, um certo abuso da ingenuidade do meu pai " Meu pai em todos acreditava e muitos se aproveitaram dessa sua boa fé.

Este documentário não arrasa com nome de meu pai por ser amigo de um sapateiro, meu pai e todos nós sempre tivemos respeito por quem trabalha, mas nunca iremos admitir que estas pessoas continuem a aproveitar se de seu forma leviana e abusiva,do seu nome.
Como filha sinto-me revoltada e irei tomar as minhas providencias. Quem tem obras do Mestre Mendes da Silva ou as queria adquirir aconselho a que antes de o fazerem comuniquem com a família através da pagina que se aconselhem com as filhas e netas do Mestre.
Aproveito para relembrar que passado um ano do seu falecimento , apareceram obras pintadas de fresco numa exposição dedicada a meu pai por Daniel Serrão leiloeiro onde dizia no catalogo que tinha mais de 400 obras do Mestre , dá que pensar....

RTP 2 ... não sei quem chegou ate este canal publico mas irei saber.

F**a o alerta para os colecionadores , admiradores e familiares das obras" verdadeiras "do Mestre Mendes da Silva-
Em nome de toda a família obrigada.

10/04/2021

Prof. Mendes da Silva
Alexandrino Brochado
Foi o Prof. Mendes da Silva um grande artista pintor com quem tive a honra de contactar muito de perto e poder melhor dimensionar o seu talento.
Quando, no dia 1 de Janeiro de 1953, tomei conta da Reitoria da Capela das Almas, verifiquei que o Painel do altar-mor havia sido repintado por qualquer pintor sem gosto e sem mérito. Havia sido estragado, numa palavra.
O painel, que representa a Ascensão do Senhor, é obra do pintor Joaquim Rafael. Foi pintado em 1815. Entendi que essa barbaridade artística devia ser remediada. Para tanto, recorri ao senhor D. Domingos de Pinho Brandão, grande mestre de arte e arqueologia, que logo me indicou o Professor Mendes da Silva como sendo o único perito, no norte, capaz de restituir o painel à sua pureza primitiva.
O Professor Mendes da Silva aceitou o encargo e durante vários meses seguidos trabalhou com entusiasmo e persistência no restauro do painel para que pudesse ser restituído à sua beleza e verdade pictórica primitivas adulteradas por pessoas sem gosto e sem escrúpulos.
Na verdade, sobre e autêntica e verdadeira pintura de Joaquim Rafael foi repintada outra Ascenção do Senhor sem beleza alguma, obra de qualquer artista sem nome e sem valor. Foi necessário alterar a segunda camada de tinta, destruir a segunda pintura, para que ficasse apenas (e só) a primeira. Foi uma obra morosa, difícil e delicada. Graças ao saber e à paciência (verdadeiramente beneditina) do pintor Professor Mendes da Silva, o painel da Capela das Almas foi restituído à sua beleza primitiva, tal qual saiu das mãos do pintor Joaquim Rafael e lá está com toda a sua beleza e suavidade de cores.
Voltei a contactar o Professor Mendes da Silva quando realizei um leilão de quadros de pintores de nome, no Ateneu Comercial do Porto, a favor da Cáritas.
O Professor Mendes da Silva, generosamente, ofereceu um lindo quadro (óleo) de flores, que foi um dos mais disputados no referido leilão do Ateneu.
Mais tarde tive um último encontro com o Professor Mendes da Silva no meu escritório. Mostrou desejo de pintar o meu retrato, o que muito me desvaneceu. Nessa altura trazia obras na sai casa e no seu atelier. Logo que elas terminassem, convidava-me a almoçar com ele e depois começava a pintar o meu retrato. Aceitei o que para mim era uma grande honra, agradeci e fiquei a aguardar o fim das obras para me deslocar à casa do Professor Mendes da Silva.
Só que as contas de Deus, por vezes, são diferentes das contas dos homens. Um dia fui surpreendido pela infausta notícia de que o Professor Mendes da Silva havia falecido. Fiquei muito triste. O Professor Mendes da Silva era um grande artista, e os grandes artistas nunca haviam de morrer.
Partira para Deus sem realizar aquele pequeno desejo que para mim era muito grande: pintar o meu retrato.

Profile pictures 13/02/2021

Os Mais Além grupo que revolucionou a pintura da época meu pai Mestre Mendes da Silva fez parte adoro e muito me orgulho de ser filha deste grande Mestre da pintura Portuguesa

Profile pictures 27/08/2020

Arte e Poesia

Arte e Poesia

Entre quatro paredes ,apertadas ,

que te servem de Casa-Atelier...

Erguem se dimensões ilimitadas,

Website