carolineiritsu
@itinerante.yoga
Praticar yoga nos parques, praças, trilhas, praias e cachoeiras
Abrindo a temporada VivaCidade do ano 🥳
Yoga no Parque da Independência dia 14 de janeiro às 10h
Separe o tapete, canga, toalha,
Chame os vizinhos, amigos, crianças, cachorros,
E vem comigo nessa experiência maravilhosa!!!
Bora começar as práticas de Yoga??
Oba!!!! Te espero nas aulas Om-Line 😉
Yoga no conforto de casa, basta esticar o tapete, acessar o link e pronto!!
E esse ano com novidades!!! Algumas aulas ficarão disponíveis em outras plataformas para acessar quando quiser
Escolha seu horário e vem comigo!!!
Aulas em grupo ou individual
Garuda, na mitológica é um pássaro gigantesco dourado sempre disposto a ajudar a humanidade.
No alto da pedra, olhando o horizonte sempre encontro dificuldade em executar uma postura de equilíbrio, mesmo assim tento todas as vezes pq yoga é sobre desafiar o corpo, a mente, e encontrar a potência que existe em nós 💪🏻
Vamos praticar no parque??? Vamos!!!!
Com a flexibilização e o avanço das vacinas, decidi retomar algumas aulas em parques de SP. Serão 2x ao mês sendo sempre um sábado no fim da tarde e um domingo pela manhã.
Mantenho a ideia do projeto inicial de praticar em parques diferentes de SP a fim de conhecer as áreas verdes e sua importância nessa selva de pedras. E para isso preciso da ajuda de vcs, deixe aqui nos comentários os parques da cidade que vc gostaria de praticar yoga comigo ☺️☺️
2022 começou com aquele desejo de fazer diferente e cuidar de si
E como a pandemia ainda não acabiu e os casos da nova variante só aumentam, mantenho as aulas on-line para que possam praticar no conforto de casa, sem máscaras e até de pijama!
Vem comigo nessa jornada!!
Terça e sexta às 19h
Sexta às 8h
Sábado às 9h45
Janeiro de 2020, o que vc estava fazendo além de viver no meio da pandemia?
dos poucos passeios da pandemia, sempre ao ar livre e com segurança
MInha humana pediu para avisa que ela está de volta. E essa é minha cara de animação com o retorno dela.. Quero continuar de férias!!!
E vem bastante novidade por aí...
E assim começa um novo ano...
Uma página em branco para continuar escrevendo a história da sua vida. Vc escolhe repetir as histórias passadas ou aprender com as experiências e escolher um novo caminho?
Que 2022 seja leve, e se não for que tenhamos jogo de cintura e equilibrio pra encarar com otimismo qualquer etapa
#2022
do céu de SP no verão e o canto dos pássaros
Como é gostoso ouvir esse som na cidade quase de concreto com gente correndo de um lado pro outro.
Como é bom sentir a brisa na pele, o calor do sol enquanto aprecia o canto animado das aves.
Vc observa esse som ao seu redor?
Sabe o que mais me encanta no yoga? A entrega... Desde sempre pratiquei com o coração aberto, e hj estar do outro lado e ver os alunos entregues e imersos na prática me transborda.
Essa é uma das alunas fixas na , ela está sempre aprendendo e desafiando o próprio corpo, respeitando seu tempo, entendendo seu processo.
Aqui uma postura relativamente simples, alinhada, concentrada, presente.
Participar desse processo é o que mais me inspira a continuar a trajetória
Um dia desses uma aluna me perguntou como faço pra dar aulas quando estou pu!@
Isso pq somos esteriotipados como pessoas sempre zen e calmas...
Confesso que os 13 anos como professora de biologia me ajudaram um pouco nesse processo. Depois de 50 minutos aguentando uma turma de adolescentes ou pré-adolescentes que me tirava do sério, ouvia o sinal e respirava fundo a caminho da próxima sala tentando deixar a irritação de lado. Nem sempre isso dava certo, e coitada da próxima turma pq eu já estava de pavio curto e a bronca era certeira e sem respiração profunda pra acalmar a mente.
Hj em dia não tenho mais uma turma de adolescentes pra me tirar do sério, tem os noticiários, a gestão do Brasil, alguns incovenientes no trânsito, pessoas escrotas, tpm e outros fatores que me tiram do sério. E como faço pra dar aulas quando estou pu!@?? Desconto nos alunos de forma leve para mim e suada para eles.. rs.. Sabe aquele dia que vc suou na aula, que perdeu o fôlego e me xingou mentalmente por não dar um balasana pra vc respirar?? Com certeza eu estava pu!@ ou muito empolgada.. rs.. Hj desconto a raiva movimentando meu corpo, uma prática intensa daquelas que pinga suor no tapete, e faço isso com os alunos tb, não pq estou brava com eles, simplesmente me faz tão bem a sensação de liberar, extravasar, que espero que tenham a mesma sensação. Tenho certeza que durante a aula me xingam, mas me agradecem no savasana...
E vc, o que faz quando está pu!@??
Vc provavelmente já ouviu sobre os benefícios da prática de yoga, como flexibilidade, alongamento, redução da ansiedade, entre tantos outros. Toda vez que alguém me pergunta sobre os benefícios da prática de yoga não sei ao certo o que responder, isso porque cada corpo responde de uma forma muito particular. Alguns melhoram o alongamento, outros o equilíbrio, já outros se sentem mais fortes, enfim, cada um tem um tipo ou varios tipos de benefícios.
E quais benefícios obtive nesses anos de prática? Aprendi a observar meu corpo e perceber em cada postura onde conseguia chegar. Com isso entendo que o momento do dia influência meu alingamento e flexibilidade; que o período menstrual afeta minha disposição pra prática. Percebo que quando estou irritada a prática rápida me ajuda a aliviar, e quando estou desanimada ela tb me ajuda a animar.
E sobre o alongamento e flexibilidade? Bom, ainda tenho dificuldades em realizar alguns asanas talvez por falta de flexibilidade e alongamento em algumas partes do corpo, ou até mesmo força e confiança em algumas posturas.
Por isso, quando alguém me pergunta sobre os benefícios sempre respondo que é muito particular de cada um. E mais importante do que ter flexibilidade e alongamento, é conhecer o seu processo, respeitar o seu tempo e vibrar cada conquista.
Fico muito feliz quando vejo um aluno alcançando um determinado asana e sei que naquele momento ele também celebrou e se emocionou com a conquista.
E pra vc, quais são os benefícios do yoga?
Vc costuma observar as coisas ao seu redor??
Muitas vezes ligamos o piloto automático e deixamos de perceber a sutileza das coisas ao nosso redor. Essa suculenta mora na minha janela tem quase 2 anos. Todos os dias eu abro e fecho a janela e só me dei conta de que ela estava florindo quando esse cacho já estava formado (foto 2), e hj olhando para ela percebi que tem mais flores vindo por ai...
Tudo que precisamos fazer é desacelerar e observar a beleza ao nosso redor
As vezes, ao final da aula, faço algumas reflexões sobre todo o processo do yoga e sobre como os alunos se entregaram e receberam aquela aula. Muitas das vezes o pensamento simplesmente vêm e acabo externando como se fizesse minha própria reflexão em voz alta.
Um dias desses comparei a prática de yoga com uma grande jornada, o que verdadeiramente é, e nesse caminho todo que percorremos encontramos pedras no caminho. Talvez as pedras são os próprios asanas, alguns como pequenas pedras fácil de moldar e passar por cima, já outras são como grandes obstáculos. E essas grandes pedras precisam ser analisadas cuidadosamente para que possamos atraves e seguir nosso caminho. Durante a prática, muitas posturas são bem desafiadoras, são como grandes pedras em nosso caminho, e isso não nos impede de tentar e tentar. Olhar para esses obstáculos, analisar cuidadosamente e entender o que preciso fazer para vencer essa barreira. Assim é na prática de yoga e na vida. Ao encontrar um obstáculo, você vira as costas ou analisa as possibilidades para enfrentá-lo??
Alguma vez você já parou para observar o nascer do sol??
Vivendo em SP e com a rotina do dia a dia, o máximo que consigo apreciar é o sol surgindo atrás do concreto enquanto me desloco no trânsito da cidade a caminho da primeira aula do dia. E sempre que consigo fugir dessa rotina, acordo cedo para apreciar o sol nascer na natureza e sentir aquele frio que antecede sua chegada, observar como ele caminha tímido mostrando seus primeiros raios e em um piscar de olhos já está confortável em seu palco esbanjando luz e calor.
Esse foi na pedra da Macela com vista para o litoral.
Praticar yoga é ter seu próprio tapete e poder carregar ele de lá pra cá... E nada melhor para carregar do que uma bolsa para mat de yoga.
Agora tem bolsa de confecção exclusiva para guardar e carregar seu tapete para todos os lados!!
Ah, tem tapete também.. Aproveite o kit completo!!!
Um lugar aconchegante para praticar yoga
é o local ideal para suas praticas de yoga presencial
Seguimos os protocolos de segurança, uso obrigatório de mascara
Bakasana ou Kakasana?
Uma postura de equilíbrio sobre as mãos e braços que exige força muscular, concentração e confiança. Ao mostrar essa postura pela primeira vez nas aulas, o olhar de espanto dos alunos é sempre o mesmo. Uma mistura de “o que essa louca quer que eu faça” com “vou quebrar meu nariz, certeza”. E isso gera medo e insegurança na hora de montar a postura. Tenho observado que na maioria das vezes, os alunos homens tem mais facilidade do que a maioria das mulheres, a relação exata eu não sei, mas acredito que as mulheres tem menos força nos braços, por isso demora um pouco para “pegar o jeito” da postura. Mas nada disso impede de tentar, e é exatamente esse o objetivo do yoga. Explorar seu corpo e as inúmeras possibilidades de movimento, experimentar coisas novas, testar diversas formas de equilíbrio, e perceber que com paciência e persistência chegamos ao objetivo de permanecer alguns segundos na postura e essa conquista é sensacional.
Ao final da pesquisa, me identifiquei melhor com a figura da garça do que o corvo… rs
E como vc chama essa postura??
Aulas presenciais de yoga no seguindo os protocolos de cuidado e prevenção contra o corona vírus.
✔️Turmas reduzidas
✔️Uso obrigatório de máscaras
✔️Álcool disponível
✔️Sala ventilada
Turmas no período da manhã e noite
Vem praticar comigo!!
Om shanti shanti shanti om
Começar a semana com o mantra da paz para todos os seres e para todo o universo.
É o desejo de que todos se sintam bem, felizes, acolhidos, protegidos e Vacinados em qualquer realidade e em qualquer tempo
Provavelmente você já deve ter visto diferentes grafias para a palavra Yoga e se perguntou qual é a certa?
Yoga, Ioga, Yôga, Iôga??
A palavra, cuja etimologia é o sânscrito, é escrita com Y, assim Yoga. Também é um termo masculino, e sua pronúncia se dá com som fechado da letra “o”, como um acento circunflexo na palavra, como “Yôga”. Mas não é necessário colocar o acento quando escreve a palavra 😉
Praticar yoga para quê?
Te apresento 5 motivos para começar agora mesmo
1. Por gostar ou querer experimentar algo diferente
2. Para observar seu corpo, seus movimentos e respiração
3. Para reduzir (ao menos no período da aula) o estresse do dia a dia
4. Para ter melhor flexibilidade (que será conquistado ao longo do tempo de prática)
5. Para ver o Apollo (meu gato) e o Sirius (meu cachorro) ajudando ou atrapalhando durante a aula
Qual(is) motivo(s) te trazem para a aula de yoga??
Yoga online
Horários
Segunda às 21h
Quarta às 20h
Sábado às 10h
Posturas invertidas, está aí algo que sempre tive receio em tentar. Um bloqueio mental, olhava para a postura e automáticamente minha mente pensava "vc vai quebrar o pescoço, não faça!!" e eu obedecia... Foram anos de prática e nenhuma invertida tão elaborada, apenas a vela e já me sentia contente por isso.
Quando comecei a dar aulas de yoga pensei "fu..., como vou ensinar invertida se morro de medo só em pensar em tentar?" Mas isso não me impediu, pelo contrário, me deu força e um tiquinho de coragem para arriscar e tentar. Nesse meio tempo, encontrei pessoas no caminho que me transmitiram segurança e me ajudaram a enfrentar os fantasmas das invertidas. Isso significa que super domino e faço todas?? Claro que não!! Ainda estou no meu processo de aprendizagem, continuo com receios, meu corpo está aprendendo a se colocar nesses lugares que para minha mente é tão desafiador... E com tudo isso aprendi a ser sincera comigo mesma e com meus alunos e não tenho problema nenhum em fazer uma invertida pertinho da parede, ou em falar que eles podem tentar além daquilo que eu faço caso tenham confiança. É como sempre digo nas aulas, um passo de cada vez, nosso corpo está aprendendo coisas novas, tenhamos paciência com ele e todo o seu processo. Eu tenho paciência e respeito com o meu processo, e comemoro cada conquista.
Yoga é isso, é conhecimento, autoconhecimento, respeito, segurança, paciência, experiência...
de uma tarde na praia depois de mais de um ano sem visitar o amigo mar...
Vc sente necessidade de aquietar e conectar??
Pisar na grama descanso,
Deitar e receber o calor do sol,
Observar a natureza,
Ouvir o som das aves...
As vezes, no intervalo de uma aula e outra é aqui que me escondo... Fugindo do trânsito e do barulho da cidade. Aqui observo as pessoas em suas caminhadas, todas tentando desacelerar e reconectar antes de voltar a duas rotinas diárias..
E vc, já escolheu seu lugar para tal conexão??
Alongamento nosso de todo dia..
Utkatasana - postura da cadeira
Flexionar os joelhos, manter a coluna alongada, encaixar o quadril, contrair o abdomem, respirar, elevar os braços, encaixar as escálp**as, não tensionar os ombros, respirar...
Ai minhas pernas, segurei a respiração, que braços pesados, puts tensionei os ombros, parei de respirar de novo...
Quanta coisa pra pensar, quanta coisa pra observar, quanta coisa....
No início é sempre uma briga entre o que fazer, o que lembrar, respirar, atenção, enfim.... Aos poucos o corpo se ajeita e o asana se torna mais confortável tanto para o corpo quanto para a mente. Acredite, confie e siga em frente
Aprecie cada etapa,
Reflita,
Aprenda,
Vibre
das coisas que mais gosto de fazer, estar no meio da natureza...
Moro em SP desde que nasci e de certa forma estou habituada a vida agitada da cidade grande... Habituada não significa que amo, mas tb não odeio. Sei que tem suas facilidades em viver na cidade que "nunca dorme", mas essa agitação toda as vezes me adoece... A correria do dia a dia, o trânsito, a tempo gasto nos deslocamentos, o estresse constante das pessoas, tudo isso me desgasta, consome minha energia, e para melhorar tento fugir para cidades menores em contato com a natureza. Nesses lugares adoro caminhar, respirar, meu ciclo de sono automaticamente se ajusta e acordo sempre cedo com desejo de assistir ao nascer do sol. Meu caminhar se torna mais calmo, a mente desacelera e tudo se encaixa. Quando volto pra casa tento manter esse ritmo mais lento, mas a cidade parece que me consome e já fico agitada, irritada e estressada novamente.
A cidade grande tem vantagens e desvantagens, temos que escolher aquelas que nos fazem bem e seguir em frente...
Vrksasana - árvore
Equílibrio, força, concentração, respiração....
Manter a perna firme, empurrando o chão, contrair o abdomem, coluna alongada, ombros relaxados, olhar em um ponto fixo, manter a respiração contínua e consciente. Esses são alguns pontos que sempre cito quando executo o asana com meus alunos. Lembrar e observar tudo isso mantendo o corpo sobre uma perna só é uma tarefa desafiadora, por esse motivo temos a atenção plena durante a aula de yoga.
Atenção plena é estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar espaço para a percepção.
A experiência do yoga varia muito de pessoa para pessoa, assim como a motivação que levou alguém a buscar essa prática.
Tenho percebido que muitos dos meus alunos são iniciantes e estão tendo o primeiro contato com a prática. Chegam com o pensamento de que yoga é para relaxar e meditar, e se deparam com uma aula cheia de desafios, posturas, equílibrios. E retornam na aula seguinte, na semana segunte, e já se foram meses de prática. Sempre digo que mais importante do que terminar a postura, é perceber os desafios que o corpo e a mente encontram durante o processo de construção da postura, e que um dia o objetivo é alcançado sem tamanho esforço. Fico muito feliz em participar desse processo e, principalmente, grata por ver a felicidade no rosto dos alunos pela conquista alcançada. E mais importante do que o asana é saber que eles aprenderam e respeitaram o corpo e a mente durante a caminhada.
Yoga é sobre a jornada dentro do seu próprio corpo, o seu templo sagrado.
Para marcar nosso pq temos um governo mais perigoso que o vírus
Reposted from
Já se perguntou o que é preciso ter para iniciar as práticas de yoga??
Confere se já pode começar hoje mesmo...
Mitos e verdades sobre yoga
Quem nunca se questionou sobre ser ou não adequado para praticar yoga, não é mesmo??
E a resposta é - NÃO EXISTE UM PADRÃO!!!
Vc pode ser e fazer o que vc quiser do jeito que vc já é!!!!
Então se é esquentadinho e tá a fim de praticar yoga, só vai...
Ah mas só tem pessoa magra na aula, F #$@-se
Mas todas as pessoas conseguem tocar os pés e eu não, e daí??
Não coloque empecilhos em seus desejos, apenas vá e seja feliz!!!
Ei, vc já fez a saudação ao sol??
Eu adoro a sequência do , confesso que no início achava bem desconfortável algumas posturas e terminava a aula com dores nas costas... Demorei um tempo pra entender os movimentos do corpo e evitar o desconforto das dores.... Por isso, vim trazer uma variação bem fácil para começar a sequência agora mesmo!!!
Acompanhe o vídeo e me conte como foi 😉
Tem costume de se alongar de manhã?? Ou p**a da cama e corre para o trabalho??
Durante a noite, nosso corpo relaxa e se entrega ao sono. Passado certo período está na hora de acordar, então despertamos lentamente. Antes mesmo de sair da cama é importante respirar fundo algumas vezes, espreguiçar e alongar esse corpinho que terá muitas tarefas durante seu dia...
Vamos alongar?? Arrasta para o lado e acompanhe cada uma das dicas.
Lembre-se de alongar seu corpo sempre que achar necessário durante o dia 😉
Um fresquinho do pôr do sol 😍
O sol que brilha e aquece, todos os dias tem seu momento de resguardo. Seu brilho aos poucos diminui, e vai se escondendo no horizonte... Sentimos falta do seu calor com a brisa gelada que toca nossa pele... Sentimos falta de sua luz que logo é substituída pela luz elétrica....
E depois de algumas horas de resguardo e silêncio, ele retorna para iluminar e aquecer nossos dias...
Sukhasana postura meditativa
Provavelmente vc já experimentou sentou de pernas cruzadas com os braços e mãos apoiados sobre as pernas ou joelhos e se deparou com um grande desafio. Olhando parece muito fácil, mas na prática não é bem assim...
Na primeira experiência não encontramos posição confortável para as pernas que doem e formigam... Manter a coluna alongada é ainda mais dificil, não imaginava que ela poderia pesar tanto... E para piorar temos que reduzir o fluxo de pensamentos e prestar atenção na respiração... Como fazer isso se tudo dói e incomoda???
Assim como um asana mais elaborado, é preciso treino e concentração!
Entender quais partes do corpo devem ser contraídas e relaxadas para manter a postura estável e confortável. Permanecer o tempo que for confortável, ajustando sempre que necessário, e vai notar que aos poucos o corpo entende e realiza a postura ao menor esforço possível.
Como tudo na vida leva um tempo, ou vc nasceu falando e correndo??
É preciso ter paciência, pois mais importante do que o resultado final, é a experiência do caminho até lá...
Movimentar...
Alongar....
Fortalecer...
No Hatha Yoga, usamos o corpo como ferramenta de experimentação. Esse corpo divino com capacidade de ser moldado em diferentes formas, observa a sutileza de cada uma delas e aprecia o momento percebendo o prazer e o desafio em cada movimento.
Já colocou o corpo em movimento hoje?? Vem vivenciar comigo!!
Aulas online
Segunda às 20h30
Quarta às 20h
Sábado às 10h
Novidade na área....
Tapete de yoga em PVC. Esse material é muito parecido com o meu primiero tapete que já tem uns 6 anos e foi pré aposentado esses dias... rs
Bem confortável para a prática do dia a dia.
Disponível nas cores lilás, preto e azul.
Já escolheu o seu??