Tiago A. G. Fonseca - Psicólogo Clínico
Página profissional de Tiago A. G. Fonseca, Psicólogo Clínico, Formador e Investigador em Psicologia e Psicoterapia
Para acompanhar todas as publicações siga aqui: Tiago A. G. Fonseca - Psicólogo Clínico
Recentemente tive formação sobre "As Perturbações do Espetro do Autismo", promovida pela Aptcci - Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais, Cognitivas e Integrativas.
Uma formação importante sobre um tema difícil, com várias particularidades no diagnóstico e na intervenção, que tem um impacto elevado no funcionamento diário de várias crianças e adultos.
Por razões que me são alheias, perdi o acesso de administrador a esta página.
Desta forma, criei outra e convido todos a seguirem a minha página profissional:
Tiago A. G. Fonseca - Psicólogo Clínico Página profissional de Tiago A. G. Fonseca.
👉🏻 Esta imagem da Ordem dos Psicólogos, que assinala o dia de hoje como sendo o Dia da Amizade, tem uma boa mensagem escrita, mas uma péssima mensagem visual.
➡️ É verdade que as relações de amizade são muito importantes, há estudos que demonstram a sua importância na saúde física e psicológica, compreendendo estas relações como pilar da nossa rede social de apoio e, por isso, fulcrais no nosso bem-estar psicológico.
🚫 O que não deve passar como mensagem é o formato e as condições ambientais da amizade.
Quem está sozinho pode ter óptimas relações de amizade. Diria até que saber estar sozinho é um acto do mais saudável que podemos fazer em relação.
Além disso, não haverão apenas amigos para quem vive na Primavera e o seu contrário para quem habita o Outuno, ou quem veste preto não terá amigos, sendo estes apenas reservados para os que se vestem coloridamente!
👫 Os amigos são, como diz o povo, a família que escolhemos e, por isso, sendo bem escolhidos, aceitarão cada um de nós pelo que representamos para eles, independentemente da cor que vestimos, da música que ouvimos, da estação que habitamos, do sítio onde moramos.
Aliás, arriscaria a dizer que são estas diferentes, tais como tantas e tantas outras, que noa dão esses amigos, diferentes dos outros e que só podiam ser nossos por sermos assim, todos diferentes.
Obrigado aos meus! 🙏🏻
Estimem os vossos e digam-lhes o quão bom é tê-los junto de vós! 😃👍🏻
Morreu hoje Albert Bandura, com 95 anos.
Era uma referência para mim e para o mundo da psicologia em vários aspectos.
Foi o mais novo Presidente da Associação Americana de Psicologia e está no TOP10 de psicólogos mais citados do mundo há muitos, muitos, anos!
Deu um contributo enorme nas àreas da psicologia social, cognitiva e em psicoterapia.
Para mim, foi o principal autor da minha tese de mestrado sobre controlo e é aquele que melhor percebeu, na minha visão claro, o funcionamento Humano e a sua dinâmica social, da apreensão de estímulos internos e externos em função da sua percepção e aprendizagem e a sua transformação, claro está, em necessidade de controlo.
🙏🏻 Obrigado pela dedicação e pelas aprendizagens.
👉🏻 Há 6 anos começava esta aventura de experiência e crescimento, de projectos e amizades.
👍🏻 Obrigado Psinove - Inovamos a Psicologia , obrigado a todos aqueles que fizeram e fazem parte do caminho que é ser-se Psicólogo! 😃
📌 Ontem e hoje foi dupla jornada de formação no CHMT - Hospital de Abrantes.
👉🏻 É um prazer enorme, meu e da Psinove - Inovamos a Psicologia , podermos contribuir para a saúde psicológica daqueles que de forma directa trabalham com a saúde de todos.
📌 “As pessoas que cuidam da saúde mental têm mais capacidade cognitiva para funcionar adaptativamente para si e para o mundo que as rodeia. Sentir-se-ão mais confiantes, mais preparadas e com o foco necessário para enfrentar o dia”.
👍🏻 Partilho o artigo da Men's Health para o qual colaborei sobre como manter o cérebro e a mente em forma!
👉🏻 Para aceder ao artigo completo aceda aqui: https://menshealth.pt/saude/8-dicas-para-manter-o-cerebro-e-a-memoria-bem-afiados/129746/
📌 Hoje é o Dia Mundial da Saúde!
👉🏻 Tenha atenção à sua Saúde Mental!
A Saúde só é plena quando se vive em Saúde Mental!
📌 Decorre agora a primeira reunião da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
👉🏻 É com grande sentido de responsabilidade que participo nesta primeira sessão da Assembleia.
👍🏻 É um órgão muito importante para o funcionamento da Ordem, bem como para a manutenção da sua democracia interna. Que assim saiba a Assembleia estar durante todo o mandato!
📌 A Psinove - Inovamos a Psicologia partilhou esta imagem com o excerto de um texto que escrevi para o blogue da Psinove com o título "A Honra de Ser Psicólogo". E se o é!
📝 "É uma honra, enquanto psicólogo, poder ter acesso a estas histórias, tão pessoais, tão únicas, provenientes de alguém que a dado momento percebeu, da sua coragem, que precisava da ajuda de alguém.
✍🏻 Ser psicólogo é saber respeitar este caminho que é a história individual de cada um até ao momento em que a pessoa chega ao consultório".
👉🏻 Para ler o artigo na íntegra aceda aqui: https://www.psinove.com/blog/a-honra-de-se-ser-psicologo
📌 Faz hoje um ano que a sala de psicoterapia passou para o escritório cá de casa. Faz um ano que a Psinove - Inovamos a Psicologia rapidamente se adaptou como sempre fez, dando uma resposta adequada às solicitações de quem nos procura e de todos nós que nela trabalhamos e fazemos parte.
👉🏻 Foi um ano exigente, de adaptações e assim continuará - como aliás, deve ser, em qualquer cenário.
👍🏻 Há um ano que não dou consultas na minha sala na Psinove. Tenho saudades, confesso. Tenho saudades de estar na Psinove com os pacientes de forma presencial. Tenho muitas saudades de estar com os colegas e amigos da Psinove nos intervalos entre o espreguiçar e o café, onde o riso aleatório aliviava o cansaço de uma sessão mais difícil.
Em casa tudo teve de ser mudado e adaptado. De repente eramos três em tele-trabalho. Três rotinas diferentes que se tiveram de unir para funcionar. Formas diferentes a trabalhar em conjunto. Experimentámos coisas novas, falámos muito sobre o que sentíamos, criámos novos momentos entre nós.
Na familiar próxima tudo aconteceu também. Comunicação familiar que mudou. Visitas à janela, mensagens que passaram a videochamadas e saudades que não conhecíamos. Falhámos momentos porque não podíamos, falharam eventos e acontecimentos que deixaram de existir. Tradições foram realizadas de forma diferente e hábitos foram postos em causa. Coisas pequenas que passaram a ser enormes e que de forma silenciosa esperamos que aconteçam rápido rápido!
✌🏼 A pandemia veio e nós fomos para casa, mas a vida continuou. Houve perda, houve vitórias, houve lágrimas e revolta, houve festejos e recordações. A vida continuou e aqui estamos todos, prontos para o que for necessário. A adaptação é parte da vida. Façamos parte dela!
❤ Este é o cenário que me tem acompanhado nos últimos meses e que partilho com todos. Com muitas alterações e adaptações, mas tem sido onde passou mais tempo agora. Ressalvo dois amigos que tenho sempre comigo: a Raiva, que me lembra a importância das emoções na vida e no bem-estar de todos, e um Stormtrooper sentado no suporte do telemóvel onde durante muito tempo fiz as consultas on-line, que me lembra a adaptação feita não deixando de ser quem sou.
📌 A convite da - Associação Académica de Medicina Dentária de Lisboa - estarei no próximo dia 24 de Fevereiro num webinar com o tema "Saúde Mental e Auto-cuidado: Diálogos na Incerteza".
👉🏻 A pandemia, a ansiedade, a regulação emocional, o auto-cuidado e o bem-estar. Serão temas que irei abordar, num momento tão importante da adaptação de todos.
📌 Partilho com todos o meu mais recente texto no blogue da Psinove - Inovamos a Psicologia com o título "O Ensurdecedor Silêncio da Depressão".
👍🏻A depressão continua a ser uma das maiores causas de disfuncionalidade diária das pessoas, causando um forte défice na saúde mental. É uma doença à escala mundial que deve ser cuidada por todos.
👉🏻 Num processo psicoterapêutico damos voz à depressão e à tristeza que a suporta. Procure ajuda, não sofra em silêncio.
https://www.psinove.com/blog/o-ensurdecedor-silencio-da-depressao
📌 Chegámos ao fim de mais uma semana.
👉🏻 Respire fundo. Olhe para dentro de si. Leve consigo aquilo que sente que necessita.
📌 A pandemia em que vivemos desde Março do ano passado tem obrigado a vários desafios. As adaptações necessárias, que surgem de forma obrigatória e abrupta, podem originar situações de crise, com sofrimento psicológico e dificuldades emocionais.
👍🏻 Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. É sinal de Saúde Mental! Não hesite, peça ajuda.
☎️ Pode sempre ligar para uma das linhas de apoio disponíveis, preparadas para o ouvirem num momento de crise e sofrimento psicológico.
👉🏻 Não deixe de procurar um psicólogo ou um psicoterapeuta que o possa acompanhar, de forma mais presente, nestas dificuldades, no seu processo de regresso ao seu melhor funcionamento e bem-estar.
📌 No escritório ou em casa, no carro ou na escola, em trabalho ou noutra tarefa. ✋🏻
🛑 Pare por um momento. Respire. 🌬 Permita-se a voltar ao momento presente. 🧘🏻♂️
👉🏻 A necessidade psicológica de tranquilidade está directamente associada ao bem-estar. Em terapia poderá aprender a desacelarar, a parar e a criar os seus momentos de tranquilidade, no momento presente.
📌 Começam hoje, novamente, as aulas online, em casa, devido às restrições da pandemia.
👍🏻 Para as crianças, mas também para os adultos, começa um novo momento de adaptação dos espaços da casa, de horários de cada um, de tarefas e, claro, da saúde mental de todos, tão importante para a manutenção das actividades normais do dia-a-dia e no funcionamento óptimo de cada um de nós!
👉🏻 A sua saúde mental deve ser atendida a cada momento. Só assim conseguimos a melhor adaptação que nos permite sentir bem connosco próprios, com os outros e com o que nos rodeia!
📌 Partilho a minha colaboração na revista Saber Viver de Fevereiro, pela , com o tema da "Drunkorexia - Não comer para beber”.
👍🏻 É um tema pouco estudado em Portugal, mas que tem vindo a ser mais recorrente, identificado em jovens adultos, principalmente mulheres.
‼️ É uma perturbação do comportamento alimentar e corresponde ao fenómeno de não comer, substituindo os alimentos por bebidas alcoólicas.
👉🏻 Poderá ler mais na edição de Fevereiro da revista Saber Viver.
📌 Aceite as suas emoções e oiça o que elas lhe dizem!
👍🏻 As emoções são os sinalizadores da nossa experiência interna. São, por isso, essenciais e imprescindíveis na nossa percepção de como nos sentimos, bem como do nosso processo interno de mudança dirigido ao bem-estar.
🧘🏻♂️ As emoções não são boas nem más. São sempre óptimas! Devem ser aceites e ouvidas, depois nutridas e geridas e/ou dirigidas para a nossa melhor adaptação. Quando elas surgem, devemos perceber que estão a dizer-nos algo. Ouvi-las vai ajudar-nos a estar melhor connosco próprios.
🏠 Quando se sentir alegre, ou triste, ou com medo, ou com raiva, permita-se a sentir essa emoção. Perceba que ela o está a acompanhar e que o pode ajudar a lidar melhor com determinada situação.
👉🏻 Aceitar as nossas emoções é estar mais perto de nós, do nosso Eu. É estar mais próximo do nosso bem-estar, pois ao respeitarmos as nossas emoções, estamos a cuidar de nós.
📌 Partilho com todos o livro " Psicoterapias Cognitivo-Comportamental - Vol. 1", de David Dias Neto e Telmo Mourinho Baptista, o Volume 2 da Colecção Psicologia e Psicoterapia das Edições Sílabo.
✍🏻 "A Terapia Cognitiva e Comportamental afirmou-se como uma modalidade nuclear na prática da psicoterapia. A sua evolução, diversidade e práticas validadas cientificamente confirmam-na como uma solução importante para diversas problemáticas e contextos de intervenção.
Reunindo os contributos de psicoterapeutas reconhecidos,(...) o leitor poderá encontrar informação sobre dimensões da intervenção e aspetos técnicos, em áreas como: comunicação terapêutica; ganho de consciência e mudança de significados; regulação emocional; confronto e exposição; desenvolvimento de competências; uso de intervenções experienciais; intervenções na crise e contextos de saúde e uso de medicação durante a psicoterapia.
Com recurso a casos clínicos e vinhetas de intervenção, os autores, com evidente
preocupação pedagógica, proporcionam textos com exposições claras, práticas e de grande sensibilidade clínica.".
👉🏻 Podem encontrar o link para o livro aqui - https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/psicoterapias-cognitivo-comportamentais-vol-1/
📌 Mantenha hábitos de sono saudáveis!
👍🏻 Dormir é a actividade de descanso do corpo e da mente. É onde recarregamos baterias e onde encontramos a renovação dos processos mentais, solidificamos aprendizagens, organizamos as nossas memórias e damos espaço aos nossos pensamentos e emoções.
🧘🏻♂️ O sono é saudável quando é produtivo, isto é, quando dormimos sem interrupções ou dificuldades em adormecer e quando o fazemos por um número de horas adequadas a nós, sendo que este valor varia com cada pessoa.
🏠 Uma boa noite de sono irá permitir que esteja em vigília, acordado, de forma mais presente, com mais energia e disposição para viver o seu dia e com mais disponibilidade mental para lidar com o stress e ansiedade que surgir.
👉🏻 O nosso auto-cuidado começa num sono bem dormido! O processo psicoterapeutico pode ajudar a criar hábitos de sono produtivo saudáveis, bem como a lidar com o que o está a impedir que durma adequadamente. Dormir bem é sinal de bem-estar e de saúde mental.
📌 Organize o seu espaço!
👍🏻 Seja na sala onde partilhamos o espaço em família, seja no escritório onde trabalhamos, ou na cozinha onde preparamos as refeições.
O espaço deve ser facilitador da sua acção e não criar entraves ao seu pensamento e criatividade.
🧘🏻♂️ Significa isto que um espaço organizado gera em nós tranquilidade, sintonia com o local que habitamos e onde actuamos e maior fluidez de movimentos e atitudes, geradores de bem-estar.
🏠 Olhe para o seu espaço e para o que está à sua volta. A sua casa, o seu carro, o seu escritório e pense-o. Para si, para os seus, para a sua família.
O que mudaria? O que estaria melhor noutro lado? O que falta? O que pode deixar ir?
👉🏻 Vai ver que, além deste planeamento ser indutor de bem-estar por estar a pensar em si, a sua concretização será uma manifestação de auto-cuidado que o irá ajudar na saúde mental.
👉🏻 Todos os anos são anos de Saúde Mental. Este ano, tal como o anterior, mais do que nunca!
📌 É a Saúde Mental que nos permite funcionar em harmonia e sentir tranquilidade connosco, com os outros e com o que nos rodeia.
É através de uma boa Saúde Mental que nos sentimos completos e conseguimos perceber as nossas emoções e como nos sentimos para perceber prioridades e escolher os melhores caminhos para chegar ao bem-estar!
✍🏻 Nos próximos dias irei partilhar sugestões de auto-cuidado para uma mais saudável Saúde Mental para que possa sentir bem-estar!
👍🏻 Em 2021 deseje Saúde Mental!
📌 Partilho um artigo da revista Visão onde tive a oportunidade de colaborar sobre o tema do Stress Pós-Traumático, na sequência do Festival Mental, onde participei no painel sobre o mesmo assunto.
😷 Este é um tema cada vez mais relevante e cada vez mais estudado. A pandemia em que vivemos tem sido prova disto, trazendo ao de cima um tipo de stress que se mostra impeditivo de viver o dia-a-dia no melhor funcionamento para várias pessoas.
📈 O grupo de investigação da Psinove - Inovamos a Psicologia, no seu estudo sobre o impacto da pandemia, encontrou dados preocupantes sobre a saúde mental dos portugueses, nomeadamente no que diz respeito ao Stress Pós-Traumático.
👉🏻 Podem ler o artigo na íntegra aqui: https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-10-06-sera-que-sofre-de-stress-pos-traumatico/
📌 Partilho com todos o livro "Da Natureza das Causas", de Paulo Finuras, das Edicoes Silabo.
✍🏻 "Paulo Finuras volta a integrar a psicologia evolucionista e a análise biossociológica para desvendar a natureza de diversos comportamentos humanos e as suas causas mais profundas. Este livro é especialmente dirigido aos leitores que se interessem pelo que significa ser-se humano e sintam curiosidade sobre as origens e as causas das nossas ações e reações e da nossa psicologia política e comportamental".
‼️ É um livro que nos leva a pensar e a reflectir sobre a origem dos nosso comportamentos, com base na psicologia evolucionista e biopolítica.
👉🏻 Podem encontrar o link para o livro aqui: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/da-natureza-das-causas/
📌 Há uns meses atrás a pandemia rebentou sobre todos nós e obrigou-nos a estar confinados uma primeira vez. O acompanhamento psicoterapêutico online passou a ser a regra para quem necessita de fazer psicoterapia. É possível manter as consultas de psicoterapia, se iniciadas anteriormente, ou mesmo começar um novo processo terapêutico através de plataformas on-line que permitam video-conferência.
✍🏻 Nesse sentido, escrevi em Março do ano passado, para o Blogue da Psinove - Inovamos a Psicologia, um texto que partilho aqui com o título "Consultas de psicologia on-line: vantagens e cuidados a ter". Porque o processo psicoterapêutico funciona bem de forma on-line e porque existem várias vantagens e cuidados a ter, este texto será importante para quem está a precisar de ajuda mas se sente indeciso face ao factor virtual da consulta.
👍🏻Espero que o texto possa ajudar na tomada de decisão! Qualquer questão adicional, estou disponível nas mensagens.
👉🏻 Podem aceder ao artigo aqui: visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-10-06-sera-que-sofre-de-stress-pos-traumatico/
📌 Partilho o meu mais recente texto, pela Psinove - Inovamos a Psicologia , na Sapo Lifestyle, com o título "Quer melhores objectivos para o novo ano? Saiba ao que deve dar atenção dentro de si".
‼️ Convido todos a lerem esta reflexão sobre o nosso bem-estar e como os objectivos fazem parte dele!
👉🏻 Podem aceder ao artigo aqui - https://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/comportamento/artigos/quer-melhores-objetivos-para-o-novo-ano-saiba-ao-que-deve-dar-atencao-dentro-si
📌 Partilho com todos o livro "Dicionário de Psicologia", de Telmo Mourinho Baptista e David Dias Neto, o Volume 1 da Colecção Psicologia e Psicoterapia das Edicoes Silabo.
✍🏻 "Este é o primeiro grande dicionário de psicologia publicado em Portugal. Escrito por especialistas de renome nacional e internacional, a sua construção, obedecendo aos preceitos metodológicos deste tipo de publicações, impõe-no como um trabalho de referência. Abrangendo as diversas áreas teóricas e práticas da psicologia, este livro é uma ferramenta indispensável para todos os psicólogos, investigadores e estudiosos desta ciência".
👉🏻 Podem encontrar o link para o livro aqui: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/dicionario-de-psicologia/
📝 No Ano Novo é costume escreverem-se as Resoluções de Ano Novo.
✍🏻 Para este ano, o desafio que lhe sugiro é pensar o contrário. Em vez de projectar o futuro, vamos cimentar o presente.
😃 Não podemos saber para onde vamos sem sabermos onde estamos. Comecemos sempre por aqui, por cada um de nós!
👉🏻 Feliz Ano 2021! Que seja um ano cheio de Saúde Mental!
📌 Este Natal foi diferente. Obrigatoriamente diferente.
Sabíamos os cuidados a ter e fizemos o melhor possível, equilibrando os simbolismos que nos marcam com os cuidados de saúde que agora nos devem pautar. 😷
‼️‼️ Desta forma, preocupado com a manutenção destes simbolismos tão importantes, pedi a todos que comigo partilhassem os seus pedidos de prendas internos, para os próprios. Muitos foram os que responderam e agradeço a todos as suas partilhas!
😃 Foi bom ler que os simbolismos a que nos habituamos a sentir continuam a estar presentes: família, saúde mental e física, bem-estar e tranquilidade! Que assim continuem!
👉🏻 Partilho com todos algumas destas mensagens.