NOVACULTURA.info
Veículo de informação da União Reconstrução Comunista.
A página de notícias da URC também servirá como ferramenta para propagar e difundir a teoria revolucionária do marxismo-leninismo, bem como apresentar realidade dos países que persistem no caminho do socialismo, desfazendo mitos e distorções apresentadas pelos monopólios das classes dominantes. Assim como também seguir todas as lutas populares e democráticas que se ampliam cada vez mais em nosso p
🟥 Até este final de semana a coleção sobre a história das revoluções no século XX do selo Edições Nova Cultura está com 30% de desconto. Basta usar o cupom REVOLUCOES para obter o preço especial nos títulos (em pré-venda) em nosso site: www.novacultura.info/loja
Quarto e último volume da publicação da tradução da grande obra "History of the Three Internationals: The World Socialist and Communist Movements from to the Present" do dirigente comunista estadunidense William Z. Foster. A obra publicada originalmente em 1955, faz um apanhado histórico bastante didático da história das lutas da classe operária a partir da sua organização política, passando pelas três Internacionais e a luta ideológica travada nesses contextos. O quarto volume trata do período imediato do pós Segunda Guerra Mundial e o avanço do movimento comunista em todo o planeta, com as Democracias Populares no Leste Europeu, as revoluções na Ásia e o avanço dos movimentos de libertação nacional.
SOBRE O PROBLEMA DA TRANSIÇÃO E A DITADURA DO PROLETARIADO NA VISÃO DE KIM IL SUNG
Nesta importante obra, apresentada para trabalhadores do campo ideológico do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Il Sung chama a atenção para que os problemas surgidos no período da transição e da ditadura do proletariado não poderiam ser resolvidos de maneira dogmática, recorrendo meramente a citações dos textos clássicos do marxismo-leninismo. Naquela época ainda era a grande a influência do revisionismo e dos oportunismos de direita e “esquerda”, de modo que ambos exerciam sua influência no ambiente político ideológico na Coreia. Desse modo, muitos intelectuais insistiam em interpretar o conceito da ditadura do proletariado como uma mera repetição das obras clássicas de Marx, Engels e Lenin, ou influenciados por documentos e teses apresentadas por outros partidos e organizações. Kim Il Sung lançou uma crítica aqueles que assim procediam, chamando a atenção para que os intelectuais compreendessem os problemas da transição e da ditadura do proletariado partindo da própria realidade e situação concreta da Coreia.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/08/sobre-o-problema-da-transicao-e-a-ditadura-do-proletariado-na-visao-de-kim-il-sung
RUMOS DA LUTA #26
A vigésima sexta edição do jornal publicado pela União Reconstrução Comunista em conjunto com a Célula Comunista de Trabalhadores, destaca um editorial sobre a luta dos trabalhadores e trabalhadoras paulistas contra o plano do Governo de privatização em São Paulo, artigos sobre a vitória de Javier Milei nas eleições na Argentina, sobre questão da representatividade no mundo burguês, sobre a solidariedade internacional à Palestina nas ações dos sindicatos de todo o mundo e sobre as contradições vivas no capitalismo.
▶️ Saiba mais sobre nosso jornal impresso:
www.novacultura.info/jornal
SÉCULO XX E O CHORO EM SÃO PAULO
São Paulo é sem dúvida um estado que respira, vive e dissemina o choro, também por causa de um despretensioso chorão, que em sua cidadezinha do interior paulista, chamada Santa Rita do Passo Quatro, soou acordes em um pacato baile e fez nascer “Tico-Tico no Farelo”, ou “Tico-Tico no Fubá”, parte do imaginário e da memória afetiva dos brasileiros. Todo brasileiro, alguma vez na vida, já escutou Zéquinha de Abreu. Com isso, as chacotas e desprezos vindos dos cariocas se esvaiu, “a qualidade e quantidade de nomes vindos de São Paulo fizeram desaparecer o descrédito há muitas décadas”.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/08/seculo-xx-e-o-choro-em-sao-paulo
"OS EUA SEGUIRÃO COMO O INIMIGO NÚMERO UM DOS POVOS, A FACE MAIS CRIMINOSA DO MAL DO MUNDO"
As declarações de ontem do Departamento de Estado dos EUA sobre “ver que a Entidade está preocupada com as operações de evacuação no sul da Faixa de Gaza para evitar mais vítimas” é uma tentativa flagrante dos EUA de glamourizar a face feia da ocupação, comercializar as suas mentiras e legitimar os crimes e massacres que serão cometidos no sul da Faixa de Gaza, especialmente porque a mesma declaração se contradiz quando promove a “espera de mais vítimas civis”. A evasão do Departamento de Estado dos EUA em responder ao foco do inimigo em atacar jornalistas revela as suas mentiras e o pleno conhecimento deste crime, em uma altura em que entidades palestinas e internacionais documentaram o martírio de mais de 70 jornalistas que foram direta e deliberadamente atacados pela ocupação na tentativa de esconder seus crimes e silenciar a verdade.
▶️ Leia a declaração em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/11/08/eua-seguirao-como-o-inimigo-um-dos-povos-a-face-mais-criminosa-do-mal-do-mundo
Terceiro volume da publicação da tradução da grande obra "History of the Three Internationals: The World Socialist and Communist Movements from to the Present" do dirigente comunista estadunidense William Z. Foster. A obra publicada originalmente em 1955, faz um apanhado histórico bastante didático da história das lutas da classe operária a partir da sua organização política, passando pelas três Internacionais e a luta ideológica travada nesses contextos. O terceiro volume trata da história da Internacional Comunista, ou Komintern, cuja fundação na URSS representou o amadurecimento do movimento comunista mundial, com Lenin e Stalin à cabeça, e que pode dar repostas concretas ao avanço do fascismo em meio a crise do capitalismo moribundo.
“O SOCIALISMO E AS IGREJAS”
Para com os trabalhadores, o clero comporta-se de maneira bem diferente: pensa apenas em espezinha-los sem piedade; em sermões ríspidos condenam a "cobiça" dos trabalhadores quando estes nada mais fazem do que defender-se contra os erros do capitalismo. A espantosa contradição entre as ações do clero e os ensinamentos do cristianismo deve levar-nos todos a refletir. Os trabalhadores espantam-se de como na luta da sua classe pela emancipação vão encontrar nos servidores as Igreja inimigos e não aliados. Como é que a Igreja desempenha o papel de defesa da opressão rica e sangrenta, em vez de ser o refúgio dos explorados? Para entender esse fenômeno estranho, basta lançar os olhos sobre a história da igreja e examinar a evolução pela qual ela passou ao longo dos séculos.
▶️ Leia o artigo de Rosa Luxemburgo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/07/luxemburgo-o-socialismo-e-as-igrejas
O AUMENTO DA VIOLÊNCIA DO LATIFÚNDIO E A NECESSÁRIA RESISTÊNCIA CAMPONESA
A crise social que se aprofunda em nosso país há muito talvez demonstre sua face mais brutal no campo brasileiro, no qual milhares de homens e mulheres são superexplorados (quando não escravizados), despejados e assassinados pelas forças legais e ilegais a mando do latifúndio, amontoando pilhas de corpos e de crimes em todos os rincões do nosso território. (...) Contudo, mesmo a ofensiva reacionária no campo não foi capaz de frear a disposição de luta do povo camponês brasileiro. Os dados divulgados demonstram uma ampliação considerável no registro de ocupações e retomadas, com aumento de mais de 136%. Com a superação dos maiores problemas causados pelo período mais intenso da pandemia e diante do ataque dos senhores de terra brasileiros e do Estado, os povos do campo, das águas e das florestas começam a retomar a luta de resistência, o único caminho possível para avançarmos.
▶️ Releia o artigo publicado no jornal Rumos da Luta #19 em nosso site:
www.novacultura.info/post/2022/12/16/o-aumento-da-violencia-do-latifundio-e-a-necessaria-resistencia-camponesa
"ININTERRUPTOS PREPARATIVOS DE GUERRA DOS EUA NA ÁSIA"
Nas Filipinas, os EUA estão a reforçar o seu controle sobre as Forças Armadas das Filipinas através de uma série de jogos de guerra e do posicionamento permanente de tropas e equipamento militar em terra e mares do país. Em qualquer dia, os seus grandes navios que transportam drones, aviões de guerra e milhares de soldados são encontrados nos mares territoriais das Filipinas ou nos mares adjacentes, sob o véu da “liberdade de operações de navegação”. Os EUA organizaram pelo menos 12 grandes jogos de guerra este ano com os militares filipinos em conluio com o regime de Marcos Jr. Estes ainda não incluem os igualmente grandes, se não maiores, jogos de guerra unilaterais, bilaterais e multilaterais conduzidos nas águas soberanas do país sem a participação, autoridade ou mesmo conhecimento do Estado fantoche filipino.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/07/ininterruptos-preparativos-de-guerra-dos-eua-na-asia
Segundo volume da publicação da tradução da grande obra "History of the Three Internationals: The World Socialist and Communist Movements from to the Present" do dirigente comunista estadunidense William Z. Foster. A obra publicada originalmente em 1955, faz um apanhado histórico bastante didático da história das lutas da classe operária a partir da sua organização política, passando pelas três Internacionais e a luta ideológica travada nesses contextos. O segundo volume trata da história da Internacional Socialista, de como o revisionismo influenciou na organização até o seu ocaso diante da eclosão da primeira grande guerra imperialista, além da luta do marxismo revolucionário, com Lenin à frente contra as concepções de Bernstein e Kautsky.
FIDEL: "HOLOCAUSTO PALESTINO EM GAZA"
Nesta ocasião não falarei das guerras e dos crimes cometidos pelo império dos Estados Unidos ao longo de mais de cem anos, mas só quero fazer constar o que quis fazer com Cuba, o que fez com muitos outros países do mundo e que tão só serviu para provar que “uma ideia justa do fundo de uma gruta pode mais que um exército”. A história é muito mais complicada que tudo aquilo que já foi dito, mas é assim, a grandes traços, como a conheceram os moradores da Palestina e é lógico igualmente, que nos meios modernos de comunicação se espelham as notícias que diariamente chegam, assim tem ocorrido com a vergonhosa e criminosa guerra na Faixa de Gaza, um pedaço de terra onde mora a população do que restou da Palestina independente, até há apenas meio século.
▶️ Leia o artigo de Fidel Castro em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/06/fidel-holocausto-palestino-em-gaza
"O BOLCHEVIQUE ZHDANOV, UM EXEMPLO A SEGUIR"
A vida do camarada Andrei Alexandrovich Zhdanov, que dedicou todas as suas ardentes energias à causa da consolidação do comunismo, servirá para sempre ao povo trabalhador de nossa grande Pátria soviética". Combatente de arma na mão, militante comunista exemplar, pioneiro da emulação socialista, dirigente do Partido, construtor do socialismo, mestre da organização partidária, teórico marxista eminente, internacionalista proletário em todas as suas atividades, Zhdanov é um digno filho de seu povo e de sua época, um autêntico herói da nova classe em ascensão no mundo — a classe operária. O exemplo do fiel discípulo de Stalin frutificará entre os trabalhadores de todo o mundo.
▶️ Leia o obituário escrito por Rui Facó em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/06/o-bolchevique-zhdanov-um-exemplo-a-seguir
"É DIREITO SOBERANO DA RPDC DEFENDER FIRMEMENTE A SOBERANIA E A SEGURANÇA DO ESTADO SOCIALISTA"
Como já afirmamos, o lançamento do satélite de reconhecimento pela RPDC é um processo indispensável para a construção do poder defensivo do país e um fato que abriu uma nova fase nas atividades militares de nossas forças armadas que preservarão com segurança a segurança do país, portanto, constitui uma medida importante que contribui para a melhoria do ambiente de segurança da Península Coreana. No entanto, os Estados Unidos cometeram a violação da soberania e o ato hostil, impondo uma sanção junto com o Japão, a República da Coreia, a Austrália e outros seus fantoches, depois de acusar o exercício dos direitos legais e soberanos da RPDC.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/06/direito-soberano-da-rpdc-defender-firmemente-a-soberania-e-a-seguranca
Primeiro volume da publicação da tradução da grande obra "History of the Three Internationals: The World Socialist and Communist Movements from to the Present" do dirigente comunista estadunidense William Z. Foster. A obra publicada originalmente em 1955, faz um apanhado histórico bastante didático da história das lutas da classe operária a partir da sua organização política, passando pelas três Internacionais e a luta ideológica travada nesses contextos. O primeiro volume trata o início da organização dos trabalhadores em nível mundial, com a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores, e a luta travada por Karl Marx e Friedrich Engels contra os desvios anarquistas e conspiracionistas nesta que ficou conhecida como I Internacional.
MARIÁTEGUI: "A REVOLUÇÃO TURCA E O ISLÃ"
O fenômeno revolucionário criou raízes profundas na alma otomana. A Turquia é apaixonada por homens e coisas novas. Os maiores inimigos da revolução kemalista não são os turcos. Eles pertencem, por exemplo, ao capitalismo inglês. O London Times, senil e lacrimoso, comentou sobre a supressão do Califado, “uma instituição tão ligada à antiga grandeza da Turquia. A burguesia ocidental não quer que o Oriente seja ocidental. Ao contrário, teme a expansão de sua própria ideologia e de suas próprias instituições. Esta poderia ser mais uma prova de que deixou de representar os interesses vitais da Civilização Ocidental”.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/05/mariategui-a-revolucao-turca-e-o-isla
Deputado constituinte em 1946 e um dos principais dirigentes do PCB. Cassado quando o partido foi posto na ilegalidade, Carlos Marighella foi um dos dirigentes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Em 1966, ainda no PCB, propôs o caminho da guerrilha e por isso foi expulso. Fundou a Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64 do país. Apesar da baixa qualidade do vídeo, o documentário sobre a vida desta figura heroica da recente história do Brasil, contará a trajetória do professor Marighella, do deputado Marighella, do guerrilheiro Marighella. Mas, acima de tudo, contará a história do homem Marighella. Um filme de Silvio Tendler.
"INTENSIFICAR A RESISTÊNCIA AO REGIME EUA-MARCOS JR. EM MEIO A CRISES E CONFLITOS NAS FILIPINAS"
A crise gera condições que favorecem ainda mais a vontade, organização e mobilização das massas. O Partido Comunista das Filipinas está em posição de liderar lutas de massas maiores e de fortalecer o movimento revolucionário de massas tanto na cidade como no campo, no quadro do avanço global da revolução democrática popular. Para liderar eficazmente o povo filipino, o Partido precisa superar e repudiar várias formas de conservadorismo, reformismo e legalismo que bloquearam a marcha do povo no caminho da resistência. Fortalecer a determinação, a coragem e a militância das massas para lutar.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/05/intensificar-a-resistencia-ao-regime-eua-marcos-jr-em-meio-a-crises-nas-filipinas
"SERRA LEOA: UM DOMINGO AGITADO"
Bio é um ex-soldado que participou da guerra civil de 1991-2002, que deixou mais de 50 mil mortos e vestígios de extrema violência na sociedade, já que os lados opostos, além dos assassinatos ilegais e da tortura, milhares de pessoas, homens, mulheres e crianças, seus braços, mãos e pés foram amputados. A Serra Leoa, com quase oito milhões e meio de habitantes e cuja esperança de vida é de apenas 34 anos, ocupa o sétimo lugar entre os países mais pobres do mundo. Enquanto o Presidente Bio faz viagens constantes e caras ao exterior.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/05/serra-leoa-um-domingo-agitado
🟥 Use o cupom FRETEGRATIS para ter frete grátis pedidos acima de R$ 100 dos livros do selo Edições Nova Cultura em nosso site: www.novacultura.info/loja
"O MATERIALISMO DIALÉTICO, CONCEPÇÃO DO MUNDO DO PARTIDO MARXISTA-LENINISTA"
A teoria materialista parte, além disso, da consideração de que os fenômenos da natureza e as condições da vida material da sociedade são o primário, enquanto a consciência dos homens, toda a esfera da vida espiritual da sociedade, é secundária, derivada. Considerando a consciência como secundária, como reflexo das leis da natureza e da sociedade, a teoria materialista interpreta da única maneira justa a origem das ideias, concepções e instituições sociais. Assim, a teoria materialista revela o verdadeiro papel das ideias e concepções dos homens, na vida social. Compreendendo as ideias e as concepções dos homens como reflexo de leis da natureza e da sociedade, — leis que existem objetivamente — a teoria marxista afirma a cognoscibilidade do mundo e de suas leis.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/04/o-materialismo-dialetico-concepcao-do-mundo-do-partido-marxista-leninista
"DENUNCIAM PLANOS DO GOVERNO DOS EUA PARA 'AQUECER' O FIM DO ANO EM CUBA"
Os ventos do norte trazem mais do que a frente fria ocasional para Cuba, para a qual as agências de inteligência dos Estados Unidos preparam um ano violento, em sua ânsia de gerar um surto social que contribui para subverter a ordem sócio-política para destruir, de uma só vez, a Revolução Cubana. Neste 2023, o “prato principal” dos terroristas com sede em Miami é “passar à ofensiva para que coisas aconteçam em Cuba”, que eles consideram “imperativo”. Que nada funciona bem, por quase 60 anos, deixa qualquer um nervoso.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/04/denunciam-planos-do-governo-dos-eua-para-aquecer-o-fim-do-ano-em-cuba
"PARAR ATAQUES CONTRA MULHERES E CRIANÇAS! LEVANTE-SE CONTRA A VIOLÊNCIA E GUERRAS DE AGRESSÃO"
Estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofra agressão física e violência sexual durante a sua vida. Dada a população mundial de 8 bilhões de pessoas, isto traduz-se em mais de bilhões de mulheres e meninas. Um grande número destes casos ocorre durante guerras de agressão em que as nações agressoras ou os governos militaristas que apoiam visam os corpos das mulheres através de limpeza étnica, violência sexual, objetificação e outras formas de violência, a fim de subjugar comunidades e nações inteiras. As mulheres dão vida a qualquer comunidade, abrindo caminho para que as novas gerações continuem a história e a identidade do seu povo e desafiem velhos modos de vida que já não servem os interesses e aspirações do seu povo. Esta capacidade distinta das mulheres tornou-as alvos das forças imperiais e dos seus aliados na sua violenta busca para monopolizar os recursos do mundo e consolidar o poder.
▶️ Leia sobre a campanha em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/04/parar-ataques-contra-mulheres-e-criancas-levante-se-contra-a-violencia-e-guerras
| MAIS LIDOS DA SEMANA |
"Palestina: procurando pelos mortos enquanto tentam sobreviver" Enquanto folheava as notícias, me deparei com uma reportagem sobre 41 mineiros indianos que foram resgatados depois de ficarem presos em um túnel por mais de duas semanas. Senti uma sensação de alívio por eles, o que me levou a comparar a sua situação com o que testemunhámos aqui em Gaza. Re...
| MAIS LIDOS DA SEMANA |
"Black like Mao: China Vermelha & Revolução Preta" “Essa é a era de Mao Tsé-Tung, a era da revolução global e a luta afro-americana por libertação é parte de um movimento universal invencível. O presidente Mao foi o primeiro líder mundial a elevar a luta do nosso povo ao nível da revolução mundial.” — Robert Williams, 1967 Parece q...
| MAIS LIDOS DA SEMANA |
"O caráter antipopular da sociedade capitalista visto através do sistema eleitoral" O grande Líder camarada Kim Il Sung disse: “A ‘democracia’ ao estilo estadunidense proporciona direitos e liberdade ilimitados a uma minoria da classe privilegiada, mas não proporciona nem mesmo os direitos e liberdade políticos rudimentares às amplas massas de trabalhadores, incluindo ope...
| MAIS LIDOS DA SEMANA |
"Mianmar, um incêndio no sul da China" Para além de alguns interregnos de democracias protegidas, o Tatmadaw, como é conhecido o exército da Birmânia ou Mianmar desde 2008, é aquele que governa o país desde a sua independência em 1948. Esse poder é palpável em todas as atividades, mesmo fora da esfera militar, controlando grande...
Todo mês oferecemos um título do selo Edições Nova Cultura com um desconto especial. Em dezembro a obra "A Mulher na União Soviética" pode ser adquirida com R$ 10 de desconto.
🟥 Utilize o cupom CULTURA10 em nossa loja:
www.novacultura.info/product-page/a-mulher-na-uniao-sovietica
"SILVIO RODRÍGUEZ, UM CANTO PARA A REVOLUÇÃO"
Em fevereiro de 1968, ingressou no Centro da Canção de Protesto da Casa de las Américas junto com Pablo Milanés e Noel Nicola. Nesse estágio ofereceu inúmeros recitais para locais de trabalho, escolas, unidades militares, bem como na própria sede da Casa, de onde era transmitido mensalmente o programa “Canción protesta”. Nessa época a canção “La Era está pariendo un Corazón” alcançou grande difusão na voz de Omara Portuondo, o que tornou Silvio muito mais conhecido.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/01/silvio-rodriguez-um-canto-para-a-revolucao
"O NOSSO PARTIDO E A LUTA DEVEM SER DIRIGIDOS PELOS MELHORES FILHOS DO NOSSO POVO"
A nossa luta não é de boca, é luta de facto, temos que lutar mesmo. Os camaradas lembram-se de que, nos primeiros anos de 1960, muita gente se convenceu de que a luta consistia em falar na rádio. Houve grandes vitórias na rádio de Dacar ou de Conakry, mesmo contra o PAIGC, mas não contra o colonialismo português, porque, contra os colonialistas, eles, os oportunistas, nunca fizeram nada. Velhos tempos em que as pessoas corriam para ver quem chegava primeiro para falar na rádio. Como se isso fosse a luta. No nosso Partido nós considerámos sempre como fundamental e certo o seguinte: a luta não é conversa nem palavras, nem escrita nem falada; a luta é a ação de cada dia contra nós mesmos e contra o inimigo, ação que se transforma e cresce cada dia mais, até tomar todas as formas necessárias para correr com os colonialistas portugueses da nossa terra.
▶️ Leia o artigo de Amílcar Cabral em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/01/o-nosso-partido-e-a-luta-devem-ser-dirigidos-pelos-melhores-filhos-do-nosso-povo
“PALESTINA: PROCURANDO PELOS MORTOS ENQUANTO TENTAM SOBREVIVER”
Aqui em Rafah, onde atualmente procuro abrigo, há uma casa com uma mensagem comovente escrita na parede: “Omar e Osama ainda estão sob os escombros”. Parei por um momento e ponderei. Eles tiveram um fim rápido ou suportaram um sofrimento inimaginável? Eles pediram ajuda? É possível que inicialmente tenham sobrevivido, mas tenham morrido depois de ficarem presos sob os escombros por mais de uma semana? Tenho uma colega de escola chamada Aya Juaidi, que tem 29 anos e perdeu tragicamente o marido no massacre israelense na Al Taj III, em Gaza, em 25 de outubro. Infelizmente, seu corpo permaneceu preso dentro do prédio mesmo após o terrível acontecimento. Mesmo que os serviços de defesa civil tivessem combustível, ainda não teriam as ferramentas necessárias para retirar corpos dos escombros.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/01/palestina-procurando-pelos-mortos-enquanto-tentam-sobreviver
"O CARÁTER ANTIPOPULAR DA SOCIEDADE CAPITALISTA VISTO ATRAVÉS DO SISTEMA ELEITORAL"
O grande Líder camarada Kim Il Sung disse: “A ‘democracia’ ao estilo estadunidense proporciona direitos e liberdade ilimitados a uma minoria da classe privilegiada, mas não proporciona nem mesmo os direitos e liberdade políticos rudimentares às amplas massas de trabalhadores, incluindo operários e camponeses. Na verdade, a ‘democracia’ ao estilo estadunidense nada mais é que uma camuflagem para encobrir a natureza reacionária do sistema e do poder político burgueses”.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/01/o-carater-antipopular-da-sociedade-capitalista-visto-atraves-do-sistema-eleitoral
MAO: "A QUESTÃO DA INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NO SEIO DA FRENTE ÚNICA"
Na luta contra um inimigo nacional, a luta das classes assume forma de luta nacional, nisso se manifestando a identidade dessas duas lutas. Por um lado, para dado período histórico, as reivindicações políticas e econômicas das diversas classes só são admitidas na medida em que não conduzem a ruptura da cooperação e, por outro lado, as necessidades da luta nacional (resistência ao Japão) constituem o ponto de partida de todas as reivindicações nessa luta de classes. Assim, existe identidade entre a unidade e a independência e entre a luta nacional e a luta de classes, no próprio seio da Frente Única.
▶️ Leia o artigo de Mao Tsé-tung em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/12/01/mao-a-questao-da-independencia-e-autonomia-no-seio-da-frente-unica
Antologia organizada pelo selo Edições Nova Cultura a partir do trabalho de divulgação que fizemos sobre a experiência revolucionária do Partido dos Panteras Negras em nosso site e revista. O primeiro volume é constituído por artigos publicados no órgão oficial The Black Panther, discursos dos principais líderes e documentos da organização – produzidos ao longo da existência do partido, que traçam um panorama geral para o estudo desta etapa da luta dos negros estadunidenses apoiados no marxismo-leninismo e influenciados pelo Pensamento Mao Tsé-tung na luta contra o racismo e o imperialismo. Já o segundo volume é composto por mais artigos publicados no órgão oficial, discursos dos principais líderes e documentos da organização – produzidos ao longo da existência do partido, além de duas importantes longas entrevistas de Huey P. Newton e Eldridge Cleaver sobre diversas questões do Partido.
ATAQUES TERRORISTAS SIONISTAS E AS LUTAS DAS MASSAS PALESTINAS
Falar das cotidianas e escandalosas humilhações perpetradas pelos supremacistas judeus contra a população árabe palestina poderia parecer repetitivo. Fuzilamentos, demolições de casas, encarceramentos arbitrários e demais já parecem fatos naturalizados diante dos olhos dos conglomerados de imprensa, mas certamente não parecem diante dos palestinos que sofrem tais humilhações de forma cotidiana. O ano de 2020, que coincidiu com o alastramento da pandemia da Covid-19 pelo mundo, fez com que os supremacistas judeus empregassem a mesma doença como uma das várias armas de extermínio étnico que já aplica há mais de setenta anos contra os árabes. É possível que utilizar mísseis, disparar projéteis ou empregar retroescavadeiras sejam ações muito mais caras do que simplesmente cortar a entrega da vacina para a população que se quer exterminar. É possível que esta forma de genocídio seja até mesmo mais eficiente para a entidade ilegal que se gaba de ser o “país” que mais avançou na vacinação da sua população contra a Covid-19, conforme já comentamos há alguns dias.
▶️ Releia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2021/03/19/ataques-terroristas-sionistas-e-as-lutas-das-massas-palestinas
KRUPSKAYA: "JOVENS PIONEIROS: COMO AS MULHERES PODEM AJUDAR"
Deve ser explicado para elas que não é menos importante para as meninas do que para os meninos se juntar aos Pioneiros. As meninas não devem ser amarradas à casa, mas desde os primeiros anos devem estar acostumadas a estar juntas, em uma organização com os meninos - estar com eles em uma condição de camaradagem. Os jovens pioneiros desejam trabalhar, querem ter mãos trabalhadoras; na verdade, eles querem ser capazes de fazer um grande negócio, e eles estão preparados para aprender de quem pode ensiná-los. As mulheres que trabalham são capazes de um grande negócio, que transmitam seus conhecimentos aos Pioneiros.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/11/30/jovens-pioneiros-como-as-mulheres-podem-ajudar
STALIN: "CARÁTER INTERNACIONAL DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO"
A Revolução de Outubro se distingue fundamentalmente destas revoluções. Ela se propõe, como objetivo, não a substituição de uma forma de exploração por outra forma de exploração, de um grupo de exploradores por outro grupo de exploradores, mas a supressão de toda espécie de exploração do homem pelo homem, a supressão de todos e cada um dos grupos exploradores, a instauração da ditadura do proletariado, a instauração do poder da classe mais revolucionária entre todas as classes oprimidas que existiram até hoje, a organização da nova sociedade socialista sem classe. É precisamente por isto que o triunfo da Revolução de Outubro assinala uma mudança radical e profunda na história da humanidade, uma mudança radical e profunda nos destinos históricos do capitalismo mundial, uma mudança radical e profunda no movimento de libertação do proletariado mundial, uma mudança radical e profunda nos métodos de luta e nas formas de organização, nos hábitos de vida e nas tradições, na cultura e na ideologia das massas exploradas do mundo inteiro.
▶️ Leia o artigo de J.V. Stalin em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/11/30/stalin-carater-internacional-da-revolucao-de-outubro
"KIM IL SUNG, SÍMBOLO DA LUTA PELA LIBERTAÇÃO NACIONAL DAS COLÔNIAS"
O triunfo na guerra revolucionária antijaponesa foi um grande acontecimento do século XX, que estimulou a outros povos oprimidos do mundo e levou a uma nova etapa na luta pela libertação nacional das colônias. Além disso, comprovou aos povos que viviam sob a dominação colonial dos imperialistas a verdade da luta que se levanta confiando em suas próprias forças, podendo assim conquistar a libertação nacional e a independência do país.
▶️ Leia o artigo em nosso site:
www.novacultura.info/post/2023/11/29/kim-il-sung-simbolo-da-luta-pela-libertacao-nacional-das-colonias
DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO
Neste 29 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, em alusão a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, quando se completaram 30 anos da divisão do território Palestino para criação do estado de Israel. Na atual conjuntura, milhares de pessoas se manifestam no Brasil e no mundo em solidariedade aos palestinos e palestinas e sua luta por libertação nacional diante do recrudescimento da violência da entidade sionista e seu avanço no seu anseio genocida sob as bênçãos do imperialismo. É necessário que todos os comunistas brasileiros ofereçam apoio incondicional à causa palestina e à luta armada de resistência em andamento. Quando dos 70 anos da Nakba, em 2018, o selo Nova Cultura publicou o histórico documento "Estratégia para a Libertação da Palestina" da Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP), uma leitura fundamental sobre a questão palestina, que apresenta quais são os atores em cena e seus interesses de classe, e coloca a vitória da libertação do povo palestino como parte integrante da revolução mundial e da vitória do socialismo.
POR UMA NOVA CULTURA...
“O critério único da verdade é a prática revolucionária dos milhões que integram o povo” - Mao Tsé-tung
No Brasil, os meios de comunicação estão concentrados nas mãos de um punhado de famílias reacionárias. O imperialismo norte-americano dá a linha dos principais jornais, revistas, sites e emissoras de televisão. Os trabalhadores, massacrados diariamente pelo Estado reacionário das classes dominantes, são tratadas como párias e criminalizados, principalmente quando decidem intervir de maneira combativa na defesa dos seus direitos. As guerras de rapina promovidas pelos Estados Unidos, são justificadas como necessárias pelos meios de comunicação, que atuam como fiéis serviçais do imperialismo. Justificam as agressões do imperialismo, ao passo que criminalizam todas as formas de resistência encontradas pelos povos para fazer frente aos agressores estrangeiros.
Como aponta o revolucionário marxista italiano Antônio Gramsci, "todos os dias, pois, sucede a este mesmo operário a possibilidade de poder constatar pessoalmente que os jornais burgueses apresentam os fatos, mesmo os mais simples, de modo a favorecer a classe burguesa e a política burguesa com prejuízo da política e da classe operária. Rebenta uma greve? Para o jornal burguês os operários nunca têm razão. Há manifestação? Os manifestantes, apenas porque são operários, são sempre tumultuosos, facciosos, malfeitores". E segue "o governo aprova uma lei? É sempre boa, útil e justa, mesmo se não é verdade. Desenvolve-se uma campanha eleitoral, política ou administrativa? Os candidatos e os programas melhores são sempre os dos partidos burgueses. E não falemos daqueles casos em que o jornal burguês ou cala, ou deturpa, ou falsifica para enganar, iludir e manter na ignorância o público trabalhador".
Dado este cenário, a União Reconstrução Comunista, organização que luta para reconstruir o Partido Comunista (marxista-leninista) em nosso país, tomou a decisão em 2015 de criar e impulsionar uma publicação própria que, ao lado de muitas outras publicações de caráter democrático e progressista existentes em nosso país, possa ajudar a difundir e impulsionar a luta revolucionária das massas.