Vanessa Uemura Endocrinologia Veterinária

Vanessa Uemura Endocrinologia Veterinária

Atendimento em Santo André pela Concept Care
Agendamento entre 9-18h pelo whatsapp 011975922088

03/03/2020

Quem perdeu 6kg nos últimos meses ??? A querida Lana 👏👏👏🐾🐾🐾 ...

17/10/2018

Me conte tudo o que você está sentindo😻

01/09/2018

Endocrinologista veterinário ❤️

24/08/2018

Na busca por snacks muito mais saudáveis, principalmente no caso dos pacientes endocrinopatas que requerem atenção quanto ao peso, o BRÓCOLIS sem dúvida é uma opção muito melhor do que lanches processados, que podem conter corantes, açúcares, muito sódio e gordura.

Duas grandes vantagens é ser baixo em caloria (25kcal para 100g de brócolis) e rico em fibra, o que pode ajudar muito na saciedade. Entretanto, contraindicado para problemas relacionados ao cálcio elevado, além de poder causar mais gases e inchaço se consumido em excesso.

Em pequena quantidade é mais um agrado bem FIT ;)

24/08/2018
17/08/2018

A frase que define toda uma história, uma grande paixão e a realização de um sonho

17/08/2018

O TECIDO ADIPOSO é o MAIOR TECIDO ENDÓCRINO e produz diversos hormônios, comumente chamados de adipocinas. Antigamente o tecido adiposo era conhecido apenas para estocar energia.
Dentre estas adipocinas há algumas com efeito pró inflamatório e diretamente associadas com doenças crônicas como artrose, resistência insulínica, alterações cardiovasculares, dislipidemias, alteração respiratória, lipidose hepática, dermatopatias e sugere-se possível ligação com neoplasias.
Quanto mais tecido adiposo maior a possibilidade de produção de citocinas inflamatórias. Por isso, o controle de peso é fundamental em cães e gatos!
Modere nos petiscos, mais exercício e muita saúde para seus pets ;)

07/08/2018

Excelente texto sobre alimento úmido para gatos e muitos de seus benefícios

Mitos X Benefícios do uso de alimentos úmidos em gatos

É muito frequente em nossa rotina de atendimentos e cursos, ouvirmos muitos erros de conceito sobre os alimentos úmidos, além do desconhecimento sobre esse assunto. Por isso, decidimos trazer algumas informações muito importantes sobre o tema!
Gatos descendem de uma espécie adaptada a ambientes secos e escassos em água - tendo evoluído com uma grande capacidade de concentração urinária, através do máximo aproveitamento da água do ambiente. Isso se traduz em aproveitar, o melhor possível, a água presente na presa. Como são carnívoros estritos, alimentam-se de presas inteiras na natureza; e 70% do conteúdo da presa se traduz em água.
Ou seja, na natureza, 70% do que os gatos ingerem corresponde à água. Eles estão adaptados a ingerir água CONTIDA NA PRESA, antes de irem buscar água em outros pontos para auxiliar em sua hidratação.
Além disso, presas tem uma baixa densidade calórica (cerca de 80KCal/100gramas), e demandam um alto gasto energético para obtê-las (pois elas estão correndo!). Ou seja, existe gasto energético considerável para obter uma quantidade calórica não muito elevada (por isso, os pequenos felídeos na natureza - ancestrais próximos de nosso gato doméstico - consomem diversas presas ao dia, assim como seu gato vai diversas vezes ao pote de ração por dia).
Embora o senso comum leve a crer que, com a redução da água dietética, os felinos aumentem sua ingestão de água através do uso da vasilha, nem sempre isso ocorre prontamente. Primeiramente, os felinos tendem a concentrar mais sua densidade urinária (característica evolutiva de uma espécie de origem desértica); e a concentração urinária é um fator predisponente às doenças urinárias inferiores. A dieta úmida é um grande aliado no manejo e prevenção de doenças urinárias inferiores em gatos!
Na atualidade, a doença nutricional mais comum na espécie felina é a obesidade. Fatos como o sedentarismo, falta de enriquecimento ambiental, falta de interação/rotina com o proprietário, além da sobrealimentação dos gatos com um alimento de densidade calórica elevada justificam o atual cenário mundial desta enfermidade.
As dietas úmidas apresentam, em sua maioria, altas concentrações de proteína, moderadas a altas concentrações de gordura, além de baixa concentração de carboidratos. Pelo fato de conterem cerca de 70% de água, além de aumentarem a ingestão hídrica (como mencionado anteriormente), este fator diminui em muito a densidade calórica, além de aumentar significativamente a saciedade.
Muitos mitos relacionados às dietas úmidas tais quais “elas contém muita gordura, por isso são muito calóricas” ou “elas tem elevados teores de sódio, por isso aumentam a ingestão hídrica” devem ser elucidados, bem como suas reais comprovações, explicitadas!
As reais evidências mostram que os alimentos úmidos são cerca de quatro a cinco vezes MENOS calóricos que os alimentos secos, além de serem ricos em água. Os alimentos de boa procedência e qualidade de formulação não apresentam maiores teores de sódio ou energia proveniente de gordura, como muito ouvimos.
Em sua maioria, são alimentos BALANCEADOS, podendo ser utilizados como fonte alimentar segura para os felinos. Não devem ser considerados PETISCOS, sendo que esse mito deve ser quebrado na sociedade!

Existem alimentos úmidos que NÃO SÃO COMPLETOS E BALANCEADOS, e isso não consta no rótulo do alimento. SEMPRE procure orientação de um médico veterinário especializado em medicina felina (preferencialmente), para obter orientação sobre os alimentos balanceados no mercado!
Em resumo, o uso de alimentos úmidos é uma excelente opção diária para todos os gatos, minimizando a ingestão calórica excessiva, além de incrementar a ingestão hídrica, auxiliando na manutenção do peso, além de prevenir problemas em vias urinárias inferiores. E além de tudo, é fisiologicamente mais próximo da alimentação que os gatos apresentavam na natureza!

Texto: Alexandre G. T. Daniel, MV, MSc., DipABVP(Feline Practice)

Ajude a divulgar essa informação!!

03/08/2018

AGORA TEMOS UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A OBESIDADE EM LABRADORES:

Um estudo de 2016 foi o primeiro estudo genético a evidenciar a mutação em um gene relacionado à saciedade e gasto de energia em cães da raça Labrador Retriever. A mutação é no gene denominado POMC. 25% dos labradores são portadores desta mutação genética, logo um dos mecanismos de sinalização da saciedade está prejudicado, fazendo com que sintam mais fome do que cães normais; outro impacto é no gasto energético, pois a região de atuação deste hormônio no hipotálamo também está relacionada a sinalizações para ativação do metabolismo.
Em 2017 um estudo foi realizado com as raças de maior prevalência para obesidade, são elas Labradores, Golden Retrievers, Beagles e Cocker Spaniels. O estudo envolveu 272 cães e concluiu que a mutação acontece APENAS EM LABRADORES. Este achado explica parte da predisposição para ganho de peso nessa raça e a atenção dobrada que devemos ter para EVITAR O GANHO DE PESO EXCESSIVO e impacto na saúde desses cães.

;)

03/08/2018

18 aninhos e muita saúde 🙌🏻
Diabetes mellitus e hipertireoidismo sob controle💕

Globo Repórter | Globo Repórter – A vida secreta dos cães, 27/07/2018 | Globoplay 29/07/2018

A vida secreta dos cães
Lindo documentário para um domingo de muita fofurice

https://globoplay.globo.com/v/6904453

Globo Repórter | Globo Repórter – A vida secreta dos cães, 27/07/2018 | Globoplay Programa mostra histórias notáveis sobre o melhor amigo do homem ao redor do mundo.

28/07/2018

TEMPO MUITO SECO EM SÃO PAULO
É nessa época do ano que alguns cães e gatos iniciam ou pioram de sintomas respiratórios, como tosse e espirros, além de piorar a lubrificação ocular e ressecamento da pele.
Quando você mantém o ar úmido com um umidificador, ele pode ajudar a manter a hidratação das vias áreas, desta forma, ajudá-lo a respirar normalmente. Coloque o umidificador na sala onde seu cão ou gato dorme ou passa a maior parte do dia.
Se o seu animalzinho tiver algum desses sintomas e umidificar o ar não solucionar o problema, vale a pena investigar a causa e planejar outras estratégias ;)

27/07/2018

Os cães podem comer abobrinha? SIM!
Um dos maiores aliados para ajudar a saciar e substituir os petiscos calóricos, principalmente nos pacientes caninos com restrições alimentares.

A abobrinha é rica em cálcio, beta caroteno, vitaminas B e C, fibra, potássio e folato.

Há várias maneiras que podemos oferecer a abobrinha:
- crua, cozida, grelhada
- em fatias, cubos
- congelada naquelas dias bem quentes
- como um lanchinho ou misturada nas principais refeições

Contudo, bom iniciar com pequenas porções para avaliar a tolerância, e ver com seu veterinário se o sal pode ser acrescentado e se não há restrições quanto à composição da abobrinha.

;)

Endocrinologia 07/07/2018

Dra Vanessa esteve com grandes nomes da endocrinologia veterinária internacional num curso intensivo em Bolonha na Itália. Nossa equipe sempre atualizada para melhor atender nossos pacientes !

28/06/2018
26/06/2018

Minha ausência nos atendimentos tem um motivo nobre de crescer mais um pouquinho e encher a bagagem de conhecimento sobre Endocrinologia para melhor cuidar dos nossos pets😘

08/06/2018

Excelente evento promovido pela ABEV, muito obrigada por reunir nomes tão importantes e trazer uma discussão tão rica dos caminhos pela qual a endocrinologia deve progredir📚👩🏻‍💻

Untitled album 30/05/2018

Preparamos tudo com muito carinho, venha conhecer o novo espaço da Concept Care para endocrinologia.

13/04/2018

Quanto menor o cão, maior o impacto!
Mesmo em pequenas quantidades, nossos alimentos dados como petiscos (p.ex., pedaço de queijo) podem representam uma grande parcela da necessidade energética diária de nossos animais.

Photos from Vanessa Uemura Endocrinologia Veterinária's post 29/03/2018

Falando do meu amor pela endocrino, na minha casa amada e entre amigos queridos = realização e sonho👩🏻‍🏫

25/02/2018

Foi um prazer falar sobre as endocrinopatias para alunos tão interessados 💕

02/02/2018

O início de uma nova história começa hoje

31/01/2018

E o curso de verão de ENDOCRINOLOGIA este ano é em Bologna. Quem se anima para ir junto?

29/01/2018

O Luke é um doce diabético que tá na batalha para fazer cirurgia da CATARATA, quem puder ajudar na VAKINHA, agradeço .. qualquer valor mesmo💕🙏😘

31/12/2017

FORÇA-TAREFA NO ENFRENTAMENTO AOS FOGOS DE ARTIFÍCIO (por Psicovet Centro)

1 - Mantenha portas e janelas fechadas (inclusive cortinas!). Além de prevenir fugas, o som dos rojões será abafado. Muito calor? Prepare o ar condicionado/ventilador e “de quebra” a barulheira será ainda mais abafada;

2 – Não deixe seu bichinho medroso sozinho em casa. Convide a turma para comemorar em sua casa, afinal, seu peludinho foi seu fiel companheiro o ano todo e agora ele precisa muito de você!;

3 – Prepare-se fisicamente e psicologicamente para a “missão”. Não se sinta constrangido por passar a noite dando suporte ao peludinho. Mescle os cuidados com um pouco de comemoração e tudo ficará bem;

4 - Faça um bom passeio com seu cão no fim da tarde (daqueles de voltar com a língua de fora) ou bote-o para nadar ou praticar algum esporte vigoroso. No caso do gato, promova brincadeiras de correr e pular em casa, caso ele goste. O cansaço ajudará a relaxar melhor a noite;

5 - Mantenha o som alto dentro de casa. Reproduza sons agradáveis (vale o Jingle Bells!) ou simplesmente deixe a TV ligada em volume alto. Se necessário, prepare tampões de ouvido para você também!

6 - Prepare e disponibilize um “cantinho seguro” para o seu bichinho se esconder. Esse pode ser o cômodo mais silencioso da casa, uma caixa de transporte, ou mesmo dentro do guarda-roupa. Nos momentos de maior barulho, caso ele esteja ainda inquieto, coloque-o no “cantinho seguro” e fique por perto.
*No caso dos cães, se ele se mostra inquieto o tempo todo durante a virada, e não é possível que você e ele se isolem no “cantinho seguro”, coloque-o na guia (essa segurada por você ou presa a sua cintura o tempo todo!), assim você estará livre para transitar mas fazendo companhia a ele;
**Não esqueça de plugar o difusor de feromônio sintético maternal (ADAPTIL para cães e FELIWAY para gatos) no "cantinho seguro" desde alguns dias antes da virada!

7 - Proteções de ouvido tais como algodões ou mesmo fones de ouvido “abafadores” para cães são essenciais para as horas mais barulhentas!

8 - Petiscos especiais tais como alimentos úmidos em brinquedos de lamber, ossinhos de roer ou petiscos secos espalhados são uma ótima distração para o animal que ainda mantém o apetite a despeito do medo;

9 - Mantenha-se calmo e confiante. Seu animal estará atento às suas reações. A medida que ele se acalma, acaricie, converse alegremente, proponha uma brincadeira com os petiscos especiais. Se continuar medroso, apenas fique calmo e mantenha-se por perto;

10 – Cuidado com os calmantes. Utilize apenas aquele que prescrito por um médico veterinário!

Seu bichinho merece o seu esforço! E lembre-se: no próximo ano, tudo será melhor se você buscar ajuda profissional já no inicio do ano, afinal, em breve teremos os foguetórios da copa.......e a missão continua!

14/11/2017

Sabe aquele momento que vc conhece os autores de trabalhos que vc tanto lê? Indescritível e muita admiração

Professor Federico Fracassi da Universidade de Bologna na Itália
Professora Sara Galac da Universidade de Utrecht na Holanda

13/11/2017

Iniciando a semana atualizando

01/10/2017

Hoje teste gratuito para o “verme do coração” no Parque Villa Lobos, entre 10-14h.

Pessoal, é este domingo!!

Contamos com a presença de todos lá!

Videos (show all)

Jully linda curtindo a sua salada de alface👏🏻👏🏻👏🏻
Especialmente para meus pacientes cães e gatos diabéticos dicas de como mensurar glicemiaFonte: WellionVet Gluco Calea

Website