Team Cérebro

Team Cérebro

Atividade física baseada em evidências!

04/02/2024

・・・
O risco de ter de próstata pode cair em até 35% para homens que praticam exercícios físicos, sugere um estudo de médicos e especialistas em saúde coletiva realizado na .

Publicado nesta terça-feira (30/1) no BJS Medicine, o estudo mostrou que praticantes de musculação, corrida, ciclismo e outras atividades que aumentam a capacidade cardiorrespiratória conseguem diminuir os riscos de desenvolverem .

Cerca de 57 mil homens suecos foram acompanhados entre 1982 e 2019 com te**es de aptidão física em ergométrica. Os voluntários faziam te**es a cada cinco anos em média para que o desempenho fosse acompanhado. Os exames de saúde deles foram monitorados até 2020.

Entre o grupo, 592 desenvolveram câncer de próstata e 46 deles morreram em decorrência do tumor. Comparando os desempenhos, os investigadores concluíram que a maioria dos atingidos eram homens que estavam sedentários no período.

Os homens que perderam em média de 3% ou mais de condicionamento físico a cada ano, tiveram chances 16% maiores de ter câncer de em relação aqueles que conseguiram manter desempenhos semelhantes entre um teste e outro. Os que melhoraram o desempenho físico em 3% a cada ano, afastaram o risco de ter câncer em 35%.

➡ Veja mais notícias sobre saúde no link da bio, stories ou no metropoles.com

📸 Getty Images

02/02/2024

Siga: .dezingrini

Um estudo conduzido por Stamatakis et al. (2019) e publicado no American Journal of Epidemiology examinou a associação entre a força musmuscular, e a mortalidade em uma grande amostra populacional. Os resultados mostraram que níveis mais altos de força muscular foram associados a uma redução significativa no risco de mortalidade por todas as causas, bem como uma diminuição no risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Stamatakis, E., Lee, I.M., Bennie, J., et al. (2019). Does Strength-Promoting Exercise Confer Unique Health Benefits? A Pooled Analysis of Data on 11 Population Cohorts with All-Cause, Cancer, and Cardiovascular Mortality Endpoints. American Journal of Epidemiology, 187(5), 1102-1112.

01/02/2024

Confia…

31/01/2024

Primeiramente, bom dia!😅

30/01/2024

・・・
Uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) revela que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. O levantamento aponta que 22% da população se exercita diariamente, 13% se movimentam pelo menos três vezes por semana, enquanto que 8% fazem alguma atividade pelo menos duas vezes por semana.


Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

30/01/2024

Uma foi multada em aproximadamente R$ 13 mil após uma aluna parar na UTI por ser pressionada a fazer exercícios físicos, sob orientação de um falso personal trainer. O estabelecimento foi autuado pelo Conselho Regional de Educação Física. De acordo com a Polícia Civil, foram três multas de R$ 4,3 mil. O caso aconteceu em Inhumas, na região metropolitana da capital goiana. Segundo a corporação, o falso profissional, identificado como Gustavo Borges da Silva, é suspeito de ter pressionado a aluna a fazer exercícios pesados e de forma errada. Ela passou mal e apresentou complicações. À polícia, a aluna contou que sentiu fortes dores abdominais após os exercícios. O boletim do hospital consta que ela tinha dor intensa na coxa direita associada a colúria, coloração escura da urina associada a doenças do fígado. Em razão do quadro de saúde, a aluna foi transferida para Goiânia, onde foi internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro dela era de rabdomiólise, quando as fibras musculares são destruídas o que provoca a liberação de substâncias na corrente sanguínea afetando os rins e que pode ter sido causada em razão do grande esforço físico. Segundo a polícia, ela recebeu alta e está em casa.

29/01/2024

Após recentes estudos científicos começarem a destacar os benefícios de hábitos mais saudáveis no manejo de transtornos psiquiátricos, a prática da psiquiatria no Brasil começou a passar por transformações em relação às prescrições médicas centradas exclusivamente em antidepressivos. Conforme hoje se compreende que os transtornos psiquiátricos têm múltiplos fatores envolvidos, assim, não respondem a uma única abordagem.

Um desses hábitos engloba as atividades físicas que, entre seus vários benefícios, têm o poder de acalmar a mente e aprimorar as interações interpessoais. Um estudo divulgado na JAMA Psychiatry, em 2022, indicou que a intensidade do exercício está associada à redução do risco de depressão. A pesquisa também sugeriu que, se as pessoas fossem mais ativas fisicamente, seria possível evitar 11% dos casos incidentes de depressão.

E as vantagens não param por aí: uma dieta equilibrada também pode se revelar um grande aliado. Os alimentos in natura (tais como laticínios, frutas, carnes ou vegetais) são considerados opções alimentares ideais para esse tipo de abordagem terapêutica.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br

Photos from Team Cérebro's post 15/11/2023

Treine!

Photos from Team Cérebro's post 15/11/2023

Treine

Photos from Team Cérebro's post 10/11/2023

Siga: .dezingrini

Um estudo conduzido por Stamatakis et al. (2019) e publicado no American Journal of Epidemiology examinou a associação entre a força musmuscular, e a mortalidade em uma grande amostra populacional. Os resultados mostraram que níveis mais altos de força muscular foram associados a uma redução significativa no risco de mortalidade por todas as causas, bem como uma diminuição no risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Stamatakis, E., Lee, I.M., Bennie, J., et al. (2019). Does Strength-Promoting Exercise Confer Unique Health Benefits? A Pooled Analysis of Data on 11 Population Cohorts with All-Cause, Cancer, and Cardiovascular Mortality Endpoints. American Journal of Epidemiology, 187(5), 1102-1112.



Alcance todo o seu potencial técnico com nossos cursos certificados a partir de 39,90. Acesse o link na bio e aproveite!

Photos from Team Cérebro's post 08/11/2023

Vamos treinar?

Photos from Team Cérebro's post 07/11/2023

.dezingrini
#
CONDROMALÁCIA X AGACHAMENTOS

Também conhecida como: Síndrome da dor Femoropatelar.

É cada dia mais comum nos depararmos com alunos com SDFP e temos que estar preparados para lidar com essa situação com segurança.
-------
A condromalácia pode ocorrer devido a trauma direto com conseqüente dano condral, ou resulta de qualquer condição que interfira com os movimentos patelofemorais normais, tais como variações anatômicas anormais.
Esta lesão é mais comum em mulheres e ocorre prioritariamente em atividades como balé, corridas, ciclismo, voleibol, etc. A dor é descrita como profunda e localizada na região retropatelar e pode ser sentida ao subir e descer escadas, em atividades prolongadas, após ficar muito tempo com os joelhos flexionados e ao agachar-se para pegar um objeto no chão.

É recomendado que se realize exercícios isométricos para o quadríceps, pois não exacerbam a dor, fortalecem e envolvem movimento mínimo da patela. Já os exercícios de flexão de joelhos, tais como agachamento são indicados, mas implicam em uma sobrecarga muito grande sobre a articulação patelofemoral e resultam em exarcebação dos sintomas (CORRIGAN & MAITLAND, 2000). Apesar da tensão patelofemoral aumentar concomitante à flexão do joelho no agachamento, devemos ter em mente que o agachamento profundo mesmo realizado com poucas repetições e muita carga é menos deletério que atividades cíclicas de longa duração, pois na verdade o maior problema da condromalácia está no alto volume dos treinos. Outro fator importante neste tipo de lesão é o fortalecimento e alongamento dos isquiotibiais, flexores do quadril e abdutores. -->>>Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercício (GEASE).

Photos from Team Cérebro's post 07/11/2023

Assuma a responsabilidade.

Photos from Team Cérebro's post 06/11/2023

.dezingrini Quem conhece esse filme aí?
com aquela galera do “comigo deu certo”. Quando é o básico e cientificamente respaldado que dá certo, e não exercícios mirabolantes, treinos de blogueiros “bodybuilder” e fazer o uso indiscriminado de anabolizantes. Oriente-se com um profissional preparado para ajustar as variáveis do seu treino, e preservar sua saúde! Ou vc se trataria com um médico formado pela faculdade da vida?

Photos from Team Cérebro's post 06/11/2023

Photos from Team Cérebro's post 03/11/2023

: .dezingrini

Vamos falar um pouco sobre estratégias adotadas visando o emagrecimento! Primeiramente, quando falo emagrecer, não me refiro a peso corporal, mas peso de GORDURA.

Quando adotamos uma estratégia equivocada para o emagrecimento nosso corpo reage ao estímulo como se estivesse enfermo ou em inanição, o organismo entra em alerta e procura economizar suas reservas de energia da qual faz parte a gordura e muitas vezes degradando a , o famoso catabolismo.

Geralmente isso acontece quando se realizam dietas extremamente restritivas e treinos volumosos em demasia.

Devemos observar que perder peso não necessariamente é perder gordura, muitas vezes se perde massa magra e preserva-se ou até mesmo aumenta a gordura corporal, o que não é interessante, pois a diminuição da massa magra também acarreta na diminuição do metabolismo basal.

Atentando ainda para o fato de que podemos perder peso e engordar, ganhar peso e emagrecer, manter o peso corporal e engordar ou emagrecer o que vai determinar é a relação gordura/massa magra. A melhor forma é de determinar essa proporção é uma avaliação física.

Que fique claro, o que vai definir o sucesso do processo de
emagrecimento e manutenção da massa muscular é a estratégia que se utiliza para tal, que se ancora em um plano alimentar equilibrado, uma prescrição de treinamento bem elaborado e constância
Desconfie de dietas da moda, receitas milagrosas treinos mirabolantes e por aí vai.
-------------------------------- ̧ão ̧ãosaudável ́de

Photos from Team Cérebro's post 03/11/2023

Aí mora o perigo de cair em armadilhas, como uso indiscriminado de medicamentos, “dicas” de blogueiras e afins.
Na verdade as pessoas querem um milagre, cada uma quer “ser emagrecida”e é nosso papel direcionar a uma abordarem correta para tal.

Photos from Team Cérebro's post 03/11/2023

Hipertrofia e emagrecimento.

O básico funciona.

Photos from Team Cérebro's post 02/11/2023

Anote!

Photos from Team Cérebro's post 01/11/2023

Fato!

Photos from Team Cérebro's post 31/10/2023

Você nunca vai se arrepender.

Photos from Team Cérebro's post 31/10/2023

Nunca se arrependerá 😌

28/10/2023

CARDIO OU MUSCULAÇÃO? | Um estudo da Universidade de Stanford revelou que treinamentos de força podem superar os exercícios cardiovasculares não apenas em termos de construção muscular, mas também na perda de gordura e na manutenção do açúcar no sangue.Publicado na revista científica da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, a pesquisa levou em conta pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2. Ao longo de nove meses, cerca de 200 participantes foram submetidos a diferentes regimes de exercícios, incluindo musculação, cardo ou uma combinação de ambos. O grupo dedicado exclusivamente ao treinamento de força, realizando exercícios como desenvolvimento de ombros e leg press três vezes por semana, apresentou uma evolução superior em comparação àqueles que ficaram apenas na esteira ou na bicicleta ergométrica.

Créditos na imagem.

Photos from Team Cérebro's post 26/10/2023

Leia a legenda.
.dezingrini

Os principais músculos que compõem a panturrilha são Gastrocnêmio ( cabeça lateral e medial ) e Sóleo – Tríceps Sural. O principal movimento que envolve esse grupo muscular é a flexão plantar ( ponta de pé ).
Peculiaridades de cada músculo

O Sóleo é um músculo mais profundo e que se origina abaixo do joelho, e portanto , só pertence a articulação do tornozelo ( HAY, JAMES G. et al, 1983 ).

O Gastrocnêmio é um músculo mais superficial e que se origina acima do joelho, fazendo parte assim das articulações do joelho e tornozelo ( HAY, JAMES G. et al, 1983 ).
Diferenças no trabalho de cada músculo

Com base nas informações acima, veremos a principal diferença no trabalho desses músculos. Quando realizamos o trabalho de flexão plantar sentado ( panturrilha no “burrico”), a ênfase é dada ao Sóleo, já que o Gastrocnêmio se encontra “ folgado”. Quando o trabalho é feito com o joelho estendido ( panturrilha em pé, no leg press etc ), o Gastrocnêmio torna-se agora responsável por grande parte desse trabalho, devido ao pré-estiramento que ele recebe nessa posição e ser um músculo mais potente do que o Sóleo.

Para desenvolver essa musculatura
Os principais músculos que compõem a panturrilha são Gastrocnêmio ( cabeça lateral e medial ) e Sóleo – Tríceps Sural. O principal movimento que envolve esse grupo muscular é a flexão plantar ( ponta de pé ).

O que vale aqui é a intensidade do trabalho e uma boa amplitude do movimento. Prenda-se a isso!

̧ão

Photos from Team Cérebro's post 26/10/2023

É isso!

25/10/2023

.dezingrini

Pra tudo na vida tem o momento certo.
Agora ficar o dia todo ao celular, não render no trabalho, nos treinos, na vida, e dizer que te falta tempo!
Temos que descansar e nos divertir pra persistirmos com qualidade de vida e saúde.
Agora se vc não consegue se organizar pra tanto não fale que fazer umas coisas no atropelo de outras necessidades é ter foco, vc só é desorganizado mesmo.
E se vc treina enquanto eles dormem vc só tem insônia, não é super herói por isso. Procure um médico.

Videos (show all)

#siga @thiago.dezingrini Tenho reparado nos últimos tempos, na internet, algo que muito me preocupa, algumas pessoas fal...
#siga @corpo.ciencia ・・・O que você acha que é melhor para aumentar o tamanho dos glúteos ? Agachar com menos amplitude e...
#Repost @citius_consultoria_esportiva ・・・Será que treinar com personal dá mais resultado?Estudo: Storer, T. W., Dolezal,...