Nota para las mujeres
Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Nota para las mujeres, Nonprofit Organization, .
O Fórum de Mulheres Negras de MT é um coletivo que discute, articula, propõe ações e políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de discriminação, preconceito racial/étnico e pelos direitos humanos das mulheres.
Levantamento mostra que 30% das medidas protetivas para mulheres são concedidas após o prazo legal de 48h Prazo é previsto na Lei Maria da Penha. Pesquisa do CNJ com entidades da sociedade civil aponta também que, entre janeiro de 2020...
22 DE AGOSTO - Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Violência baseada em Religião ou Credo
Data instituída pela ONU que reforça a necessidade de fortalecer políticas que defendam e garantam o direito à liberdade religiosa. Nos últimos anos, ataques a locais sagrados aumentaram. E mesmo durante a pandemia, pessoas continuaram morrendo somente por causa da fé que professam. A data simboliza a memória dos que tiveram o direito humano violado e representa luta contra a intolerância religiosa e o racismo que perdura desde o período colonial.
https://www.instagram.com/p/ChkjxZvJGyZ/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Entrevista: Seminário das Pretas fortalece o protagonismo das mulheres negras em Cuiabá.
Seminário das Pretas fortalece o protagonismo das mulheres negras em Cuiabá Em alusão ao dia 25 de julho (Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha), a Secretaria Municipal da Mulher realizou o evento “Seminário ...
23/08 - Lei Maria da Penha e o contexto Atual, às 19h, no Centro Cultural Casa das Pretas.
😍🤩🥰 Nossas Companheiras do Coletivo de Mulheres Essência da Várzea Grande/MT participam do Curso Profissionalizante de Massoterapia.
💆🏾 O Instituto de Pesquisa e Ensino Avançado (IPEA) e a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Várzea Grande (BPW VG) realizarão, a partir desta segunda-feira, o Curso Profissionalizante de Massoterapia com o objetivo capacitar, qualificar e preparar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
💜 A iniciativa é também uma ação da campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
🤝 O curso conta ainda com a parceria da ARVEND (Associação de Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso), Indústria de Refrigerantes MARAJÁ e Restaurante e Centro de Eventos Mirante das Águas.
Será ofertado de forma gratuita para o total de 20 mulheres.👭👭👭👭👭👭
Data: 22 a 27/08
Horário: das 8h às 17h
Local: Indústria de Refrigerantes Marajá
Av. Frei Coimbra, 1955, Jardim Ouro Branco, Várzea Grande-MT
Estágio no Hospital de Câncer: dias 29 e 30/08, das 8:00 às 16h
Encerramento do curso e entrega de certificado: 31/08, das 8:00 às 9:00
Capacitar para ir mais longe 🚀🤲🏾🤝🏾
20/08 - Roda de Conversa do Grito dos Excluídos e das Excluídas no bairro Jd. Vitória - Comunidade Nossa Senhora de Fátima, às 14h. Participemos.
19/08 - DIA NACIONAL DE LUTA DA POPULAÇÃO DE RUA DE CUIABÁ.
Concentração: Sexta-feira, na Praça Alencastro, às 08h da manhã.
Vamos conversar sobre frases que reproduzimos e estimulam as desigualdades, os abusos e as violências?
Autoras: Julianne Caju e Paula de Ávila Assunção
Atenção.
Conheça e apoie o Coletivo de Mulheres Essência de Várzea Grande, integrante do Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso.
25 e 26/08 - I Encontro Regional de Mulheres Negras de Cuiabá.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAtC3xyx_m3Pg67_lEyUtVrMqc3m2YQ0YfbZT9H786qKhzkg/viewform?usp=sf_link
I Encontro Regional de Mulheres Negras de Cuiabá - HOTEL FAZENDA MATO GROSSO
O Conselho Estadual de Promoção a Igualdade Racial (CEPIR-MT) promove o 1° Encontro Regional de Mulheres Negras de Cuiabá, nos dias 25 e 26 de agosto , no qual tem como objetivo debater e colocar em foco politicas públicas com recorte e visibilidade para as Mulheres Negras no Estado.
Essa Temática que irei conduzir 👇🏾👇🏾👇🏾
Mulheres Negras no Contexto da Intolerância nas Religiões de Matriz Africana
PRÉ-INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO - 1° Encontro Regional de Mulheres Negras de Cuiabá - HOTEL FAZENDA MATO GROSSO O Conselho Estadual de Promoção a Igualdade Racial (CEPIR-MT) promove o 1° Encontro Regional de Mulheres Negras de Cuiabá, nos dias 25 e 26 de agosto, no qual tem como objetivo debater e colocar em foco politicas públicas com recorte e visibilidade para as Mulheres Negras no Estado.
Nosso voto decide os destinos do Brasil, voto consciente não tem preço!
11/08 - Entidades realizarão em Cuiabá a leitura da Carta aos Brasileiros em Defesa da Democracia
Seguindo a programação nacional, nesta quinta, 11, entidades sindicais e estudantil realizarão em Cuiabá a leitura da “Carta aos Brasileiros — em defesa do estado democrático de direito”, às 19 horas, no auditório do colégio Liceu Cuiabano.
Trata-se de um movimento da sociedade civil brasileira em defesa da realização das eleições manutenção do regime democrático, frente ao discurso recorrente do presidente Bolsonaro contra a justiça eleitoral e o processo eletrônico de votação, com insinuações de desacato ao resultado das eleições.
O evento, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso — Sintep Subsede Cuiabá, está previsto para ser realizado nas demais capitais no mesmo dia e horário, em um movimento que teve a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, professores, alunos e ex-aluno do curso como idealizadores.
“Não podemos aceitar passivamente as ameaças de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e contra a própria legitimidade de nossas eleições. Nossa experiência com urnas eletrônica têm sido um exemplo para o mundo. Em Mato Grosso não iremos nos omitir nesta hora tão fundamental para garantir a continuidade de nossa democracia, vamos referendar mais o estado democrático de direito, conquista que nos é muito cara! ”, ressalta o professor Gilson Romeu, diretor do Sintep Subsede Cuiabá.
A carta tem inspiração na carta lançada e 1977 em defesa da democracia, também uma de iniciativa da Faculdade de Direito da USP, que denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos, que à época foi lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior.
Serviço:
Leitura “Carta aos Brasileiros — em defesa do estado democrático de direito”
Quinta-feira, 11 de agosto
No auditório do colégio Liceu Cuiabano
Cuiabá/MT
Contato: 65 99997 8689
10/08 - Em Brasília
✊🏾✊🏾CONAQ
10/08 - Em Brasília
✊🏾✊🏾CONAQ
📢 A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ abre mais uma frente de combate ao convocar a população quilombola e não quilombola para Aquilombar. O ato AQUILOMAR acontece hoje, 10 de agosto, em Brasília, com a presença de quilombolas de todo o país.
✊🏿⛓👩🏿🌾🇧🇷Neste domingo (9), a Lei Maria da Penha completou 16 anos. Promulgada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 tem sido um instrumento importante para combater a violência contra a Mulher no Brasil.
😰Mas, não há muito o que comemorar, no governo Bolsonaro a violência contra a mulher vem crescendo de forma cruel em todo país.
No campo o acesso das mulheres aos direitos garantidos pela Lei é ainda mais difícil. Pois, com não existem Delegacias de Mulheres nas áreas rurais e também há dificuldades de acesso para chegar até as delegacias urbanas.
E os poucos registros de violência contra às mulheres nas áreas rurais também são resultado do machismo e do patriarcado presentes nessas regiões.
📲📞☎🖥Violência contra mulher e menina é crime. Disque 180 e denuncie!!
💪🏿🚩Lutar pela Reforma Agrária Popular é também combater todas as formas de violência contra as mulheres e meninas!
SOLIDARIEDADE - PARTILHA.
Estamos fazendo uma CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS INFANTIS para atender as CRIANÇAS DA Comunidade onde o INSTITUTO ESTADUAL SEMENTES DO BEM tem sua SEDE.
AS DOAÇÕES DE LIVROS INFANTIS FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE (65)99358-9201
CONTAMOS COM TODAS , TODOS E TODIS QUE POSSAM COLABORAR.
🎥🍅🌽🍉 1 MIL TONELADAS DE ALIMENTOS PARTILHADOS NO PARANÁ
Entre abril de 2020 e julho de 2022, o MST no estado do Paraná plantou, colheu e partilhou mais de 1 milhão de kg de alimentos. O que equivale a cerca de 200 caminhões carregados de esperança saindo de mais de 130 assentamentos e 60 acampamentos do MST.
07/08 - SOLIDARIEDADE.
ATENÇÃO BAIRRO JARDIM ELDORADO EM CUIABÁ.
INFORMES: 65 99647-6377
08/08 - AGENDE-SE:
Reflexão interessante.🥰🥰🥰
06/08 - População Quilombola.
04/08 - Hoje no Cine Teatro Cuiabá, às 20h.
Que o dia nos abrace com sorrisos, esperança e pitadas de aconchego.
Boa quinta feira, meninas💋
NOTA DE PESAR
Hoje dia 2 de agosto de 2022, não amanheceu da mesma forma. Recebemos a notícia de perda da nossa professora historiadora, companheira de luta e uma das maiores defensoras de direitos das mulheres que esse estado tivera. Adriana era uma militante incrível pelos direitos humanos e pela saúde da mulher, especialmente. Dentro do CEDM, foi conselheira por mais de 10 anos e Vice Presidenta por mais de um mandato.
Sua atuação no Conselho foi uma das mais lindas, sem medir esforços sempre esteve presente em todas as ações, sejam elas, audiências públicas, multirões, blitz ou atos de rua. Sua essência transbordava amor e essa essência era combustivel para as suas lutas. Uma das suas paixões eram sua família, o CEDM e principalmente a Associação MT Mamma Amigos do Peito onde foi um pilar nas lutas de direitos à saúde das mulheres, principalmente das atingidas pelo câncer de mama.
Sua personalidade era única, sempre disposta, e com muita sensibilidade tinha a sororidade de se colocar no lugar do próximo, e assim escutava cada mulher vítima de qualquer situação de vulnerabilidade.
Nesse momento de tanta dor e tristeza as palavras não são suficientes para dizer o quanto Adriana foi uma mulher incrível. Perder alguém que tanto amamos é bastante doloroso. Solidarizamo-nos para que cada coração seja confortado família, amigos, ex-alunos, professores e colegas, nesse momento tão difícil.
[13:23, 02/08/2022] +55 65 8419-4822: É com imenso pesar que o CEDM comunica o falecimento da nossa querida, Conselheira, amiga e pilar na luta em defesa dos direitos da mulher no nosso estado.
02/08 - Reunião Importante.
28• GRITO das EXCLUÍDAS e EXCLUÍDOS em Cuiabá.
REUNIÃO ORGANIZAÇÃO, terça-feira 02/08, às 18:30h no Salão da Igreja do Rosário.
03/08 - Agosto Lilás
05/08 - Agosto Lilás
05/08 - Agosto Lilás
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso tem a satisfação de convidar para participar da Cerimônia de entrega do "Prêmio Ruth Marques Correa da Costa”,
🗓️ 05 de agosto de 2022
⏰ 17h
📍 Auditório da OAB/MT - Cuiabá.
O Prêmio é uma homenagem do CEDM-MT às mulheres que se destacam na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, sendo uma na categoria Em Vida e outra na categoria In Memoriam.
O evento faz parte da programação da campanha "Agosto Lilás" com debates voltados à conscientização sobre o enfrentamento de violência contra as mulheres.
Você é nossa convidada Especial!!💜
O dia 27 de julho de 2022 ficou marcado na história como o dia que erguemos e inauguração da estátua Marielle Franco! ✊🏾🌻 É a memória a semente para novos futuros!
📷
'Levantaríamos a voz a favor da democracia', diz vice da Colômbia sobre golpe no Brasil No próximo dia 7, a Colômbia viverá um momento histórico: Gustavo Petro, eleito presidente em junho, tomará posse
“Como você se descobriu negra?”
“Como você se descobriu negra?”
Essa é uma das frases que as mulheres negras menos retintas mais ouvem ao se afirmarem negras, sempre em um tom que foge apenas do lugar de “uma simples pergunta”. Algo que sempre coloca o “ser negra” em uma posição de comprovação.
Publicamos hoje em nosso site o texto da Thayz Athayde (), intitulado de “À mulher que queria ser branca, aquela que eu fui”. Em sua escrita, Thayz ressalta todo seu processo de apagamento enquanto mulher negra e quais foram as ferramentas que ela utilizou para conseguir se afirmar negra.
Ela destaca o quanto a escrita das mulheres negras a ajudou neste processo e comenta que essa é uma questão sistemática do apagamento racial, como bem destaca Lélia Gonzalez e outras autoras.
Leia agora: http://blogueirasnegras.org/a-mulher-que-queria-ser-branca/
Nossa convidada Paula Batista, jornalista, educadora antirra***ta, especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP, mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp e criadora do "Ser antirra***ta", onde se dedica à educação antirra***ta, letramento racial para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo, fala sobre a importância da representatividade no campo digital.
Ela afirma: "A nossa presença no digital foi importante para que tudo se movimentasse".
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
BA: Justiça decreta que Incra finalize demarcação de comunidade quilombola Na última semana, o juiz federal Felipe Lívio Lemos Luz, da Seção Judiciária da Bahia, deu sentença favorável à ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em defesa do direito à demarcação do território da Comunidade Quilombola de Volta Miúda, localizada no municípi...
Nós, da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), estamos em luta permanente contra o capitalismo patriarcal e ra***ta.
Linda e Preta - Nara Couto
Nara Couto - Linda e preta A música canta a beleza da mulher negra brasileira, traz elementos do jazz, referências sonoras africanas e um toque percussivo bem baiano, com produção musi...