Larissa Luppe
Fonoaudióloga Infantil, formada pela PUC Campinas no ano de 2021. CRFa: 2-22266 🧸
Você sabe o que é Disfagia? A Disfagia é caracterizada como qualquer alteração que impeça o processo de deglutição de maneira eficaz e segura, podendo ser de origem neurogênica, mecânica, psicogênica ou senil.
Os sinais e sintomas da Disfagia mais frequentes são tosse, engasgo, presença de voz molhada, pressão de língua diminuída, deglutição lenta, dor ao deglutir, sensação de alimento preso na garganta, consequentemente, causando a desnutrição, desidratação, broncoaspiração, pneumonia aspirativo, e em casos mais severos, queda de saturação e internações por tempo indeterminado.
Devido os riscos que a Disfagia apresenta ao ser humano é de extrema importância que o caso seja acompanhado por um profissional da área de Fonoaudiologia a fim de realizar anamnese, avaliação estrutural (sem alimento) e avaliação funcional (com alimento) e exames complementares para que o profissional compreenda melhor o que acomete o paciente e orientar mais adequadamente a conduta a ser tomada, proporcionando melhor qualidade de vida, uma via de alimentação segura e evitando riscos à saúde do mesmo.
FONTES:
Cuenca RM, Malafaia DT, Souza GD, Souza LRQ, Motta VP, Lima MRA, Garcia CJFS. Sindrome disfágica. ABCD Arq Bras Cir Dig 2007; 20(2): 116-8
SILVA R. G. da. A eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 19, n. 1, p.123-130, jan.-abr. 2007
Atendimentos voltados para o público infantil. Agende sua avaliação e acompanhamento fonoaudiológico!! 🧸