Divulgação Do FC Barcelona

Divulgação Do FC Barcelona

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Divulgação Do FC Barcelona, Sports League, .

21/05/2016

Quarenta vezes Suárez: a marca do 'Pistoleiro'

Maior artilheiro dos campeonatos europeus, o "Pistoleiro" Luis Suárez estava com a mira infalível nesta temporada, marcando 40 gols na Liga Espanhola, três deles neste sábado, na vitória por 3 a 0 sobre o Granada que garantiuotítulodoBarcelona.

Único membro do badalado trio "MSN" que ficou fora do pódio da Bola de Ouro no ano passado, o uruguaio foi, sem dúvida, o mais constante entre três craquesnesta temporada.

Quando Lionel Messi ficou fora durante dois meses por lesão, e Neymarviuseu rendimento cair nas últimas semanas, "Luisito" sempre compareceu para colocara bola para dentro.

O camisa 9 infernizou as defesas espanholas com seu estilocaraterístico, que mescla força física, técnica apurada e garra tipicamente uruguaia.

Os números não mentem. O "pistoleiro" acertou a mira 59 vezes em52 partidas comoBarça nessa temporada.

"Ele é um homem-chave para nossa equipe, não apenas pela qualidade de artilheiro, mas também pelo caráter e pela capacidade de trabalho",resumiuo técnicoLuisEnrique nomêspassado.

-A frieza domatador-

Sua vontade de vencer a qualquer custo já lhe rendeu problemas no passado, mas o faro de gol prevaleceu sobre as polêmicas desde que chegou ao Barça. Sua participação na Copa do Mundo no Brasil, em 2014, ficou marcada pela mordida no italiano Chiellini, o que lhe valeuuma longa suspensão.

"É um jogador importantíssimo, determinante, que sabe usar muitobem seu corpo", elogiou o técnico do rival Atlético de Madri, responsável pela eliminação doBarça nasquartasde final da Liga dosCampeões.

Suárez não pôde impedir o fracassono âmbito continental, mas soube mostrar a frieza do matador nos jogos mais importantesdocampeonatonacional.

Em novembro, balançou as redesduas vezes na goleada de 4 a 0 sobre o arquirrival Real Madrid, em pleno estádioSantiagoBernabéu.

Em janeiro, marcou um gole provocoua expulsão docompatriota DiegoGodínna vitória por2 a 1 sobre oAtlético.

Além de tiros certeiros nos momentos decisivos, Suárez também levantou a torcida catalã com golaços. O mais lembrado será sem dúvida a "cobrança ensaiada" de pênalti contra o Celta de Vigo(6-1).

Ao invés de chutar direto para o gol, Messi rolou para o uruguaio mandar a bola para as redes. Uma bela homenagem a Johan Cruyff,que marcou um gol parecido com o Ajax, depoisde tabelar com Jesper Olsen. O craque holandês, que marcou a história do Barça tanto como jogador quanto como treinador, morreu de câncer poucas semanasdepoisdesse golde Suárez.

-Sucessorde Forlán-

O uruguaio também foi capaz de tiraro time do fundo do poço. Depois de uma série de três derrotas seguidas que deixou os rivais encostarem, ocamisa 9 colocou os catalães de volta nos trilhos, ao marcar oito gols na mesma semana -quatro contra o Deportivo La Coruña (8-0) e quatrocontra oSportingGijón(6-0).

Dos 40 gols marcados na Liga Espanhola, 14 saíram na arrancada final rumo ao título, as cinco vitórias consecutivas que foram necessárias para manter o arquirrival Real Madrid umpontinhoatrásna tabela.

Com esses números espetaculares, Suárez acabou com uma hegemonia de seis dupla Messi-Cristiano Ronaldo,que ganharam três títulos de "pichichi" cada de 2010 a 2016.

Por ironia do destino, oúltimoartilheiro antes disso tinha sido outro uruguaio, Diego Forlán, que marcou 28 gols na temporada 2008-2009,comoAtléticode Madri.

Suárez garantiu, de quebra, a segunda Chuteira de Ouro da sua carreira,troféu que recompensa o maior artilheiro do futebol europeu, depois de dividir o prêmio com Cristiano Ronaldo em 2014, quandoainda defendia oLiverpool.

"Isso coroa os enormes esforços dos últimos anos", vibrou o uruguaio, que saiu de campo em Granada com a bola do jogo debaixo do braço, mais um troféupara uma temporada espetacular.

19/05/2016

Ao se sagrar campeão espanhol pela sexta vez em oito anos, o Barcelona mostrou que segue "claramente numa dinâmica de vitórias" - declarou o técnico Luis Enrique, após a vitória por 3 a 0 sobre o Granada que garantiu o título.

- Qual é seu sentimento depois da conquista de mais um título na Liga Espanhola?

"Mostramos um futebol de altíssimo nível durante toda a temporada. Passamos várias semanas na liderança, e essa competição recompensa a regularidade ao longo de 38 rodadas. Se levar em conta o conjunto da temporada, acho que esse título é merecido, até porque mostra que essa equipe foi capaz de superar os momentos mais complicados. Estou muito feliz pelo clube, pelas nossas famílias e pela nossa torcida. Temos de festejar, mas também pensar na possibilidade de conquistar mais um título no próximo fim de semana (na final da Copa do Rei, contra o Sevilla).

- Você considera a temporada um êxito, apesar da eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões?

"A Liga Espanhola é a competição que resume melhor o nível de uma equipe ao longo da temporada. Não se pode dizer que ganhamos a Liga e fizemos uma temporada ruim. Seria perder a cabeça, embora eu já tenha visto de tudo no futebol. Pode ser que o pessoal esteja mal-acostumado. É o tipo de cobrança que recebem times que conquistam muitos títulos. Ganhamos seis das últimas oito Ligas. Isso mostra que estamos claramente numa dinâmica de vitórias. Temos de aproveitar e saber apreciar o valor desse momento, porque é muito difícil se manter nesse nível".

- Você imaginava conquistar o bicampeonato espanhol quando assumiu o comando do time, em 2014?

"Eu não imaginava nenhum roteiro, no momento em que assinei o contrato. Minha alegria era tão grande que só queria ser útil à equipe. Quero que o trabalho que fizemos ao longo do ano seja apreciado ao seu justo valor. Muita gente disse que a nossa temporada era um desastre depois da perda de um título [a Liga dos Campeões, que o Barça conquistou no ano passado], mas não há nada mais distante da realidade".

* Declarações colhidas em entrevista coletiva.

Website