Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade

Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade

O Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade: interistitucional (FABICO/UFRGS) e

O Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade, caracteriza-se como um grupo de estudos interdisciplinares e transdisciplinares com objetivo de realizar estudos, projetos, pesquisa, produção e publicação científica nas áreas da Ciência da Informação, Educação, Informática na Educação e áreas afins.

Photos from Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade's post 03/09/2024

[25 anos do Salão de Extensão da UFRGS] Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa LEIA parabenizam a coordenadora, Profa Dra Eliane Lourdes da Silva Moro, pela homenagem recebida da Pró-Reitoria de Extensão, em reconhecimento à brilhante trajetória como extensionista. Uma trajetória inspiradora, merecidamente reconhecida e que muito nos orgulha. Parabéns Profa Eliane Moro e muito obrigada!

Photos from Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade's post 24/08/2024

[Grupo de pesquisa LEIA e CAPAGIIC-Saúde no UFRGS Portas Abertas] O UFRGS Portas Abertas 2024 chega a sua 21ª edição neste sábado, 24 de agosto. Entre 8h e 14h, a Universidade recebeu estudantes de escolas de todo o Rio Grande do Sul para apresentar seus cursos e ações em ensino, pesquisa e extensão em todas as unidades acadêmicas e principais órgãos da instituição. O Grupo de Pesquisa LEIA e o Programa CAPAGIIC-Saúde 4.0 marcaram presença neste grande Evento da nossa Universidade por meio de suas ações de Extensão, Pesquisa e Inovação.

21/06/2024

[Springer Nature] O artigo publicado na Revista Public Health BMC intitulado Psychometric properties of the health literacy instrument in Brazil (HLS-EU-BR47) apresenta resultados da pesquisa realizada por pesquisadores do Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade (FABICO/UFRGS) e a Rede Lusófona para a Promoção da Literacia para Saúde, representada pelo Prof Dr Luís Saboga Nunes (Professeur Affilié, UNESCO Chair and WHO Collaborating Center in Global Health & Education) no âmbito do projeto [CAPAGIIC] LITERACIA PARA A SAÚDE: A VOZ DA COMUNIDADE NA REDE BIBLIOSUS. O referido Projeto é uma ação do Programa CAPAGIIC-Saúde 4.0 previsto no TED 203/2019, parceria do Ministério da Saúde com o Grupo de Pesquisa LEIA e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para acessar a publicação: SABOGA-NUNES, L.; BITTLINGMAYER, U.H.; HARSCH, S. et al. Psychometric properties of the health literacy instrument in Brazil (HLS-EU-BR47). BMC Public Health 24, 1655 (2024). https://doi.org/10.1186/s12889-024-19108-2 .

16/04/2024

[INSCRIÇÕES PRORROGADAS] O Ministério da Saúde – Coordenação-Geral de Documentação e Informação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em breve ofertará o Curso Conexões de Leitura na Rede BiblioSUS, do Programa CAPAGIIC-Saúde 4.0.

O curso visa o fortalecimento da Rede de Bibliotecas do SUS (BiblioSUS), com a inclusão das bibliotecas públicas, a fim de estabelecer novas conexões e tessituras, promovendo a biblioterapia e leituras prazerosas.

Segue abaixo o vídeo com esclarecimentos sobre o Curso e link para cadastramento na Rede BiblioSUS:

https://youtu.be/3eviYn_OFBE

Faça o seu cadastro na Rede e, em breve, receberás informações sobre o Curso!

01/03/2024

O Ministério da Saúde – Coordenação-Geral de Documentação e Informação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em breve ofertará o Curso Conexões de Leitura na Rede BiblioSUS, do Programa CAPAGIIC-Saúde 4.0.

O curso visa o fortalecimento da Rede de Bibliotecas do SUS (BiblioSUS), com a inclusão das bibliotecas públicas, a fim de estabelecer novas conexões e tessituras, promovendo a biblioterapia e leituras prazerosas.

Segue abaixo o vídeo com esclarecimentos sobre o Curso e link para cadastramento na Rede BiblioSUS:

https://youtu.be/3eviYn_OFBE

Faça o seu cadastro na Rede e, em breve, receberás informações sobre o Curso!

Photos from Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade's post 22/12/2023

Lançamento da Cartilha para a Promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) para a Saúde

Está disponível para download a Cartilha para a Promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) para a Saúde. A publicação, do Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), é produto de uma das ações do Programa de Extensão CAPAGIIC-Saúde 4.0, do aditivo 2 do TED 203/2019, parceria entre o Ministério da Saúde e a FABICO/UFRGS.

Elaborada com uma linguagem simples e acessível, a publicação é destinada a todos os cidadãos brasileiros, independentemente de seu nível de formação, já que apresenta questões fundamentais relacionadas à informação em saúde.

A criação e a produção do material teve a participação de um grupo de dezesseis integrantes do CAPAGIIC-Saúde, contando com acadêmicos, técnicos e professores.

Na obra, os autores convidam os leitores a escolherem a sua trilha preferida para iniciar a leitura.

Como pressupostos norteadores da elaboração do material, estão o compartilhamento de novas aprendizagens e a construção de conhecimentos para desenvolver habilidades e competências relacionadas à alfabetização midiática e informacional, de modo a otimizar processos ligados à saúde, garantindo qualidade de vida e propiciando o acesso à informação e ao conhecimento a todos os cidadãos brasileiros.
Em um contexto em que a vida cotidiana tem sido cada vez mais mediada pelas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), compreender a necessidade da alfabetização midiática e informacional para todos possibilita transitar melhor em diferentes esferas da vida social, profissional e informacional. A AMI amplia nossas possibilidades de acesso à informação fidedigna, bem como permite compreender as linguagens empregadas em nosso cotidiano, permeado pela cultura da conexão permanente.
Conheça o AMIcão e explore as trilhas da AMI! Um clique pode mudar uma vida!

Fonte: https://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/grupo-de-pesquisa-publica-cartilha-para-a-promocao-da-alfabetizacao-midiatica-e-informacional-ami-para-a-saude

09/08/2023

O Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade, foi criado em 2009, em caráter Interinstitucional, formado por pesquisadores do âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e atua na indissociabilidade da Pesquisa, da Extensão, do Ensino e da Inovação. A trajetória de experiência de atuação do LEIA, na Educação Aberta e a Distância, data do período de criação do Grupo de Pesquisa, na realização do I Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA), iniciado em julho de 2008 e finalizado em março de 2010, com a participação de 26 bibliotecários e professores, atendendo a todo o território nacional e abordando uma temática que ainda era pouco explorada na Biblioteconomia: a Acessibilidade.
Na formação continuada de profissionais, foram realizados os Cursos de Extensão: BIBLIOTEC I, BIBLIOTEC II e BIBLIOTEC III: cursos em EAD, com a temática Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Públicas e Inclusão, com a participação de profissionais que atuam em bibliotecas, residentes nos mais diferentes pontos do Brasil; CAPATEC (2009): Curso de Extensão de Capacitação de Auxiliares de Bibliotecas dos Pólos da UAB da Região Sul; CAPADOC (2010): Programa de Capacitação em Gestão Documental em EAD para servidores públicos federais; Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade (2010-2011): 18 pólos da Universidade Aberta do Brasil totalizando 630 mediadores de leitura; Capacitação em Direitos Humanos, Informação e Acessibilidade para Servidores Públicos (2013/2014) que contemplou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal abrangendo 30 órgãos públicos da Federação; Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar I e II (2020), com a participação de profissionais que atuam em bibliotecas, residentes nos mais diferentes pontos do Brasil. Atualmente, por meio de convênio com o Ministério da Saúde do Brasil, realizou o CAPAGIIC-Saúde: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde, totalizando 750h, e a oferta do Alfabetização Midiática e Informacional em Saúde (em curso) para os participantes da Rede BiblioSUS.

Photos from Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade's post 03/06/2023

[Grupo de pesquisa LEIA e CAPAGIIC-Saúde 4.0 no UFRGS Portas Abertas] O UFRGS Portas Abertas 2023 chega a sua 20ª edição neste sábado, 3 de junho. Entre 8h e 14h, a Universidade recebeu estudantes de escolas de todo o Rio Grande do Sul para apresentar seus cursos e ações em ensino, pesquisa e extensão em todas as unidades acadêmicas e principais órgãos da instituição. O Grupo de Pesquisa LEIA e o Programa CAPAGIIC-Saúde marcaram presença neste grande Evento da nossa Universidade por meio de suas ações de Extensão, Pesquisa e Inovação. CAPAGIIC-Saúde 4.0

Photos from Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade's post 04/01/2023

[Produção científica sobre Informação, iniciação científica e Literacia para a Saúde]:

SILVEIRA, Filipe Xerxeneski da; LUFT, Gabriela Fernanda Cé; ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva. A Informação em Saúde na Formação do Bibliotecário no Brasil: uma análise nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, CE, v. 7, número especial III, p.5-23, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/78132
Prêmio Melhores trabalhos do VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS), DCINF/PPGCI/UFC.

SANTINI, Luciane Alves; MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Literacia em Saúde: possibilidades de desenvolvimento a partir de ações de Letramento Informacional. Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG). Brasília. Vol. 17, n. 37 (jan./jun. 2021), 19 p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/230484

LUCE, Bruno Fortes; SOARES, Laura Valladares de Oliveira; ESTABEL, Lizandra Brasil. Alfabetització informacional en la lluita contra les notícies falses: l'aplicació d?un objecte d'aprenentatge en una formació per a gent gran. BiD. Textos Universitaris de Biblioteconomia i Documentació, v. 46, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://raco.cat/index.php/BiD/index

SANTANA, Alex; ESTABEL, Lizandra Brasil. A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Curitiba. Vol. 14, n. 2 (Maio/Ago. 2021), p. 155-176. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/230512

Photos from Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade's post 03/01/2023

[Produção científica sobre inclusão e acessibilidade]:

AGUIAR, Weslei Oki de; ESTABEL, Lizandra Brasil. Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD. Informática na Educação: teoria & prática, v.25, n.1, p.11-22, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120173/87120

ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva; SILVEIRA, Filipe Xerxeneski da. Inclusão Social como Ação Afirmativa na Formação Profissional e Práticas Pedagógicas na Bibliodiversidade. In: SONZA, Andréa Poletto et al. (Org.). Afirmar: a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves: IFRS, 2020. 183 p. p. 166-176

ESTABEL, Lizandra Brasil; VAZ, Cátia. A comunicação aumentativa e alternativa na educação infantil e a produção científica no Brasil e em Portugal. Biblionline, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 86-98, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/63164

MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil; ZANONA, Mirela Strehl. Acessibilidade em ambientes culturais e o centro cultural usina do gasômetro. In: CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer (Org.). Acessibilidade em Ambientes Culturais: pesquisas científicas. Porto Alegre: Marca Visual, 2021. 165 p. p. 57-77.

Photos from Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade's post 03/01/2023

[Produção científica sobre Alfabetização Midiática e Informacional]:

SOARES, Laura Valladares de Oliveira; LUCE, Bruno Fortes; ESTABEL, Lizandra Brasil. A implementação da Alfabetização Midiática e Informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolares. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF, v.51, n.3, p.159-172, set./dez. 2022. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5985/5803

SOARES, Laura Valladares de Oliveira; LUCE, Bruno Fortes; ESTABEL, Lizandra Brasil. A Alfabetização Científica e a Alfabetização Midiática e Informacional: ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia. : Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5547.

FONTANA, L. S.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B.; LUFT, G. F. C.. Alfabetização Midiática Informacional (AMI), Leitura, Internet e Infância no Cenário da Biblioteca Escolar. In: Eliane Lourdes da Silva Moro; Iole Costa Terso; Maria Marta Sienna. (Org.). . Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2021, v. 1, p. 95-112. Disponível em:http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/1382/1/e-book%20%23Somostodosbibliotecaescolar.pdf

LUCE, Bruno Fortes; SOARES, Laura Valladares de Oliveira; ESTABEL, Lizandra Brasil. A Alfabetização Midiática e Informacional: a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e Espanha. Páginas A&B: arquivos e bibliotecas, v. 3, p. 135-151, 2021. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10537

16/11/2021

Uma das atividades do Curso Capagiic-Saúde consistiu da produção de um vídeo sobre as unidades e bibliotecas participantes do projeto.
Agora te convidamos a navegar conosco por estas histórias.
A partir de 17 de novembro publicaremos diariamente um dos vídeos produzidos.
Pronto para conhecer e dar visibilidade à rede?

Website